Partilhar

Posso passear com meu gato?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 7 fevereiro 2019
Posso passear com meu gato?

Ver fichas de  Gatos

De certeza que já se questionou alguma vez se pode passear com seu gato. E a resposta é sim, mas os felinos são animais bastante especiais e nem todos estão dispostos a isso. Ao contrário dos cachorros, o fato de passear todos os dias não é uma necessidade para os gatos, pelo que é você quem decide se quer levar o seu gato a passear ou não.

Para saber o que fazer, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar as desvantagens e vantagens que tem levar a passear o seu companheiro felino, assim como as principais coisas que deve ter em conta na hora de passear o seu gato corretamente. Como acontece com todos os seres vivos, se decidir que quer passear o seu gato, recomendamos que o habitue desde bem pequeno e o ensine a usar o seu arnês e coleira, para que estes objetos e os passeios diários façam parte da sua rotina diária.

Também lhe pode interessar: Posso dormir com o meu coelho?

Desvantagens de passear o seu gato

Apesar da decisão de passear o seu gato ou não ser sua, para poder decidir deve conhecer os riscos e inconvenientes que influenciam na hora de passear o seu gato pela rua:

Os gatos não são como os cachorros

Por muito que queiramos levar a passear o nosso gato como se se tratasse de um cachorro, a verdade é que não o podemos fazer. Primeiro porque nunca vão ter segurança e confiança suficientes para passear ao nosso lado ou inclusive poder soltá-los sem fugirem. E segundo porque os gatos não têm as mesmas necessidades que os cachorros, pois estes últimos esperam todos os dias ansiosamente pelo momento de sair para passear para socializar com outros cães e fazer as suas necessidades fisiológicas, em contrapartida os gatos não precisam de sair para isso, uma vez que contam com a sua caixa de areia em casa e porque não precisam de socializar com outros animais todos os dias como fazem os cachorros. Embora isto não signifique que os gatos não precisem de estar socializados, por isso se quer a aprender a socializar um gato consulte este artigo.

Pode ser estressante

Ao serem tão solitários e territoriais, o fato de passear os gatos domésticos pela rua pode ser estressante para eles, uma vez que além de se encontrarem com outros gatos desconhecidos, não contam com as suas marcas de cheiro tranquilizadoras e pode ser que se assustem facilmente e que queiram fugir. Como acontece com todos os seres vivos, quando nos tiram da nossa zona de conforto ficamos estressados ou nervosos, e com os gatos acontece a mesma coisa, porque não vêm os outros gatos como companheiros para brincar e socializar (como acontece com os cachorros), mas sim como invasores e podemos depararmo-nos com tensões hierárquicas entre eles.

É preciso vigiar sempre

Claro que, se levarmos a passear o nosso gato é possível que coma algo do solo que não deve, que algum parasita se aloje na pele, que se magoe com algum ramo de árvore quando subir por elas ou que piso alguma coisa no solo e se magoe. Mas isso são coisas que passam e que devemos aceitar desde logo se decidirmos levá-lo a passear, porque isto também pode acontecer mesmo que ele esteja em casa, embora talvez com menos frequência. O melhor para prevenir possíveis doenças ou parasitas é ter todas as vacinas em dia e manter o gato bem desparasitado.

Depende da personalidade do gato

Cada gato tem a sua própria personalidade e, é por isso que a devemos ter em conta para decidir se é bom ou não levá-lo a passear. Por exemplo, se o seu gato é muito assustadiço e reservado, tem medo das visitas que vêm a casa e se esconde cada vez que ouve um barulho estranho, é melhor não o levar a passear porque naturalmente não é um felino que esteja predisposto a isso. Em contrapartida, se o seu gato é muito curioso e explorador, de certeza que será uma experiência muito enriquecedora para ele.

