Partilhar
Partilhar em:

Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal?

Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal?

Ver fichas de  Gatos

A maioria dos gatos detestam o banho por natureza e não gostam de se sentirem molhados, manipulados em excesso e menos ainda esfregados. No entanto em algumas ocasiões devemos dar-lhes banho, dependendo da circunstância.

Ainda assim, se não acostumamos o nosso gato a tomar banho desde filhote temos um problema grave, não vai querer meter-se na banheira de forma nenhuma.

Se se encontra em uma destas situações e tem dúvidas sobre o uso do shampoo para humanos e o banho do gato, neste artigo do Perito Animal tiramos-lhe as suas dúvidas oferecendo-lhe conselhos e detalhes da derme do gato. Descubra se pode dar banho ao seu gato com shampoo de gente.

Também lhe pode interessar: Posso dar banho a um gato doente?

A derme do gato

Os gatos têm na sua derme uma camada de gordura muito fina que os ajuda a proteger a sua pele isolando-a do exterior. Provavelmente já ouviu dizer que não é bom lavar os gatos com muita regularidade, isto porque, sem querer, eliminamos essa camada. Devemos lavar o nosso gato no máximo uma vez por mês.

se decidir dar banho ao seu gato com sabão para humanos provavelmente ele terá os seguintes efeitos colaterais:

Além disso, é importante saber que caso o gato não esteja acostumado desde pequeno aos banhos vai ser muito complicado que se sinta confortável no banho.

Como deve ser o banho do gato?

Para começar deve saber que os gatos se limpam a si mesmos, por isso se o seu gato não está realmente muito sujo é preferível não lhe dar banho.

Nos supermercados dedicados a animais de estimação encontramos uma grande variedade de shampoos e suavizantes para gatos, assim como produtos mais concretos: para pelo curto, pelo comprido, gatos que têm caspa... É fundamental usar produtos específicos de banho para gatos.

Se o seu felino não está acostumado ao contacto com a água deve ponderar a limpeza do gato sem lhe dar anho, quer seja utilizando um shampoo de lavagem a seco (espuma), lenços umedecidos de bebê ou uma simples escovagem. Dependerá do nível de sujidade.

Como prevenir que o gato se suje?

Antes de pensar em oferecer banhos regulares a um gato devemos priorizar a prevenção. Evitar que o nosso gato se suje irá ajudar a manter o seu pelo limpo, evitando nós e bolas de pelo. Como o podemos fazer?

  • Evite que o seu gato saia para o exterior
  • Utilize areia para gatos
  • Escove-o de forma regular
  • Verifique e limpe a sua cama e mantas
  • Limpe o chão de sua casa
  • Não lhe toque com as mãos sujas

Lembre-se que não deve apenas prestar atenção ao seu pelo, deve também limpar-lhe os olhos regularmente ou lavar e lavar os seus dentes, tudo isto são tarefas que irão ajudar a manter o seu gato bonito e livre de sujidade.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal?

Muito útil

Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal?
1 de 4
Posso dar banho ao meu gato com shampoo normal?