Partilhar

Por que os gatos somem?

Por que os gatos somem?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais extremamente curiosos e independentes que gostam de explorar o seu território ao máximo, seja apenas para marcar sua presença e comunicar aos outros animais que é ele quem manda por ali, seja em busca de algum interesse amoroso.

É comum ouvirmos histórias de famílias que se mudam e, de um dia para o outro, o bichano some e retorna à antiga casa em que moravam. Isso acontece porque essa espécie de animal é muito atrelada ao seu espaço e, por vezes, é mais difícil para ele assimilar uma mudança do que para você. Mas, por que os gatos somem? E, quando fogem, eles voltam?

Confira algumas curiosidades sobre esse hábito peculiar dos felinos nesse artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos ronronam?

Por que os gatos fogem?

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona a cabeça de um gato: para eles, o seu território não se resume apenas a casa que divide com sua família humana, na qual estão seus brinquedinhos e alimento. Esse seu domínio pode se estender em um raio de 8 km de distância, o que torna tudo bem mais amplo, não é?

Na cabeça dele, ele continua em casa mesmo que esteja à algumas quadras de distância e, por isso, é essencial que o dono do animal não se desespere caso ele não retorne após um passeio. É sempre bom verificar pela região e conhecer os locais que seu gato gosta de ficar quando está andando pela vizinhança, isso pode ajudar a entender o porque os gatos somem e o que fazer quando acontecer.

Porque os gatos somem antes de morrer

Muitas pessoas acreditam que os gatos fogem antes de morrer pois não querem ver seus donos sofrendo. Essa ideia provavelmente se originou de um hábito anterior à domesticação, desenvolvido por puro instinto de sobrevivência.

Assim como muitas espécies de animais, os gatos machucados tendiam a se esconder na natureza para que os predadores não os achassem e não os vissem como presas fáceis. Ou seja: é, na verdade, o instinto de sobrevivência do animal que o leva a disfarçar a dor e a sumir quando está machucado ou doente.

Nessas situações, é comum encontrar o bichano em lugares mais escuros e isolados, como de baixo do seu carro ou no alto de uma estante escondida na garagem.

Entretanto, não é porque o seu gatinho sumiu que está doente ou prestes a morrer. Fique atento a outros sinais que possam te ajudar a distinguir uma simples escapulida de algo mais grave, que necessite de atendimento veterinário. Quando estão doentes, os bichos costumam ficar apáticos, se preocupam menos com a limpeza do seu pelo e perdem a fome. Leia o nosso artigo completo sobre como saber se o gato está doente.

Gatos castrados fogem?

Se o seu gato costuma escapulir todas as noites, procurando outros felinos na vizinhança, a castração pode ajudar a resolver o problema. Com a queda dos hormônios, diminui a procura por um parceiro, o que deixa o bichano mais calmo. Esse é apenas um dos vários benefícios de castrar um gato. Entretanto, se for parte da personalidade do animal, o gato pode continuar fugindo, mesmo castrado, por isso, é importante conhecer o seu animal, entendendo seus hábitos, necessidades e cuidados.

Por que os gatos somem? - Gatos castrados fogem?

Gatos quando fogem voltam?

Os gatos são animais que possuem memória olfativa e visual bastante aguçadas, devido ao seu instinto de caça e sobrevivência. No geral, os gatos quando fogem voltam para casa após algumas horas, encontrando o caminho sozinhos.

Eles são capazes de memorizar um ambiente a partir de elementos simples, como árvores, bancos de praça ou determinados prédios. Assim, mesmo durante à noite, ele pode observar detalhes do caminho que está percorrendo para refazê-lo depois.

Que o olfato dos animais é mais potente do que o dos seres humanos nós já sabemos, mas, no caso dos gatos, essa característica se torna ainda mais evidente. Os bichanos vão registrando diversos cheiros em sua memória olfativa e, quando desejam voltar para casa, acionam essas lembranças, procurando por registros familiares.

