menu
Partilhar

Animais com os sentidos mais desenvolvidos

 
Animais com os sentidos mais desenvolvidos

Se você já parou para pensar um pouco sobre como nossos cinco sentidos nos permitem perceber o mundo, então você precisa descobrir o que acontece com os animais. O mundo é diferente para todos, desde criaturas que não enxergam a mesma gama de cores que nós, até aquelas que podem sentir as ondas eletromagnéticas da Terra.

Você sabe qual animal tem a melhor visão? Qual é o animal com melhor olfato? qual tem a melhor audição ou quais devem ser os animais com o paladar mais desenvolvido?

O mundo animal é incrível! Adaptado ao seu ambiente e às exigências que ele lhes apresenta, cada espécie conseguiu desenvolver habilidades diferentes, e até mesmo outros sentidos que nós humanos não possuímos. Continue lendo este artigo para descobrir quais animais têm os sentidos mais desenvolvidos do planeta!

Também lhe pode interessar: Os 10 animais mais lentos do mundo

Animais com sentidos mais desenvolvidos que os humanos

Há cinco sentidos nos animais e nos humanos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Graças a eles, todos nós percebemos o mundo e sabemos o que está acontecendo ao nosso redor. Mas você já parou para pensar que existem animais cujos sentidos são tão aguçados, ou tão altamente desenvolvidos, que podem perceber coisas que nós não podemos? É verdade!

Descubra abaixo os sentidos super desenvolvidos desses seres, que têm um ou mais sentidos que superam os dos humanos.

Animais com os sentidos mais desenvolvidos - Animais com sentidos mais desenvolvidos que os humanos

Qual animal tem a melhor visão?

Os olhos são nossa principal janela para o mundo. Graças a eles, sabemos como são as coisas, que aspecto têm e de que cor são. Quer saber qual animal tem a melhor visão? Na verdade, há três animais nesse ranking que podemos destacar:

  • Águia: você já ouviu dizer que alguém tem os olhos de águia para se referir à sua boa visão? Bem, esta analogia é muito bem justificada! Os olhos destas aves são capazes de perceber as presas a uma distância incrível, muito superior aos humanos. A águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), por exemplo, é considerada o animal tem a melhor visão: consegue enxergar um roedor durante seu voo a incríveis 5 mil metros de altitude, o que lhe permite caçar das alturas e atacar a vítima, capturando-a de surpresa.
  • Gato: ao contrário dos humanos, estes felinos domésticos têm excelente visão noturna, razão pela qual preferem a noite para a caça e, por que não, para as travessuras! Os gatos têm uma membrana, chamada tapetum lucidum, que reflete a menor porção de luz recebida pelo olho. Graças a este reflexo, o gato é capaz de perceber as coisas ao seu redor em ambientes escuros.
  • Mosca: as moscas, por menores que sejam, têm olhos superdesenvolvidos. Eles são compostos de milhares de pequenos painéis, capazes de perceber movimentos a até 200 quadros por segundo, com uma amplitude de praticamente 360 graus, o que significa que seus reflexos quando algo tenta se aproximar dela são bastante rápidos, protegendo-a assim de predadores e possíveis ataques.
Animais com os sentidos mais desenvolvidos - Qual animal tem a melhor visão?
Imagem: águia-de-asa-redonda

Qual animal tem a melhor audição?

Graças à audição, conhecemos não só as vozes das pessoas e os sons de cada animal, mas também coisas tão maravilhosas como a música. Você quer saber quais animais têm a melhor audição?

Há alguns animais com a audição bastante apurada mas, se tivermos que destacar um deles e afirmar qual animal tem a melhor audição, destacaríamos dois: o morcego e o tarsius, um pequeno primata! A seguir estão os animais com a audição mais desenvolvida:

