Problemas de comportamento

Por que meu gato não usa a caixa de areia

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 30 março 2018
Por que meu gato não usa a caixa de areia
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O comportamento felino faz dos gatos pets independentes e de personalidade genuína, o que em alguns casos pode fazer com que os tutores não compreendam certas atitudes facilmente ou que as interpretem de forma errada.

Um dos problemas de comportamento felino mais habituais consiste em não usar a caixa de areia para fazer as necessidades, o que em muitos casos é interpretado pelos donos como comportamento vingativo da parte do gato (quando passa muito tempo só, por exemplo), mas isto é errado, já que essa atitude não é típica de um felino. Além disso, eles não possuem um conceito desagradável dos seus resíduos fisiológicos.

Quando nos perguntamos por que o gato não utiliza a caixa de areia, devemos analisar as diferentes causas possíveis que vão desde um problema saúde até um transtorno de origem comportamental.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato come terra?

Índice

  1. A limpeza da caixa de areia
  2. Onde colocar a caixa de areia do gato
  3. Meu gato está doente?
  4. Gato urina para marcar território
  5. Conselhos para um bom uso da caixa de areia
  6. Você quer oferecer o melhor ao seu gato?

A limpeza da caixa de areia

Algo caracteriza os gatos é a sua necessidade contínua de higiene, sendo que eles podem passar várias horas diárias se limpando. Por isso, deve compreender que um ambiente higiênico é uma das necessidades que o seu gato requer de forma prioritária.

Se o seu gato urina fora da areia, deve conferir a higiene da areia que necessita de ser limpa duas vezes por dia e trocada uma vez por semana, assim como a lavagem da caixa com água e sabão.

Não deve confundir essas medidas de higiene básicas com o uso se areia perfumada já que, nesse caso, esse pode ser o motivo pelo qual o sue gato não está usando a caixa: ele pode se sentir incomodado com certos tipos de cheiros provocados pelos aditivos químicos. Para além disso, alguns tipos de areia têm um formato que incomoda os gatos, uma vez que eles preferem areias mais finas e suaves. Leia o nosso artigo que explica qual a melhor areia higiênica para gatos.

Por que meu gato não usa a caixa de areia - A limpeza da caixa de areia

Onde colocar a caixa de areia do gato

Se o gato não usa a caixa de areia, outra causa possível é a localização da mesma. É certo que, como tutor, você não deseja colocar a caixa das necessidades do seu gato no centro da casa, algo que o seu pet também não necessita de todo. Contudo também não deve afastar demasiado a caixa, uma vez que isso é pouco atrativo para o animal.

Deve encontrar um lugar íntimo e tranquilo para que o seu gato se possa sentir seguro na hora de fazer as necessidades dele.

Ao colocar a caixa de areia, também deve evitar aqueles espaços onde possam existir correntes de ar frio, uma vez que assim o gato não se sentirá confortável e não usará o seu espaço. Outro ponto importante é que você não deve colocar a caixa perto do bebedouro e do comedouro.

Por que meu gato não usa a caixa de areia - Onde colocar a caixa de areia do gato

Meu gato está doente?

Se está questionando porque o seu gato não utiliza a caixa de areia, uma das causas que deve descartar de forma prioritária é a doença. Alguns transtornos patológicos podem provocar o mau funcionamento dos rins ou inflamação renal, que causa dores ao gato e faz com que ele associe a caixa de areia ao mau-estar físico, evitando o seu uso.

Outros problemas de saúde que causem dor e/ou desconforto no seu gato também podem ser o motivo pelo qual ele está estressado e está urinando fora da caixa de areia.

Por que meu gato não usa a caixa de areia - Meu gato está doente?

Gato urina para marcar território

Principalmente gatos machos não castrados, podem marcar o território com urina. Esta situação é mais comum em mudanças no ambiente, como um novo membro na família ou até mesmo uma simples mudança na decoração pode causar algum estresse. A presença de um novo pet na casa também é um motivo comum que despoleta este comportamento. Veja o nosso artigo com dicas para o meu gato não marcar território.