Vale lembrar que o vento é capaz de mudar o rumo de um odor ou extingui-lo de vez e, por isso, pode influenciar no tempo que um gatinho demora para encontrar o caminho de casa. Dependendo da direção do vento, o animal pode acabar seguindo para um outro caminho, mas, com o tempo, irá notar uma sequência de odores e imagens desconhecidas, sendo capaz de retornar a sua trilha original.

Se o seu gato está acostumado a caminhar pela vizinhança, então ele tem um arsenal de cheiros e imagens familiares bem amplo, o que torna mais tranquilo o seu caminho de volta para casa. Agora, se o animal não está acostumado a sair de casa e sumiu, é essencial tentar refazer seus passos e conversar com vizinhos que possam tê-lo visto.

O que fazer quando o gato foge

Caso o seu bichano tenha sumido há algum tempo e ainda não retornou, tente manter-se calmo para procurá-lo. Repasse a rotina dele e analise se houve alguma mudança significativa que ele possa não ter gostado, como uma mudança de casa, um novo membro na família ou um novo bichinho. Nesses casos, o animal costuma dar sinais de sua insatisfação e é possível que tenha "adotado" mais uma casa como sua. Fique atento para saber se essas ausências não são recorrentes.

Caminhe pela vizinhança e veja se o seu gato não está no alto de alguma árvore ou em algum cantinho escondido do bairro pelo qual você passou sem prestar atenção. Vá de casa em casa, se possível, e pergunte pelo animal. É bem provável que alguém o tenha visto andando por aí.

Converse com os seus vizinhos que também tenham gatos e se certifique de que ele não passou por lá, nem ao menos para comer ou beber uma água. Em alguns casos, gatos se sentem mais à vontade próximos de sua própria espécie e podem procurar abrigo em casas que também tenham bichanos.

Se você tiver feito tudo isso e, mesmo assim, não sabe onde seu animal pode estar, faça anúncios com as fotos dele e espalhe pela região. Quanto mais gente de olho, melhor, certo? Veja o nosso artigo com todas as dicas para encontrar um gato perdido.

Manter a casa segura e cobrir os vãos por onde ele passar sem ser percebido também é uma boa medida de segurança.

Acima de tudo o mais importante é colocar um microchip. Este é o único método seguro para identificar o seu gato e que permite que rapidamente ele seja identificado em qualquer médico veterinário. Uma coleira com chapa de identificação pode ser perigosa. Existem diversos casos registados de estrangulamento e graves ferimentos nos felinos devido ao seu uso.

