PARTILHAR

Por que os gatos mordem as pernas?

Por que os gatos mordem as pernas?
Imagem: @BadCatChris
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você divide a casa com um felino, provavelmente já foi surpreendido por um ataque aos tornozelos. Para muitos tutores, esse comportamento é motivo de preocupação, pois consideram que pode ser um possível sintoma de agressividade. No entanto, em geral, um gato que ataca as pernas e o tornozelo de seus tutores está apenas entediado e não encontra outra forma de exercitar positivamente o seu extinto natural de caçador.

Você se questiona por que os gatos mordem as pernas? Então te convidamos a seguir lendo esse artigo no PeritoAnimal para conhecer melhor as possíveis causas deste "ataque gatuno" e saber que forma de evitá-lo para que a brincadeira não termine em ferimento.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos passam entre as pernas?

Por que os gatos atacam as pernas de seus tutores?

Embora tenham sido "domesticados", os gatos mantém inatos os seus instintos de caça, assim como todos os felinos. No entanto, diferentemente dos seus parentes selvagens, nossos bichanos deixaram de exercitar suas habilidades de caçadores de forma notória, uma vez que não necessitam mais caçar para se alimentarem.

Se por uma lado a vida caseira os protege de muitas doenças e adversidades do meio, por outro lado, quando não é dada importância ao enriquecimento ambiental que um felino requer para se manter sadio e equilibrado, surgem diferentes problemas de comportamento. Você deve se questionar por que o seu gato lhe ataca sem qualquer motivo, no entanto, todos os comportamentos manifestados pelos felinos têm uma razão e visam atingir objetivos específicos: alimentar-se, de desestressar, chamar a atenção...

Por que os gatos mordem as pernas?

A maioria dos gatos que mordem as pernas de seus tutores apresentam alguns dos cinco sintomas de que estão entediados. Por passarem muito tempo sozinhos e não contarem com um ambiente rico em estímulos, ou por não receber a devida atenção de seus tutores, um gato acaba por considerar a caça dos tornozelos de seus tutores uma oportunidade perfeita para exercitar seu instinto natural. Além disso, é importante lembrar que um gato entediado e sedentário se torna vulnerável a uma série de doenças e problemas comportamentais.

A gente pode nem se dar conta, mas quando brincamos com nossos bichanos, proporcionamos a eles a oportunidade de que exercitem os seus instintos naturais. Por exemplo, a brincadeira clássica da vara de pescar visa imitar o movimento de um pássaro para estimular o instinto de caça dos felinos. Se deixamos de brincar com nossos bichinhos ou não deixamos disponíveis brinquedos e acessórios para que permaneçam ativos quando estamos fora de casa, é muito provável que eles considerem o ataque aos seus tornozelos ou pernas como uma válvula de escape à sua monotonia.

Por que os gatos mordem as pernas? - Por que os gatos atacam as pernas de seus tutores?

Outras causas que provocam que o gato morda as pernas

Você viu que o tédio é um dos principais motivos por que os gatos atacam as pernas. Embora morder os tornozelos dos tutores possa evidenciar esse tédio de um gato que não conta com os brinquedos necessários para exercer positivamente os seus instintos, sem machucar os seus tutores, os gatos podem morder por diferentes motivos. Dependendo da circunstância, um gato pode morder as pernas como sinal de interação social, por ter ficado muito excitado durante uma brincadeira, para demonstrar o seu afeto, por falta de socialização, devido à desconfiança e por se sentir vulnerável, entre outras razões.

Quando um gato lhe morde suavemente quando você dá comida a ele ou quando você brinca com ele, provavelmente está demonstrando seu carinho e agradecimento. É muito importante não reforçar esse comportamento e ignorá-lo e ensinar a seu gato a expressar seu afeto de forma segura e tranquila, utilizando o reforço positivo para reconhecer apenas as atitudes desejáveis de seu bichano. Lembre-se que afastá-lo, castigá-lo ou repreendê-lo também são formas de reforçar seus comportamentos, já que se o gato está chamando nossa atenção, ele está conseguindo o que pretende.

Como fazer o gato parar de morder a perna?