Conselhos para um bom uso da caixa de areia

De seguida, mostramos alguns conselhos que permitem que o seu gato possa utilizar a caixa de areia adequadamente. Se seguir essas orientações simples, pode conseguir que o seu gato use a caixa de areia sem dificuldade:

  • Se o seu gato apresenta esse problema de comportamento, deve consultar o seu veterinário para que ele descarte qualquer problema físico. Depois de descartados os possíveis problemas físicos, garanta que reúne as seguintes condições.
  • O seu gato deve ter acesso a uma caixa de areia aproximadamente 1,5 vezes maior que o seu tamanho. Veja o nosso artigo sobre qual a melhor caixa de areia para gatos.
  • A areia deve ocupar aproximadamente 4 centímetros de altura na caixa.
  • O gato pode realizar as suas necessidades fora da caixa de areia expressando um comportamento territorial. Se você possui mais do que um gato, recomendamos que cada um tenha a sua própria caixa de areia e um caixa extra. Consulte o nosso artigo em que falamos sobre quantas caixas de areia por gato.
  • Se os problemas físicos já foram descartados e a origem é comportamental, consulte um médico veterinário especialista em comportamento animal, ou seja, um etólogo.
Por que meu gato não usa a caixa de areia - Conselhos para um bom uso da caixa de areia

Você quer oferecer o melhor ao seu gato?

Para evitar qualquer problema de comportamento do seu pet, também deve proporcionar um ambiente que proporcione o seu entretenimento e que satisfaça a sua inquietação. Por isso, recomendamos que dê uma olhada nos diferentes brinquedos para gatos. Você não precisa de gastar muito dinheiro, existem vários brinquedos que você pode fazer com papelão ou mesmo material reciclado.

