Doenças neurológicas

Cachorro tonto e caindo - Causas e o que fazer

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 29 agosto 2023
Cachorro tonto e caindo - Causas e o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A tontura é um sintoma subjetivo que os cães podem sentir, mas que nós, como meros observadores, não podemos identificar. No entanto, a sensação de tontura causa uma série de sinais clínicos objetivos que conseguimos detectar com facilidade. Um dos mais marcantes é a perda de equilíbrio.

Você está se perguntando por que o seu cão está ficando tonto e perdendo o equilíbrio? Se for o caso, você deve saber que as principais causas desses sinais clínicos em cães são três: síndrome cerebelar, síndrome vestibular periférica e síndrome vestibular central. Acompanhe-nos no próximo artigo do PeritoAnimal, no qual abordaremos essas causas em profundidade o tema "meu cachorro fica tonto e perde o equilíbrio - causas e o que fazer".

Índice

  1. Síndrome cerebelar
  2. Síndrome vestibular periférica
  3. Síndrome vestibular central

Síndrome cerebelar

O cerebelo possui duas funções fundamentais: coordenar os movimentos e manter o equilíbrio. Por isso, as lesões cerebelares ocorrem de forma característica com perda de equilíbrio. Para neutralizar essa perda de equilíbrio, os cães tendem a abrir mais as extremidades para ter uma base de sustentação mais ampla.

Além de causar perda de equilíbrio, podemos ver o cachorro tonto e caindo. As lesões cerebelares também causam:

  • Tremor intencional: quando o animal faz um movimento voluntário, ocorre um tremor que é mais proeminente na cabeça. Durante o repouso, esse tremor desaparece;
  • Hipermetria: é um desconjuntamento caracterizada por movimentos exagerados. É comum nesses casos que os cães andem em uma "marcha de soldado", levantando muito as extremidades;
  • Deficiência na resposta a ameaças.

Causas

Algumas das patologias que podem causar essa síndrome cerebelar são:

  • Malformações congênitas: como a síndrome de Arnold-Chiari;
  • Doenças degenerativas: como a abiotrofia cerebelar;
  • Tumores cerebelares: como o papiloma do plexo coroide e o meduloblastoma;
  • Distúrbios nutricionais: como a deficiência de tiamina;
  • Intoxicações: por hexaclorofeno ou metronidazol;
  • Acidentes vasculares: como infartos e hemorragias cerebelares;
  • Processos inflamatórios: como a cerebelite idiopática;
  • Processos infecciosos: como a cinomose e a neosporose.

Tratamento

Como você pode perceber, existem muitas causas que podem levar ao desenvolvimento de uma síndrome cerebelar em cães. A resolução dependerá da identificação da causa específica e da implementação de um tratamento específico, sempre que possível.

Síndrome vestibular periférica

Outra das causas que podem deixar um cachorro tonto e caindo é a síndrome vestibular. O sistema vestibular é composto por dois componentes:

  • Um componente periférico, que são os nervos vestibulares. São nervos sensoriais que têm seus receptores localizados no ouvido interno;
  • Um componente central, que são os núcleos vestibulares, localizados no tronco cerebral.

Em conjunto, este sistema é responsável pela manutenção do equilíbrio. Quando os nervos vestibulares são afetados, ocorre a síndrome vestibular periférica, que se caracteriza pela perda de equilíbrio para o lado afetado. Associados a esse sinal clínico, surgem outros sintomas característicos, como por exemplo:

  • Inclinação da cabeça: de modo que uma das orelhas do animal fique mais próxima do chão. Nesses casos, é comum que os tutores procurem um veterinário alegando que "meu cão inclina a cabeça e perde o equilíbrio";
  • Girar em círculos;
  • Nistagmo: movimento contínuo e linear dos olhos. Pode ser horizontal (de um lado para o outro), vertical (de cima para baixo) ou rotacional (combinação dos dois anteriores);
  • Estrabismo: posição anormal do globo ocular ao levantar a cabeça.

Causas

As causas que podem provocar essa síndrome são muito diversas. Vejamos:

  • Na maioria dos casos, a síndrome vestibular periférica é um problema idiopático, ou seja, de origem desconhecida;
  • A segunda causa mais comum de síndrome vestibular periférica em cães são as otites médias ou internas;
  • Em menor frequência, essa síndrome pode estar associada a outras causas como traumas, neoplasias, hipotireoidismo, ototoxicidade por aminoglicosídeos, causas congênitas, etc.

Tratamento

A síndrome vestibular idiopática geralmente ocorre em cães muito idosos e de maneira muito abrupta, no entanto, sem a necessidade de tratamento. Nesse sentido, o quadro costuma melhorar em apenas 2-3 dias.

Quando a síndrome for causada por uma otite, será necessário iniciar um tratamento antibiótico por um período prolongado (1-2 meses). No caso de otites crônicas que não respondem ao tratamento com antibiótico, será necessário optar por um tratamento cirúrgico (osteotomia da bula timpânica e ablação do canal auditivo).

Para o restante das doenças que causam esse quadro, é necessário estabelecer um tratamento específico, sempre que exista um.

Cachorro tonto e caindo - Causas e o que fazer - Síndrome vestibular periférica

Síndrome vestibular central

Como mencionamos, o sistema vestibular é um sistema responsável pelo equilíbrio e é composto pelos núcleos e nervos vestibulares. Quando há uma patologia que afeta os núcleos vestibulares do tronco encefálico, ocorre uma "síndrome vestibular central".

Cães que sofrem de síndrome vestibular central apresentam sinais muito semelhantes aos cães com um quadro vestibular periférico, incluindo a perda de equilíbrio. Na verdade, é comum que, nesses casos, os tutores procurem um veterinário alegando que "meu cão anda como se estivesse enjoado" ou que o cachorro está tonto e cai. No entanto, nos problemas centrais, outros núcleos do tronco encefálico também podem estar lesionados, e assim, outros sintomas associados podem ocorrer simultaneamente, como vômitos.

Causas

Em geral, as causas que podem levar a um síndrome vestibular central são mais graves, o que faz com que os problemas centrais geralmente tenham um prognóstico pior. Algumas das causas associadas ao síndrome vestibular central são:

  • Tumores;
  • Meningoencefalite;
  • Acidentes vasculares (infartos ou hemorragias);
  • Traumatismos cranioencefálicos;
  • Tratamentos com metronidazol;
  • Doenças infecciosas, como a cinomose canina e a criptococose.

Tratamento

Em cães que sofrem de síndrome vestibular central, será necessário instituir um tratamento específico para a doença causal, sempre que exista.

Como foi possível observar ao longo deste artigo, a maioria das causas explicativas do porquê um cachorro estar tonto e cair, além de vomitar são graves. Portanto, sempre que você detectar esse sinal clínico em seu cão, recomendamos que consulte o mais rápido possível um veterinário de confiança para que ele possa identificar a causa subjacente e instituir o tratamento mais adequado para cada caso.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro tonto e caindo - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças neurológicas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro tonto e caindo - Causas e o que fazer