Partilhar

Como espantar abelhas e vespas

 
Por Maria Besteiros. 22 junho 2020
Como espantar abelhas e vespas

Com o aumento das temperaturas, não é estranho encontrarmos vespas ou abelhas em nossos jardins, pátios ou durante uma caminhada. Como todos os insetos, elas desempenham um papel no ecossistema, especialmente as abelhas, que são uma peça fundamental para a polinização de espécies vegetais. Por outro lado, abelhas e vespas podem nos picar a nós e a nossos animais de estimação. Para evitar isso, neste artigo do PeritoAnimal, explicamos como espantar abelhas e vespassem matá-las e sem prejudicá-las.

Os remédios caseiros para espantar abelhas e vespas que mostraremos a seguir não são nocivos ou prejudiciais, pois como apontamos, esses animais desempenham um papel essencial na manutenção da vida no planeta. Da mesma forma, não é necessário machucar esses insetos, ou qualquer outro animal, para mantê-los longe da sua casa, se é isso que você deseja. Continue lendo e aprenda como espantar e abelhas sem maltratá-las.

Também lhe pode interessar: Como espantar baratas

Características das abelhas e das vespas

Começando pelas vespas, existem espécies de vida solitária, enquanto outras são consideradas animais sociais. No primeiro caso, as fêmeas adultas vivem e se reproduzem independentemente. Por outro lado, quando formam grupos, eles são constituídos por fêmeas, machos e operárias, com órgãos sexuais atrofiados. É uma fêmea, a rainha, que inicia a construção do ninho e cria a primeira geração de operárias, que continuam com a construção e manutenção, enquanto a rainha se dedica exclusivamente à postura dos ovos. No final do verão, há uma primeira geração com capacidade reprodutiva. As fêmeas fertilizadas passam o inverno no ninho, e as demais morrem. Em relação ao relacionamento com os seres humanos, muitas espécies de vespas são consideradas benéficas por seu papel no controle de pragas na agricultura e horticultura. Por outro lado, eles têm um ferrão que lhes permite dar várias picadas sucessivas, para conseguir um melhor fluxo do veneno.

No caso das abelhas, a espécie Apis mellifera é a que alcançou a maior distribuição em todo o mundo. É um inseto social que constrói colmeias com células de cera em formato hexagonal. Há uma única rainha capaz de viver por vários anos, mas que se reproduz apenas uma vez. Ela vive na colmeia com machos, ou zangões, e operárias. Infelizmente, a população de abelhas está diminuindo em todo o mundo, o que representa um sério problema para os seres humanos, pois elas desempenham um papel fundamental na polinização. Confira o que aconteceria se as abelhas desaparecessem nesse artigo. Como as vespas, elas têm um ferrão com o qual podem picar humanos e outros mamíferos. Depois de fazer isso, o ferrão se desprende do corpo, causando a morte da abelha. Isso só acontece quando o ferrão é direcionado a um mamífero.

Dadas as funções importantes desses insetos, se você se pergunta como afastar abelhas e vespas de sua casa e de seus animais de estimação, é importante que tenha sempre em mente que não devemos prejudicá-las.

Cheiros que atraem abelhas e vespas

Para evitar as picadas irritantes e até perigosas desses insetos, a primeira coisa a fazer é impedir que se aproximem de nós. Assim, existem odores que atraem vespas e abelhas, como os frutais, doces ou os de alimentos, em geral. Portanto, evite deixar os alimentos descobertos no exterior ou perto de janelas abertas. Além disso, os cheiros frutados com os quais são feitos alguns perfumes, cremes ou qualquer outro cosmético, podem ter o mesmo efeito atraente nos insetos. É melhor não usá-los quando estiver no campo e quiser espantar vespas e abelhas, caso contrário, você vai atraí-las!

Outros fatores que atraem as vespas e abelhas

Lembre-se de que não são apenas os odores que chamam a atenção de abelhas e vespas. Roupas de cor amarela, fontes ou cursos d'água onde elas podem beber, ou luzes azuis, agem como um chamado para essas espécies. E, se essas recomendações não forem suficientes, na próxima seção, explicaremos os remédios caseiros mais eficazes para espantar vespas e abelhas.

Como espantar vespas

Se você precisa saber como espantar vespas e abelhas, pode recorrer primeiro aos produtos com ação repelente contra esses insetos que são comercializados no mercado. Contudo, se você não tem nenhum em mãos, não pode usá-los, se esses produtos não têm se mostrado eficazes ou se você prefere usar remédios caseiros para espantar vespas e abelhas, pode se proteger usando a fumaça, que é um dos odores desagradáveis ​​para abelhas e vespas. Um churrasco ou velas acesas podem afastar esses insetos.