  • Morcego: estes animais possuem uma potente audição biossonar, e são capazes de ouvir frequências acima de 80.000 Hz, ou seja, quatro vezes mais do que um ser humano.
  • Cachorro: este animal de estimação por excelência, não é somente por sua simpatia e carisma, mas também por suas habilidades. Uma delas é sua excelente audição, capaz de perceber sons a até trinta quilômetros de distância, enquanto o ser humano médio pode ouvi-los a dez quilômetros de distância. Graças a isso, os cachorros sabem quando uma tempestade se aproxima, e há aqueles que acreditam que sua audição ajuda a "avisá-los" antes de um terremoto.
  • Tarsius : este pequeno primata tem uma audição tão aguda que pode sentir o ultra-som. Se os humanos podem ouvir sons de até 20.000 Hz, o tarsius pode ouvir até 90.000 Hz. Muito impressionante!
  • Coruja: As corujas são animais noturnos, acostumados a caçar no escuro. Para isso, eles utilizam sua excelente audição, o que lhes permite perceber os movimentos de presas potenciais, mesmo na escuridão total. A coruja complementa isto com reflexos excepcionais.
  • Mariposa: possui um agudo senso de audição, o que não é muito comum entre os insetos. Isto pode ser porque é a única maneira de sobreviver a seu principal predador, o morcego.
Animais com os sentidos mais desenvolvidos - Qual animal tem a melhor audição?
Imagem: Tarsius/Meldy Tamenge

Qual o animal com o melhor olfato?

Nosso olfato nos permite perceber todos os odores, desde o rico aroma de frutas e perfumes até os odores desagradáveis. Aqui estão os animais com o melhor olfato. Quem tem o melhor olfato de todos eles?

Um estudo feito por cientistas japoneses e publicados no jornal Genome Research há alguns anos mostrou que os elefantes africanos contam com 2 mil receptores olfativos, o que os torna os animais com o maior número de genes relativos a isso e, provavelmente, seriam os animais com o melhor olfato do reino animal. Confira outros animais com o olfato bastante desenvolvido:

  • Bicho-da-seda: as mariposas bicho-da-seda têm uma maneira extraordinária de localizar suas contrapartes fêmeas: através do cheiro que elas emitem. As fêmeas secretam bombicol, uma feromona que atrai sexualmente o macho, que ele é capaz de sentir a quilômetros de distância.
  • Morcego-vampiro: estes mamíferos se alimentam do sangue de suas presas. Agora, você pode se perguntar como eles são capazes de detectá-las no escuro. Uma das maneiras mais comuns é pelo cheiro, pois o nariz do morcego-vampiro detecta a proteína TRPV1, contida na corrente sanguínea, que sinaliza que a presa de sangue quente está próxima.
  • Ratos: os ratos usam seu olfato não apenas para localizar os alimentos, mas também para se comunicar e reconhecer uns aos outros. Seu nariz é tão poderoso que detecta compostos químicos presentes nos alimentos.
  • Urso-polar: no inverno eterno do hemisfério norte, qualquer presa é crucial para a sobrevivência do urso-polar. Uma de suas ferramentas é seu olfato, tão poderoso que pode detectar o cheiro da presa a 20 quilômetros de distância. O urso-polar é considerado um dos animais com o melhor olfato.

Animais com os sentidos mais desenvolvidos - Qual o animal com o melhor olfato?

Animais com o paladar mais desenvolvido

O paladar dos animais é especialmente importante, pois sua sobrevivência depende disso quando se trata de detectar alimentos estragados. Doce, amargo, salgado, azedo, ácido são alguns dos gostos que nossa língua detecta. Quer saber quais são os animais com o paladar mais desenvolvido e qual é o animal que tem o melhor paladar? Certas espécies desenvolveram este sentido de uma maneira diferente, como por exemplo:

  • Ratazana: a língua da ratazana tem mais receptores do que a língua humana, portanto, além dos gostos que percebemos, ela também é capaz de sentir outros, como dióxido de carbono e cálcio.
  • Bagre: o paladar deste peixe é surpreendente. Não limitado apenas a sua língua, o bagre, também chamado peixe-gato, pode sentir sabores por toda sua pele - isso mesmo! Com quase duzentos mil receptores gustativos em todo seu corpo, não há nenhum sabor que lhe escape.
  • Porquinho-da-índia: os porquinhos-da-índia também são considerados os animais com o paladar mais desenvolvido, já que eles contam com papilas gustativas duas vezes maiores do que a dos seres humanos.

