Partilhar

Cachorro pode comer banana?

Cachorro pode comer banana?

Ver fichas de  Cachorros

A banana, também conhecida como pacoba, é uma das frutas mais populares do mundo. Não só os serem humanos que a comem mas alguns cachorros também adoram! Mas, será que o cachorro pode comer bananas? É uma comida saudável para eles? O consumo deve ser moderado?

Existem certos alimentos de humanos que os cães podem comer, será que a banana está entre eles? Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre essa deliciosa fruta e seu consumo pelos cachorros, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Porquinho da Índia não come

Pode dar banana para cachorro?

Você deve saber que existem muitas frutas e verduras recomendadas para cachorro e, na verdade, eles adoram! Embora o cachorro tenha necessidades nutricionais específicas, nas quais a contribuição de gorduras e proteína[1] deve ser priorizada, eles também podem obter benefícios com o consumo moderado de frutas e legumes, uma vez que fornecem vitaminas e minerais necessários para o seu corpo.

É importante notar que nem todos os cachorros gostam das mesmas frutas e que, além disso, algumas frutas e legumes são tóxicos para os cachorros. De fato, mesmo as frutas recomendadas para cães podem ter um efeito negativo no seu, caso ele tenha alergia ou intolerância. Portanto, é aconselhável adicioná-las à dieta gradualmente, começando com pequenas porções para verificar a aceitação do organismo do cão.

O mais recomendável é picá-la em pedaços, retirar as sementes e, em alguns casos, descascá-la também. A fruta nunca deve substituir ou ser a base da alimentação de seu cachorro e sim, um complemento que pode ser oferecido como prêmio, por exemplo.

Afinal, cachorro pode comer bananas? A resposta é sim! Continue lendo o artigo e veja os benefícios, contraindicações e dosagens de banana para cachorro.

Cachorro pode comer banana? - Pode dar banana para cachorro?

Cachorro pode comer banana? Quais os benefícios?

A banana é uma fruta muito saborosa que os cachorros geralmente gostam muito, mas além disso, você deve saber que ela traz muitos benefícios para o seu cão. Alguns deles são:

  • Potássio: ajuda a fortalecer os ossos e permite uma melhor absorção de cálcio. Além disso, fortalece os vasos sanguíneos e tonifica os músculos;
  • Vitamina B6: tem função anti-inflamatória e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Também regula o funcionamento dos glóbulos vermelhos;
  • Fibra: contribui para melhorar o trânsito intestinal;
  • Vitamina C: fortalece o sistema imunológico e mantem estáveis os níveis de pressão arterial;
  • Contém probióticos naturais: ajudam a regular a flora intestinal, o que resulta em um sistema digestivo saudável. É por isso que são recomendados quando o seu cão está com diarreia. Descubra mais sobre os probióticos para cachorros e seus efeitos positivos no organismo deles.

A banana é ainda um alimento que contém açúcares naturais, que fornecem energia sem envolver aditivos processados ou cores artificiais, presentes em muitos alimentos doces para consumo humano. Ou seja, é um excelente amigo na dieta tanto de humanos como de pets.

Banana para cachorro: contraindicações

Assim como acontece com outros alimentos, os benefícios da banana podem ser ofuscados se o seu consumo for em excesso. Algumas das consequências disso, são:

  • Constipação: se o sistema digestivo do seu cão funciona adequadamente, comer banana em excesso provavelmente causará constipação.
  • Diarreia: embora seja uma fruta que a maioria dos cães gosta, é possível que o seu não se sinta bem e tenha uma diarreia após o consumo. Daí a importância do consumo gradual e controlado.
  • Alergias: alguns cães podem ser alérgicos à banana. Por causa disso, você deve ter muito cuidado quando oferecer nas primeiras vezes, observando cuidadosamente a reação e as possíveis mudanças no organismo.
  • Hiperatividade: como já explicamos, a banana contém açúcares que trazem energia, mas se consumida em excesso, seu resultado será um cachorro hiperativo.
Cachorro pode comer banana? - Banana para cachorro: contraindicações

Banana para cachorro: quantidade recomendada

Depois de ter verificado que seu cachorro tolera o consumo de banana, você pode começar a adaptar as porções de acordo com o tamanho do seu cachorro. Para cães de porte pequeno, corte fatias de aproximadamente um centímetro e ofereça apenas duas; para cães de porte médio, metade de uma banana; já as raças de porte grande podem consumir entre metade de uma banana e uma inteira.

É claro que em todos esses casos você deve sempre cortar a banana em pequenas fatias, de não mais do que um centímetro, para evitar asfixia. Você também pode esmagá-la, fazer um mingau e colocá-la em um Kong para cães. Não se esqueça que a banana é um alimento que você deve oferecer ocasionalmente e nunca usar para substituir o alimento ou ração que oferece ao seu cachorro.

Cachorro pode comer casca de banana?

Nunca deixe o seu cachorro consumir a casca da banana. Ela é muito dura e difícil de mastigar, torna-se extremamente fácil de ocasionar um engasgo. Além disso, os níveis de potássio na casca da banana são altos, o que representa um excesso de fibra para o organismo do seu cão.

Já houve casos de convulsões em cães após a ingestão da casca de banana. Isso ocorre porque, para fins comerciais, vernizes e outros produtos químicos são adicionados ao exterior da fruta para torná-la mais atraente e brilhante. Esta é outra razão para não permitir, de maneira alguma, que seu cachorro consuma casca de banana.

Se você descobrir que seu cachorro ingeriu uma dessas cascas, é provável que ele só vomite nas horas seguintes. No entanto, você deve permanecer alerta para qualquer outra reação e, no caso de outro sinal aparecer, ir ao veterinário com urgência.

Cachorro pode comer banana? - Cachorro pode comer casca de banana?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer banana?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Referências
  1. Guias Nutricionais para alimentos completos e complementos para cachorros e gatos - Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos para Animais de Companhia(FEDIAF)
  2. Banana - Fundação Espanhola de Nutrição. Disponível em: http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/platano.pdf

Escrever comentário sobre Cachorro pode comer banana?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Pimenta.ag
Olá!! Olha eu de novo aqui. Vou repetir um pouco meu relato tenho 3 cocker spaniel (pai idoso, mãe adulta e a filhinha de 4 meses) eles não gostam de frutas nem verduras, não tiveram o hábito, quando tentamos oferecer, eles recusam, ou as vezes só lambem ou mastigar um pouco e cospe depois. Ainda posso conseguir que minha filhote adquira esse hábito? Isso é interessante para ela? Quantos aos pais, ainda dá para conseguir com eles? O filhote da primeira ninhada já está adulto e mora com a minha mãe e ele adora banana, maçã, brócolis, cenoura, manga e é uma infinidade de frutas, verduras e legumes.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Pimenta! Você pode ver quais são as frutas e legumes recomendados para cachorros e como oferecer aos pets nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/frutas-e-legumes-recomendados-para-cachorros-20130.html
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Tony
Excelente matéria.

Cachorro pode comer banana?
1 de 4
Cachorro pode comer banana?

Voltar ao topo da página