Partilhar

Vermífugos para coelhos - Os melhores produtos para desparasitação

 
Por Maria Besteiros. 18 janeiro 2021
Vermífugos para coelhos - Os melhores produtos para desparasitação

Ver fichas de  Coelhos

É cada vez maior o número de lares que contam com a companhia de um coelho. Embora não pareça, este pequeno e adorável animal pode ser portador de parasitas internos e externos causando até diarreia em coelho. Além disso, coelho pode passar doenças para humanos. Daí a importância de conhecer os produtos e métodos de desparasitação de coelhos, bem como estabelecer um calendário de desparasitação que possa agir preventivamente.

Desparasitação, vacinação, esterilização, alimentação correta e proporcionar um ambiente adequado serão os pilares da saúde de nosso coelho. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos nos concentrar vermífugos para coelhos - os melhores produtos para desparasitação. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Os melhores produtos para desparasitar gatos

É necessário utilizar vermífugo para coelhos?

Sim, eles precisam ser desparasitados e por isso é importante utilizar vermífugo para coelhos. Esses peludos podem ter tanto parasitas externos quanto internos e, inclusive, coelho pode passar doenças para humanos. Assim, é fundamental, para nos poupar problemas que podem vir a ser graves, como a diarreia em coelho, que a primeira coisa a se fazer uma vez que adotamos nosso companheiro é levá-lo ao veterinário para que ele possa ser verificado, a menos que nos tenham entregado ele com informações completas sobre seu estado de saúde. É muito difícil um coelho que fica sempre em casa adquirir algum tipo de parasita estranho, ainda assim, a precaução é importante.

Coelho tem pulga?

Sim, coelho pode ter pulga. Verificando sua pelagem e pele, podemos observar a presença ou ausência de parasitas como pulgas, piolhos ou carrapatos, assim como feridas ou alopecias que podem sugerir a existência de ácaros causadores de patologias como a sarna. Além disso, com uma amostra de cocô de coelho colhido a partir da inserção de um termômetro no reto, é possível procurar no microscópio diferentes vermes intestinais ou coccídeos. Assim, será possível distinguir que tipo de vermífugo para coelhos utilizar, analisando se há necessidade de uma desparasitação interna ou externa.

A seguir listaremos os melhores vermífugos para coelhos e maneiras de desparasitar esses peludos, de acordo com sua forma de administração. É importante saber que atualmente temos produtos que atuam tanto contra parasitas internos quanto externos, o que facilita seu uso.

Neste outro artigo do PeritoAnimal você pode conhecer as doenças mais comuns em coelhos. E na foto abaixo, você visualiza um peludo roedeado por cocô de coelho.

Vermífugos para coelhos - Os melhores produtos para desparasitação - É necessário utilizar vermífugo para coelhos?

Desparasitação interna em coelhos

Se falamos de desparasitação interna em coelhos estamos tratando, portanto, de dois tipos possíveis de remédios para coelho: comprimidos e xaropes, já que os produtos com esse propósito devem ser ingeridos para terem efeito. Assim, destaca-se entre os melhores vermífugos para coelhos o Fenbendazol.

Ambas as apresentações são normalmente usadas para combater os parasitas internos. Recomenda-se que os coelhos sejam desparasitados duas vezes ao ano com um produto de espectro amplo, a menos que seja encontrado algum outro parasita que requeira um tratamento específico.

Para escolher a apresentação do remédio para coelho, se comprimido ou xarope, além de seu princípio ativo e, portanto, das espécies contra as quais ele age, devemos também levar em conta a facilidade de administrar o vermífugo no coelho. Devemos saber que os xaropes podem requerer vários dias de administração contínua e obviamente será essencial que nosso coelho o ingira.

Como oferecer xarope para o coelho:

  • Peça ajuda, porque entre várias pessoas pode ser mais fácil de lidar com o animal, especialmente se formos inexperientes, ficamos nervosos ou nosso coelho está muito inquieto ou se recusa a tomar remédios. Tenha em mente que se por causa do estresse causado, o animal começa a se mover energeticamente, isto pode causar sérios danos e até mesmo acabar com a sua vida por um gesto descuidado ou batida. Lembre que os coelhos são muito sensíveis.
  • Para oferecer o vermífugo para coelhos: enquanto o animal está sob as quatro patas, tente deixar a seringa ao seu alcance para ver se ele se aproxima por si mesmo e não é necessário segurá-lo. Se não funcionar, tente o passo anterior.
  • Use uma toalha com a qual você envolverá o coelho, deixando apenas a cabeça livre. O objetivo é impedi-lo de se mover e usar suas patas. Sob nenhuma circunstância você deve usar a força, devemos apenas segurá-lo com firmeza e suavidade.
  • Ter tudo o que precisamos preparado e ao alcance das mãos para não prolongar o momento desnecessariamente.
  • Alguns coelhos podem se beneficiar de receberem medicação sempre na mesma hora para que possam incorporá-la em sua rotina. Pelo contrário, outros podem ficar mais nervosos se reconhecerem o que os espera, então pode ser uma boa ideia mudar a hora da administração e assim aproveitar o fator surpresa.
  • Após a medicação, deixe-o refugiar-se em um lugar tranquilo. Também podemos lhe dar recompensas e carinho.

Remédio para coelhos - como dar comprimidos a eles:

  • Pode ser uma boa ideia diluí-los em um pouco de água e administrá-los com uma seringa
  • Outra opção seria colocá-los em sua comida favorita
  • Alguns coelhos são capazes de comê-los diretamente, portanto não se torna traumático para eles.
  • Também é importante dar-lhes os líquidos pela lateral da boca, apoiando a seringa atrás dos dentes e observando a quantidade, pois não devemos dar-lhes o produto todo de uma só vez. Isto evitará que eles se engasguem.
Vermífugos para coelhos - Os melhores produtos para desparasitação - Desparasitação interna em coelhos

Desparasitação externa em coelhos

Dentro desta categoria, os melhores vermífugos para coelhos nos são apresentados em formato de pipetas e spray. Destacamos a Selamectina. Poderíamos também incluir neste grupo os medicamentos que são administrados por injeção subcutânea, como a Ivermectina, que geralmente é administrada pelo veterinário em seu consultório. Portanto, nossa recomendação é utilizar:

  • Selamectina
  • Ivermectina

Assim como na seção anterior, a escolha do melhor produto dependerá, além do seu espectro de atividade, das características do nosso coelho. Por exemplo, o barulho do spray pode ser muito irritante para alguns coelhos, portanto a pipeta será muito mais tolerada. Mesmo assim, o cheiro desagradável pode inquietar alguns coelhos. Sendo assim, podemos seguir os truques que descrevemos na seção anterior.

Você também pode se interessar por este outro artigo sobre vacinas para coelhos.

Procure o veterinário

Por último, não devemos esquecer que o veterinário será o encarregado de nos proporcionar informações completas sobre os melhores produtos para desparasitar coelhos. Este profissional indicará as melhores opções, uma vez identificados os parasitas que temos que combater. Ele também estará encarregado de nos explicar as vias de administração. Nunca se deve medicar nosso coelho sem prescrição veterinária nem com produtos para outras espécies.

E se você cuida de um coelho, com certeza você se pergunta se ele te ama reciprocamente, né? Então não perca este vídeo para te ajudar a saber se seu coelho te ama:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vermífugos para coelhos - Os melhores produtos para desparasitação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Bibliografia
  • VCA. Coccidia in Rabbits. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/coccidia-in-rabbits>. Acesso em 15 de janeiro de 2021.
  • MEDIRABBIT. Drugs eliminating intestinal worms, safe for use in rabbits. Disponível em: <http://www.medirabbit.com/Safe_medication/Anti_parasitics/safe_antiworms.htm>. Acesso em 15 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Vermífugos para coelhos - Os melhores produtos para desparasitação
1 de 3
Vermífugos para coelhos - Os melhores produtos para desparasitação

Voltar ao topo da página