Animais com os sentidos mais desenvolvidos - Animais com o paladar mais desenvolvido

Animais com o tato mais desenvolvido

O tato utiliza o maior órgão existente: a pele. Graças a este sentido, percebemos o vento, mudanças de temperatura, texturas diferentes, entre muitas outras coisas. Você quer saber quais animais têm o tato mais desenvolvido? Aqui estão alguns dos animais com o melhor tato, um dos sentidos dos animais mais importantes em seu dia-a-dia:

  • Toupeira: a toupeira vive no subsolo, onde a visão é de pouca ajuda, por isso é cega. Para compensar esta deficiência, ela utiliza outros sentidos, como olfato e especialmente o tato. Graças a seu sentido de toque, ela se localiza dentro das cavernas que escava, e encontra presas para se alimentar e, portanto, as toupeiras são consideradas os animais com o melhor tato.
  • Crocodilo: estudos recentes descobriram que os solavancos nos corpos dos crocodilos são na verdade um senso de toque altamente desenvolvido. Por causa deles, eles são capazes de perceber pequenas mudanças nas pressões e vibrações que ocorrem ao seu redor, facilitando a localização de suas presas o que também faz do crocodilo um dos animais com o tato mais desenvolvido.
Animais com os sentidos mais desenvolvidos - Animais com o tato mais desenvolvido

Animais com sentidos especiais

No reino animal, nem tudo tem a ver com os cinco sentidos com os quais nós, humanos, estamos familiarizados. Para a sobrevivência e adaptação, muitas espécies desenvolveram habilidades incomuns que se qualificariam como superpoderes para os humanos. Quer conhecer alguns dos super sentidos dos animais? Aqui estão alguns deles e listamos alguns animais com habilidades incríveis:

Sonar

É uma forma de propagação de ondas sonoras que nos permite comunicar a longas distâncias ou nos localizarmos no espaço. É um dos mais surpreendentes sentidos especiais dos animais. Os humanos a aperfeiçoaram através da tecnologia, mas o sonar existiu muito antes na natureza:

  • Morcego: usa o sonar para se localizar no espaço, o que é chamado de ecolocalização. O morcego emite um grito ultra-sônico agudo, que sente com seus ouvidos superdesenvolvidos, indicando quaisquer obstáculos em seu caminho, graças às vibrações que recebe quando seu grito atinge algo.
  • Golfinho: também utiliza a ecolocalização para se localizar no oceano. Além disso, o sonar permite que os golfinhos se comuniquem entre si e os pesquisadores afirmam que este tipo de comunicação é altamente desenvolvida e o golfinho é um dos animais mais inteligentes.

Sensibilidade à temperatura

Alguns animais têm uma sensibilidade especial à temperatura, o que lhes permite sentir quando outro ser vivo está próximo.

  • Cobras: graças a um sistema avançado em sua cabeça, as cobras em todo o mundo são capazes de detectar qualquer organismo de sangue quente em suas proximidades.

Regeneração

Certos membros do mundo animal são capazes de regenerar partes de seus corpos quando são mutilados. Você consegue imaginar possuir tal habilidade?

  • Lagartixa: você provavelmente já encontrou uma cauda de lagartixa mutilada, seja de um predador ou de um acidente com uma porta. Sem problemas, as lagartixas são capazes de fazer suas caudas e membros voltarem a crescer.
  • Lula: a espécie Octopoteuthis delentro amputa seus tentáculos quando ameaçada por predadores. Depois se regenera sem nenhum problema.
  • Pepino-do-mar: como forma de fugir dos predadores em situações extremas, o pepino do mar mutila vários de seus órgãos internos, expulsando-os através do ânus, para fingir a morte.

Correntes elétricas

Alguns animais têm a capacidade de sentir os campos elétricos que cercam os seres vivos, usando isto em seu benefício.

  • Tubarão: conhecido por ser um dos maiores predadores do planeta, os tubarões possuem algo chamado eletrorrecepção. O que é isso? Graças a um conglomerado de poros chamado de gel Lorenzini, o tubarão sente as descargas elétricas emitidas por outros seres vivos, um sinal que é transmitido através da água. Graças a isso, ela pode facilmente guiar-se até suas presas.
  • Ornitorrinco: também possui eletrorrecepção, portanto nada se esconde deste curioso animal.

