11 coisas que os cachorros podem prever

11 coisas que os cachorros podem prever

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem, pela companhia, pelo carinho e pela lealdade que dá aos seus donos da forma mais incondicional e desinteressada, convertendo-se o cão no animal de estimação favorito de muitas pessoas.

Como certamente já sabe, alguns dos seus sentidos são muito mais apurados que os do ser humano, o que lhes permite serem capazes de "detectar" certos acontecimentos antes que aconteçam, uma vez que são mais sensíveis a sinais que nós ignoramos. Mas será que cachorro sente cheiro de doença? Os cachorros sentem quando algo vai acontecer?

Neste artigo do PeritoAnimal falamos sobre 11 coisas que os cachorros podem prever. Descubra tudo o que o seu amigo peludo pode saber apenas confiando nos próprios sentidos. Continue lendo!

1. Os cães sentem as mudanças climáticas

Se os trovões assustam você quando os escuta, imagine o que acontece com o seu cão, cujo ouvido fino os detecta muito antes de si. É por isso que muitos cachorros ficam nervosos durante as tempestades. Mas é verdade que os cachorros prevêm tempestades?

Enquanto nós humanos temos apenas nove músculos nos ouvidos, os cães têm 17 e podem captar 35.000 vibrações por segundo. Isto significa que eles são capazes de captar sons que estão a 25 metros ou mais de distância deles.

É por isso que muitos caninos ficam nervosos durante os temporais. Além disso, quando o trovão está se formando, ele ioniza o ar, produzindo um cheiro metálico que seu cão é capaz de perceber, então sim, os cães sentem tempestades antes de começar. Algumas pesquisas revelam que eles são até mesmo capazes de sentir a vibração causada por um raio com as patas.

2. Cachorros podem prever terremotos

Se você já ouviu que os cães podem prever um terremoto ou um tremor muito antes dos humanos, podemos dizer que isto é absolutamente verdade, assim como gatos, pássaros ou tubarões são capazes. Portanto, os cães são capazes de prever catástrofes. Quando um terremoto está para acontecer, há diferentes sinais que nos advertem: cargas elétricas, gases subterrâneos, ondas sonoras de baixa intensidade, mudanças no magnetismo da terra e nuvens de vapor produzidas pelas rochas.

Os humanos só são capazes de perceber os sinais visuais de um terremoto, enquanto os cães, graças a suas 220 milhões de células olfativas, habilidade auditiva e patas sensíveis, podem sentir as mudanças no ambiente e sentir a vibração.

Então, como sei se meu cão sente alguma coisa? Geralmente, há um comportamento anterior a terremotos ou terremotos nos quais os animais estão nervosos e relutantes em serem cercados. Eles deixam os lugares onde vivem, deixam de pôr ovos e tentam se esconder. Nos dias anteriores, eles tentam fugir para terrenos mais altos.

3. Cães podem sentir a gravidez

Quando uma mulher engravida, seu corpo não se transforma apenas externamente, mas também internamente, começando com a liberação de hormônios. Neste sentido, o cão é capaz de sentir esta mudança hormonal, e é por isso que muitos se tornam mais protetores quando sua tutora está grávida.

Além de seu olfato, os cães podem prever a gravidez através de seus poderes de observação. Se você estiver grávida, verá como o cão está mais atento a você, tenta farejar sua área íntima e não te deixa sozinha. Ele será capaz de detectar a menor mudança em sua atitude, mesmo aquelas mudanças que você mesmo não percebe. Curiosamente, embora seja menos comum, ele também pode decidir permanecer distante e nervoso.

Neste outro artigo estou grávida e meu cachorro não desgruda de mim, é normal?

4. Cachorros podem prever o trabalho de parto da tutora

Quando chega o momento de nascer o bebê, o corpo humano também emite odores e sinais que em alguma ocasiões podem passar despercebidos, mas que indicam ao cão que o novo membro da família está chegando. Inclusivamente, acontece casos de animais que, dias antes de o bebê nascer, se negam a se separarem das suas tutora, como uma forma de as proteger. Por isso podemos dizer que os cachorros podem prever o trabalho de parto da tutora.

5. Cachorros sentem cheiro de doença

Sim, os cachorros sentem cheiro de doença! É provavelmente uma das 10 coisas que os cães vêem e sentem, mas não é a que mais te impressiona. Graças ao seu poderoso olfato, os cães são capazes de detectar as mudanças que ocorrem no corpo quando sofrem de certas doenças, tais como diabetes ou câncer.

Quando um tumor é formado, no caso do câncer, são gerados os chamados compostos orgânicos voláteis, partículas químicas que são liberadas no ar e que, graças ao seu olfato altamente desenvolvido, os cães podem perceber. Na verdade, há testemunhos de pessoas que foram diagnosticadas com câncer em uma parte de seu corpo onde o cão sempre as farejava.

