Cachorro cambaleando: o que pode ser?

Cachorro cambaleando: o que pode ser?

Existem muitas causas de cachorro cambaleando, com perda de equilíbrio ou com marcha descoordenada. O certo é que é uma situação grave e que suscita preocupação e tristeza de quem a observa. Se observou algum episódio desse tipo no seu animal, você deve pedir ajuda ao seu veterinário para ele possa fazer os exames complementares necessários para diagnosticar o problema.

No entanto, enquanto você espera pela consulta e quer saber porque o cachorro está cambaleando, neste artigo do PeritoAnimal vamos te ajudar a compreender um pouco mais sobre essa situação.

Cachorro cambaleando e com falta de equilíbrio

A marcha cambaleante pode surgir em várias idades, raças e gêneros e é normalmente associado a doenças neurológicas, pois muitas delas causam um andar cambaleante, descoordenação e desequilíbrio. No entanto, nem sempre a causa é de origem nervosa. Existem situações que podem provocar estes sintomas e que são resolvidas mais facilmente do que as doenças nervosas.

Se possível, filme quando o episódio ocorrer (se for uma situação prolongada ou com vários episódios que permitam filmar). Isso poderá ajudar o médico veterinário a visualizar melhor o problema, pois certos cachorros dentro do consultório podem não caminhar o suficiente para se visualizar o desequilíbrio durante a marcha.

No próximo tópico vamos referir as possíveis causas do porquê um cachorro anda cambaleando. O leque de possibilidades é tão grande que é importante observar os sintomas para ir reduzindo a lista dos diagnósticos possíveis.

Cachorro cambaleando: causas

Anestesia

Todos sabemos que os fármacos têm alguns efeitos colaterais e que nos podem afetar de várias formas. Uma delas é a desorientação e andar cambaleante que os animais podem experienciar após uma anestesia de um procedimento cirúrgico. Durante as horas seguintes à cirurgia, o animal deve ser mantido num local calmo sem muito ruído e movimento, porque ainda se encontra sob o efeito da anestesia.

Não se assuste, é normal não saber o que fazer quando cachorro fica cambaleando. Geralmente, este efeito desaparece ao fim de umas horas após o repouso do animal e ele se recupera totalmente. Contudo, se os sintomas persistirem ao fim dessas horas, você deve informar o seu veterinário.

Doenças neurológicas

Lesões no sistema nervoso podem ser fruto de defeitos genéticos, malformações, infeções (como encefalites), intoxicações, traumatismos, tumores, doenças metabólicas (insuficiência renal crônica, diabetes, hepatites) , entre outras.

A ataxia, que significa perda de coordenação dos movimentos musculares voluntários, é comum em muitas doenças neurológica e caracteriza-se por movimentos sem coordenação e cambaleantes, fraqueza dos membros e movimentos pendulares anormais dos olhos (nistagmus).

A síndrome vestibular canina resulta da inflamação dos nervos do ouvido interno que controlam o equilíbrio e é muito comum em cachorros, principalmente naqueles que têm otites crônicas recorrentes ou otites mal tratadas. Caracteriza-se por um conjunto de sinais neurológicos muito fáceis de identificar, sendo a posição inclinada da cabeça um dos mais significativos.

A disfunção cognitiva canina é uma doença recentemente reconhecida em cães geriátricos e que se caracteriza pela degeneração do sistema nervoso central associado ao avanço da idade, tal como ocorre na doença de Alzheimer em seres humanos. O animal fica desorientado, parece não reconhecer ordens e comandos que sempre reconheceu, perde hábitos e rotinas, altera o seu padrão de sono e pode nem reconhecer os próprios donos.

Estes são apenas algumas das doenças neurológicas que podem acometer os cães.

É importante referir que as doenças neurológicas são de diagnóstico muito difícil devido à grande variedade de causas e origens que podem ter. Por isso, o tratamento é igualmente complexo e será adaptado conforme a causa subjacente.

Doenças ortopédicas

Muitas vezes, cachorro cambaleante e cachorro mancando são confundidos e outras vezes podem estar ambos presentes.

Um cachorro cambaleando pode ter origem em problemas nas articulações e/ou nas estruturas ósseas, hérnias discais, problemas musculares ou de tendões, entre outros. Neste caso, o médico veterinário vai realizar um exame neurológico e ortopédico detalhado para descobrir o diagnóstico.

Doenças vasculares

Como os seres humanos, os cães também podem ser afetados por AVC (acidentes vascular cerebral). Se o cachorro está tendo um derrame ou um AVC, ele pode caminhar de um jeito desequilibrado e cambaleante. Os sintomas são semelhantes aos das doenças neurológicas: desorientação, salivação excessiva e tremores.

Doenças virais

Certos vírus têm afinidade pelas células do sistema nervoso, levando a sintomas neurológicos graves e, muitas vezes, letais. A raiva e a cinomose são dois grandes exemplos de doenças víricas que têm repercussões a nível da locomoção, comportamento e estado mental do cachorro, que podem ser prevenidas através de um correto plano vacinal.

A raiva é uma doença infecciosa e possível de ser transmitida aos seres humanos (zoonose) com afinidade para o sistema nervoso central. A salivação excessiva é o sintoma mais comum associado a esta doença, todavia o andar cambaleante com quedas frequentes, falta de coordenação motora, confusão mental e contrações musculares são frequentes em cachorros com raiva.

