Vespa faz mel?
As vespas são um grupo de insetos classificados na ordem dos himenópteros, na qual também se encontram as abelhas e as formigas. Dependendo da espécie, as vespas podem ter comportamentos eussociais, como as abelhas, ou podem ser de hábitos solitários. Embora a maioria das espécies não desempenhe um papel importante como polinizadoras, algumas vespas desempenham essa função e também fazem parte das redes tróficas dos ecossistemas em que habitam.
As abelhas melíferas são mundialmente reconhecidas por sua habilidade na produção de mel, mas e as vespas? Vespa faz mel? A verdade é que existe um grupo muito reduzido de vespas que produz mel, pertencente ao gênero Brachygastra. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual explicamos quais vespas produzem mel e de que forma.
Vespas também produzem mel?
O mel é um produto elaborado através do processamento do néctar obtido das flores, cuja principal função é alimentar as abelhas durante os períodos em que as flores são escassas devido às condições ambientais. Dessa forma, as abelhas como a Apis mellifera são altamente produtivas na produção de mel, que é aproveitado globalmente para consumo.
A maioria das espécies de vespas não produz mel, embora muitas também se alimentem do néctar das flores. No entanto, algumas poucas espécies são produtoras de mel. Esse é o caso de um grupo conhecido como vespas melíferas do gênero Brachygastra, que são nativas das Américas e se estendem principalmente do México para o centro e sul do continente.
No entanto, as vespas do gênero Brachygastra não são grandes produtoras de mel em termos de quantidade, em comparação com as abelhas melíferas. Além disso, algumas das plantas das quais essas vespas coletam néctar são venenosas, o que pode tornar seu mel tóxico. Além disso, há relatos de que as vespas desse gênero são agressivas e que suas picadas são dolorosas, o que também limita a obtenção de seu mel.
Quais vespas produzem mel e como?
Uma característica das vespas produtoras de mel é que elas têm hábitos sociais com uma estrutura hierárquica. Por outro lado, as vespas solitárias não produzem mel. Portanto, as vespas que produzem mel realizam um processo semelhante ao das abelhas melíferas:
- Coletam néctar de várias flores;
- Parte do néctar é consumido, mas outra parte é armazenada em um papo especial utilizado exclusivamente para essa substância;
- Após acumular néctar suficiente, elas retornam ao ninho e regurgitam o néctar, que é então recebido por vespas operárias que também transportam a substância para seus paps e a misturam com algumas enzimas que ajudam a formar o mel;
- O néctar processado é armazenado e, à medida que perde umidade, transforma-se em mel, essa substância viscosa que conhecemos.
Espécies de vespas que produzem mel
São poucas as espécies de vespas produtoras de mel, sendo as seguintes as mais representativas:
- Vespa-do-mel-mexicana (Brachygastra mellifica);
- Marimbondo farinha seca (Polybia occidentalis).
Por que as vespas não produzem mel?
A principal razão pela qual a maioria das vespas não produz mel é devido aos seus hábitos alimentares. As abelhas melíferas produzem mel como uma forma de armazenar comia a longo prazo quando as flores são escassas, pois não têm outra fonte de alimento além do néctar e do pólen das flores, que é de onde retiram carboidratos e proteínas.
Ao contrário das abelhas, a maioria das vespas são predadoras ou necrófagas. Embora algumas se alimentem de néctar, frutas e outras fontes vegetais em sua fase adulta, durante a fase larval, consomem animais fornecidos pela mãe. Nesse sentido, por terem uma alimentação onívora e, portanto, mais variada, não dependem da produção e armazenamento de um produto como o mel.
Também há uma diferença no tipo de colônia em que esses insetos se organizam. As abelhas têm colônias mais estáveis e geralmente com um maior número de indivíduos, por isso precisam armazenar alimentos como o mel. As vespas, por outro lado, costumam ter colônias sazonais de menor número e com mais alimentos disponíveis ao longo das temporadas. Além disso, há espécies de vespas com hábitos solitários.
As vespas formam colmeias?
O termo colmeia está mais relacionado às estruturas onde vivem as abelhas - é o local de criação e armazenamento do mel que elas produzem. Nesse sentido, as vespas não constroem colmeias, mas sim ninhos, que variam conforme o tipo ou espécie de vespa.
Nesse contexto, as vespas elaboram diversos tipos de ninhos que variam em estrutura e material. Alguns exemplos são:
- Ninhos de fibra vegetal: conhecidos como ninhos de papel, são elaborados a partir de materiais como madeira processada pelas vespas. Esses ninhos costumam ser pouco resistentes;
- Ninhos de barro ou lama: possuem uma textura arenosa;
- Ninhos tipo favo: podem estar cobertos ou não por uma estrutura externa protetora e são feitos de fibra vegetal;
- Ninhos individuais e subterrâneos.
Os ninhos de vespas são principalmente sazonais e são construídos para a criação das larvas durante uma temporada de crescimento. Depois que a colônia se desenvolve, os ninhos costumam ficar vazios e não são reutilizados. Confira nosso artigo sobre "Tipos de ninhos de vespas".
O que as vespas fazem?
Embora as vespas não sejam reconhecidas por serem produtoras de mel, elas desempenham um papel importante nos ecossistemas:
- Controle biológico de pragas. Muitas espécies de vespas predadoras caçam e se alimentam de outros insetos que são pragas agrícolas, como lagartas e pulgões. Isso pode ser útil porque, além de minimizar as populações dessas pragas, reduz-se o uso de agrotóxicos. Em alguns casos, as vespas não consomem diretamente os insetos capturados. Em vez disso, elas os capturam e imobilizam, levando-os para seus ninhos para que sejam parasitados pelos ovos e, posteriormente, pelas larvas, que os utilizam como fonte de alimento;
- Certas espécies de vespas são polinizadoras de plantas, ainda que não sejam tão eficientes quanto as abelhas. Ao visitar as flores para obter néctar, elas transferem o pólen de uma flor para outra, o que beneficia tanto os ecossistemas naturais quanto, em alguns casos, os cultivos;
- Também servem como alimento para outros animais, como aves, mamíferos, aranhas e até mesmo outros insetos. Dessa forma, fazem parte das cadeias alimentares essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas.
Agora que você sabe que as vespas não produzem mel, exceto as pertencentes ao gênero Brachygastra, não deixe de aprender mais e descubra tudo sobre os "Tipos de insetos: nomes e características".
Se deseja ler mais artigos parecidos a Vespa faz mel?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Andena, S. R., & Carpenter, J. M. (2012). A phylogenetic analysis of the social wasp genus Brachygastra Perty, 1833, and description of a new species (Hymenoptera: Vespidae: Epiponini). American Museum Novitates, 2012(3753), 1-38.
- Hickman, C. P., Roberts, L. S., & Keen, S. L. (2009). Principios integrales de zoología.
- Reyes-Rosas, M. A., Loera-Gallardo, J., Lopez-Arroyo, J. I., & Buck, M. (2013). Brachygastra mellifica (Hymenoptera: Vespidae): Feeding behavior and preferential predation on Diaphorina citri (Hempitera: Liviidae) life stages in Mexico. Florida Entomologist, 96(4), 1588-1594.