Partilhar

Siamês

Atualizado: 6 agosto 2018
Siamês

O gato siamês provém do antigo reino de Sião, a atual Tailândia. Foi a partir de 1880 que se começou a comercializar com ele nos envios ao Reino Unido e, posteriormente aos Estados Unidos. Nos anos 50 do passado século XX foi quando o gato siamês começou a ganhar protagonismo sendo escolhido por muitos criadores e juízes como membros dos concursos de beleza. Sem dúvidas, a raça de gato Siamês é a mais popular entre os brasileiros, e também é uma das raças de gato mais populares no mundo todo. Sua pelagem acastanhada, focinho e orelhas pretos com olhos azuis chama a atenção não somente pela beleza, como pela praticidade de cuidar, pois é uma raça que não costuma dar muito trabalho em questão de banhos e escovação, e é bastante companheira.

Podemos encontrar duas variedades do gato siamês:

  • O gato siamês moderno ou Siamês. É uma variedade do gato siamês que apareceu em 2001, em que se procurava um estilo mais fino, longo e oriental. Os traços são marcados e pronunciados. É o tipo mais utilizado nos concursos de beleza.
  • O gato siamês tradicional ou Thai. É provavelmente o mais conhecido, a sua constituição é a típica de um gato comum apresentando as cores típicas e originais do gato siamês tradicional.

Ambas variedades se caraterizam pelo seu esquema de cor pointed típico, a coloração escura onde a temperatura corporal é menor (extremidades, cauda, cara e orelhas) que contrasta com os tons do restante corpo do felino. Saiba mais sobre esta raça felina neste artigo de PeritoAnimal em que lhe explicamos mais sobre a sua aparência física, caráter, saúde e cuidados a ter.

Origem
  • Ásia
  • Tailândia
Classificação FIFE
  • Categoria IV
Características físicas
Tamanho
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20

Aparência física

  • O gato Siamês tem uma estatura de corpo média orienta e que se carateriza por ser bonito, estilizado, muito flexível e musculoso. Cada vez se tenta maximizar mais este tipo de qualidades. O peso varia entre machos e fêmeas, uma vez que o peso delas varia entre os 2,5 e os 3 quilos, enquanto que os machos costumam pesar entre 3,5 e 5,5 quilos. Quanto às cores eles podem ser: Seal point (marrom escuro), Chocolate point (marrom claro), Blue point (cinza escuro), Lilac point (cinza claro), Red point (laranja escuro), Cream point (laranja claro ou creme), Canela ou Branco.
  • O gato Thai embora continue mostrando qualidade bonitas e elegantes é mais musculoso e tem umas patas de comprimento médio. A cabeça é mais redonda e ocidental assim como o estilo do corpo que é mais compacto e redondo. Quanto às cores eles podem ser: Seal point (marrom escuro), Chocolate point (marrom claro), Blue point (cinza escuro), Lilac point (cinza claro), Red point (laranja escuro), Cream point (laranja claro ou creme) o Tabby point. Ambos tipos de siamês têm diferentes padrões de cores embora apresentem sempre a caraterística pointed típica.

O gato siamês também é muito conhecido por ter uma condição chamada de estrabismo, uma das doenças mais comuns dos gatos siameses, que são os olhos cruzados, dando a impressão de que o gato é vesgo, porém, entre criadores sérios, atualmente, esta condição já é tida como um erro genético, o qual os criadores tentam não propagar mais para futuras ninhadas.

Há outras raças de gatos que possuem as mesmas características de cor de pelagem e olhos azuis que o Siamês, como por exemplo, a raça chamada de Sagrado da Birmânia, de pelagem longa, e que muitas vezes é confundido com o Siamês e popularmente conhecido como Siamês de pelo longo. Porém, a raça de gatos Siamês não tem variação de cores, como outras raças de gatos que possuem padrões de cores diferentes dentro da mesma raça como o Maine Coon e o Ragdoll (que, inclusive, também possuem padrões de cores semelhantes ao do Siamês, dentre os mais variados na própria raça).

Os filhotes dessa raça nascem todos brancos e adquirem as cores e pelagem características conformem crescem, iniciando-se na segunda ou terceira semana de vida, em que apenas o focinho, pontinha das orelhas, patinhas e cauda escurecem primeiro, até que entre 5 e 8 meses de idade, o gato já está com toda a pelagem e características definitivas. Um Siamês adulto pode pesar entre 4 e 6kg.

Caráter

Destaca-se pela hiperatividade comum nos gatos de origem asiática assim como pela sua grande agilidade. É um companheiro alegre, divertido e carinhoso. É um gato ativo e afável.

