Educação básica

As 5 liberdades do bem-estar animal

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 16 junho 2023
As 5 liberdades do bem-estar animal

Não sabe o que são as 5 liberdades do bem-estar animal? Antes de começar a trabalhar com um cachorro pensando que tem possíveis problemas de comportamento devemos perguntar-nos se as suas 5 liberdades estão garantidas.

Cumprir com este requisito básico permite-nos medir o nível de bem-estar no nosso animal e certificar-nos que, embora mostre um comportamento ou outro, o nosso pet encontra-se mentalmente bem na medida do possível e do que lhe podemos dar.

Você garante as 5 liberdades do bem-estar animal? Descubra em seguida neste artigo do Perito Animal.

Índice

  1. Livre de sede, fome ou má nutrição
  2. Livre de desconforto
  3. Livre de dor e doenças
  4. Liberdade de se expressarem
  5. Livre de medo e stress

Livre de sede, fome ou má nutrição

Embora nos pareça algo impensável, que o nosso animais possa ter sede ou fome, em algumas ocasiões pode acontecer sem que nos tenhamos dado conta. Como?

A água deve estar sempre disponível para o seu animal de estimação incluindo à noite, ou seja, antes de você ir dormir deve confirmar que o animal tem água. No inverno e especialmente se vivemos em um local frio devemos certificar-nos que a camada superior da água não congelou, para evitar que isso aconteça ponha a água dentro de casa.

Quanto à comida é importante que se saiba que tipo de alimento é que nosso animal de estimação precisa, sendo que deve ser sempre de qualidade. Pode pensar que lhe dá um alimento muito bom e em quantidade embora na realidade isso possa não ser bem assim. Identifique os sinais que o seu pet lhe dá.

As 5 liberdades do bem-estar animal - Livre de sede, fome ou má nutrição

Livre de desconforto

O conforto é algo básico que depende diretamente do ambiente que o seu animal deve ter no dia a dia. Deve ter uma cama, um ninho ou uma toca confortável onde possa relaxar e descansar, uma temperatura ambiente estável, brinquedos e acessórios para se distrair assim como a segurança e tranquilidade de que se encontra num local confortável. Os animais de estimação de idade avançara como cães e gatos precisam de um conforto extra devido à sua situação e condição física.

As 5 liberdades do bem-estar animal - Livre de desconforto

Livre de dor e doenças

Não podemos afirmar que temos um cão que cumpre as 5 liberdades se este tiver alguma doença ou dor. Lembre-se que embora não sofra uma infeção por parasitas ou uma doença grave, problemas como a artrose canina ou a conjuntivite nos gatos podem criar-lhe mal-estar generalizado que o fará agir de uma forma menos amigável.

Preste atenção aos sinais que podem indicar mal-estar no seu animal de estimação quer seja um gato, cão ou inclusivamente um hamster. É muito importante que os revise periodicamente uma vez que eles não conseguem dizer-nos que se sentem mal.

Conheça as doenças mais comuns nos gatos.

As 5 liberdades do bem-estar animal - Livre de dor e doenças

Liberdade de se expressarem

O cachorro deve poder expressar-se livremente no meio em que vive e habita, por esse motivo é fundamental ter uma boa comunicação com o nosso animal de estimação e saber o que precisa:

  • Deixe-o explorar e cheirar: Isso permitirá adaptar-se ao ambiente em que vive, identificar os animais de estimação que vivem à sua volta, situar-se em um determinado local, realizar as suas tarefas diárias de procura por alimento (como faria na natureza) etc.
  • Atividade: É muito importante que o seu cachorro pode fazer todo o exercício que precisa, só dessa forma é que ficará livre de stress, estará mais feliz e realizado. É muito importante que respeite este ponto.
  • Contato com as pessoas: Os cães que passaram toda a sua vida junto com pessoas desejam o contato com elas, faz com que se sintam socializados e felizes. Por vezes podem chegar a gerar estereotipias só para que lhes prestemos atenção e lhes demos carinho. Não deixe de mimar o seu cachorro, gato ou qualquer outro animal que esteja acostumado à sua presença e mimos. Se não o fizer pode criar um grave problema de ansiedade ou depressão.
  • Contato com outros animais de estimação: Se o seu animal doméstico conviveu com outros da sua espécie ou de outra,pode deprimir se ficar sozinho.
As 5 liberdades do bem-estar animal - Liberdade de se expressarem

Livre de medo e stress

Por fim e para acabar a lista das 5 liberdades do bem-estar animal devemos certificar-nos de que o nosso animal não sofre de medo ou stress, e esta é a parte complicada de conseguir porque nem sempre sabemos quais são os seus receios, assim sendo aconselhamos que:

  • Não o force a relacionar-se se não lhe apetece
  • Premeie a calma e tranquilidade
  • Não o castigue nunca através da força física
  • Ensine-o a perceber o "NÃO"
  • Use sempre o reforço positivo
  • Não gere situações que o façam passar mal
  • Identifique os seus medos e tente fazer com que ele os supre sempre acompanhado de um especialista
As 5 liberdades do bem-estar animal - Livre de medo e stress

Se deseja ler mais artigos parecidos a As 5 liberdades do bem-estar animal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
camila
Artigo muito necessário, incrível, obrigada pelas reflexões!
A sua avaliação:
Cida Bertollo
Importantíssimo disseminar essas informações, uma vez que a temos presenciado atos de crueldade e maus tratos com bastante frequência. Mas também é importante para todos que amamos e temos animais sob nossa guarda, porque nem sempre respeitamos o direito do animal de expressar sua natureza, que não pede sapatinhos, perfumes, gravatas, etc. que tem mais relação com nossas vaidades! Que todos possamos refletir sobre nossos motivos para amar os animais!
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cida, é isso mesmo!
Muito obrigado por partilhar a sua opinião com a nossa comunidade :)
1 de 6
As 5 liberdades do bem-estar animal