Comparações

Diferenças entre pitbull e rottweiler - Guia completo

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 18 outubro 2023
Diferenças entre pitbull e rottweiler - Guia completo
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O pitbull e o rottweiler são duas raças caninas que estão incluídas na lista de cães potencialmente perigosos. Isso faz com que algumas pessoas se mostrem relutantes em relação à sua simples presença, mas a verdade é que podem ser excelentes cães de companhia se receberem os cuidados essenciais para o seu bem-estar e equilíbrio.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos além dessa classificação, enfatizando que ela está mais relacionada aos tutores do que aos próprios cães, para explorar essas raças com base nas diferenças entre o pitbull e o rottweiler. Falaremos sobe suas principais características, cuidados e saúde.

Também lhe pode interessar: Diferenças entre pitbull macho e fêmea

Índice

  1. Origem do pitbull e do rottweiler
  2. Diferenças físicas entre o pitbull e o rottweiler
  3. Diferenças de caráter entre o pitbull e o rottweiler
  4. Diferenças nos cuidados do pitbull e do rottweiler
  5. Saúde do pitbull e do rottweiler

Origem do pitbull e do rottweiler

O pitbull é uma raça de cachorro de origem norte-americana, com raízes na Inglaterra. Especificamente, sua origem remonta ao séculos XIX. Infelizmente, esses cães acabaram sendo usados para lutar contra outros cães, uma prática que ao longo dos anos foi proibida e substituída pelas lutas de touros e ursos. Essa mudança levou à busca por cães um pouco mais leves.

Seu passado nas rinhas de luta de cães resultou em restrições ao seu reconhecimento em diversas associações de cães. Sua inclusão na lista de cães potencialmente perigosos também causou problemas devido aos preconceitos em vários países.

Por outro lado, o rottweiler surgiu na Alemanha, também durante o século XIX. Seu nome vem de Rottweil, uma cidade no sul desse país. Ao contrário do pitbull e, embora sua aparência possa parecer feroz para muitas pessoas, sua origem não está relacionada a lutas, mas sim como um cão de guarda de gados.

Sua tendência à proteção também o levou a defender propriedades. Hoje em dia, o rottweiler é orientado para guarda e defesa, além de desempenhar funções policiais e, é claro, também é um cão de companhia. Esta raça também está incluída na lista de cães potencialmente perigosos.

Diferenças físicas entre o pitbull e o rottweiler

O pitbull é um cão de porte médio, embora possa atingir pesos consideráveis. Em geral, seu peso varia entre 14 e 36 kg. Quanto à altura média na cernelha, fica em torno de 46-56 cm. Os rottweiler são consideravelmente mais pesados, pesando entre 40-50 kg. Eles também são mais altos, com altura variando entre 58-69 cm na cernelha. Em resumo, são maiores e mais robustos.

Essa diferença de tamanho é mais notável, mas existem outras diferenças. Por exemplo, embora ambas as raças tenham mandíbulas poderosas, a cabeça do rottweiler parece mais larga e quadrada. Eles não tiveram a amputação das orelhas, uma prática que os pitbulls sofreram com o único objetivo de dar-lhes uma aparência mais feroz. Eles foram poupados do corte das orelhas, mas não da amputação da cauda. Ainda é possível ver rottweilers com a cauda cortada. No caso dos pitbulls, é comum ver a cauda surpreendentemente fina em comparação com o restante do corpo. Felizmente, essas intervenções horríveis são proibidas.

Outra diferença óbvia entre as duas raças é a pelagem. O pitbull e o rottweiler têm pelos curtos e lisos, mas sua coloração é muito diferente. Enquanto o pitbull pode ter uma grande variedade de cores, o rottweiler apresenta uma pelagem inconfundível preta e castanha.

