menu
Partilhar

Pulgas em coelhos - Como detectar e eliminá-las

 
Por Maria Besteiros. 21 junho 2021
Pulgas em coelhos - Como detectar e eliminá-las

Ver fichas de  Coelhos

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre um inseto muito desagradável. Mais especificamente, vamos falar das pulgas em coelhos. Esses parasitas externos, que também afetam cães, gatos e até humanos, entre outros, se alimentam do sangue dos animais que parasitam.

É necessário saber que elas colocam seus ovos no ambiente, por isso é tão importante desparasitar tanto o animal quanto desinfetar o local onde vivem. Vamos aprender a identificá-las e acabar com elas, então continue lendo para aprender como eliminar pulgas em coelhos.

Também lhe pode interessar: Tipos de pulgas e como identificá-las

Como saber se meu coelho tem pulgas

Muita gente se pergunta se coelho tem pulga e a resposta a isso é sim. Mesmo que seu coelho viva dentro de casa, é possível que ele seja afetado por pulgas, seja porque vive com cães ou gatos que as contraem fora de casa ou até porque você leva as pulgas até ele sem perceber. Portanto, é importante prestar atenção aos sintomas das pulgas em coelhos.

Em primeiro lugar, a coceira costuma ser o sinal fundamental para suspeitar da presença do parasita. As pulgas são insetos sugadores de sangue, portanto, se alimentam do sangue que extraem dos animais que parasitam por meio de picadas, uma ação que causa desconforto e coceira. Além disso, em alguns animais sua saliva é capaz de desencadear uma reação alérgica, que produz, além da coceira, queda de pelo e lesões mais ou menos graves, principalmente na região final das costas.

Como detectar pulgas em coelhos?

Já vimos que os sintomas de pulga em coelhos podem coincidir com outros problemas de pele, por isso, é necessário analisar bem o animal para procurar e detectar os parasitas. Ao examinar o coelho com atenção, abrindo espaço entre os pelos para visualizar a pele, é possível encontrar as pulgas, com alguns milímetros de comprimento e um corpo alongado, ideal para se mover entre a pelagem.

Além disso, elas têm patas traseiras capazes de pular grandes alturas. Contudo, não observar nenhuma pulga não significa que elas não estejam lá. Às vezes, o que encontramos no pelo são pequenos grãos pretos, como areia, que são seus excrementos. Ao molhar esses grãos, é possível verificar que são de sangue.

É muito importante saber que as pulgas não se encontram apenas no animal. Na verdade, o que é possível ver no coelho são pulgas adultas que estão se alimentando, mas é no ambiente que elas colocam seus ovos e se desenvolvem até se tornarem adultas e voltarem a subir no animal, completando o ciclo. Portanto, qualquer tratamento contra pulgas deve ter como alvo o coelho e seu habitat, e as formas adultas quanto imaturas do parasita.

Se seu coelho se coça e você não conseguiu encontrar pulgas, ou se ele já está desparasitado, é importante ir ao veterinário, pois a coceira pode estar presente em outras patologias que precisam ser diagnosticadas.

Talvez possa te interessar este outro artigo sobre os tipos de pulgas e como identificá-las.

Pulgas em coelhos - Como detectar e eliminá-las - Como saber se meu coelho tem pulgas

Doenças que as pulgas transmitem aos coelhos

As pulgas em coelhos não representam um problema de saúde apenas para eles, uma vez que podem se espalhar para outros animais com os quais convivem e também para as pessoas. Portanto, é fundamental que você estabeleça um calendário adequado de desparasitação, seguindo as recomendações do seu veterinário.

Além dos danos que a ação parasitária pode causar à pele, uma infestação grave de pulgas pode causar anemia, uma vez que elas se alimentam de sangue, principalmente em coelhos mais vulneráveis ​​como os filhotes, os idosos ou aqueles que já apresentam alguma doença. O fato é que as pulgas podem transmitir uma doença extremamente grave: a mixomatose, bastante comum em diversos países mas que no Brasil tem pouca incidência.

Esta doença viral apresenta uma mortalidade muito elevada e é caracterizada pelo aparecimento de caroços, inflamação e lesões cutâneas associadas. Também diminui a resposta imunológica, o que abre a porta para o desenvolvimento de infecções bacterianas secundárias, como conjuntivite e pneumonias. Essa doença pode ser prevenida com uma vacina. Para mais informações, não perca este artigo sobre a mixomatose em coelhos - sintomas e prevenção.

Como prevenir pulgas em coelhos

Como já dissemos, a prevenção de pulgas em coelhos e outros parasitas passa por uma desparasitação adequada, sempre sob responsabilidade do veterinário. Para prevenir e tratar parasitas externos, costuma-se usar pipetas ou sprays para coelhos. Para parasitas internos, geralmente são usados ​​comprimidos ou xaropes para desparasitar coelhos.

Por outro lado, como não existem coleiras antipulgas para coelhos, muitas pessoas decidem usar as versões para gatos ou cachorros pequenos. No entanto, isso não é recomendado, porque são produtos formulados para outras espécies. Você encontrará todas as informações sobre produtos antiparasitários e sua administração neste artigo: os melhores produtos para desparasitar coelhos.

Como eliminar pulgas em coelhos

Embora seja possível encontrar à venda vários produtos contra pulgas, você deve sempre consultar o veterinário antes de administrar qualquer um ao seu coelho. A razão é que nem todos são formulados para eles e seu uso pode causar intoxicações graves.

Assim que o veterinário prescrever o medicamento adequado, você procederá com sua aplicação para combater as pulgas em coelhos. Em geral, são utilizadas pipetas para coelhos que liberam um líquido que escorre na cabeça, entre as orelhas, garantindo que o coelho não o toque e, caso conviva com outros, evitando que possa ser lambido por seus congêneres devido ao risco de intoxicação. Antiparasitários em pó ou em shampoo são menos recomendados porque os coelhos não costumam estar dispostos a aceitar banhos.

Você também pode adquirir um pente especial para capturar pulgas. São pequenos, metálicos e com os dentes muito próximos. À medida que passam pela pelagem, os parasitas ficam presos entre os dentes. São muito úteis para ajudar a acabar com a infestação, mas não são um substituto para o uso de um produto antiparasitários.

E, por último, não podemos esquecer a desparasitação da casa, onde se encontram a maioria das pulgas em seus estágios imaturos. Você pode lavar os tecidos e aplicar inseticidas nas superfícies, sempre consultando o veterinário para se certificar de que não são prejudiciais para o coelho ou outros animais.

Pulgas em coelhos - Como detectar e eliminá-las - Como eliminar pulgas em coelhos

Remédios caseiros para pulgas em coelhos

Embora alguns produtos como o limão ou o vinagre tenham efeito repelente contra pulgas, a verdade é que, uma vez que tenhamos uma infestação em casa, será necessário tratá-la com um produto veterinário, que também servirá como preventivo.

O problema de usar água com limão ou vinagre é que, se aplicarmos com spray, podemos estressar o coelho, que também pode se incomodar com o cheiro. Por esse motivo, esses remédios caseiros para pulgas em coelhos podem ser usados ​​em emergências, como quando detectamos parasitas num momento em que o veterinário não está atendendo, mas devemos sempre ir ao especialista. Especialmente se o seu coelho estiver cheio de pulgas, ou se você estiver lidando com um caso de pulgas em coelhos filhotes, esses remédios não resolverão o problema.

Agora que você já sabe tudo sobre a pulga de coelho, não perca o vídeo a seguir em que mostramos como identificar se um coelho te ama:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pulgas em coelhos - Como detectar e eliminá-las, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Bibliografia
  • VCA Animal Hospitals . Fleas in rabbits. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/fleas-in-rabbits>. Acesso em 16 de junho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Pulgas em coelhos - Como detectar e eliminá-las
1 de 3
Pulgas em coelhos - Como detectar e eliminá-las

Voltar ao topo da página