Curiosidades do mundo animal

Como espantar abelhas e vespas

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 24 abril 2023
Como espantar abelhas e vespas

Com o aumento das temperaturas, não é estranho encontrarmos vespas ou abelhas em nossos jardins, pátios ou durante uma caminhada. Como todos os insetos, elas desempenham um papel no ecossistema, especialmente as abelhas, que são uma peça fundamental para a polinização de espécies vegetais. Por outro lado, abelhas e vespas podem picar a nós e a nossos animais de estimação. Para evitar isso, neste artigo do PeritoAnimal, explicamos como espantar abelhas e vespas sem matá-las e sem prejudicá-las.

Os remédios caseiros para espantar abelhas e vespas que mostraremos a seguir não são nocivos ou prejudiciais, pois como apontamos, esses animais desempenham um papel essencial na manutenção da vida no planeta. Da mesma forma, não é necessário machucar esses insetos, ou qualquer outro animal, para mantê-los longe da sua casa, se é isso que você deseja. Continue lendo e aprenda como espantar e abelhas sem maltratá-las.

Também lhe pode interessar: Tipos de ninhos de vespas

Índice

  1. Características das abelhas e das vespas
  2. Cheiros que atraem abelhas e vespas
  3. Como espantar abelhas
  4. Remédios caseiros para espantar abelhas e vespas
  5. Como acabar com abelhas na piscina

Características das abelhas e das vespas

Começando pelas vespas, existem espécies de vida solitária, enquanto outras são consideradas animais sociais. No primeiro caso, as fêmeas adultas vivem e se reproduzem independentemente. Por outro lado, quando formam grupos, eles são constituídos por fêmeas, machos e operárias, com órgãos sexuais atrofiados. É uma fêmea, a rainha, que inicia a construção do ninho e cria a primeira geração de operárias, que continuam com a construção e manutenção, enquanto a rainha se dedica exclusivamente à postura dos ovos.

No final do verão, há uma primeira geração com capacidade reprodutiva. As fêmeas fertilizadas passam o inverno no ninho, e as demais morrem. Em relação ao relacionamento com os seres humanos, muitas espécies de vespas são consideradas benéficas por seu papel no controle de pragas na agricultura e horticultura. Por outro lado, eles têm um ferrão que lhes permite dar várias picadas sucessivas, para conseguir um melhor fluxo do veneno.

No caso das abelhas, a espécie Apis mellifera é a que alcançou a maior distribuição em todo o mundo. É um inseto social que constrói colmeias com células de cera em formato hexagonal. Há uma única rainha capaz de viver por vários anos, mas que se reproduz apenas uma vez. Ela vive na colmeia com machos, ou zangões, e operárias. Infelizmente, a população de abelhas está diminuindo em todo o mundo, o que representa um sério problema para os seres humanos, pois elas desempenham um papel fundamental na polinização.

Como as vespas, elas têm um ferrão com o qual podem picar humanos e outros mamíferos. Depois de fazer isso, o ferrão se desprende do corpo, causando a morte da abelha. Isso só acontece quando o ferrão é direcionado a um mamífero.

Dadas as funções importantes desses insetos, se você se pergunta como afastar abelhas e vespas de sua casa e de seus animais de estimação, é importante que tenha sempre em mente que não devemos prejudicá-las.

Cheiros que atraem abelhas e vespas

Para evitar as picadas irritantes e até perigosas desses insetos, a primeira coisa a fazer é impedir que se aproximem de nós. Assim, existem odores que atraem vespas e abelhas, como os frutais, doces ou os de alimentos, em geral. Portanto, evite deixar os alimentos descobertos no exterior ou perto de janelas abertas. Além disso, os cheiros frutados com os quais são feitos alguns perfumes, cremes ou qualquer outro cosmético, podem ter o mesmo efeito atraente nos insetos. É melhor não usá-los quando estiver no campo e quiser espantar vespas e abelhas, caso contrário, você vai atraí-las!

Outros fatores que atraem as vespas e abelhas

Lembre-se de que não são apenas os odores que chamam a atenção de abelhas e vespas. Roupas de cor amarela, fontes ou cursos d'água onde elas podem beber, ou luzes azuis, agem como um chamado para essas espécies. E, se essas recomendações não forem suficientes, na próxima seção, explicaremos os remédios caseiros mais eficazes para espantar vespas e abelhas.

