Curiosidades do mundo animal

Estou grávida e meu cachorro não desgruda de mim, é normal?

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. Atualizado: 4 setembro 2023
Estou grávida e meu cachorro não desgruda de mim, é normal?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Alguma vez você ouviu que os cachorros podem sentir a gravidez de uma mulher? Pois bem, mesmo que pareça algo impossível, essa afirmação está completamente certa! Graças ao seu impressionante olfato e sua capacidade de observar e capturar até os mínimos detalhes do nosso comportamento, os cachorros são perfeitamente capazes de detectar as mudanças que ocorrem com uma mulher grávida, tanto física como organicamente. Porém, é certo que isso tem suas consequências e é comum que, durante a gravidez e depois do parto, o bichinho mude (em maior ou menor grau), sua maneira de se comportar com os indivíduos ao seu redor, especialmente com a tutora gestante.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos de que modo um cachorro é capaz de detectar a gestação de uma mulher e por quê seu comportamento muda quando a tutora está grávida. Naturalmente, o seu amigo peludo precisará do seu apoio durante esta nova fase, já que se trata de algo novo e estressante para ele. Por isso, também mostraremos o que é possível ser feito para ajudá-lo e prepará-lo para a chegada do bebê à casa. Se você está grávida e seu cachorro não desgruda de você, pula em você ou está estranho, continue lendo para compreender.

Também lhe pode interessar: 11 coisas que os cachorros podem prever

Índice

  1. Meu cachorro pode perceber que estou grávida?
  2. Comportamento do cachorro quando a tutora está grávida
  3. Estou grávida e meu cachorro não desgruda de mim, é normal?

Meu cachorro pode perceber que estou grávida?

Se você está grávida (ou planeja estar em breve) e tem um cachorro em casa, muito provavelmente deve ter se perguntado se o seu amigo peludo é capaz de saber que você está esperando um bebê. É certo que, embora um cachorro não tenha a capacidade de compreender em que consiste uma gravidez nem a sua complexidade, ele pode sim detectar com grande precisão uma série de mudanças em sua tutora, tanto a nível comportamental quanto biológico, que provavelmente o levará a modificar seu próprio comportamento.

Graças ao seu magnífico olfato, os cães podem notar as mudanças químicas que se produzem no corpo de uma mulher grávida, algo que para a espécie humana é impossível de detectar sem recorrer à ciência e à tecnologia. Desse modo, um cãozinho perceberá uma alteração no odor corporal de sua tutora quando aumentarem seus níveis de estrogênio e progesterona, consequência da gravidez. Essa variação no odor se produz muito rapidamente, sendo que o seu amigo peludo pode saber de sua gravidez inclusive antes de que você mesma seja consciente disso.

Ainda que o olfato seja a ferramenta mais desenvolvida do cachorro, não é a única a ser levada em consideração. Os cães são verdadeiros especialistas em captar variações no comportamento dos humanos. Isso ocorre porque, ao não poderem se comunicar por meio da linguagem oral, eles observam todos os nossos movimentos e gestos, associando-os a um significado para poder nos compreender. Quando uma mulher está grávida, seu comportamento, seus hábitos e rotina podem se encontrar alterados, coisa que o cãozinho não irá demorar para detectar.

Por último, a temperatura corporal de uma mulher grávida é mais elevada do que a de uma que não está, o que também pode dar uma pista ao bichinho de que algo "estranho" está acontecendo em seu ambiente.

