Anemia em gatos - Sintomas e tratamento

Anemia em gatos - Sintomas e tratamento

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre um distúrbio sanguíneo do qual nossos gatos podem sofrer. Trata-se da anemia, um problema que ocorre quando o número de glóbulos vermelhos diminui em relação ao que é normal para a espécie. Isto resulta no aparecimento de vários sinais clínicos que podemos detectar, tais como palidez das membranas mucosas ou perda de apetite.

A anemia em gatos pode ser leve ou grave, mas sempre terá que ser tratada pelo veterinário, que também terá que identificar a causa que a está ocasionando, pois pode ser uma doença infecciosa, um problema parasitário ou uma hemorragia, entre outros. Continue lendo para descobrir o que é anemia em gatos, seus sintomas e tratamento. Também detalharemos se há remédios caseiros para esta condição.

O que é a anemia em gatos?

O termo anemia medicamente significa falta de algum elemento no sangue e trata-se de um doença que os seres humanos também podemos sofrer. Existem dois tipos de anemia que podem afetar o nosso gato.

Quando falamos da anemia em gato, esta condição define-se por um número diminuto de glóbulos vermelhos no sangue, sendo este glóbulos as células encarregadas de transportar o oxigênio para nutri os tecidos e o dióxido de carbono até que este se elimine através da respiração.

Como veremos em seguida, a anemia pode ser causada por muito fatores, mas todos eles têm como resultado uma diminuição nos glóbulos vermelhos e a hemoglobina, que é o pigmento responsável pela captação e transporte do oxigênio.

Causas da anemia em gatos

Embora tenhamos a tendência de associar a anemia a uma nutrição deficiente, as principais causas da anemia em gatos são as seguintes:

  • Hemorragias internas e externas, tais como as devidas a envenenamento, trauma ou problemas de coagulação.
  • Doenças auto-imunes.
  • Doenças virais. A anemia em gatos com leucemia ou imunodeficiência é uma complicação relativamente comum.
  • Parasitas internos e externos, tais como as pulgas.
  • Insuficiência renal crônica ou hepática.
  • Neoplasias
  • Deficiência de ferro

Sintomas de anemia em gatos

As anemias podem ser divididas em dois grupos principais, de acordo com a capacidade da medula óssea de regenerar os glóbulos vermelhos. Assim, existem dois tipos de anemia:

  • Anemia regenerativa: quando o corpo tem a capacidade de regenerar os glóbulos vermelhos. Esta é geralmente a anemia que ocorre em casos de hemorragia ou hemólise, que é quando os eritrócitos são destruídos. Isto é chamado de anemia hemolítica.
  • Anemia não regenerativa: este é o tipo mais grave de anemia e tem o pior prognóstico porque o organismo perdeu a capacidade de gerar novos glóbulos vermelhos, ou o faz em quantidades muito pequenas.

Sintomas de anemia em gatos

Em geral, estes são os sinais clínicos mais comuns que podem ser detectados em um gato com anemia. Eles serão mais ou menos graves e podem ser acompanhados por sinais correspondentes à causa da anemia:

  • Cansaço.
  • Apatia.
  • Sonolência.
  • Fraqueza.
  • Palidez das membranas mucosas.
  • Perda de apetite.
  • Perda de peso.
  • Problemas respiratórios
  • Desidratação
  • Hipotermia

Como se diagnostica a anemia em gatos?

Para diagnosticar a anemia em gatos dispomos principalmente de duas provas analíticas que se realizam através de uma extração de sangue e posterior estudo da nossa amostra:

  • Hematócrito: Indicará o volume de glóbulos vermelhos presentes no sangue do gato, determinando se este intervalo é normal ou se pelo contrário corresponde a um estado de anemia.
  • Hemograma: Também conhecido como contagem sanguínea completa, esta análise dá-nos informação sobre todos os elementos do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Obviamente não basta diagnosticar a anemia, é prioritário estabelecer a causa, para isso o veterinário terá em conta o historial clínico do gato, todos os sintomas que apresenta, fará uma exploração física completa e também deverá descartar a presença de doenças virais como a leucemia.