No caso do diabetes, você sabia que existem cães treinados para detectar o diabetes? Através de nosso hálito, nosso cão pode sentir os níveis de açúcar no sangue, sejam eles altos ou baixos. Além disso, outros cães com donos diabéticos irão alertá-los na ocasião para dar insulina.

Agora que você sabe que cachorro sente cheiro de doença, vamos ver o que mais eles são capazes de sentir.

6. Cachorros podem prever os ataques epilépticos dos tutores

O que os cães sentem, além das doenças mencionadas? Algumas raças de cães são treinadas para detectar quando uma crise epilética está prestes a ocorrer e alertar seu tutor para tomar medicamentos ou pedir ajuda de outros.

Entretanto, há também cães não treinados que podem prever uma crise epilética, de acordo com pesquisas da Queen's University Belfast. Isto porque os cães sentem um composto orgânico volátil exalado por seu tutor epiléptico.

7. Cachorros percebem as emoções humanas

Você provavelmente já notou que, na maioria das vezes, seu cão fica te observando. Graças a isso, está preparado para identificar suas mudanças emocionais, então é fácil para ele dizer se você está triste, bravo, muito animado ou até mesmo preocupado.

Não esqueça que os cães são animais sociais, por isso é normal que eles observem nosso comportamento. Em nível técnico, os especialistas se referem ao contágio emocional quando os cães sentem nossas emoções e as captam. Isto ocorre graças à liberação de hormônios como a oxitocina, entre outros fatores fisiológicos também.

Basicamente, os humanos podem infectar nosso cão com nosso estado de espírito. Em outras palavras, podemos dizer que os cães absorvem tristeza ou alegria, dependendo do caso. Além disso, é muito provável que, nestes casos, ele tente confortá-lo com um abraço de cachorro, ou simplesmente ficando ao seu lado.

8. Os cães sentem o medo das pessoas

Outra das coisas que os cachorros podem prever é o medo. Que os cachorro "cheiram o medo" não é nenhum mito, é completamente verdade. Mas, como o fazem? Fazem isso através do seu próprio corpo: quando sentimos medo, segregamos adrenalina, um hormônio facilmente identificável pelo olfato canino.

9. Os cachorros sabem quando você vai sair

Não é necessário que se despeça dele ou que saia de casa para que o cachorro repare que o deixará sozinho umas horas. A rotina que você tem para se arrumar e a atitude que tem quando o faz indicam ao animal que você vai sair.

10. Os cães sentem quando você está chegando

Muitos quilômetros antes de chegar a casa, o cão é capaz de perceber que você já vem a caminho, isto porque o seu olfato é capaz de perceber o seu odor a grandes distâncias. Assim sendo, mesmo antes de você chegar o seu cachorro já estará esperando emocionado por você.

11. Cachorros podem prever a morte

Uma das coisas mais impressionantes que os cachorros podem prever é a morte. Como processo normal na vida de todos os seres vivos, antes de morrer produzem-se no corpo certas mudanças químicas e biológicas, as quais o cão pode perceber perfeitamente. Assim sendo, não é de estranhar que quando uma pessoa está a ponto de morrer, o cachorro não se sai do seu lado e fique muito triste.

Cachorro sente quando a pessoa é ruim?

É verdade que o cachorro sente quando a pessoa é ruim? Os cães vêem as auras das pessoas? Um estudo sobre o comportamento social dos humanos como percebido por cães e macacos afirma que os cães são realmente capazes de perceber a maldade das pessoas.

Por exemplo, se seu cão de repente mostra os dentes para aquela pessoa que você não gosta por diferentes razões, é provavelmente porque seu cão viu algo nela que ele não gosta. Basicamente, o que eles fazem é interpretar o tom de voz e as expressões corporais. Desta forma, eles captam as intenções de uma pessoa.

Agora que você já sabe as coisas que os cachorros podem prevere, não perca o vídeo a seguir no qual falamos sobre 8 coisas que os cães podem ver e sentir e nós não:

Se deseja ler mais artigos parecidos a 11 coisas que os cachorros podem prever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Serrano, Á. A. Predicción de Crisis epilépticas.
  • Catala, A., Grandgeorge, M., Schaff, JL. et al. (2019). Dogs demonstrate the existence of an epileptic seizure odour in humans. Sci Rep 9, 4103. Disponível em: <https://doi.org/10.1038/s41598-019-40721-4>. Acesso em 20 de janeiro de 2023.
  • Powell, N. A., Ruffell, A., & Arnott, G. (2021). The untrained response of pet dogs to human epileptic seizures. Animals, 11(8), 2267.
  • Anderson, R.; Bucher, B.; Chijiiwa, H.; Kuroshima H.; Takimoto A.; Fujita, K. Third-party social evaluations of humans by monkeys and dogs. Neuroscience & Biobehavioral Reviews. Volume 82, 2017, Pages 95-109, ISSN 0149-7634. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2017.01.003. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0149763416303578>. Acesso em 20 de janeiro de 2023.