Partilhar

Como as abelhas fazem o mel

 
Por Giselly Corrêa. 7 dezembro 2018
Como as abelhas fazem o mel

O mel é um produto de origem animal que o ser humano utiliza desde a vida nas cavernas. Antigamente, o excesso de mel era coletado de colmeias selvagens. Atualmente, as abelhas sofreram um certo grau de domesticação e seu mel e outros produtos derivados podem ser obtidos através da apicultura. O mel não só é um alimento potente e energético como também tem propriedades medicinais.

Quer saber mais? Neste artigo do PeritoAnimal você poderá descobrir como as abelhas fazem o mel, pois detalharemos o processo que elas seguem para prepará-lo e também para que ele é usado. Descubra abaixo!

Como as abelhas produzem o mel

A coleta do mel começa com uma dança. Uma abelha operária sai em busca de flores e, durante esta busca, pode percorrer longas distâncias (mais de 8 km). Quando ela encontra uma fonte de alimento em potencial, rapidamente vai até sua colmeia para avisar as companheiras para ajudá-la a coletar o máximo possível de alimento.

A maneira que as abelhas têm de informar as outras é uma dança, através da qual elas são capazes de saber com alta precisão em que direção a fonte de alimento está, o quão longe ela está e quão abundante ela é. Durante esta dança, as abelhas vibram seu abdômen de tal forma que são capazes de dizer tudo isso para o resto da colmeia.

Uma vez que o grupo é informado, saem para encontrar as flores. A partir delas, as abelhas podem obter duas substâncias: o néctar, da parte feminina da flor, e o pólen, que elas coletam da parte masculina. Em seguida, veremos para que servem essas duas substâncias.

Como as abelhas fazem o mel - Como as abelhas produzem o mel

Como a abelha faz o mel

As abelhas utilizam o néctar para fazer mel. Quando chegam a uma flor rica em néctar, sugam-na com sua probóscide, que é um órgão bucal em forma de trompa. O néctar é retido em sacos especiais conectados ao estômago, por isso, se a abelha precisar de energia para continuar voando, ela pode tirá-la do néctar acumulado.

Quando não conseguem carregar mais néctar, voltam para a colmeia e, uma que chegam vez lá, o depositam em um favo de mel juntamente com algumas enzimas salivares. Com movimentos fortes e sustentados de suas asas, as abelhas vão desidratando o néctar através da evaporação da água. Como dissemos, além do néctar, as abelhas acrescentam enzimas especiais que elas têm na saliva, necessárias para a transformação em mel. Uma vez que as enzimas foram adicionadas e o néctar foi desidratado, as abelhas fecham o favo de mel com uma cera única, produzida por esses animais graças a glândulas especiais chamadas glândulas ceríferas. Com o tempo, essa mistura de néctar e enzimas é transformada em mel.

Você já pensou que a produção de mel é um vômito da abelha? Como você pôde verificar, parte dele é mas não só, pois a transformação do néctar em mel é um processo externo ao animal. O néctar também não é vômito, pois não é um alimento parcialmente digerido, mas sim uma substância açucarada proveniente das flores, que as abelhas são capazes de armazenar em seu corpo.

Porque as abelhas fazem mel

O mel, juntamente com o pólen, é o alimento que as larvas das abelhas vão ingerir. O pólen coletado das flores não é diretamente digerível pelas larvas das abelhas. Ele precisa ser armazenado em favos de mel. As abelhas adicionam enzimas salivares, mel para evitar que entre ar e cera para selar o favo de mel. Depois de um certo tempo, o pólen se torna digerível pelas larvas.

O mel fornece glicose para larvas e o pólen, proteínas.

Como as abelhas fazem o mel - Porque as abelhas fazem mel

Tipos de mel de abelha

Você já se perguntou por que existem tipos diferentes de mel nos mercados? Cada espécie de planta produz néctar e pólen de consistência, cheiro e cor diferentes. Dependendo das flores que as abelhas de uma colmeia podem acessar, o mel que será produzido terá uma cor e sabor diferente.

Tudo sobre abelhas

As abelhas são animais essenciais para o meio ambiente porque, graças à polinização, os ecossistemas do planeta permanecem consistentes.

Por isso, convidamos você a descobrir em outro artigo do PeritoAnimal: o que aconteceria se não as abelhas desaparecessem?

Como as abelhas fazem o mel - Tudo sobre abelhas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como as abelhas fazem o mel, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Dornhaus, A. & Chittka, L. (2004). Why do honey bees dance? Behavioral Ecology and Sociobiology 55:395–401.
  • The Australian Honey Bee Industry Council. (2018). How Bees Make Honey. honeybee.org.au

Escrever comentário sobre Como as abelhas fazem o mel

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como as abelhas fazem o mel
1 de 4
Como as abelhas fazem o mel

Voltar ao topo da página