Tratamento da anemia em gatos

O tratamento da anemia dependerá da causa. Por exemplo, se a anemia em gatos é causada por pulgas, um desparasitante apropriado deve ser aplicado e todos os parasitas no ambiente devem ser eliminados. Quando a anemia é devida a uma doença auto-imune, geralmente são prescritos corticosteróides devido ao seu efeito imunossupressor. Além disso, em anemias mais graves, pode ser necessária uma transfusão de sangue para tentar fornecer ao gato um rápido suprimento de glóbulos vermelhos enquanto o corpo do gato pode gerar mais.

Mesmo assim, o tratamento da anemia em gatos pode levar várias semanas, dependendo da causa, e levará um pouco mais de tempo para retornar ao que é considerado a contagem normal de glóbulos vermelhos. Portanto, se você estiver se perguntando quanto tempo dura a anemia em gatos, não há uma resposta fixa. Seu veterinário vai continuar verificando seu gato para monitorar seu progresso até que ele possa ter alta.

Alimentos para anemia em gatos

Um gato com anemia geralmente perde o apetite e, se não comer, vai se sentir ainda mais fraco, sua condição vai piorar e vai se sentir cada vez menos faminto, agravando a condição. É por isso que é importante que ele coma. O melhor a fazer é utilizar alimentos especialmente formulados para gatos convalescentes, que podem ser encontrados em clínicas veterinárias ou estabelecimentos especializados.

Eles têm a vantagem de serem altamente palatáveis e nutritivos, portanto é suficiente para que o gato coma uma pequena quantidade. Além disso, sua textura é muito macia e pode ser adicionada água para dar em seringa aos gatos que têm mais dificuldade para comer.

Oferecer o alimento morno para realçar o cheiro que ele emite ou usar os alimentos preferidos do gato são outras opções para aguçar o apetite do gato. O fígado e a carne vermelha são especialmente recomendados nestas situações. Saiba mais em nosso artigo Alimentos ricos em ferro para gatos. Em qualquer caso, uma dieta de qualidade e uma boa hidratação são sempre recomendadas.

É possível prevenir a anemia em gatos?

Algumas das causas da anemia em gatos são imprevisíveis e a sua prevenção pode ser muito difícil, no entanto, podemos empregar várias medidas que nos ajudem a manter o bem-estar do nosso gato e a prevenir em maior medida esta doença:

  • Tente manter o seu gato no interior de casa para assim evitar a transmissão de doenças infecciosas, se o seu gato tem contacto com o exterior, consulte o seu veterinário sobre que vacinas são mais adequadas para a prevenção destas doenças.
  • Desparasite o seu gato de forma frequente.
  • Procure que o seu gato siga uma alimentação saudável e equilibrada e permaneça atento a qualquer mudança de hábitos.

Uma vez que vimos em que consiste a anemia em gatos, é um erro pensar que podemos diagnosticá-la sem ir ao veterinário ou que podemos tratá-la em casa, simplesmente dando vitaminas ao nosso gato. Não existem remédios caseiros para curar a anemia felina.

Não só é essencial que o veterinário confirme a anemia e identifique o que a causou, mas somente o veterinário pode prescrever o tratamento adequado. Você nunca deve dar nenhum tipo de remédio ao seu gato a menos que ele tenha sido prescrito por um veterinário, mesmo que sejam apenas algumas vitaminas que lhe pareçam inofensivas. Se você suspeitar que seu gato está anêmico, não espere mais para visitar uma clínica veterinária. Atrasar a visita só agravará a condição.

Uma vez que o veterinário tenha prescrito um tratamento, em casa você poderá oferecer ao seu gato alimentos como os mencionados na seção anterior, bem como todos os cuidados necessários, minimizando quaisquer elementos estressantes para promover sua recuperação.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Anemia em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças cardiovasculares.

Bibliografia
  • Pérez-Écija, Estepa y Mendoza. 2018. «Interpretación de los parámetros sanguíneos». Ateuves nº 34. pp. 22-28.