Para eliminar um comportamento, deve-se ignorá-lo completamente, é a única forma do gato deixar de repetir, porque não obtém nenhuma resposta. Por outro lado, se um felino está doente ou se sente vulnerável em alguma situação, poderá morder como uma forma de auto-defesa, para evitar possíveis danos ao seu bem-estar.

Se você notar que o seu bichano apresenta sintomas como debilidade, se esconde por muito tempo, ou se isola e utiliza a mordida como a forma de defesa, é muito importante buscar rapidamente a um veterinário. Algumas doenças podem provocar mudanças de comportamento e a dor o faz sentir mais vulnerável.

Resumindo... Por os gatos possuírem uma personalidade única, não existe uma interpretação exata para cada som, gesto ou expressão que os felinos utilizam em seu cotidiano para expressar seus sentimentos, desejos e estado de espírito. Cada gato é um ser único e singular, por isso não existe uma definição previamente estabelecida sobre sua personalidade. Por isso, para interpretar o significado das mordidas e das diversas formas de expressão de seu bichano, é muito importante que você gaste seu tempo para descobrir sua personalidade e desvendar sua linguagem corporal.

Entretanto, se você perceber que seu gato se tornou agressivo ou apresenta mudanças negativas no seu comportamento, é importante consultar um veterinário especialista em etologia felina. Com esse profissional poderá averiguar quais são as causas destas alterações e estabelecer um tratamento baseado nas necessidades específica de seu gato. E já que você já viu por que os gatos atacam as pernas, a seguir vamos te mostrar o que você pode fazer nesses casos.

O que fazer quando o gato morde minhas as pernas?

Quer saber como fazer para o gato parar de atacar? Embora possamos entender que o ato de atacar os nossos tornozelos seja instinto natural de nossos bichanos, a verdade é que as mordidas nessa região tão sensível podem ser muito incômodas e doloridas. Por isso, reunimos alguns conselhos práticos para que você evite estes ataques de seu gato e consiga uma convivência mais saudável em sua casa.

  • Ambiente diversificado: provavelmente, você tem que sair para trabalhar e cumprir suas responsabilidades. Isso significas que terá que deixar o gato sozinho em casa. Uma forma de evitar problemas de comportamento e sintomas de estresse e tédio, como o ataque aos seus tornozelos, é fundamental proporcionar um ambiente diversificado, com brinquedos, arranhadores e outros acessórios que permitam ao gato manter-se física e mentalmente estimulados durante a sua ausência.
  • Momentos de qualidade: mesmo oferecendo muitos brinquedos para que o seu bichano se divirta sozinho, é fundamental que você reserve um tempo exclusivamente para brincar com ele e compartir momentos de qualidade. Mesmo que chegue a casa cansado, lembre-se de dedicar uns minutos a seu companheiro. Sem dúvida você não se arrependerá.
  • Considere encontrar um companheiro ao seu gato: se você notar que o gato fica entediado brincando sozinho e os episódios de tédio forem persistentes, você pode considerar a possibilidade de dar a ele um "irmãozinho" ou "irmãzinha". No entanto, lembre-se de observar o temperamento de seu gato e analisar o seu grau de sociabilidade. Caso considera que a presença de outro animal pode melhorar a qualidade de vida de seu felino, lembre-se de socializar-lo antes de impor bruscamente uma convivência, e de apresentar corretamente o novo gato ao seu felino.
  • Medicina preventiva: Como mencionado anteriormente, algumas patologias podem provocar estresse e modificar o comportamento de seu bichano. Por isso, para manter seu gato saudável e equilibrado, é essencial proporcionar uma medicina preventiva adequada durante sua vida toda. Lembre-se de fazer visitas periódicas ao veterinário a cada 6 meses, seguir sua cartela de vacinação e a desparasitação periódicas, além de proporcionar uma alimentação equilibrada e de alta qualidade, para que ele se mantenha física e mentalmente estimulado.

Agora que você já sabe por que os gatos atacam as pernas e entendeu por que seu gato te ataca do nada, recomendamos a leitura deste outro artigo em que mostramos como fazer um gato te amar.

