Partilhar

Gato Devon Rex

Atualizado: 9 julho 2019
Gato Devon Rex

Os gatos Devon Rex são lindos gatinhos que adoram passar horas e horas recebendo carinho e brincadeiras, são considerados gatos-cachorros porque seguem os tutores onde eles vão, as qualidades e características são conhecidas por todos os amantes de raças de gato-cachorro.

Você sabia que o progenitor do gato Devon Rex foi um gato Selvagem? Quer conhecer mais detalhes sobre essa raça de gatos? Continue lendo essa ficha do PeritoAnimal e descubra mais sobre as características, personalidade, cuidados e possíveis problemas de saúde dessa raça.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FIFE
  • Categoria IV
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Devon Rex: origem

Os Devon Rex surgiram nos anos 60 fruto do cruzamento entre um gato Selvagem chamado Kirlee, ele vivia em uma colonia perto de uma mina na cidade de Devon, daí o nome da raça. Se chama Devon Rex porque é igual aos coelhos Rex e aos Cornish Rex, pois tem uma pelagem encaracolada e por isso são considerados um dos gatos hipoalérgicos.

Inicialmente, devido a semelhança entre a pelagem, pensavam que os gatos Devon Rex e os Cornish Rex eram variações da mesma raça, no entanto essa possibilidade foi descartada depois de comprovar, em inúmeras ocasiões, que os filhotes do cruzamento de ambos tipos de gato sempre apresentavam pelo liso. Dessa forma, os investigadores puderam concluir que se tratava de uma raça de gatos totalmente diferente apesar de esteticamente parecidos.

Em 1972, a American Cat Fanciers Association (ACFA) estabeleceu um padrão para a raça Devon Rex, no entanto, a The Cat Fanciers Association (CFA) não fez o mesmo, apenas 10 anos depois especificamente em 1983.

Gato Devon Rex: características

Os gatos da raça Devon Rex tem um corpo estilizado e com aspecto frágil, extremidades finas, largas e coluna arqueada. Essas características do Devon Rex fazem com que seja um gato muito elegante. Tem tamanho mediano, o peso varia entre 2,5 a 4 quilos, apesar de que a maiores desses gatos tenham em torno de 3 quilos.

A cabeça dos Devon Rex é pequena e triangular, com olhos grandes de cores vivas e intensas, tem um olhar muito expressivo e orelhas triangulares desproporcionais ao tamanha da cara. À primeira vista podem parecer muito similares aos Cornish Rex, porém, é possível observar que os Devon Rex são mais finos, estilizados e possuem traços faciais diferenciados. A pelagem desses felinos é curta e ondulada, tem uma textura suave e sedosa. São aceitas todas as cores e padrões para seu pelo.

Gato Devon Rex: personalidade

Vale a pena destacar que esses felinos são extremamente carinhosos, adoram a companhia da família humana e de outros animais. Eles adoram passar muito tempo brincando, sendo mimados ou simplesmente dormindo no colo do tutor. São gatos fantásticos que convivem muito bem com crianças, outros gatos e cachorros também pois são muito sociáveis e flexíveis.

Os gatos Devon Rex preferem a vida dentro de casa apesar de se adaptar muito bem a diversos tipos de moradia. Devido ao caráter dependente, não se sente muito bem se passar muitas horas sozinhos, por isso, não é uma boa ideia adotar um gato dessa raça se você não está muito tempo em casa.

Gato Devon Rex: cuidados

Os gatos Devon Rex são uma raça que não precisam de muitos cuidados. Curiosamente, não é recomendável escovar a pelagem desse gato porque tem tipo de pelo muito frágil e quebradiço, apesar de que a escovação esporádica é necessária para manter a pelagem limpa e brilhante. Por isso, entre os cuidados do gato Devon Rex é recomendável usar luvas especiais para pentear o pelo ao invés de uma escova. Essa raça de gatos precisa de banhos regulares pois o pelo é oleoso e também por isso, deve escolher bem o shampoo que vai utilizar para o banho.

É aconselhável proporcionar ao Devon Rex uma dieta equilibrada, muita atenção e carinho. Bem como realizar limpezas frequentes das orelhas pois acumulam muita cera de ouvido e pode ser prejudicial. Por outro lado, você não deve esquecer do enriquecimento ambiental que permitirá manter o gato corretamente estimulado, tanto física quanto mentalmente.

Gato Devon Rex: saúde

Os gatos da raça Devon Rex são uma raça de gato muito saudável e robusta. De qualquer maneira, você deve cumprir com o calendário de vacinação e desparasitação tanto internas como externar, é recomendável visitar um veterinário de confiança com frequência para revisões regulares garantindo um bom estado de saúde do seu pet.

Apesar dos Devon Rex não apresentarem doenças características, eles têm tendência a infecções de ouvido pelas razões que mencionamos anteriormente. Além disso, se não praticarem exercício físico ou não tiverem uma dieta equilibrada podem sofrer obesidade. Se você oferecer todos os cuidados que o gato Devon Rex precisa, a esperança de vida está entre 10 e 15 anos.

Bibliografia
  • Devon Rex. American Cat Fanciers Association;
  • Devon Rex. The International Cat Association;
  • Devon Rex / Rex Devon. Fédération Internationale Féline;
  • Devon Rex. World Cat Federation.

Fotos de Gato Devon Rex

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Devon Rex

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Devon Rex

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Devon Rex
1 de 4
Gato Devon Rex

Voltar ao topo da página