Partilhar

Gato Chausie

Atualizado: 3 maio 2019
Gato Chausie

De uma beleza arrebatadora, com um aspecto selvagem por causa da origem, os gatos Chausie são híbridos nascido da mistura entre os gatos Selvagens e gatos domésticos. É um felino maravilhoso mas não é recomendável para qualquer tipo de pessoa. Se você quer saber tudo sobre o gato Chausie, continue lendo essa ficha do PeritoAnimal e desvende todos os mistérios dessa raça de gato.

Origem
  • África
  • Egito
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Chausie: origem

Os gatos Chausie são de origem Egípcia, foi lá que aconteceu um controverso programa de criação que cruzava Gatos-da-Selva com gatos domésticos de pelo curto. Existe muita discussão acerca da origem dessa raça de gato pois os criadores questionam se é ético e apropriado misturar gatos selvagens com gatos domésticos de maneira "forçada". Seja como for, por meio desses cruzamentos apareceram os primeiros gatos Chausie, às margens do rio Nilo. Essa raça de gato foi reconhecida em 1995, quando a TICA estabeleceu um estândar, apesar de que não foi até 2003 que foi reconhecida pela maioria das organizações felinas internacionais.

Gato Chausie: características físicas

Os gatos Chausie são frequentemente confundidos com os gatos Abissínios devido as grandes similaridades que apresentam, como o tipo de pelo e a cor, no entanto, os Chausie são de tamanho maior, sendo considerados gatos grandes ou, inclusive, gatos gigantes, pois o peso costuma estar entre os 6,5 e os 9 quilos, apesar de que, na maioria das vezes os machos são maiores que as fêmeas. A altura na cruz está entre os 36 e 46 centímetros e a esperança de vida média é de 16 anos.

A raça de gato Chausie tem uma combinação incrível entre força e harmonia, pois tem um corpo esbelto, estilizado e alargado mas também uma musculatura muito desenvolvida, sobre tudo no caso dos machos. As patas são largas e a cauda é larga e fina. A cabeça é achatada, o focinho largo e a maça do rosto é proeminente, dando uma expressão doce ao felino. Os olhos são grandes e de formato ovular, com uma cor verde amarelada, as orelhas são grandes, de inserção alta e acabadas em ponta, apesar de que, em geral, é menor do que a dos gatos Abissínios. A pelagem de um exemplar dessa raça é curta, porem maior do que a maioria das raças de pelo curto, é densa e muito colada ao corpo. As cores aceitas nos gatos Chausie são, pardo, atigrado, preto ou prata.

Gato Chausie: personalidade

Ao analisar a personalidade dessa raça de gato, é importante ter em conta que eles são descendentes de gatos selvagens e por isso, tem traços típicos de gatos selvagens, como a inquietude e um caráter extremamente ativo. São felinos que precisam de muita atividade e exercício, por essa razão não é uma boa opção viver em espaços fechados.

Os gatos Chausie são muito independentes e, em alguns casos, pode ser bastante complicado educá-los pois são muito teimosos. No entanto, não se deixe enganar uma vez que é um felino bastante atento e inteligente, aprende com muita facilidade a abrir portas e janelas, por isso, é necessário ter muita atenção e vigiar o gato Chausie já que não é um gato medroso e pode se expor facilmente a perigos sem medir o risco que está correndo.

Por outro lado, é um gato extremamente fiel, dando muito carinho aos tutores. Não se adapta bem com crianças e outros animais, algo que você deve ter em conta antes de adotar esse bichano.

Gato Chausie: cuidados

O principal requisito que você deve ter em mente antes de adotar um exemplar dessa raça é assegurar o exercício físico que deve ser vigoroso, enriquecedor e diário. Do contrário seu gato estará inquieto e pode desenvolver problemas como ansiedade ou agressividade.

Tirando isso, os gatos Chausie precisam de cuidados básicos como qualquer outro gato, por exemplo, receber carinho, ter uma dieta saudável e balanceada que cubra os requisitos calóricos nutricionais. Também é necessário manter um bom estado de saúde geral, cuidando do pelo, olhos, orelhas e boca. Finalmente, entre os cuidados do gato Chausie está um bom enriquecimento ambiental, afinal é essencial oferecer brinquedos variados, arranhadores com diferentes alturas e etc.

Gato Chausie: saúde

Por serem descendentes dos gatos Selvagens, os gatos Chausie tem uma saúde muito forte. Apesar disso, você não deve descuidar, deve levar regularmente a um veterinário de confiança e realizar check-ups para saber o estado geral de saúde do pet. Também deve seguir o calendário de vacinação e desparasitação, pois os parasitas, tanto internos como externos, podem contagiar com doenças muito sérias.

Uma particularidade dessa raça é que, em muitas ocasiões, os exemplares macho são estéril, porém, você não deve se preocupar pois eles terão qualidade de vida e excelente saúde, se você proporcionar todos os cuidados necessários.

Fotos de Gato Chausie

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Chausie

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Chausie

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Chausie
1 de 4
Gato Chausie

Voltar ao topo da página