Partilhar

Brincadeiras com o gato - qual o tempo ideal?

 
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 12 junho 2018
Brincadeiras com o gato - qual o tempo ideal?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais sociais, ativos e curiosos. Por esse motivo, nunca podem faltar brincadeiras na rotina diária deles. Para além de ser uma atividade muito benéfica para eles, pois ajuda a fomentar o vínculo com o proprietário, baixa os níveis de ansiedade e estresse e pode, inclusive, ajudar a combater a depressão.

Apesar disso, nem todas as pessoas sabem quanto tempo por dia devem brincar com o gato, o que faz com que frequentemente se esqueçam desta atividade tão positiva. Descubra neste artigo do PeritoAnimal qual o tempo ideal para as brincadeiras com o gato. Você vai se surpreender!

Também lhe pode interessar: 10 brincadeiras para gato

Importância de brincar com o gato

Os gatos são animais sociais e, embora possa parecer, não se divertem assim tanto a brincar sozinhos. Provavelmente você já ofereceu um brinquedo ao seu gato, com o qual ele se divertiu durante horas. Porém, com o passar do tempo, acabou por ficar esquecido em algum lugar! Isso se deve ao facto dos gatos precisarem de serem estimulados para potenciar as suas condutas de brincadeira. Por essa razão, a sua presença é muito importante!

A brincadeira é uma atividade primordial para favorecer condutas típicas dos felinos, como o instinto de caça. Por esse motivo, se sentem especialmente atraídos para os brinquedos como as "canas de pescas" ou aqueles que emitem sons diversos.

É importante referir que o comportamento de um gato de 3 meses perante um jogo ou uma brincadeira, não será o mesmo do que um gato adulto ou idoso. Por isso, devemos sempre adaptar as sessões de brincadeira às capacidades físicas e mentais específicas de cada gato.

Mas, como brincam os gatos com os humanos? Existem muitos tipos de jogos que brincadeiras que você pode ter com o seu gelino e se o seu gato consegue participar de forma positiva nessas brincadeiras, é um claro indicador de felicidade e bem-estar.

Quanto tempo devo brincar com o meu gato?

Não existe um período de tempo definido e exato para brincar com o gato, já que cada animal tem as próprias necessidades. Apesar disso, é ideal que o seu felino possa brincar diariamente com você ou seus familiares, pelo menos meia hora.

Alguns gatos com um alto nível de energia podem requerer sessões de brincadeira mais longas, enquanto outros podem ficar aborrecidos ou mesmo frustrados com sessões de brincadeira muito extensas. A melhor forma de saber quanto tempo você deve brincar com o seu gato é gastar tempo para o conhecer melhor e analisar as necessidades específicas dele.

Brinquedos para gatos

No mercado encontramos inúmeros brinquedos desenhados exclusivamente para os nossos felinos e nem sempre é fácil escolher um. Para além dos brinquedos para gatos disponíveis no mercado, que incluem jogos de inteligência e dispensadores de comida, você pode fazer você mesmo brinquedos para o seu gato. Por vezes, os brinquedos preferidos dos gatos são os feitos de papelão.

Como já mencionamos anteriormente, os brinquedos que motivam os gatos com mais facilidade, são os que incluem sons ou as clássicas "canas de pesca". Outra brincadeira interessante é o esconde-esconde: você pode esconder prêmios para que o gato os encontre. Existem muitas possibilidades, a melhor forma é conhecer bem o seu gato e descobrir aquilo de que ele mais gosta. Se você gostaria de conhecer mais atividades, veja o nosso artigo com 10 brincadeiras para gato.

Uma boa sessão de brincadeira não deve ser muito longa. Deve incluir pausas curtas e é importante que seja relativamente calma, para não favorecer o descontrolo do felino, que em ocasiões pode terminar com um arranhão ou uma mordida forte. Estes detalhes são especialmente importantes e devem ser tidos em conta na hora de saber como brincar com um gatinho filhote, que ainda está a aprender a brincar adequadamente.

Até que idade os gatos brincam?

A maioria dos gatos segue mantendo um comportamento de jogo ativo ou moderado até atingir a idade adulta. Outros, continuam até à velhice, mas depende de cada caso concreto, por isso é impossível definir com exatidão até que idade vai brincar um gato.

É importante referir que se o gato padecer de alguma doença, pode resistir aos estímulos de brincadeira, já que pode ter dor. Um exemplo muito claro é a artrite em gatos idosos.

Brincadeiras com o gato - qual o tempo ideal? - Até que idade os gatos brincam?

Se dois gatos brincam juntos, é suficiente?

É provável que a companhia de outro gato ajude o seu felino a cobrir algumas das suas necessidades sociais se passa muito tempo sozinho. Apesar disso, ele continua precisando de sua companhia. É importante que antes de adotar outro felino leia o nosso artigo sobre como introduzir dois gatos corretamente.

Se o seu gatos nunca socializou com outros felinos e para além disso, foi separado demasiado cedo da mãe e irmãos (antes das 3 semanas de vida)... provavelmente terá muitas dificuldades em se relacionar com outros gatos, já que a etapa de socialização foi muito pobre.

Nestes casos, é muito habitual que os tutores questionem "como saber se o meu gato está brigando o brincando". O problema é que os gatos não socializados corretamente não conhecem as regras das brincadeiras ou não controlam as mordidas e os arranhões como deviam. Se o teu gato não foi socializado, o melhor é você apostar no enriquecimento ambiental correto da casa, de forma a proporcionar-lhe entretenimento quando você não está.

Por outro lado, se o seu gato foi adotado por volta dos 3 meses de vida e teve a oportunidade de socializar com outros gatos ao longo da vida, adotar um gato pode ser uma excelente opção.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Brincadeiras com o gato - qual o tempo ideal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Conselhos
  • Se o seu gato não está interessado em brincar, consulte um veterinário etólogo para descartar doenças ou problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Brincadeiras com o gato - qual o tempo ideal?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Brincadeiras com o gato - qual o tempo ideal?
1 de 2
Brincadeiras com o gato - qual o tempo ideal?

Voltar ao topo da página