Como espantar abelhas

Se você deseja saber como matar abelhas, destacamos que antes de qualquer coisa, é importante saber que elas são insetos fundamentais em nosso ecossistema. Se há uma ou outra em sua casa ou jardim, o melhor é não fazer nada. Agora, se o volume de avelhas ou vespas está incomodando e se elas começarem a construir uma colmeia perto de sua casa, então é melhor tomar precauções.

Se você precisa saber o que espanta abelha ou vespa, pode recorrer primeiro aos produtos com ação repelente contra esses insetos que são comercializados no mercado. Contudo, se você não tem nenhum em mãos, não pode usá-los, se esses produtos não têm se mostrado eficazes ou se você prefere usar remédios caseiros para espantar vespas e abelhas, pode se proteger usando a fumaça, que é um dos odores desagradáveis ​​para abelhas e vespas. Um churrasco ou velas acesas podem afastar esses insetos.

Plantas para espantar vespas e abelhas

Se você tem um jardim, terraço, pátio ou varanda, saiba que também existem plantas para espantar vespas e abelhas, cujo cheiro geralmente é desagradável para elas. As plantas mais eficazes para espantar esses insetos são:

  • Louro
  • Hortelã-verde
  • Menta
  • Jasmim
  • Citronela

As plantas que as repelem devem ser distribuídas em vasos em locais estratégicos da casa, como janelas, ou ser plantadas em diferentes partes do jardim. Além de repelir vespas e abelhas, essas plantas proporcionam à sua casa um excelente aroma, cor e frescor. Da mesma forma, louro, menta e hortelã-verde também podem ser usados ​​para cozinhar!

A citronela, por sua vez, é um excelente repelente natural para espantar mosquitos, é por isso que é comum encontrar velas de citronela. Nesse sentido, essas velas são duplamente eficazes, pois tanto a fumaça que elas emitem quanto seu aroma são eficazes para manter as vespas e abelhas afastadas sem matá-las.

Claro que, antes de escolher plantas para espantar abelhas e vespas, recomendamos que você verifique se elas não são prejudiciais a outros animais.

Como espantar abelhas e vespas - Como espantar abelhas

Remédios caseiros para espantar abelhas e vespas

Também se diz que o que espanta abelha e vespa é o vinagre, cebola, cravo, pepino, citronela, naftalina, cânfora ou anti traças, limão, laranja, essência de amêndoas amargas, alvejante, espelhos, etc. Esses tipos de remédios são muito simples de implementar e requerem produtos de uso comum ​​ou muito fáceis de encontrar. Então, como afastar abelhas de maneira eficaz sem prejudicá-las? Aqui estão algumas opções:

Limão para espantar abelhas e vespas

Cortar um limão em duas partes e colocá-las em um prato, ou acender uma vela com essa fragrância cítrica é um dos remédios mais eficazes e simples de executar. Você pode inclusive replicar esse remédio em vários espaços da casa.

Você também pode introduzir cravos-da-índia em um limão partido, já que ambos produtos são excelentes repelentes para vespas e abelhas. Essa é uma boa opção de como acabar com abelhas.

Naftalina para afastar abelhas e vespas

A naftalina deve ser armazenada em pequenos sacos de pano para pendurar ou distribuir pelo local onde você está. Obviamente, embora seja eficaz para espantar vespas e abelhas, você deve ter em mente que este produto é tóxico para cachorros e gatos; portanto, se esses animais vivem em sua casa, você deve escolher outros remédios.

Espelhos para repelir vespas e abelhas

Os espelhos podem ser pendurados em galhos de árvores ou nas janelas. Acredita-se que eles cegam as vespas e abelhas e, portanto, elas não se aproximam, o que faz dos espelhos uma excelente opção sobre como afastar abelhas.

Como espantar abelhas e vespas com cebola

Sim, a cebola também é desagradável para esses insetos, pois quando percebem seu aroma, eles se afastam completamente dele. Para usar este remédio, você deve cozinhar a cebola em água e usar o líquido resultante para borrifar a área onde você estará.

Como espantar abelhas com essência de amêndoas amargas

Embeber um pano com a essência de amêndoas amargas e deixá-lo no lugar que você deseja preservar manterá esses insetos afastados.

