Curiosidades do mundo animal

Qual o tempo de vida das abelhas?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 19 setembro 2023
Qual o tempo de vida das abelhas?

As abelhas são um tipo de inseto com asas que se agrupam na ordem dos himenópteros, tornando-as parentes das vespas e formigas. Devido ao seu papel na polinização, compartilhado com outros animais, elas desempenham um papel fundamental na vida no planeta, sendo de grande importância até mesmo para os seres humanos. No entanto, devido às ações humanas, as abelhas estão sendo fortemente impactadas, colocando em risco os processos ecológicos nos quais participam.

Já se perguntou qual é a expectativa de vida das abelhas? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra qual o quanto tempo vive das abelhas.

Também lhe pode interessar: Qual é o tempo de gestação das vacas?

Índice

  1. Qual o tempo de vida da abelha-rainha?
  2. Qual o tempo de vida da abelha-operária?
  3. Tempo de vida de um zangão
  4. Quanto tempo vive uma abelha sem comer?

Qual o tempo de vida da abelha-rainha?

As abelhas podem viver em grupos altamente complexos, o que é chamado de eussocialidade, um alto nível de sociabilidade onde há cuidado cooperativo das novas gerações, divisão de trabalho, grupos divididos em reprodutivos e não reprodutivos, além de gerações sobrepostas. Dentro desse grupo formam-se subgrupos com tarefas específicas conhecidas como castas, nas quais encontramos as abelhas-rainhas, operárias e machos ou zangões. Nas duas primeiras castas, existem apenas fêmeas, e a reprodução é exclusiva das rainhas e zangões.

Os outros tipos de abelhas e, na verdade, a maioria das espécies, possui hábitos solitários, em que cada fêmea tem capacidade reprodutiva e constrói sua própria colmeia, cuidando e alimentando suas crias. Nesse caso, não encontramos castas, porque não há divisão de trabalho. Você pode encontrar mais informações sobre os "Tipos de abelhas: espécies, características e fotos" neste artigo.

As abelhas-rainhas são fêmeas dominantes que geralmente têm diferenças de tamanho em relação às operárias e zangões. Uma abelha-rainha virgem sai da colmeia e atrai os machos pela liberação de feromônios, que se reúnem ao redor dela para tentar acasalar. Ela se acasala com vários machos de uma só vez, fazendo isso cerca de quatro vezes. Passado esse período, ela jamais copulará novamente, pois acumula o esperma e o utiliza ao longo de sua vida reprodutiva ativa.

Como mencionamos, as abelhas rainhas são as únicas fêmeas férteis e são as principais reprodutoras, determinando o comportamento dos outros membros da colmeia, incluindo sua proteção. O papel reprodutivo de uma rainha implica que ela passa a maior parte do tempo colocando ovos, e uma única rainha pode colocar cerca de 200 mil ovos durante sua vida.

As rainhas não apenas colocam grandes quantidades de ovos, mas também controlam como esses ovos se desenvolvem. Se os ovos não forem fertilizados, serão machos. Por outro lado, se os ovos forem fertilizados, serão fêmeas. A forma como o desenvolvimento das operárias ou rainhas é diferenciado e está relacionado ao tipo de alimentação fornecida às larvas.

Mas qual o tempo de vida da abelha-rainha? Uma abelha-rainha levará cerca de 16 dias para atingir a fase adulta, e depois de pelo menos uma semana, começará a colocar ovos. Quanto à sua expectativa de vida, as abelhas-rainhas são as que mais vivem dentro da colmeia, geralmente atingindo entre 1 a 2 anos em média, mas há casos em que podem viver até 5 anos.

Um exemplo disso é observado em uma das espécies mais estudadas, a abelha-europeia (Apis mellifera), na qual as rainhas geralmente vivem de 2 a 3 anos, mas em condições ideais podem viver até cerca de 5 anos.

Você pode se interessar por nosso artigo com algumas "Curiosidades sobre as abelhas".

Qual o tempo de vida da abelha-operária?

As abelhas-operárias, assim como as rainhas, são exclusivamente fêmeas, constituindo assim uma casta exclusiva de fêmeas. Essas abelhas desempenham funções vitais para a vida da colmeia. Elas dividem o trabalho com tarefas específicas, como construir, buscar pólen e néctar, produzir mel, cuidar dos ovos enquanto estão incubando, alimentar as larvas, cuidar da rainha e proteger a colmeia. Como podemos ver, as abelhas-operárias são trabalhadoras incansáveis.

As abelhas-operárias podem ter uma vida ativa de aproximadamente 5 a 6 semanas durante o verão. No entanto, aquelas que estão ativas durante o inverno podem viver de 4 a 6 meses, sendo muito raro que uma abelha operária alcance um ano de vida. Durante sua vida, uma abelha-operária percorre cerca de 800 km em voos.

Você pode encontrar mais informações sobre esses insetos fascinantes em "Como as abelhas fazem o mel" e "Abelhas ameaçadas de extinção", ambos artigos do PeritoAnimal.

Qual o tempo de vida das abelhas? - Qual o tempo de vida da abelha-operária?

Tempo de vida de um zangão

Os zangões são as abelhas macho, cuja principal função é acasalar com as rainhas, permitindo que elas ponham ovos fertilizados. Embora os machos não busquem alimentos ou tenham funções específicas dentro da colmeia, em certos casos, se a temperatura oscilar muito, podem ajudar as operárias a regulá-la. Por outro lado, os machos dependem das operárias para se alimentarem, pois não podem obter alimento por si próprios.

O tempo total de desenvolvimento dos zangões, até emergirem como indivíduos adultos, é de cerca de 24 dias. Após isso, passados alguns dias, os zangões deixam a colmeia e se preparam para aguardar a chegada de abelhas-rainhas virgens com as quais irão acasalar. Quando um zangão copula com uma fêmea, ele morre pouco tempo depois. Desse modo, um zangão vive no máximo entre 4 a 8 semanas, sendo os que têm a menor expectativa de vida entre as abelhas.

Quanto tempo vive uma abelha sem comer?

Por serem insetos voadores, as abelhas têm uma demanda energética significativa devido ao gasto de energia envolvido no voo. Nesse sentido, as abelhas se alimentam de pólen, néctar de flores, mel e da geleia que produzem. Esses são alimentos ricos em açúcares, que fornecem uma quantidade substancial de energia.

Assim, as abelhas não podem sobreviver por muito tempo sem comer, pois se enfraquecem rapidamente, especialmente as operárias que desempenham funções fora da colmeia. Portanto, uma abelha pode viver sem se alimentar por cerca de um dia mas, após esse período, ela certamente perecerá.

Agora que você já sabe o tempo de vida das abelhas, não perca o vídeo a seguir do canal Nossa Ecologia no qual explicamos como as abelhas fazem mel:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual o tempo de vida das abelhas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Britannica, T. Editors of Encyclopaedia. (2023). Bee. Encyclopedia Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/animal/bee
  • Hammond, G. y M. Blankenship. (2009). "Apis mellifera". Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Apis_mellifera/
  • Skinner, J. (2023). How long do worker honey bees live?. Disponível em: https://bee-health.extension.org/how-long-do-worker-honey-bees-live/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Qual o tempo de vida das abelhas?