Problemas de pele do Shar Pei

Problemas de pele do Shar Pei

São vários os problemas de pele do Shar Pei que o podem afetar durante toda a sua vida. Entre eles encontramos os fungos, as irritações ou as alergias, pois trata-se de um cão especialmente sensível.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar os diferentes problemas que afetam a sua pele e também lhe vamos explicar alguns métodos de prevenção em cada um dos casos para tentar evitar o seu aparecimento.

Continue lendo este artigo sobre os problemas de pele do Shar Pei para saber como os descobrir e prevenir.

Antes de começar...

Lembre-se que o Shar Pei é um cão com uma pele muito sensível, pelo que pode sofrer de diversos problemas relacionados com a pele. Antes de medicar o seu cachorro ou seguir qualquer tipo de tratamento é fundamental que consulte o seu veterinário para se certificar de que efetivamente se trata desse problema. Este artigo é apenas um guia que o ajudará a identificar algumas destas doenças cutâneas e a preveni-las.

Irritação da pele

A irritação da pele é um problema muito comum nos Shar Pei que pode ser devido a um pelo sujo, substâncias que façam reação na pele, xampus que lhe possam irritar a pele e inclusive a presença de corpos estranhos. A sua pele é altamente sensível, por isso deve cuidar dela.

Para evitar a irritação da pele do Shar Pei e, por conseguinte o aparecimento de doenças é imprescindível prestar atenção a estes conselhos:

  • Mantenha o seu Shar Pei seco prestando atenção depois do banho.
  • Nos dias de chuva ou especialmente úmidos deverá secá-lo com uma toalha minuciosamente.
  • Revise com frequência zonas concretas como as axilas ou dentro das dobras da sua pele.
  • Utilize produtos dermo-protetores, nunca genéricos, são mais fortes.
  • Não utilize colônias se estas não forem naturais e inofensivas.
  • Leve-o sempre ao veterinário sempre que detetar alguma anomalia.
  • Evite que se lamba ou se coce, isso gera umidade na zona.
  • Ofereça-lhe produtos com ômega 3 (como o salmão), o seu efeito é anti-inflamatório.

Continue lendo para se informar de todas as doenças da pele do Shar Pei que vamos explicar de seguida.

Fungos

Os fungos podem aparecer por diferentes motivos, as rugas ou dobras da pele e a contínua fricção da pele do Shar Pei é um dos elementos que favorecem o aparecimento dos fungos, além do contato com a água e a idade avançada do cachorro em questão.

Os fungos costumam aparecer nas mesmas dobras da pele e em zonas concretas como pode ser as axilas, dependo de cada caso. A zona fica avermelhada, começa a perder pelo e a segregar uma substância branca acompanhada por um odor ácido. Devemos evitar a tudo o custo que se lamba e começar o quanto antes o tratamento pois o calor e a umidade favorecem a sua expansão.

O tratamento é muito simples e fácil de levar a cabo. O mais provável é nos receitar um xampu específico para tratar os fungos. Bastará lavar o cachorro e deixar o produto agir. Continuará este processo pelo tempo que o veterinário indicar.

Embora a infecção por fungos seja um problema relativamente fácil de tratar, a verdade é que é recomendável consultar o profissional uma vez que um Shar Pei com fungos costuma também ter infecção no ouvido.

Manter limpo e seco o seu cachorro é, sem dúvida, a melhor forma de prevenção dos fungos, especialmente ao voltar de passear com ele deverá prestar atenção a secar as suas patas.

Alergias

O Shar Pei é um cão sensível a contrair alergias seja devido à alimentação, na maioria das vezes, a elementos do ambiente como podem ser as plantas e inclusive devido a uma infestação por pulgas. Apenas o veterinário pode determinar que causas fazem com que o nosso Shar Pei sofre de alergia e por conseguinte administrar um tratamento adequado e específico do caso.

Podemos resolver facilmente uma alergia alimentar oferendo ração hipoalergênica embora outras causas se devam tratar com medicação (anti-histamínicos e cortisona) ou xampus específicos. A verdade é que as alergias são muito frequentes no cachorro Shar Pei.

Foliculite

A foliculite afeta cachorros de pelo piloso e curto como é o caso do Shar Pei, podemos detetá-lo facilmente uma vez que o pelo começa a cair na zona afetada e aparecem pequenas pústulas. O cachorro com foliculite irá coçar constantemente as pústulas, até puder chegar a tentar morder a zona que o incomoda fazendo pequenas feridas que se podem infetar.

Todos os cachorros têm na sua pele a bactéria causadora chamada staphylococcus intermedius embora nem todos desenvolvam este problema cutâneo. Geralmente aparece devido às defesas baixas ou outros problemas dentro do organismo do cachorro que fazem com que se manifeste. Também pode ocorrer por as mesmas causas que as outras doenças na pele do cachorro: a umidade, uma falta de higiene, etc.

O tratamento costuma ser antibacteriano ora seja por administração oral ou, através de cremes ou através de xampus específicos. Será o veterinário que deverá recomendar o tratamento a seguir e o tempo que este deve durar pois a maioria dos produtos dedicados à foliculite podem ressecar o seu pelo gravemente.

Tumores

Qualquer cachorro, independentemente da sua idade ou raça pode apresentar tumores, não é exclusivo do Shar Pei. Ainda assim, determinados fatores como a velhice, os produtos tóxicos e inclusive a falta de cuidados do nosso Shar Pei podem fazer aparecer tumores.

Existem muitos tipos de tumores diferentes, benignos ou não, e só podemos determinar de que se tratar e iniciar um tratamento fazendo uma biopsia de uma amostra do tecido do tumor. Se acredita que apareceu um tumor no seu cachorro, consulte o quanto antes o especialista para que lhe façam um exame e possam determinar de que se trata.

O seu Shar Pei sofre de um problema de pele?

Conte-nos tudo e ajude outros membros da comunidade do PeritoAnimal a resolver as suas dúvidas sobre os problemas da pele do Shar Pei, lembre-se que pode escrever e juntar fotografias. Agradecemos a sua colaboração!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Problemas de pele do Shar Pei, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.