Diferenças entre pitbull e rottweiler - Guia completo - Diferenças físicas entre o pitbull e o rottweiler

Diferenças de caráter entre o pitbull e o rottweiler

Nesta seção, daremos algumas características gerais de ambas as raças, pois também existem diferenças entre o pitbull e o rottweiler no que diz respeito ao temperamento. Isso não significa que todos os exemplares sejam iguais, pois pode haver diferenças consideráveis a nível individual. Em princípio, apesar de sua aparência e da má fama associada à lista de cães potencialmente perigosos, ambos são animais que, como mencionamos, podem ser excelentes cães de companhia.

Entre as diferenças, o pitbull se destaca pela sua sociabilidade, que o leva a se aproximar de desconhecidos sem problemas, algo que o rottweiler geralmente não faz devido ao seu instinto de guarda. Ambos são cães de inteligência notável, sendo que o rottweiler talvez seja um pouco mais versátil e, por isso, pode ser encontrado desempenhando diversas tarefas. Eles podem gostar de participar de atividades que misturam esporte e obediência, como o agility. Os pitbulls podem se divertir com outras atividades, como o canicross.

Em qualquer caso, é importante trabalhar o processo de socialização, como explicado neste artigo: "Como socializar um filhote?".

Diferenças nos cuidados do pitbull e do rottweiler

Na hora de cuidar desses cães, a educação é a chave se quisermos desfrutar de exemplares equilibrados. É importante que o aprendizado comece o mais cedo possível, assim como a socialização. Deve-se ter em mente que ambas as raças podem se adaptar à vida na cidade, o que implica saber se comportar com pessoas e outros animais em diferentes situações.

Quanto aos cuidados de higiene, não há muitas diferenças, já que tanto o pitbull quanto o rottweiler têm pelagem curta e fácil de manter. No entanto, é importante ficar de olho na alimentação do rottweiler, pois ele tem tendência a ganhar peso, o que significa que excesso de petiscos, uma dieta inadequada ou em grandes quantidades podem levar ao excesso de peso ou à obesidade. Saiba como equilibrar a alimentação de cachorro: tipos e benefícios neste artigo.

Por fim, são cães ativos que necessitam de passeios diários combinados com exercícios. Talvez o rottweiler, mesmo que não pareça, tenha maiores requisitos de atividade, por isso pode ser direcionado para diferentes disciplinas, como mencionado anteriormente.

Diferenças entre pitbull e rottweiler - Guia completo - Diferenças nos cuidados do pitbull e do rottweiler

Saúde do pitbull e do rottweiler

Tanto o pitbull quanto o rottweiler, em geral, são cães saudáveis e fortes. Como mencionado anteriormente, no caso do rottweiler é importante controlar o peso, pois o excesso de quilos está relacionado a diversos problemas de saúde, que podem surgir ou se agravar, como diabetes ou artrose. Além disso, o excesso de peso afeta a tolerância ao calor, ao exercício e à anestesia, além de reduzir a expectativa e a qualidade.

Por serem cães grandes e pesados, é mais provável que sofram problemas de mobilidade, como a já mencionada artrose ou a displasia de quadril. Ambas as raças também têm certa predisposição para doenças como câncer, problemas cardíacos e oculares, além da torsão-dilatação do estômago. No caso do pitbull, podemos notar uma maior tendência a problemas de pele.

Finalmente, a expectativa de vida do pitbull é de cerca de 12 anos. A do rottweiler, em média, é um pouco menor, embora também haja exemplares que alcancem e até superem os 12 anos.

Agora que você conhece as diferenças entre o pitbull e o rottweiler, lembre-se de que nos abrigos de animais você pode encontrar exemplares de ambas as raças, principalmente adultos, além de cães mestiços. Não os descarte por não serem puros, pois eles também merecem uma chance.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre pitbull e rottweiler - Guia completo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • Fogle, B. (1995). The Encyclopedia of the Dog, Londres: Dorling Kindersley.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Diferenças entre pitbull e rottweiler - Guia completo