Como afastar abelhas e vespas com vinagre

As armadilhas para vespas e abelhas feitas de vinagre e água são usadas há muito tempo; no entanto, aqui no PeritoAnimal, não recomendamos o uso destes remédios, pois isso as prejudica. As armadilhas que consistem em uma garrafa cheia de água com algum outro produto, como o vinagre ou o açúcar acima mencionados, atraem as abelhas e vespas de modo que, quando elas se aproximam do cheiro, ficam presas e acabam se afogando. Portanto, são remédios que você deve rejeitar e substituir por aqueles que apenas as repelem, sem causar nenhum dano.

Como acabar com abelhas na piscina

Como mencionamos no início do artigo, a água pode atrair vespas e abelhas, por isso é totalmente normal vê-las em piscinas. Para afastá-las sem danificá-las, o mais recomendável é colocar diferentes plantas e flores classificadas como repelentes para criar essa barreira e impedir que elas queiram se aproximar.

Por outro lado, o truque dos espelhos também costuma funcionar nesses casos, portanto, não hesite em colocá-los nas árvores, se estiverem disponíveis.

Agora que você já sabe como espantar abelhas, pode te interessar saber os tipos de abelhas: espécies, características e fotos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar abelhas e vespas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • DA SILVA, Simone Rodrigues; SOUZA, Darclet Terezinha Malerbo; TOLEDO, Vagner de Alencar Arnaut. Métodos para atrair a abelha Apis mellifera L. em cultura de abacate (Persea americana Mill.). Acta Scientiarum. Animal Sciences, 2002, vol. 24, p. 889-896. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAnimSci/article/view/2338/1720>. Acesso em 24 de novembro de 2020.
  • CONEXÃO AMBIENTAL. Plantas que atraem abelhas. Disponível em: <http://www.conexaoambiental.pr.gov.br/Noticia/Plantas-que-atraem-abelhas>. Acesso em 25 de janeiro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Neuza
Estou com um enxame de abelha no meu telhado, mais estou com medo de mexer tem alguém especialista para tira-las .
A sua avaliação:
Daniel M.L.
~ Obrigado pelo artigo. =)
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos felizes em ajudar, Daniel!
A sua avaliação:
Elmano Silva Santos
Essa de colocar naftalina para espantar vespas NÃO FUNCIONA!!!!! É PURO ENGODO, MENTIRA SEM TASMANHO. USEI E NÃO ESPANTOU P....NENHUMA!!!!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Poxa, Elmano. Sentimos muito! Mas temos diversos relatos, inclusive em estudos científicos, que mostram que a naftalina espanta vespas e abelhas. No entanto, também sabemos que sempre existem exceções... você tentou as outras alternativas?
A sua avaliação:
Luciana
Estou preocupada, porque moro no quinto andar de um edifício e tenho encontrado abelhas dentro de minha casa com certa frequência. Queria saber se há como a colmeia delas estar próxima ou dentro de meu apartamento?
Junior
Boa tarde Provalvelmente . pode estar Proximo. Geralmente eles migrao de lugar em lugar. por causa da devastacao do Homem.
Luciana
Descobri com um amigo biólogo que são as africanas que estão aparecendo. O que me entristece é que as que encontro em casa acabam morrendo nas luminárias, não gosto de abelhas morrendo, elas são muito importantes. Queria saber como localizar a colmeia, pra que de repente um apicultor a movesse.
Jullian
sim, a possibilidade de algum enxame está dentro do apartamento é improvavel, vc geralmente ouve o zum zum zum delas se elas tiverem ninhos proximo de você, porem elas podem se aninhar em algum apartamento vazio ou em arvores, em diversos lugares proximo a seu apartamento, é importante não tentar bater com a mão ou até mata-las pois a colmeia estando proxima pode atacar, seria interessante conversar com vizinhos sobre isso para ver se alguem passa por esse problema, ou se for na sua residencia evite alimentos com mt açucar ou frutas expostos, geralmente elas vão onde tem glicose, frutose, alguma fonte de açucar e AGUA, evite deixar locais molhados por longos períodos. isso deve ajudar, se não procure orientação de um especialista apicultor da área, ele irá provavelmente irá lhe ajudar, passar bem!
Luciana
Poxa, Julian, pode ser apartamento próximo fechado, pois uma outra vizinha falou que tb as tem encontrado na cozinha. Sou contra matar abelhas, são muito importantes para o meio ambiente.
1 de 2
Como espantar abelhas e vespas