Por que os gatos mordem as pernas? - O que fazer quando o gato morde minhas as pernas?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos mordem as pernas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Vet Help Direct. Why does my cat bite me unprovoked?. Disponível em: <https://vethelpdirect.com/vetblog/2020/07/09/why-does-my-cat-bite-me-unprovoked/>. Acesso em 23 de dezembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Danielle
Impossível de ignorar quando minha gata me morde e ataca minhas pernas depois que faço carinho nas costas e na base da cauda dela (pelo jeito ela odeia), ela morde pra machucar e sempre repreendo ela depois, me desculpe mas dói e machuca e é impossível "ignorar", sempre fico p com ela quando isso acontece
A sua avaliação:
Brenna Melo
O meu morde minha perna levemente quando quer ração kkk
A sua avaliação:
Mônica galotti
Meu gato tem3 meses mas ele morde demais meus braços...e me ataca quando estou desprevenida...o que eu posso fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Mônica. Neste post explicamos porque os gatos mordem os tutores e o que pode ser feito: https://www.peritoanimal.com.br/porque-os-gatos-mordem-os-tutores-20424.html
Um abraço!
A sua avaliação:
João Carlos Lennert
O nosso morde nosso pé quando está com fone e quer comer.
A sua avaliação:
Raisa Souza
Meu gato esta mordendo a minha perna e parece esta trepando. Pois além de babar um pouco ainda sai um liquido do pinto. Ela ainda n esta castrado. O que ele esta fazendo e pq só faz isso em mim?
Danielle
Ele deve estar no cio e marcando território em você, castre ele que isso acaba
A sua avaliação:
Marta Félix da Silva Muguet
Tenho um filho felino,ele morde minhas pernas quando quer comer.caso a ração n estiver transbordando na vasilha,É certo ele me mordiscar .
A sua avaliação:
Jaci
A minga faz isso quando quer atenção , qdo quer que brinque com ela
A sua avaliação:
Mônica
Olá!
Apareceu no meu telhado um gato macho de 3 anos aproximadamente. Levei para castrar dei vacina da raiva e remedinho de verme. Só que ele entra pouco em casa . Quando ele entra ele recebe carinho e logo rola para um lado e para o outro, so que ele morde. Nunca tive gatos...tenho uma cachorra que não tem contato com ele . Porque ele morde tanto??? Nao é mordidinhas e mordidas mesmo.
Estou até assustada...porque tive muito carinho por ele e ele não retribui.
Luísa Savala
Oi Mônica! Podem existir várias razões para esse gatinho morder tanto, por isso, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
De qualquer forma, temos dois artigos que podem te ajudar, um sobre porque o gato morde quando o tutor faz carinho e outro sobre como apresentar um cachorro e um gato corretamente, confira:
https://www.peritoanimal.com.br/porque-meu-gato-me-morde-quando-faco-carinho-22833.html
https://www.peritoanimal.com.br/apresentar-um-cao-a-um-gato-corretamente-21162.html
A equipe do PeirtoAnimal deseja boa sorte e rápidas melhoras!
Filipe
Oi, olha eu tenho um gato de estimação, e ele quando novo foi acostumado a brincar mordendo, quando cresceu as mordidas ficaram fortes e ele tem esse hábito até hoje, e super carinhoso, mas se vacila ele morde.

Mas e tao fofo ele , amo demais ele
A sua avaliação:
Priscila Nunes
Eu tenho um gato só, moro sozinha durante a semana e acho que ele fica muito tempo sozinho... Quando chego em casa, brinco um pouco com ele, mas tenho outras coisas pra fazer também, e acaba que vira e mexe ele fica mordendo mesmo meu tornozelo, ou subindo nas coisas e derrubando, e acho que tudo é realmente por se sentir carente, querendo minha atenção. Além de brinquedos, será que é uma boa ideia adotar outro gatinho, para que um faça companhia para o outro? Meu gato está com 6 anos.
Luísa Savala
Oi Priscila! Temos um artigo sobre enriquecimento ambiental para gatos que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/enriquecimento-ambiental-para-gatos-21655.html
De qualquer maneira, é muito importante que você dedique tempo diário para fazer atividades com o seu gato pois, além de aproximar a relação de vocês, evita problemas comportamentais.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Por que os gatos mordem as pernas?
Imagem: @BadCatChris
1 de 3
Por que os gatos mordem as pernas?

Voltar ao topo da página ↑