Remédios caseiros para desparasitar cães

Remédios caseiros para desparasitar cães

Se o seu cachorro tiver contato frequente com o exterior, brincar com outros animais e, além disso contar com um jardim em casa, é muito mais suscetível a contrair uma infestação por parasitas, sendo os mais habituais as pulgas e os carrapatos.

Desde cedo, a desparasitação é imprescindível para preservar a saúde do seu animal, pois caso contrário poderá contrair doenças graves, sobretudo no caso da presença de carrapatos. Os produtos que geralmente se utilizam para eliminar os parasitas externos são eficientes, mas também muito prejudiciais, sobretudo se tivermos em conta que existem inúmeros remédios naturais muito eficientes.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar alguns remédios caseiros para desparasitar o seu cachorro.

Vinagre de maçã e água

O vinagre de maçã é um excelente ingrediente, uma vez que possui vários benefícios quando o aplicamos na saúde veterinária. Trata-se de um líquido capaz de agir como um eficaz repelente contra piolhos, pulgas e carrapatos, além disso, ajudará a aumentar a resistência natural do cachorro contra vírus e bactérias.

Para o utilizar na desparasitação devemos misturá-lo em partes iguais com água e utilizar esta mistura para dar banho ao nosso cachorro, também o podemos aplicar várias vezes por dia de forma tópica no pelo do cachorro utilizando um algodão. O ideal é dar-lhe banho e depois aplicar de forma tópica o vinagre até não conseguirmos ver sinais da presença de parasitas.

Óleo essencial de árvore de chá

Trata-se de um dos melhores remédios naturais para desparasitar o cachorro, devido à sua ação antisséptica, antifúngica, antiviral e antibacteriana. Além disso, devido ao seu cheiro é um dos repelentes naturais mais eficientes não apenas contra parasitas, como também contra diversos insetos.

Não possui nenhum tipo de efeito tóxico, no entanto, ao se tratar de um óleo muito concentrado deve se evitar o contato com olhos e mucosas. Deve aplicá-lo fazendo uma simples loção, para a qual precisará dos seguintes ingredientes:

  • 5 mililitros de óleo essencial de árvore de chá
  • 15 mililitros de água destilada
  • 80 mililitros de álcool antiséptico de 96º

Misture todos os componentes e aplique a loção resultante em todo o pelo do cachorro, tentando o contato com a pele, por isso, o melhor é aplicar a loção na direção contrário ao nascimento do pelo.

É melhor fazer esta aplicação fora de casa, pois as pulgas saem muito rapidamente do animal. E, para prevenir novas infestações parasitárias recomendamos que adicione 20 gotas de óleo essencial de árvore de chá por cada 100 mililitros de xampu para cachorros e realizar a higiene habitual com esta mistura.

Infusão de eucalipto

O cheiro das folhas de eucalipto é um eficaz repelente contra pulgas e carrapatos e ajudará a eliminar a presença das mesmas se o cachorro já tiver sido infestado.

Recomenda-se realizar uma infusão com folhas de eucalipto e uma vez que tenha esfriado, dar banho ao cachorro com ela. Também pode utilizar os ramos e folhas desta planta colocando-os perto do lugar de descanso do seu cachorro, deste modo acabará mais facilmente com as pulgas e carrapatos e o seu cachorro poderá descansar melhor.

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda age como antiséptico e é útil para prevenir e tratar infestações parasitárias externas, o seu cheiro é muito mais agradável do que o óleo essencial de árvore de chá e a sua eficácia como repelente é um pouco menor.

Recomendamos que o óleo essencial de lavanda se utilize de forma periódica como preventivo, embora também se possa complementar a ação de outros remédios naturais quando a infestação parasitária já tiver ocorrido.

Tal como no caso do óleo essencial de árvore de chá, deve se evitar o contato com olhos e mucosas, mas pode-se aplicar diretamente sobre a pele utilizando algodão.

Cuide do seu cachorro naturalmente

Se está interessado em oferecer ao seu cachorro recursos terapêuticos que respeitem mais o seu organismo, como os remédios caseiros para o desparasitar que referimos neste artigo, recomendamos que consulte também os seguintes artigos, pois são de grande interesse e podem ser úteis:

  • Acupuntura para cães
  • Produtos homeopáticos para cachorros

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para desparasitar cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .