menu
Partilhar

Tipos de ninhos de vespas

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 30 março 2022
Tipos de ninhos de vespas

Os marimbondos, nomes mais populares das vespas no Brasil, são insetos pertencentes à ordem Hymenoptera e correspondem a um grupo altamente diversificado, que inclui muitas espécies desenvolvidas globalmente, com exceção das zonas polares. Devido à sua grande diversidade, eles também têm diferentes tipos de hábitos. Por exemplo, alguns são grupos sociais e formativos, enquanto outros são solitários. Eles também têm diferentes formas de alimentação, com algumas consumindo matéria vegetal e certas espécies de néctar, e outras sendo predatórias e parasitárias.

Outro dos vários aspectos destes insetos é a construção de ninhos, pois eles formam abrigos diferentes, dependendo do grupo ao qual pertencem. Neste artigo do PeritoAnimal, gostaríamos de te apresentar informações sobre os diferentes tipos de ninhos de vespas, para que você possa aprender a identificá-los. Continue lendo e descubra quais são eles.

Também lhe pode interessar: Tipos de ninhos de aves

Como são os ninhos de marimbondos?

As vespas ou marimbondos são insetos com uma grande variedade de espécies, o que dá origem a uma grande variedade de hábitos ecológicos importantes, incluindo os abrigos ou ninhos que elas produzem. Neste sentido, os ninhos de marimbondos, também chamados de vespeiros, podem ser de várias formas, tais como arredondados ou esféricos, alongados como um vaso ou sem uma forma particular. Além disso, em alguns casos, há um único favo, enquanto em outros o ninho consiste de vários favos fechados por uma cobertura de proteção, que pode ter uma ou mais entradas.

O tamanho dos ninhos de vespa também varia. Alguns são pequenos, outros têm tamanho médio, mas foram relatados [1] ninhos gigantes de cerca de 2,5 metros, com uma população de cerca de 1.000 indivíduos. Por outro lado, a coloração do ninho depende principalmente do material utilizado pelas vespas para fazê-lo, que pode ser cinza, marrom claro, preto, esbranquiçado, amarelo claro e até verde fluorescente.

Conheça os diferentes tipos de marimbondos para saber mais sobre as diferentes espécies.

Como e onde as vespas constroem seus ninhos?

As vespas constroem seus ninhos de diferentes maneiras e certas espécies, como a vespa-asiática (Vespa velutina), têm um ninho principal construído pela rainha, que é pequeno, de cerca de 5 cm de tamanho, e que ela habitará com algumas vespas operárias. Eles então abandonam este ninho e constroem um ninho secundário, que primeiro é arredondado e depois se torna piriforme, atingindo um diâmetro de até 80 cm.

Uma das formas mais comuns de fazer os vários tipos de ninhos é utilizando material vegetal, como a polpa de madeira, que pode ser misturada com lama ou secreções vegetais (resina). O marimbondo pegará os materiais e os mastigará junto com sua saliva, produzindo uma mistura para construir o ninho.

Onde as vespas constroem seus ninhos?

Os lugares onde estes animais constroem seus ninhos variam, portanto alguns os fazem em árvores, o que lhes oferece alguma proteção e refrigeração, fixando-os no tronco ou galhos. Outros escolhem utilizar construções em nossas casas, mas também as fazem em buracos, rachaduras e até mesmo cavidades no solo. Os ninhos podem ser dispostos verticalmente ou horizontalmente e são fixados à superfície, seja de um lado do próprio ninho ou fazendo um pedúnculo do qual ele pende.

As vespas sociais fazem ninhos comunitários, que são construídos através do trabalho coletivo e sob a hierarquia comum estabelecida por esses insetos, como é o caso da Dolichovespula media e da Agelaia multipicta. Espécies solitárias, como alguns membros da subfamília Eumeninae conhecida como "vespas-oleiras", fazem ninhos individuais feitos de uma mistura de lama e matéria vegetal que elas processam. Algumas espécies também utilizam várias cavidades em paredes ou outros lugares para nidificar. Em alguns casos, vespas solitárias da mesma espécie se juntam para formar um ninho comum, mas cada indivíduo trabalha independentemente e se preocupa apenas em alimentar suas larvas, que são colocadas em células individuais.

No Brasil é muito comum encontrar ninhos de marimbondos em árvores, sob o telhado e até mesmo no chão.

Tipos de ninhos de vespas

Podemos diferenciar os tipos de ninhos de vespas pelo material utilizado para fazê-los e pela sua forma. Assim, dependendo do material, encontramos ninhos de vespas feitos de fibra vegetal e ninhos de marimbondos feitos de barro. Em termos de forma, distinguimos entre ninhos de favos de mel, ninhos individuais e ninhos subterrâneos.

