Partilhar

Cachorro com diarreia escura: causas e tratamentos

Por Lucas Andrade, Biólogo. 20 setembro 2018
Cachorro com diarreia escura: causas e tratamentos

Ver fichas de  Cachorros

Cachorros não conseguem se comunicar através da fala com seus tutores, mas seus comportamentos e sintomas podem demonstrar se está acontecendo algo de errado ou diferente. É importante que os tutores de cães prestem atenção em seu pet, assim podem garantir melhor saúde e bem-estar ao animal. Por exemplo, você não saberá se está com um cachorro com dor de barriga nem se vai dar conta que está com diarreia e vômito sem prestar atenção nas fezes e comportamentos diferentes do animal.

A diarreia é um sintoma que pode ter diversas causas, por isso, é necessário o acompanhamento de um profissional para garantir melhor tratamento ao animal. Se você estiver com um cachorro com esse sintoma, nós do PeritoAnimal trazemos esse artigo com causas e tratamentos de cachorro com diarreia escura, para que você tenha conhecimento do que pode estar ocorrendo com o seu cachorro.

Meu cachorro está com diarreia

Antes de tudo, você precisa entender que diarreia em cachorro não é uma doença, mas sim um sintoma ou resultado de uma doença que pode estar afetando o animal. A diarreia em si é o mal funcionamento do processo de defecação do organismo do cachorro. As fezes do cachorro precisam ser do mesmo tamanho, cor e consistência, por isso preste atenção, um cachorro saudável não pode fazer cocô mole, seco e em muita quantidade, o ideal é sempre ser firme, úmido e em pouca quantidade. Quaisquer características que fogem disso podem indicar um problema na saúde do animal.

A diarreia em um cachorro é caracterizada pelo aumento da frequência e volume das fezes do animal. Além de deixar a diarreia liquida, podem ser encontradas fezes com catarro, comida não digerida, gordura e sangue nas fezes do cachorro.

Pode parecer nojento, mas prestar atenção na coloração e consistência das fezes de seu cachorro pode ajudar muito manter o animal saudável. Se o seu cachorro estiver com alterações em suas fezes, o médico veterinário solicitará uma amostra delas para melhor análise, para que assim seja possível realizar o diagnóstico da forma mais precisa possível e indicando o melhor tratamento para o cachorro.

Tipos de diarreia em cachorro

Diarreia pode ser causada tanto no intestino grosso quanto no delgado e é classificada em duas categorias: Diarreia aguda e diarreia crônica.

Diarreia aguda:

Os sintomas de animais com diarreia aguda geralmente duram menos de 48 horas. É comum encontrar fezes com muco e fezes com sangue, o que provoca fezes avermelhadas. O cachorro aumenta a frequência de defecação e diminui o apetite. Esse tipo de diarreia geralmente é provocada por distúrbios no intestino delgado.

Diarreia crônica:

Os sintomas de animais com diarreia crônica geralmente duram de 7 à 10 dias. É comum encontrar diarreia preta, provocada pela presença de sangue digerida nas fezes e não há presença de diarreia verde ou fezes verdes.

Esse tipo de diarreia pode ser causado por diversos motivos e estão entre eles:

  • Infecção por bactérias
  • Infecção por vírus
  • Infecção de parasitas intestinas
  • Estresse
  • Intoxicação
  • Alergia
  • Alteração na alimentação
  • Disfunção de algum órgão do animal (ex: Fígado, rim, pâncreas, entre outros).
Cachorro com diarreia escura: causas e tratamentos - Tipos de diarreia em cachorro

Diarreia com sangue

Nesses casos de diarreia crônica é comum a presença de diarreia preta devido à frequência de sangue nas fezes. Casos de cachorro defecando sangue podem indicar uma inflamação no intestino grosso do animal. É importante que você leve o seu cachorro para o acompanhamento de um médico veterinário, para ter certeza do que pode estar acontecendo com o organismo dele e para que sejam indicados os melhores tratamentos.

Além de inflamação no intestino grosso do cão, existem outras causas que podem deixar o cachorro evacuando sangue e estão entre elas:

  • Falta de água
  • Mudança da alimentação do animal
  • Alergia
  • Ingestão de objetos pontiagudos (incluindo ossos)
  • Úlceras gástricas
  • Infecções no reto
  • Infecções nas glândulas perianais
  • Intoxicação
  • Infecção por vermes
  • Parvovirose

Todas as causas pelas quais o cachorro possa estar com diarreia escura podem ser emergenciais, por isso, se você observar essa característica na fezes do seu cão, não hesite em leva-lo para o médico veterinário!