A cinomose canina é uma doença infetocontagiosa que acomete filhotes até um ano e idosos. O sistema digestivo costuma ser o primeiro a ser afetado (vômitos, diarreia, perda de apetite), seguido de respiratório (dificuldades respiratórias, corrimento nasal, espirros) e, por último, o nervoso, que é quando animal começa a ficar desorientado e o cachorro anda cambaleando, podendo ficar com tremores e paralisado. O animal que teve o acometimento do sistema nervoso pode ficar com tremores musculares, andar cambaleante e ter crises convulsivas para toda a vida, mesmo que o vírus já não esteja no seu organismo.

Em caso de diagnóstico definitivo é importante o isolamento do animal para que ele não possa contagiar outros.

Dor

Um cachorro com dor visceral (nos órgãos), muscular, óssea ou articular pode ter dificuldade em se movimentar, o que faz com que ele assuma um andar manco e cambaleante. Normalmente, a dor é acompanhada de outros sintomas como vocalização excessiva, gemidos, perda de apetite, lambedura excessiva localizada, respiração ofegante, isolamento, posição da coluna (arqueada) e até alterações de comportamento como agressividade.

Apesar de poder ser difícil de identificar, a dor é tão dominadora e pode alterar toda a rotina do seu pet, incluindo a locomoção, sendo muito importante reconhece-la o quanto antes.

Envenenamento ou intoxicação

Uma das preocupações mais imediatas quando o cachorro começa a cambalear repentinamente é o envenenamento. Os cachorros são animais curiosos e tendem a comer uma variedade de alimentos ou substâncias que causar envenenamento ou intoxicação. Cuidado com as plantas e alimentos que deixa ao alcance do seu amigo.

O envenenamento e a intoxicação são conceitos distintos, mas que levam à manifestação dos mesmos sinais clínicos: erupções de pele, vômitos, diarreia, tremores, convulsões, letargia, falta de apetite, salivação excessiva, cambaleando, respiração alterada, hemorragias, insuficiência cardíaca, coma e morte.

Em geral, o tempo necessário para os sintomas surgirem vai depender da quantidade de substância tóxica ingerida e da toxicidade da mesma.

Se o cão apresenta sintomas de envenenamento, você deve levar o seu cachorro imediatamente a um veterinário. O tratamento deve ser iniciado assim que se identificar a substância.

Hipertermia ou febre

A hipertermia, definida como o aumento da temperatura corporal, é um problema muito comum e muito grave em cachorros e gatos, principalmente durante o verão. Os cachorros não têm a mesma capacidade que nós temos para transpirar e a única forma que eles têm para regular a temperatura é através da respiração, o que, por vezes, pode não ser suficientemente eficaz.

Entre os principais sintomas da hipertermia temos: respiração ofegante, língua muito vermelha, salivação excessiva, andar cambaleante, confusão mental, convulsões, vômitos e diarreia. Esta situação deve ser rapidamente revertida e evitada porque pode ser letal. Nos períodos de temperatura mais alta, você deve fornecer sempre água fresca, exercício físico moderado e fora das horas de maior calor. Ter um abrigo em casa num local de sombra e arejado é o ideal.

Em casos de febre devido a uma infeção bacteriana, viral ou doença imunológica, o animal também dica desorientado e pode andar mais cambaleante e estar mais apático, com nariz quente e seco, falta de apetite, vômitos, diarreia, dependendo do que originou a febre. Em qualquer um dos casos é necessário tentar baixar a temperatura antes que as consequências sejam ainda mais graves.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é a diminuição da concentração de glicose no sangue abaixo dos níveis normais. Ela pode ser dividida em três tipos de gravidade e, se não for tratada com urgência, pode ser fatal.

A hipoglicemia leve pode envolver fraqueza generalizada, apetite excessivo e tremores. Na moderada podemos ter um cachorro com falta de coordenação motora, descoordenado, desorientado, caminhando em círculos ou cambaleando. No estado mais grave, o cachorro pode ter convulsões, perder a consciência, entrar em coma ou até morrer.

Mau estado de saúde em geral

Animais muito debilitados, anoréticos, anêmicos ou desidratados têm predisposição para sintomas neurológicos incapacitantes, tais como: apatia, prostração, fraqueza muscular, desequilíbrio, confusão mental, incoordenação motora e quando se tentam mover, se movem de um jeito cambaleante.

Qualquer animal neste estado deve ser considerado uma urgência médica.

Cachorro cambaleando: diagnóstico e tratamento

Como vimos, as causas de cães com marcha cambaleante são inúmeras, o que pode levar a um diagnóstico mais tardio. Por este motivo que é muito importante fornecer a história completa da vida e rotina do animal, para que se possam descartar ou incluir possibilidades.

Tudo isso, junto com os restantes sintomas, exame físico na hora da consulta e exames complementares vai fornecer grande parte da informação necessária para se alcançar o diagnóstico definitivo, tão importante para aplicar o tratamento ideal.

O tratamento também vai depender da causa e da gravidade da situação. Certas situações não têm cura mas podem ser atenuadas com a ajuda de fármacos de forma a que o seu animal possa ter uma vida estável e com bem-estar.

Agora que você já sabe as causas e o que fazer em caso de um cachorro cambaleando, assista ao vídeo que fizemos sobre isso:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro cambaleando: o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças neurológicas.

Bibliografia
  • Dewey, C. W., Costa, R. C. (2016) Practical Guide to Canine and Feline Neurology. 3rd Edition, Wiley Blackwell pub, ISBN: 978-1119946113, pp688