Partilhar

Aranhas mais venenosas do Brasil

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 16 novembro 2017
Aranhas mais venenosas do Brasil

As aranhas são animais absolutamente incríveis e que vivem espalhadas pelo mundo. Algumas delas são totalmente inofensivas, mas outras são muito venenosas podendo, com o veneno delas, matar o ser humano e outros animais. As aranhas pertencem ao filo dos artrópodes, tendo como característica possuírem um esqueleto externo composto por quitina. O nome dado a esse esqueleto é exoesqueleto. A principal função dele, para além de sustentação, é evitar perdas de água para o meio externo.

As aranhas existem em quase todas as partes do mundo e o Brasil não é excepção. Se você tem curiosidade em saber quais são as aranhas mais venenosas do Brasil, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Qual é a aranha mais venenosa do mundo?

Aranhas armadeiras

A aranha armadeira (Phoneutria) é uma aranha que pode fazer qualquer um tremer. São uma espécie bastante agressiva, embora não ataquem a não ser que se sintam ameaçadas. Por isso, é melhor mesmo deixar ela viver a vida dela em paz enquanto você vive a sua!

Quando se sentem ameaçadas, levantam as patas dianteiras e ficam apoiadas nas traseiras. Saltam com muita rapidez em direção do inimigo para o picar (conseguem saltar a uma distância de 40 cm). Daí vem o nome dela de armadeira, porque se "arma".

São animais notívagos e que caçam e imobilizam as presas deles através do veneno poderoso delas. Não vivem em teias, elas habitam em troncos, bananeiras, palmeiras etc. Nas habitações elas são encontradas em lugares escuros, como atrás de móveis e dentro de sapatos, cortinas etc. Elas gostam de estar escondidas, não procuram fazer nenhum mal para você. O que por vezes acontece é que você e ela estão habitando a mesma casa. Quando você a descobre e ela se assusta, ataca, pois está se sentindo ameaçada. Outra característica do ataque desta aranha para é que ela se finge de morta e ataca quando a presa menos espera.

Aranhas mais venenosas do Brasil - Aranhas armadeiras

Aranha viúva negra

A viúva-negra (Latrodectus) é uma das aranhas mais conhecidas do mundo. Os machos vivem na teia da fêmea e geralmente morrem logo após o acasalamento e daí o nome dessas aranhas. Certas vezes, o macho pode servir de alimento para a fêmea.

Por hábito, estas aranhas não são agressivas, a não ser que sejam apertadas. Por vezes, em legítima defesa, ao serem perturbadas na teia delas, deixam-se cair, ficando imóveis e se fingindo de mortas, atacando posteriormente.

Ela vivem no meio da vegetação, ocupando buracos. Podem ser encontradas em outros lugares, como latas, que utilizam para se proteger da chuva, caso não exista vegetação por perto.

Os acidentes que ocorrem com estas aranhas são sempre com as fêmeas (já que os machos vivem nas teias das fêmeas, servindo quase exclusivamente para a reprodução da espécie).

Aranhas mais venenosas do Brasil - Aranha viúva negra

Aranha marrom

A aranha-marrom (Loxosceles) é uma aranha mais pequena (cerca de 3 cm) mas com um veneno muito potente. Dificilmente uma aranha destas vai picar você, a não ser que a pise ou se sente em cima dela sem querer, por exemplo.

Estas aranhas são notívagas e vivem em teias irregulares junto de raízes de árvores, folhas de palmeira, grutas, etc. O habitat delas é muito diverso. Por vezes são encontradas dentro de residências, em zonas mais frias do país, pois preferem climas frios. É comum encontrar estas aranhas em sótãos, garagens ou entulhos de madeira.

Aranhas mais venenosas do Brasil - Aranha marrom

Aranha de jardim

A aranha de jardim (Lycosa), também chamada de aranha de grama, tem esse nome por ser frequentemente encontrada em jardins ou quintais. São aranhas pequenas, cerca de 5 cm, caracterizadas por um desenho em forma de seta no abdômen. Tal como a aranha armadeira, esta aranha pode levantar as patas dianteiras antes do ataque. Porém, o veneno desta aranha é menos poderoso do que o da armadeira.

Os especialistas, aracnólogos, dizem que não vale a pena você se preocupar demasiado com as aranhas. Estes pequenos seres, apesar de parecerem muito assustadores, não têm nada especialmente contra você. É muito raro atacarem, a não ser que não tenham outra possibilidade. Claro que os acidentes acontecem, principalmente porque elas são muito pequenas e quando você se apercebe que ela ali está, já lhe tocou ou sem querer a ameaçou e não tem outra hipótese a não ser atacar para se defender.

Se vir uma aranha não a tente matar, lembre-se que se falhar ela pode atacar você antes. Para além disso, ela também tem direito a vida não é? Devemos, sempre que possível, promover uma vida em harmonia com todos os seres que habitam este planeta.

Se tem curiosidade sobre aranhas, conheça também a aranha mais venenosa do mundo.

Aranhas mais venenosas do Brasil - Aranha de jardim

Se deseja ler mais artigos parecidos a Aranhas mais venenosas do Brasil, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Aranhas mais venenosas do Brasil

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Elis Regina Braz Pedroza de França
Encontrei essa aranha em meu travesseiro e gostaria de saber que aranha é essa, é venenosa? Obrigada pela atenção
Milene Gladzik
Encontrei essa aranha dentro de casa, e outra bem maior (acredito ser uma armadeira no pátio). Gostaria de ajuda para identificá-la. Ela está no pé da mesa e mede em torno de 4 a 5 cm. Grata.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Milene! Pela foto parece ser uma aranha da família Lycosidae popularmente conhecida como aranha-lobo e, esse tipo de aranha não é perigosa para os seres humanos. No entanto, elas são facilmente confundidas com as aranhas de jardim que são muito venenosas. Você pode ver mais informações sobre as aranhas mais venenosas do Brasil nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/aranhas-mais-venenosas-do-brasil-22292.html
De qualquer maneira, é importante que você busque ajuda de um veterinário de confiança para ter a certeza de qual tipo de aranha se trata.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Milene Gladzik
Obrigada pela ajuda e orientação.
VALDOMIRO GUARATO JUNIOR
Encontrei esta aranha em minha chácara depois que cortei a grama.
É normal elas saírem depois que corta a grama?
ROGE FERRAZ DE CAMPOS
gostaria de saber que aranha é esta
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Roge! Sem ver a aranha não conseguimos dizer com exatidão qual é, no entanto, parece ser uma aranha de jardim também conhecida como aranha de grama.
Isleide Silva
Como posso enviar imagem de uma aranha encontrada em casa?

Aranhas mais venenosas do Brasil
1 de 5
Aranhas mais venenosas do Brasil

Voltar ao topo da página