Partilhar

Turkish Van

Atualizado: 9 julho 2019
Turkish Van

De pelagem macia e felpuda, dono de um olhar cativante e de uma personalidade muito sociável, o gato Turkish Van, também conhecido como Van Turco, Tuco Van ou até mesmo como gato Turco, é uma raça única e muito cobiçada. Se você estiver pensando em adotar um Turkish Van ou se já tiver um animalzinho desses em casa, essa ficha do PeritoAnimal te ajudará a saber tudo o que você precisa sobre essa raça de gato, desde a origem, personalidade e características físicas até quais são os cuidados que se devem ter com ele. Por isso, continue lendo esse texto para saber todas as informações sobre o gato Turkish Van, que com certeza te conquistará.

Origem
  • Ásia
  • Turquia
Classificação FIFE
  • Categoria I
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Turkish Van: origem

O gato Turkish Van é proveniente do lago de Vã, o maior da Turquia e do qual vem o nome do felino. A origem do gato Turco Van remonta de séculos atrás, de uma lenda que conta que essa raça de gato chegou ao famoso lago turco após o grande dilúvio universal bíblico pela arca de Noé. Por isso, o Turkish Van é conhecido como uma das raças de gato mais antigas do mundo.

Dependendo da região na qual é contada, a lenda tem duas versões e pretende esclarecer as causas das curiosas e características marcas na pelagem dessa raça de gato. Segundo a versão judaica da história, as manchas que podem ser vistas no pelo do gato Turkish Van foram causadas por Deus, que acariciou o felino na cabeça, na parte superior das costas e na cauda, lugares nos quais a pelagem tem um tom diferente do resto do corpo. Já na versão islâmica da lenda, foi Alá o responsável. Tanto é que a região de pelagem caramelo nas costas do gato Turkish Van é chamada popularmente de "pegada de Alá".

O que se pode dizer, com certeza, é que essa raça de gato já existia na época dos Hititas (XXV a.C - IX a.C), civilização indo-europeia que se localizava em Anatólia, atualmente parte da Turquia, já que os Turkish Van já apareciam em muitos relatos escritos desse povo.

Da região do lago de Vã, essa raça de gato se expandiu para vários lugares, começando por Irã e Armênia e terminando nos Estados Unidos, já que na década de 1950 o gato Turco Van foi exportado ao "Novo Mundo" por uma criadora inglesa. Desde então, a raça se tornou bastante popular entre os estadunidenses.

Gato Turkish Van: características

O Turkish Van é considerado uma raça de gato de tamanho entre mediano e grande pois o peso varia entre os 7 kgs nos machos e os 5 kgs e 6 kgs nas fêmeas. Mesmo com as diferenças de tamanho e peso, ambos machos e fêmeas têm corpos robustos, musculosos, fortes e ligeiramente alargados, alguns exemplares da raça chegam a alcançar um metro de largura, se medidos desde seu nariz até a ponta da cauda. Além disso, as extremidades posteriores do gato Turkish Van são um pouco maiores que as anteriores.

A cabeça do gato Turco Van é triangular e com uma pequena inclinação para baixo. Os olhos do animal são grandes e ovais, sendo também muito expressivos. Normalmente, os olhos têm tonalidades que vão do âmbar ao azul, no entanto, a raça conta com vários casos de heterocromia. Porém, o que talvez seja o mais característicos do gato Turkish Van é a pelagem, um pelo grosso, sedoso, semi-comprido que não se embaraça facilmente. A cor de base do pelo é sempre o branco e as manchas típicas variam entre caramelo, castanho-avermelhado, creme ou até azul.

Gato Turkish Van: personalidade

O gato Turkish Van é famoso por ser apaixonado por água e por amar nadar, seja em banheiras, como em rios e lagos. Além disso, esses felinos são muito brincalhões e sociáveis, desde que tenham sido educados e socializados desde filhotes, por isso, poderão passar horas se distraindo com jogos e brincadeiras que os mantenham entretidos. O gato Turco Van também é carinhoso e se dá bem com outras pessoas e animais. O Turkish Van também gosta muito de conviver com crianças, assim, é possível criar várias brincadeiras envolvendo tanto o bichinho quanto os pequenos. Jogos de caça, com ratos de borracha que se movam ou varas de pescar costumam ser os preferidos dessa raça de gato.

É importante saber que, como vários outros gatos, o Turkish Van gosta muito de subir em lugares altos, sem levar em conta que para isso deve se agarrar a cortinas ou pular em objetos e móveis. Nesses momentos, você deve ser paciente, mas não repreender seu animal por esse comportamento que é comum entre gatos dessa raça. Por isso, é essencial manter esses gatos estimulados com arranhadores de vários níveis e alturas, para que eles possam escalar, se mover com liberdade, assim você não precisa se preocupar com móveis danificados ou estragados.

Gato Turkish Van: cuidados

Como já comentamos anteriormente, o gato Turkish Van apresenta uma pelagem densa e semi-comprida que não costuma embaraçar ou cair com muita frequência. Assim, se você escovar o pelo do seu gato a cada dois ou três dias, ou até uma vez por semana, será o suficiente. Já em relação aos banhos, eles não são necessários, mas, quando você achar oportuno, é importante dar banho no seu Turkish Van com produtos específicos e secar bem o animal depois.

Por outro lado, por ser uma raça de gato brincalhona e ativa deve desfrutar de sessões diárias de jogos e brincadeiras para se manter em forma e saudável. Além disso, também é bom não esquecer de seguir os cuidados necessários a todos os felinos, como o de uma alimentação equilibrada e o de uma boa higiene bucal, dos olhos e dos ouvidos.

Gato Turkish Van: saúde

O gato Turkish Van costuma ser saudável, no entanto, como em outras raças de gato, a consanguinidade foi um método recorrente entre os criadores desses felinos, o que favoreceu o surgimento de uma maior predisposição ao desenvolvimento de doenças congênitas próprias da raça. Uma delas é a cardiomiopatia hipertrófica, que consiste em uma alteração do músculo cardíaco ou miocárdio pelo ventrículo esquerdo ser maior e mais grosso que o normal.

O Turkish Van também costuma sofrer de problemas auditivos já que tem uma predisposição à surdez. Por isso, é comum encontrar gatos Turco Van com surdez parcial ou total. Além disso, para garantir um bom estado de saúde para o seu gato, não esqueça de prestar atenção no calendário de vacinação e desparasitação, assim como consultas frequentes ao veterinário, a cada 6 ou 12 meses. Para completar, a esperança de vida dessa raça de gato varia entre os 13 e os 17 anos.

Bibliografia
  • Fully recognised breeds - Cateogry 1 - Turkish Van, Rec. Anerk. 1960, 01.01.2018 - FIFE (Fédération Internationale Féline);
  • Turkish Van - CFA (The Cat Fanciers' Association, Inc.);
  • Van Cat -Ministry of Culture and Tourism, Republic of Turkey.

Fotos de Turkish Van

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Turkish Van

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Turkish Van

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Turkish Van
1 de 2
Turkish Van

Voltar ao topo da página