Outros tipos de diarreia em cachorro

Além das fezes escuras, existem outros tipos de fezes de cachorro que podem indicar que o corpo do animal esteja sofrendo por alguma situação, entre esses tipos estão:

Fezes com muito sangue

Se o seu cachorro está apresentando uma quantidade de sangue muito grande no momento de defecar, é essencial que você leve o cão direto para o médico veterinário, para que assim seja evitado o quadro de hemorragia. Esse sintoma pode ser de uma condição conhecida como gastroenterite hemorrágica.

Fezes amarelas ou laranjas

Se o seu cachorro está apresentando fezes amarelas ou laranjas, isso pode indicar doenças hepáticas ou biliares, ou seja, doenças relacionadas com o fígado do animal. Nesses casos é importante que você leve o animal para o médico veterinário, para que assim o diagnóstico seja realizado com precisão.

Fezes cinzas

Se o seu cachorro estiver apresentando fezes cinzas, isso pode indicar má absorção de nutrientes ou alimentação inadequada. Geralmente, esse sintoma pode indicar uma doença chamada insuficiência exócrina, que é caracterizada pelo mal funcionamento do pâncreas, o que faz com que o organismo do cão não absorva todos os nutrientes.

Fezes verdes

Fezes esverdeadas podem indicar que o seu cachorro pode ter ingerido algum alimento tóxico. Por isso, não hesite em levar o animal para o acompanhamento do médico veterinário.

Fezes com vermes

É comum encontrar vermes nas fezes de animais filhotes, bem como seus ovos por meio de análises microscópicas. É importante você coletar uma amostra das fezes do seu cachorrinho para que o médico veterinário possa identificar o melhor tratamento para o verme encontrado.

Cachorro com diarreia escura: causas e tratamentos - Outros tipos de diarreia em cachorro

Tratamentos para diarreia em cachorro

Para realizar o tratamento de diarreia em cachorro, é necessário que seja determinada a doença que está provocando esse sintoma no cachorro. Para que isso seja possível, o médico veterinário poderá realizar exames clínicos como análises sanguíneas e radiografia, solicitar o histórico do animal e fazer perguntas sobre dieta e rotina do cachorro.

É importante que você prive o animal de alimentação por um ou dois dias e mantenha água sempre disponível. Cachorros com diarreia e vômito perdem muito líquido e é essencial que eles sempre estejam hidratados, para que não desenvolvam outras doenças e sintomas consequentes da desidratação.

Se o animal estiver muito desidratado e/ou não esteja ingerindo água, é necessário que seja realizada administração de fluídos endovenosos, que devem ser prescritos pelo médico veterinário.

Além das medidas clínicas, existem algumas atitudes que você pode ter em casa que auxiliam no tratamento de cachorro com diarreia, e elas são:

  • Após o período de jejum, você deverá reintroduzir a alimentação do cachorro aos poucos, em pequenas quantidades de 3 à 6 vezes ao dia.
  • Ofereça alimentos de fácil digestão e dê preferência para aqueles com baixo teor de gordura e fibras. Temos um artigo sobre alimentação para cachorro com diarreia.
  • Não ofereça ao cachorro ossos e biscoitos, esses alimentos podem acabar causando irritação em sue trato gastrointestinal.
  • Você também poderá optar pelo tratamento do cachorro com diarreia com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com diarreia escura: causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia

1- FERREIRA, Juliana Isabel Giuli da Silva et al. Occurrences of gastrointestinal parasites in fecal samples from domestic dogs in São Paulo, SP, Brazil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. 2016, vol.25, n.4

2- CASCON, Clarice M.; MELLO, Marcela F.V.; LEITE, Juliana S. and FERREIRA, Ana M.R.. Avaliação clínica, endoscópica e histopatológica de cães com doença inflamatória intestinal. Pesq. Vet. Bras. 2017, vol.37, n.11

3- STROTTMANN, Daisy Maria et al. Diagnóstico e estudo sorológico da infecção pelo parvovírus canino em cães de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. Cienc. Rural. 2008, vol.38, n.2

4- SANTOS, Fábio Augusto Galli dos et al. Ocorrência de parasitos gastrointestinais em cães (Canis familiaris) com diarreia aguda oriundos da região metropolitana de Londrina, estado do Paraná, Brasil. Semina: Ciências agrárias, Londrina. 2007, vol.28, n.2.

Escrever comentário sobre Cachorro com diarreia escura: causas e tratamentos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jorge Mendes
É recomendável para diarreia em cachorro floratil?

Cachorro com diarreia escura: causas e tratamentos
1 de 3
Cachorro com diarreia escura: causas e tratamentos

Voltar ao topo da página