Os siameses são gatos muito fiéis e leais aos seus donos, com quem querem estar e pedem atenções. É uma raça muito expressiva e entender o que nos querem transmitir é fácil, tanto o carinho como aquilo que não lhes está agradando. Dependendo do caráter do gato, pode mostrar-se muito sociável e curioso embora em casos menos comuns podemos ter um gato medroso, que apesar disso se mostrará contente com a chegada de novas pessoas a casa.

São bastante comunicativos, e miam por qualquer coisa. Se ele está contente, feliz, irritado, mia se for acordado, e mia quando quer comida, então é uma ótima raça para aquelas pessoas que gostam de conversar com seus animais e serem respondidos.

É uma raça de temperamento e comportamento muito companheira, e se apegam bastante à família e ao tutor, e não é só porque o dono o alimenta, como muitos pensam. O Siamês é aquele gato de colo e que gosta de dormir na sua cabeça coladinho com você a noite inteira, e que te segue pela casa toda não importa em que lugar esteja, apenas para ficar perto da sua presença. Justamente por isso, não é um gato que gosta de ficar sozinho, já que podem se sentir deprimidos e chateados sem a presença do dono por muito tempo.

Apesar de terem espírito curioso e explorador, não é um gato muito ativo, e como todos os gatos, dormem cerca de 18 horas por dia, porém necessitam de brincadeiras diárias e exercício para evitar a obesidade, cada vez mais comum entre Siameses.

Saúde

O gato siamês costuma ter uma boa saúde, prova disso são os 15 anos de esperança média de vida da raça. Ainda assim, e como em todas as raças, existem doenças que podem ser mais presentes:

  • O estrabismo
  • Infecções respiratórias causadas por vírus ou bactérias
  • Doenças do coração
  • Má circulação
  • Obesidade na velhice
  • Otite
  • Surdez

Se der atenção ao seu gato cuidando dele e oferecendo-lhe muito carinho, obterá um amigo que estará consigo muito tempo. O siamês que viveu mais tempo chegou aos 36 anos.

Cuidados

É uma raça especialmente limpa e tranquila que passará longos momentos limpando-se. Por esse motivo, escová-lo uma ou duas vezes por semana será mais que suficiente. Também é importante que façam exercício físico para manter as suas qualidade de rapidez, força e aparência.

Quanto ao adestramento do gato, recomendamos que você seja firme e paciente com ele, sem gritar nem mostrar hostilidade, algo que só provoca nervosismo no seu gatinho siamês.

Curiosidades

  • Recomendamos que você esterilize o gato siamês por ser especialmente prolífico, o que pode causar uma gravidez não desejada ou problemas infecciosos.
  • As gatas no cio costumam miar de forma muito forte.

Fotos de Siamês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Siamês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Siamês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
9 comentários
Simone
Tenho uma gata mais tenho dúvida se siamesa, ela é castrada e a alguns dias está emagrecendo mesmo se alimentando, ela é vacinada,e vermifugada de 6 em 6 meses, é normal isso acontecer com os gatos
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Simone! Ela perdeu muito peso repentinamente? Tem outras alterações comportamentais? Come e bebe bem, está ativa?
Paula
Tenho uma gata siamesa e precisei me mudar recentemente quanto tempo pra que ela se adapte ao lugar?
Pq na minha antiga casa ela saia na área e ficava deitada agora tenho medo de deixá-la sair e ela acabar fugindo me ajude por favor
Pamela
Meu gato já está com 10 anos e apesar de não ter raça definida pq o encontrei na rua é muito semelhante ao siamês inclusive é estrábico, mas todos acham ele muito grande pra um gato.
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Pamela, muito obrigado por partilhar a foto do seu gato conosco. É muito lindo!! :)
Bebezão
Sou o garotinho mais lindo da minha mamãe.
Tatiane
Amooo demais
Neide Lima
Este é o meu Fred
Rihanna
ela nasceu no meu sofá quase não sai pra rua mas mesmo assim ela carnívora não pode ver um passarinho !! e normal ?
Elizete Guedis
Tenho um siames e adorei a reportagem.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elizete! Ainda bem que as informações foram do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Sara Silva
o caráter do gato siamês corresponde, tenho um e é isso mesmo! :) é uma raça ótima para quem procura um gato com comportamento semelhante aos cachorros

Siamês
Foto postada por Ednai Dos Santos Pereira:Margareth Princesa ( Maga )
1 de 7
Siamês

Voltar ao topo da página