Posso passear com meu gato? - Desvantagens de passear o seu gato

Vantagens de passear o seu gato

Agora que já sabe quais são os inconvenientes, também precisa de saber quais são as vantagens de passear com o seu gato para poder decidir corretamente:

Experiência positiva

O fato de passear o seu gato pode ser uma experiência realmente positiva e muito enriquecedora para o seu pet e para si, uma vez que além de fortalecer a vossa relação através da conexão com a coleira e a sua mão, o felino irá receber vários estímulos novos aos quais não está habituado como o cheiro das flores ou o tato da erva nas suas patas, e isso torna-se divertido para a natureza curiosa dos gatos.

Recomendado para alguns gatos

Alguns especialistas recomendam que é bom levar a passear os gatos com tendência a fugir de casa, para assim conhecerem o que há para além das janelas de casa, através das quais estão sempre olhando o exterior e se habituem a essa experiência. Se o seu gato costuma fugir, então não hesite em levá-lo a passear por algum parque tranquilo no qual possa satisfazer as suas tendências exploradoras.

Uma forma de fazer exercício

Outra das vantagens de passear com seu gato é que, ao mesmo tempo que lhe está proporcionando novos estímulos, também o ajuda a fazer exercício de forma diferente e muito mais ativa do que pode fazer dentro de casa. Desta forma, sobretudo se o seu gato sofre de sobrepeso ou obesidade, levá-lo a passear ajudará a que a sua saúde melhore e que diminua de peso mais facilmente fazendo exercício no exterior.

Os mais predispostos

Como referimos antes, nem todos os gatos estão predispostos por natureza a querer passear fora de casa, por isso deve ter em conta a personalidade que têm e o nível de atividade ao qual estão habituados. Assim, os gatos mais ativos, os que mostram mais interesse pelo mundo exterior (saindo para a varanda ou olhando as janelas) e os que já saem para o jardim ou terraço de sua casa, são os felinos que melhor predisposição e melhores candidatos são na hora de sair para explorar territórios novos para eles.

Como passear o meu gato

Agora já conta com todas as informações necessárias para tomar uma decisão e responder à pergunta de se pode passear com o seu gato ou não. Caso a sua resposta seja afirmativa, é importante que siga algumas dicas para que o passeio com o seu gato seja o mais seguro possível.

  • Antes de passear o seu gato deve vaciná-lo corretamente e estar desparasitado e protegido com o uso de pipetas ou coleiras anti-parasitas para não pegar nenhuma patologia deste tipo na rua.
  • Para passear o seu gato deve habituá-lo a usar sempre um arnês e uma trela comodamente, os quais não poderá tirar em nenhum momento do passeio nem servir para dirigir o gato por onde você quer ir. Deve deixá-lo ir por onde quer, seguindo simplesmente os seus movimentos sem o forçar a nada. Lembre-se que não pode usar qualquer tipo de arnês, deve ser um específico para gatos.
  • Escolher um lugar tranquilo e sem muitos outros animais é fundamental para conseguir passear o seu gato e, para que este se encontre cômodo e seguro, por isso os lugares com muitas pessoas, animais e ruídos forte estão totalmente desaconselhados.
  • Comece levando a passear o seu gato durante poucos minutos e vá aumentando a duração dos passeios à medida que vir que o seu felino não sente nenhum inconveniente.
  • Deve vigiar continuamente o seu felino para evitar que se magoe ou coma algo que não deve e, não sofra assim de nenhum transtorno intestinal nem ferida acidental.
Posso passear com meu gato? - Como passear o meu gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso passear com meu gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Posso passear com meu gato?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Márcia Antonieta Barnabé Fabrim
Estou mudando de uma casa com um amplo jardim para um apartamento, que é grande também, mas me preocupo com os meus gatos, por isso gostei muito deste artigo, vou tentar levar os mais extrovertidos para passear, seguindo as suas orientações. Obrigada.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Márcia! Obrigada pelo comentário, continue nos acompanhando! 🐱
A sua avaliação:
Rafael
Artigo bacana, pois, minha gata tem MUITO interesse em sair do apartamento e adora olhar pelo vidro da varanda. Ela, com certeza, gostará de passear.
Fernanda
Eu comprei um carrinho pet, ajuda bastante !

Posso passear com meu gato?
1 de 3
Posso passear com meu gato?

Voltar ao topo da página