Comportamento do cachorro quando a tutora está grávida

O comportamento do cachorro quando a dona está grávida pode variar bastante de acordo com cada indivíduo, pois cada um conta com a sua própria personalidade, traços genéticos e experiências prévias que os convertem em seres únicos. É bastante comum que o animal se mostre mais nervoso ou inquieto do que o normal, ou que o seu modo de interagir com sua tutora e o ambiente ao redor varie. Essa alteração de comportamento se produz, em parte, porque os cachorros são animais sensíveis às mudanças ambientais, detectando muito rapidamente quando algo sai de sua rotina, o que gera incerteza para eles. Quando um cãozinho se encontra em um ambiente novo ou imprevisível e, por conseguinte, não é capaz de controlar seu entorno (não sabe o que vai acontecer), pode desenvolver certa ansiedade ou até mesmo medo. É por isso que muitas mulheres grávidas relatam que seus cachorros ficam estranhos.

No momento em que os hábitos de sua tutora mudam ou são produzidas alterações detectáveis pelos cachorros (odor, temperatura, etc.), é comum alguns começarem a segui-la e a passarem mais tempo junto a ela, em muitos casos porque estão preocupados, têm curiosidade ou buscam se sentirem seguros. Em outros casos, os cachorros agem de maneira completamente diferente, mostrando-se mais distantes do que o normal. É frequente também, por essas mesmas causas, que a relação do bichinho com outras pessoas ou cães varie ligeiramente na presença de sua tutora. Algumas mulheres também dizem que o cachorro pula em suas barrigas.

No entanto, o grau de alteração no comportamento de um cachorro dependerá, entre outras coisas, do quão sensível seja o animal e da facilidade que tenha para se adaptar às mudanças. A idade, a raça, a educação recebida, seu grau de socialização e suas experiências prévias são alguns fatores a se levar em conta nesse sentido. Se o cãozinho não recebeu uma correta socialização, é muito importante trabalhar nisso para que se sinta preparado para a chegada do bebê.

Estou grávida e meu cachorro não desgruda de mim, é normal?

Sim, é normal que o comportamento do cachorro seja diferente durante a gravidez da tutora, inclusive podendo variar a medida que a gestação avance.

Para evitar que o cãozinho desenvolva comportamentos indesejáveis é importante que se sinta seguro e tranquilo, o que pode ser alcançado habituando-o pouco a pouco ao que será seu novo ambiente. Já sobre outras coisas, é impossível interferir (por exemplo, o odor corporal), mas é certo que é possível controlar, como tutora, a maneira com que você se comporta ou interage com seu amigo peludo:

  • Procure alterar suas rotinas o mínimo possível e, sobretudo, permaneça tranquila e sempre atenta aos sinais que o cachorro te dá por meio de sua linguagem corporal.
  • Não fique zangada nem o repreenda se ele estiver mais sensível, "pegajoso" ou nervoso do que o habitual; pense que ele ou ela não é capaz de compreender o que está ocorrendo em seu organismo.
  • Comece a socializar pouco a pouco ao cachorro com os objetos, odores e sons que terá que conviver quando o bebê chegar à casa. Um tempo antes do nascimento, pode começar a reproduzir áudios de bebê chorando enquanto o cãozinho realiza alguma atividade relaxante, por exemplo, para ir se habituando, assim como autorizá-lo a explorar o futuro quarto do recém nascido e apresentar a ele elementos previamente "estranhos", tais como o berço ou o carrinho, sempre associando-os a experiências agradáveis e tranquilas.

Por fim, lembre-se de que seu cachorro é um membro da família, que merece a mesma atenção, respeito e empatia que qualquer outro, e que jamais deve ser deixado de lado diante da chegada de um bebê.

Agora que você já sabe bem sobre as mudanças de comportamento do cachorro quando a tutora está grávida, não perca este outro artigo em que explicamos por que alguns cachorros não desgrudam da tutora grávida.

Estou grávida e meu cachorro não desgruda de mim, é normal? - Estou grávida e meu cachorro não desgruda de mim, é normal?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Estou grávida e meu cachorro não desgruda de mim, é normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • American Kennel Club. Does Your Dog Know You’re Pregnant?. Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/home-living/can-dogs-sense-pregnancy/>. Acesso em 30 de dezembro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Estou grávida e meu cachorro não desgruda de mim, é normal?