Plantas para espantar vespas e abelhas

Se você tem um jardim, terraço, pátio ou varanda, saiba que também existem plantas para espantar vespas e abelhas, cujo cheiro geralmente é desagradável para elas. As plantas mais eficazes para espantar esses insetos são:

  • Manjericão
  • Louro
  • Hortelã-verde
  • Menta
  • Jasmim
  • Lavanda
  • Citronela

As plantas que as repelem devem ser distribuídas em vasos em locais estratégicos da casa, como janelas, ou ser plantadas em diferentes partes do jardim. Além de repelir vespas e abelhas, essas plantas proporcionam à sua casa um excelente aroma, cor e frescor. Da mesma forma, louro, menta, hortelã-verde e manjericão também podem ser usados ​​para cozinhar, então, o que mais você poderia pedir?! A citronela, por sua vez, é um excelente repelente natural para espantar mosquitos, é por isso que é comum encontrar velas de citronela. Nesse sentido, essas velas são duplamente eficazes, pois tanto a fumaça que elas emitem quanto seu aroma são eficazes para manter as vespas e abelhas afastadas sem matá-las.

Obviamente, antes de escolher plantas para espantar abelhas e vespas, recomendamos que você verifique se elas não são prejudiciais a outros animais pois, a lavanda por exemplo, geralmente costuma ter um odor desagradável para os gatos.

Como espantar abelhas e vespas - Como espantar vespas

Remédios caseiros para espantar abelhas e vespas

Também se diz que é possível afastar vespas com vinagre, cebola, cravo, pepino, citronela, naftalina, cânfora ou anti traças, limão, laranja, essência de amêndoas amargas, alvejante, espelhos, etc. Esses tipos de remédios são muito simples de implementar e requerem produtos de uso comum ​​ou muito fáceis de encontrar. Aqui estão alguns dos exemplos mais eficazes para manter vespas e abelhas afastadas sem danificá-las:

Limão para espantar abelhas e vespas

Cortar um limão em duas partes e colocá-las em um prato, ou acender uma vela com essa fragrância cítrica é um dos remédios mais eficazes e simples de executar. Você pode inclusive replicar esse remédio em vários espaços da casa.

Você também pode introduzir cravos-da-índia em um limão partido, já que ambos produtos são excelentes repelentes para vespas e abelhas.

Naftalina para afastar abelhas e vespas

A naftalina deve ser armazenada em pequenos sacos de pano para pendurar ou distribuir pelo local onde você está. Obviamente, embora seja eficaz para espantar vespas e abelhas, você deve ter em mente que este produto é tóxico para cachorros e gatos; portanto, se esses animais vivem em sua casa, você deve escolher outros remédios.

Espelhos para repelir vespas e abelhas

Os espelhos podem ser pendurados em galhos de árvores ou nas janelas. Acredita-se que eles cegam as vespas e abelhas e, portanto, elas não se aproximam, o que faz dos espelhos excelentes repelentes.

Espantar abelhas e vespas com cebola

Sim, a cebola também é desagradável para esses insetos, pois quando percebem seu aroma, eles se afastam completamente dele. Para usar este remédio, você deve cozinhar a cebola em água e usar o líquido resultante para borrifar a área onde você estará.

Essência de amêndoas amargas para afastar vespas e abelhas

Embeber um pano com a essência de amêndoas amargas e deixá-lo no lugar que você deseja preservar manterá esses insetos afastados.

Espantar abelhas e vespas com vinagre

As armadilhas para vespas e abelhas feitas de vinagre e água são usadas há muito tempo; no entanto, aqui no PeritoAnimal, não recomendamos o uso destes remédios, pois isso as prejudica. As armadilhas que consistem em uma garrafa cheia de água com algum outro produto, como o vinagre ou o açúcar acima mencionados, atraem as abelhas e vespas de modo que, quando elas se aproximam do cheiro, ficam presas e acabam se afogando. Portanto, são remédios que você deve rejeitar e substituir por aqueles que apenas as repelem, sem causar nenhum dano.

Como acabar com abelhas na piscina

Como mencionamos no início do artigo, a água pode atrair vespas e abelhas, por isso é totalmente normal vê-las em piscinas. Para afastá-las sem danificá-las, o mais recomendável é colocar diferentes plantas e flores classificadas como repelentes para criar essa barreira e impedir que elas queiram se aproximar.

Por outro lado, o truque dos espelhos também costuma funcionar nesses casos, portanto, não hesite em colocá-los nas árvores, se estiverem disponíveis.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar abelhas e vespas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Como espantar abelhas e vespas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como espantar abelhas e vespas
1 de 2
Como espantar abelhas e vespas

Voltar ao topo da página