Pelos hipersensíveis

Você consegue imaginar sentir uma grande variedade de coisas através dos pelos de seu corpo? Alguns animais podem fazer isso!

  • Escorpião: criatura do deserto, algumas raças de escorpião têm pelos minúsculos ao longo de seu corpo, com os quais sentem as correntes de ar produzidas por outros animais, tornando mais fácil para eles encontrar suas presas.
  • Gatos: os bigodes dos felinos trabalham da mesma maneira, permitindo-lhes orientar-se e detectar formas no espaço ao seu redor.

Orientação magnética

O planeta Terra tem polos magnéticos. Por meio de instrumentos como bússolas, os humanos podem usar este magnetismo para encontrar seu caminho até os pontos cardeais. Você sabia que existem animais que podem fazer isso sem uma bússola?

  • Abelhas: as abelhas têm um senso de direção impressionante. Elas são capazes de voar longas distâncias em busca de pólen, e sempre voltam para sua colmeia. Durante muito tempo foi um mistério para os cientistas qual método usavam para isso, mas hoje está um pouco mais claro. A teoria mais aceita é que o abdômen destes insetos contém pequenas quantidades de magnetita, um mineral que é ativado pelo efeito do sol, dizendo-lhes para que lado é o norte.

Sobrevivência explosiva

Alguns animais têm formas explosivas de se protegerem, literalmente. Aqui estão alguns deles.

  • Formigas explosivas da Malásia: quando se trata de formigas, tudo tem a ver com a sobrevivência da colônia. É por isso que estas criaturas diligentes da Malásia escondem um veneno em seus corpos, que liberam quando um predador ameaça o bem-estar de toda a comunidade. O mais surpreendente, para expulsar o veneno, a formiga deve se sacrificar, explodindo em pedaços. Há diferentes espécies destas formigas, entre elas, as Colobopsis explodens.
  • Lagarto-de-chifres: em situações extremas de perigo, este animal esguicha sangue de seus olhos, a fim de desconcertar seu inimigo.
Animais com os sentidos mais desenvolvidos - Animais com sentidos especiais

Animais que não sentem dor

A grande maioria dos animais sente dor mas alguns estudos apontam que alguns deles, não o que, ainda assim, gera bastante polêmica. En teoria, entre os animais que não sentem dor estão os ouriços-do-mar, as esponjas, as bolachas-do-mar e as estrelas-do-mar. Estes animais não contam com sistema nervoso, assim como as anêmonas, corais, medusas e hidras, que também são considerados animais que não sentem dor.

No entanto, quando observados na natureza, percebe-se que boa parte destes animais buscam se proteger de predadores, fogem de possíveis ameaças o que faria deles animais sencientes.

Agora que você conheceu diversos animais com os sentidos mais desenvolvidos e também viu alguns animais com habilidades incríveis, não perca o vídeo a seguir sobre 7 coisas que os gatos podem prever, outra habilidade bastante curiosa dos felinos!

Texto com colaboração de Aerton Guimarães.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais com os sentidos mais desenvolvidos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • GREIF, Sérgio. No limite da senciência. Disponível em: <https://www.portalveganismo.com.br/artigos/no-limite-da-senciencia/>. Acesso em 16 de março de 2022.
  • Museu do Aparelho Auditivo. Qual a melhor audição do reino animal? Disponível em: <https://museudoaparelhoauditivo.com.br/publicacoes-qual-a-melhor-audicao-do-reino-animal.php>. Acesso em 16 de março de 2022.
  • G1. Elefantes têm o olfato mais poderoso do reino animal, sugerem cientistas. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/07/elefantes-tem-o-olfato-mais-poderoso-do-reino-animal-sugerem-cientistas.html>. Acesso em 16 de março de 2022.
  • Superinteressante. Planta sente dor? Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/planta-sente-dor/>. Acesso em 16 de março de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Animais com os sentidos mais desenvolvidos
Imagem: águia-de-asa-redonda
Imagem: Tarsius/Meldy Tamenge
1 de 8
Animais com os sentidos mais desenvolvidos

Voltar ao topo da página