Por que meu gato não usa a caixa de areia - Você quer oferecer o melhor ao seu gato?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato não usa a caixa de areia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Karina
Adotei uma gata filhote a 1 mês e ela NUNCA fez xixi na caixinha voluntariamente. O cocô ela faz na caixinha. O xixi ela só faz quando eu coloco ela na caixinha e espero uns 5 minutos. Já na cama, no sofá, na cama dos cachorros ela mal sobe e já faz o xixi. Eu não sei mais o que fazer. A caixinha está num lugar calmo e isolado mas de fácil acesso pra ela, longe da ração, longe de barulhos, sempre limpa.
A sua avaliação:
Vanessa
Meu gato já tem 2 anos, macho, castrado, já consultei veterinário, a saúde dele está boa. Já troquei o tipo de areia, usei sílica fina, grossa, farinha de mandioca, areia própria pra gatos, todos os tipos já foram testados. Desde quando eu o adotei, ele poucas vezes usou a areia. Temos 3 gatos em casa, 4 caixas de areia, limpo todas as vezes que os vejo usando e nada do meu bebê fazer no local correto. Agora ele elegeu a porta de casa para fazer todas as necessidades. Eu realmente não sei mais o que tentar...mas todos os dias ter que esfregar o chão com todos os produtos possíveis tem sido um tanto quanto cansativo. Eu já fiz agrados quando ele fez no local correto, deu bronca no local incorreto, depois parei de dar bronca, porque ouvi dizer que seria traumatico. Resumindo SOCORRO rsrsrsrs
KARINA
Estou com problema parecido, pelo menos o seu faz no chão. E a minha que faz na minha cama e no sofá? Eu não sei mais o que fazer também. Ela só faz o coco na caixinha, o xixi ela faz em qualquer outro lugar.
A sua avaliação:
Margareth maria leão
Não usar a caixa de areia ele só quer fazer cocô dentro do box do banheiro perto do vaso ele não quer saber de areia caixa de areia não sei o que eu faço com ele ele já tem três meses.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Margareth! Você já testou as orientações do artigo?
A sua avaliação:
Giulia
Meu gato as vezes não quer urinar na areia, uso aquelas caixas que dão mais privacidade e ele adora usar a areia, está sempre limpinha as vezes ele só não quer ir para areia acontece que ele acorda vai para areia deita eu tiro ele da areia e ele vai para a outra caixa olha e vai para o meu banheiro e urina ou do lado da caixinha de água dele ou no box, e as vezes ele não faz isso. Me ajudem pf
Ediane
Olá, tenho um casal de gatos adultos, sempre usaram a caixa de areia (são três), ultimamente o gato esta usando a caixa apenas para xixi, o coco ele anda fazendo pela casa (no sofá, tapetes, porta do quarto), mesmo com as caixas limpas e a mesma areia, quando ele faz isso fica escondido. O que pode ser ?
Luísa Savala
Oi Ediane! Temos um artigo sobre como ensinar gato a usar caixa de areia que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-21144.html
De qualquer forma, se essas dicas não funcionarem, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Brena Almeida
Eu adotei um filhote de gato, de idade, mais ou menos 2 meses. Ele defeca na caixa de areia que coloquei perto dele, mas não cobri as fezes e nem o xixi. Gostaria de saber qual a explicação e o que posso fazer.
A sua avaliação:
Nathalia de Andrade Ribeiro
Oi Mariana ☺
Tenho dois gatos em casa, e um deles começou a fazer coco fora da caixa de areia do nada. Não trocamos a areia, o tamanho é perfeito, limpo ela todos os dias e o coco dela está normal - não parece constipação ou diarreia, na verdade ela me parece super bem.
Por conta da chuva excessiva, colocamos as caixas no banheiro por uns dias e ela estava usando normal lá, dai parou de usar de repente e por isso voltamos a caixa para o local original, mas ela continuo fazendo fora. Há uma semana mais ou menos ela voltou a usar a caixa dela, mas hoje fez fora de novo.
Ana Paula Rocha
Tenho dois gatos que são irmãos, foram resgatados das ruas ainda bebês e hoje eles tem 3 anos e 3 meses. Mas um deles, anda marcando território com urina. Ele costuma cheirar os vasos de planta, a porta, os cantinhos da sala e aí sai marcando. Eu o repreendo assim que vejo, mas ele retorna nos mesmos lugares e mais alguns novos. Isso faz alguns meses, mas percebi que ele parou de fazer isso quando os gatos da rua pararam de passear no muro da minha casa por um tempo, mas agora estão de volta. Não sei mais o que fazer. Temos uma caixa de areia nas áreas externa e interna da casa. Vejo que quando ele quer fazer xixi ele utiliza corretamente as caixas.
Giulia
Castra
Paulo Cesar
Eu comprei tudo novo, caixa areia daí ela entrou começou a cheirar e jogar para fora e por várias vezes ela está usando outro lugar para fazer as fezes. Voltei a colocar a caixa anterior de novo mas com a areia nova e mesmo assim persiste em fazer noutro local.
Bruna
Adotei um filhote de rua há dois dias. E Ele sempre faz cocô nos mesmos locais da casa, mas locais onde não tem como deixar a caixa de areia. já coloquei ele diversas vezes na caixa. e nada...o que eu faço?
Claudemir
Tenho um casal de gatos filhotes q usam acaixa de areia não só pra fazer as necessidades como tbm para deitar e descansar. O q fazer??
Ana Paula Rocha
Claudemir, os meus felinos quando eram filhotes também faziam a mesma coisa, mas eu sempre os tirava do local. Mas passado algum tempo eles pararam de fazer isso. Acho que esse comportamento é é muito comum entre os filhotes.
Ricardo
As minhas quando filhote também comiam (são grânulos de cereais), comportamento que foi embora com o tempo (já tinham sido descartadas outras razões).
1 de 6
Por que meu gato não usa a caixa de areia