PARTILHAR

Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal?

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 2 maio 2023
Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A maioria dos gatos detesta o banho por natureza e os felinos não gostam de se sentirem molhados, manipulados em excesso e menos ainda esfregados. No entanto em algumas ocasiões devemos dar-lhes banho, dependendo da circunstância.

Ainda assim, se não acostumamos o nosso gato a tomar banho desde filhote temos um problema grave, não vai querer meter-se na banheira de forma nenhuma.

Se se encontra em uma destas situações e tem dúvidas sobre o uso do shampoo para humanos e o banho do gato, neste artigo do Perito Animal tiramos-lhe as suas dúvidas oferecendo-lhe conselhos e detalhes da derme do gato. Descubra se pode dar banho em seu gato com shampoo de gente neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Pode dar banho em coelho?

Pode dar banho em gato com shampoo de gente?

Essa é uma pergunta muito comum entre os tutores. Mas afinal, pode dar banho em gato com shampoo de gente? E a resposta é não! Os gatos têm na sua derme uma camada de gordura muito fina que os ajuda a proteger a sua pele isolando-a do exterior. Provavelmente você já ouviu dizer que não é bom lavar os gatos com muita regularidade, isto porque, sem querer, eliminamos essa camada. Devemos dar banho em no gato no máximo uma vez por mês.

Se decidir dar banho no gato com sabão ou shampoo de gente, provavelmente ele terá os seguintes efeitos colaterais:

  • Irritação
  • Mal-estar
  • Queda de pelo

Por isso, o indicado é comprar um shampoo próprio para gatos, pois o shampoo para humanos conta com elementos específicos próprios para cabelo humano. Além disso, é importante saber que caso o gato não esteja acostumado desde pequeno aos banhos vai ser muito complicado que se sinta confortável no banho.

Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal? - Pode dar banho em gato com shampoo de gente?

Como deve ser o banho do gato?

Para começar deve saber que os gatos limpam a si mesmos, por isso se o felino não está realmente muito sujo é preferível não lhe dar banho.

Nos supermercados dedicados a animais de estimação encontramos uma grande variedade de shampoos e suavizantes para gatos, assim como produtos mais concretos: para pelo curto, pelo comprido, gatos que têm caspa... É fundamental usar produtos específicos de banho para gatos.

Se o seu felino não está acostumado ao contacto com a água deve ponderar a limpeza do gato sem lhe dar banho, quer seja utilizando um shampoo de lavagem a seco (espuma), lenços umedecidos de bebê ou uma simples escovagem. Dependerá do nível de sujidade.

Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal? - Como deve ser o banho do gato?

Como prevenir que o gato se suje?

Antes de pensar em oferecer banhos regulares a um gato devemos priorizar a prevenção. Evitar que o nosso gato se suje irá ajudar a manter o seu pelo limpo, evitando nós e bolas de pelo. Como o podemos fazer?

  • Evite que o seu gato saia para o exterior
  • Utilize areia para gatos
  • Escove-o de forma regular
  • Verifique e limpe a sua cama e mantas
  • Limpe o chão de sua casa
  • Não lhe toque com as mãos sujas

Lembre-se que não deve apenas prestar atenção ao seu pelo, deve também limpar-lhe os olhos regularmente ou lavar e lavar os seus dentes, tudo isto são tarefas que irão ajudar a manter o seu gato bonito e livre de sujidade.

Agora que você já sabe que não pode dar banho em gato com shampoo de gente, confira este outro artigo no qual te mostramos como dar banho em gato filhote.

Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal? - Como prevenir que o gato se suje?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Renan
Banho com shampoo normal não pode então...
A sua avaliação:
Luan
Posso dar banho no meu gato com sabonete líquido de humano?????, eu iria só usar só a espuma mesmo. Não tenho o shampoo específico pra ele por enquanto e ela já está com fedendo kk.
A sua avaliação:
leticia
posso dar banho no meu gato com shampoo de bebe(aquele da dove)ou algum tipo de sabonete?
Administrador PeritoAnimal
Oi, Leticia. Você leu as orientações do artigo?
A sua avaliação:
Ana Gabrielle
1-Tenho 4 gatos 1 deles não fica em casa só fica na rua é perigoso para os outros?

2-Eu tenho um shampoo pra bebê posso dar banho no meu gato com ele?

Mirela
Posso dar banho no meu gato com shampoo normal?

Luísa Savala
Oi Mirela! Se você der banho em seu gato com sabão para humanos ele pode ter efeitos colaterais, como: irritação, mal-estar e queda de pelo.
Nos petshops você consegue encontrar uma grande variedade de shampoos e suavizantes para gatos, assim como produtos mais específicos: para pelo curto, pelo comprido, gatos que têm caspa... É fundamental usar produtos específicos de banho para gatos, para evitar qualquer tipo de problema.
Flavia
Apareceu aqui em casa um gato acho que é filhote ainda,mas tenho uma filha de 6 anos,será que é perigoso eu ficar com ele ?
Nunca tivera gato será que é preciso dar um banho ou sei lá!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Flavia! Não é necessário dar banho nele, mas é importante que ele seja visto por um médico veterinário e seja desparasitado e vacinado.
A sua avaliação:
Débora Maria da Silva
Como faço pra dar banho na minha gatinha???
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Débora! Você pode lavar ela sem dar banho: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-para-limpar-um-gato-sem-lhe-dar-banho-7133.html ou caso seja mesmo necessário porque está muito suja por algum motivo, dar banho nela: https://www.peritoanimal.com.br/dar-banho-a-um-gato-adulto-pela-primeira-vez-21339.html
Pamela
Posso dar banho cm meu shampoo no meu gato
Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal?
1 de 4
Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal?

Voltar ao topo da página ↑