Dietas caseiras

Cachorro pode comer alface?

Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 9 setembro 2023
Cachorro pode comer alface?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A alface é uma planta cultivada há milhares de anos, que já era conhecida pelos persas, gregos e romanos. Atualmente, é uma verdura cultivada em áreas temperadas de todo o mundo e é, sem dúvida, a protagonista de um dos pratos mais rápidos e simples dos livros de receita: as saladas.

Mas, o que acontece se eu der alface ao meu cachorro? Se você quer descobrir, nos acompanhe no seguinte artigo do PeritoAnimal no qual explicaremos se cachorro pode comer alface ou não.

Também lhe pode interessar: Coelho pode comer banana?

Índice

  1. Cachorro pode comer alface?
  2. Benefícios da alface para os cachorros
  3. Como dar alface para o cachorro
  4. Quantidade de alface para cães
  5. Efeitos colaterais da alface para cães
  6. Contraindicações da alface para cães

Cachorro pode comer alface?

Na verdade, os cachorros podem comer alface (seja alface americana, romana, escarola, rúcula, etc.), visto que é uma verdura que não contém nenhum componente que seja tóxico para o organismo desses animais.

No entanto, você deve saber que a alface não é um alimento que costuma agradar aos cães, por isso que se você decidir oferecê-la ao seu cão, o mais provável é que você tenha que escondê-la entre o resto dos ingredientes da ração dele. Ao longo deste artigo nós explicaremos a melhor maneira de incluir a alface na dieta dos cães.

Cachorro pode comer alface? - Cachorro pode comer alface?

Benefícios da alface para os cachorros

A alface não é um alimento com um grande valor nutricional. É um vegetal que fornece poucas calorias, pois tem um alto teor de água e uma escassa quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras. Seu fornecimento de micronutrientes também não é especialmente significativo, porque possui apenas pequenas quantidades de vitaminas (como vitamina C, vitamina B9, vitamina B1, provitamina A e vitamina E) e de minerais (como fósforo, potássio, ferro e cálcio).

No entanto, a alface tem alguns componentes que podem ser benéficos para os cães:

  • Contém um nível considerável de fibras, que é importante na dieta dos cães, pois cria sensação de saciedade, contribui para a manutenção de uma microbiota intestinal saudável e regula o trânsito intestinal e a consistência das fezes. Neste outro artigo falamos sobre a importância da fibra: "Fibra para cães - Importância, alimentos e suplementos".
  • Contém flavonoides (principalmente a quercetina), que têm atividade antioxidante, antitrombótica e anticancerígena.
  • Fornece pequenas quantidade de fitosteróis, que desempenham funções biológicas importantes como a redução dos níveis séricos de colesterol, a proteção contra alguns tipos de câncer, etc.
  • Alguns autores atribuem à alface propriedades calmantes, provavelmente devido à presença de certas substâncias como a lactucina e a lactucopicrina. Essas substâncias, responsáveis pelo sabor ligeiramente amargo da alface, são quimicamente similares às que compõem o ópio, mas não possuem toxicidade alguma.

Como dar alface para o cachorro

Os cachorros podem comer alface, mas de que forma? Como já comentamos, a alface é um vegetal que não costuma agradar muito os cães, portanto, não é um alimento que possamos usar como um agrado ou recompensa.

Se você decidir incluir a alface na dieta do seu cão, a melhor opção é misturá-la com os outros ingredientes da ração dele. Para preparar a alface para cães, recomendamos que você siga os seguintes passos:

  1. Higiene a alface para eliminar qualquer microrganismo patogênico que possa representar um risco para o seu cão. Para isso, você pode utilizar um alvejante adequado para o uso alimentar ou desinfetantes especialmente formulados para desinfetar frutas e verduras. De qualquer forma, siga as recomendações do fabricante e, ao terminar, enxágue bem a alface com bastante água para eliminar qualquer resíduo do desinfetante.
  2. Pique a alface finamente.
  3. Misture-a com o resto dos ingredientes da ração.
Cachorro pode comer alface? - Como dar alface para o cachorro

Quantidade de alface para cães

Se você normalmente oferece uma dieta caseira ao seu cão e decide incluir alface em sua refeição diária, a primeira coisa que deve fazer é calcular a quantidade desse ingrediente que deve ser adicionada e a sua relação com os outros alimentos. Para isso, você deve conhecer as necessidades nutricionais do seu cão, as quais podem variar em função de fatores como a idade, peso, estado fisiológico ou nível de atividade.

Neste outro artigo explicamos O que os cães comem de acordo com a idade para que você possa elaborar uma refeição completa e equilibrada. No entanto, para projetar a ração do seu cão, recomendados que busque a orientação de um especialista em nutrição animal, pois somente assim você conseguirá oferecer uma refeição bem equilibrada e adequada às necessidades do seu cão.

Efeitos colaterais da alface para cães

Em princípio, a alface não tem por que causar efeitos prejudicais à saúde dos cães. No entanto, quando oferecida em excesso, ela pode causar alterações digestivas (como gases, diarreia, etc.) e provocar desequilíbrios nutricionais.

Contraindicações da alface para cães

Embora a alface seja um alimento adequado para os cães, existem certas situações em que sua inclusão pode ser desaconselhada:

  • Em cães com alergias ou intolerâncias alimentares.
  • Em cães com um sistema digestivo especialmente sensível a mudanças na dieta.
  • Em cães com doenças digestivas (como gastroenterite, doença inflamatória intestinal ou DII, etc.).
  • Em cães que necessitam de dietas hipercalóricas.

Agora que você sabe que os cães podem comer alface e como fazê-lo, não deixe de aprender e assista este vídeo sobre as melhores frutas para eles:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer alface?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación (MAPA). Lechuga. Lactuca sativa L. Disponível em: https://www.mapa.gob.es/es/ministerio/servicios/informacion/lechuga_tcm30-102416.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Anônima
oi tudo bem meu cachorro achou um chiclete no chão e mastigou mas o chiclete não tinha chilitol tem que levar no veterinário????
1 de 3
Cachorro pode comer alface?