Vejamos mais de perto os diferentes tipos de ninho de vespas:

1. Ninhos de vespas de fibra vegetal

Um dos materiais utilizados pelas vespas para fazer seus ninhos é a fibra vegetal, como a polpa de madeira, que elas amolecem com a boca e a saliva, embora possam misturá-la com outros materiais. Este tipo é feito principalmente desta parte da planta e geralmente são ninhos de menor rigidez. Estes são comumente chamados de "ninhos de papel".

2. Ninhos vespas de barro

O barro é outro material utilizado por esses insetos astuciosos para construir seus ninhos. É fácil ver quando o barro é o principal componente do ninho de marimbondos por causa de sua textura arenosa e sua cor cinza. Quando secos, estes ninhos de vespas são geralmente mais resistentes do que os anteriores.

3. Ninhos de vespas de favo de mel

As vespas podem fazer ninhos compostos por uma série de células individuais que se agrupam para formar um favo de mel que abriga os ovos que se desenvolverão em larvas. Estes ninhos também podem ser de dois tipos:

  • Protegidos por uma capa que envolve todo o favo, de modo que não é possível ver o interior do favo.
  • Sem o invólucro anterior.

Estes ninhos de vespas são feitos principalmente de fibra vegetal, como a polpa de madeira.

4. Ninhos de vespas individuais

Há também espécies solitárias que, em alguns casos, projetam ninhos menores, que são usados individualmente para pôr seus ovos e são, em sua maioria, feitos de barro.

5. Ninhos de vespas subterrâneos

Algumas espécies utilizam buracos ou cavidades no solo, mas também na parede ou em qualquer lugar que encontrem disponíveis, mesmo tocas abandonadas, dentro das quais fazem as diferentes células para a postura de seus ovos. Estas células são feitas de matéria vegetal e, em alguns casos, elas podem fechar a entrada com barro. É comum que elas deixem larvas de outros animais dentro para que a vespa que irá nascer possa se alimentar.

Tipos de ninhos de vespas - Tipos de ninhos de vespas

O que devo fazer se eu encontrar um ninho de marimbondos em casa?

Alguns marimbondos podem ser perigosos para pessoas sensíveis ou alérgicas, pois certas espécies podem picar e até mesmo ser muito agressivas. Neste sentido, se você encontrar um ninho de marimbondos em casa e ele for pequeno, indicando a existência de muito poucos indivíduos, você pode tentar removê-lo com a intenção de fazer com que os insetos saiam, mas tendo sempre muito cuidado para evitar um acidente. Entretanto, se o ninho não for mais tão pequeno, a melhor opção é recorrer a especialistas, que poderiam ser os bombeiros, por exemplo.

As vespas desempenham um papel ecológico importante nos ecossistemas como controladores biológicos e, embora em menor grau do que outros insetos, como polinizadores. Por esta razão, sempre que possível, é importante afastá-las sem utilizar produtos químicos que acabam matando-as, afetando outros insetos e deixando traços contaminantes no meio ambiente. Neste outro artigo, explicamos como espantar abelhas e vespas sem fazer dano a elas.

No vídeo a seguir do canal Nossa Ecologia, você vai descobrir 4 funções das vespas na natureza:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de ninhos de vespas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. ABC Ciencia (2013). Descubren en EE.UU. un descomunal nido de avispas de 2,5 metros. Disponível em: <https://www.abc.es/ciencia/20130626/abci-descubren-descomunal-nido-avispas-201306261208.html>. Acesso em 22 de março de 2022.
Bibliografia
  • ANTENA3 Noticias (2021). Las avispas comienzan a construir nidos fluorescentes. Disponível em: <https://www.antena3.com/noticias/ciencia/avispas-comienzan-construir-nidos-fluorescentes_202108276129ce4e975d6a0001c83be6.html>. Acesso em 22 de março de 2022.
  • Flórez, E., Yepes, F. y Rodríguez, E. (2010). Aprovisionamiento de nidos por la avispa alfarera Sceliphron asiaticum (Linnaeus, 1758) (Hymenoptera, Sphecidae) en Santafé de Antioquia, Colombia. Disponível em: <http://sea-entomologia.org/Publicaciones/PDF/BOLN_46/611612BSEA46NBSceliphron.pdf
  • Grissell, EE (abril de 2007). Avispas Potter de Florida. Universidad de Florida. Disponível em: <https://entnemdept.ufl.edu/creatures/misc/wasps/potter_wasps.htm>. Acesso em 22 de março de 2022.
  • Sôichi, Y., Mateus, S., Hozumi, S., Kudô, K. y Zucchi, R. (2009). ¿Cómo una colonia de Apoica flavissima (Hymenoptera: Vespidae, Epiponini) mantiene una temperatura constante? Ciencia entomológica. 12 (3): 341–345. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1479-8298.2009.00328.x>. Acesso em 22 de março de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Tipos de ninhos de vespas
1 de 2
Tipos de ninhos de vespas

Voltar ao topo da página