Por que os gatos somem? - O que fazer quando o gato foge

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos somem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que os gatos somem?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
28 comentários
A sua avaliação:
Luana
Minha gata é castrada cuidamos muito bem adotamos ela porque apareceu aqui em casa com muita fome e machucada. após algum tempo ela ficou gravida de 5 filhotes doamos 4 e ficamos com um. Enfim faz uns 4 anos que ela está com nós e sempre se deu bem com o filho dela. Mas ela sumiu na terça de manhã de 28/04 e não apareceu mais estou mal e triste é bem dificíl. A unica vez que ficou mais tempo fora foi de 24 horas. Mas de uns tempo pra cá apareceu um gato macho aqui em casa e estamos acolhendo ele e ela não gostava muito porém ele não tem acesso dentro de casa fica sempre na áreas mas sei lá. Não sei mais o que fazer só queria ela de volta.
A sua avaliação:
Loya
Em 2015 eu adotei uma gatinha sem saber como se cuidava de um gato. Não sabia nada sobre os ciclos de cio, castração, as doenças, os comportamentos, nada. Fui aprendendo isso com o tempo. Só que pela falta de informações, eu criei essa minha gatinha de uma forma mais "liberal", ela saia e voltava depois de algumas horas já que eu não impedia deixando a casa toda aberta. No cio ela ficava mais de 24h fora, e já até cheguei a divulgar o sumiço dela nas redes sociais, isso em 2016. Depois de 2 ninhadas, eu consegui a castração para ela, e da primeira ninhada fiquei com 2 gatinhos e doando todos da segunda. Bom, eles cresceram e hoje mãe e filhos tem comportamentos de amor e ódio, o que causa muito estresse para a mãe. Eu venho percebendo o comportamento dela e já vi que ela se estressa muito rápido e isso acaba gerando alguns problemas nela. Depois de um certo tempo, ela criou uma rotina de sair de casa de manhã, ficar o dia todo fora e voltar pela tarde ou noite, e tinha vezes que ela ficava a tarde, saia pela parte da noite e voltada sempre pela manhã, nunca passava de 24h. Essa rotina era certa dela, virou costume, mesmo aqui em casa tentando prende-lá, ela sempre conseguia fugir de alguma forma. Os outros 2 gatos já são mas fáceis de prender, mas ela não. Enfim, segunda-feira ela passou toda a tarde em casa, debaixo da cama, onde é um lugar bem tranquilo para eles, estava com o comportamento um pouco estressado e quando foi a noite, ela brincou com a filha dela e depois saiu. Na hora de colocar a ração para prende-los (fazemos isso para que eles passem a noite em casa), só ela que não apareceu, o que é normal acontecer também. Só que pela amanhã de terça ela não apareceu como de costume e está até agora, uma tarde de quarta sem aparecer. Eu sinto que pelas saídas dela, ela pode ter se adaptado em outro ambiente aqui pelo bairro, mas também bate a angustia de ter alguma maldade humana no meio. Ela é uma gata muito arisca, não é de chegar perto de quem ela não conhece, tem bastante medo inclusive. Vou me agarrar a essa minha hipótese e se ela não aparecer, irei procurar pelo bairro :(
A sua avaliação:
Ingrid
Meu gatinho castrado não tem o hábito de ficar longe de casa, passa no máximo 1 hora pela vizinhança. Notei que ele estava urinando vermelho há 2 dias, comprei a medicação recomendada pela veterinária e comecei o tratamento ontem mesmo. Até hoje de manhã ele continuava ativo, brincalhão e comendo normalmente. Mas hj a tarde quando retornei do trabalho ele não me recebeu como sempre e até agora às 20:29 não voltou pra casa. Fase de isolamento pela pandemia, moro sozinha e tô surtando com a ausência dele. :'(
A sua avaliação:
eliane dos santos
minha gata sumiu a 3 dias. tem aproximadamente 9 anos de idade.
estou desesperada, ela se alimentava com ração natural.
será que seria a idade de se esconder para morrer?
Eliane Carvalho
Sua gatinha retornou? A minha tem 13 anos e tb sumiu há três dias, ninguém nos arredores a viu.
A sua avaliação:
Maria eduarda
Minha gatinha sumiu a 2 dias e isso me ajudou a ficar mais calma
A sua avaliação:
Priscila Menezes
Não desistam! Pergunte aos vizinhos, ponham nas redes sociais! Uma amiga minha colocou no status, deu a caso do namorado da irmã dela que mora aqui perto achar em cima de uma árvore de espinho! Ou seja, pode sim estar nas redondezas! Eu já tinha perdido as esperanças! Mas deu tufo certo! Ela
Ficou desaparecida três dias! Não desistam
A sua avaliação:
Gabriel
Eu queri a saber se é verdade que só gato macho volta para casa e fêmea não, ouvi isso de um amigo que conto que ele tinha uma gata desapareceu dai ela adotou um outro gato macho que nuca saiu na rua eu acho que é mentira ma só pra confirmar
Mariane
Volta sim... gatos e gatas agem parecido: são exploradores, bons caçadores, territorialistas, espertos. A minha some e sempre volta s2
Ingrid
Tenho um amigo com 2 gatas não castradas. Uma delas gosta de ficar em casa enquanto a outra passa dias por aí.
A sua avaliação:
Gabriela
Tem uma amiga minha que falo que gato fêmea não vou ta para casa só apenas macho eu acho que é apenas um mito ,eu queria saber se é verdade ou mito ,minha gata não tem nenhum problema com a famila e bem carinhosa comigo , eu tenho medo dela ir embora.
Eliane
Graças a Deus volta sim a minha nunca saiu,no dia que ela saiu passou três dias para voltar Graças a Deus que ela voltou
Maiara Farias
Olá, eu tinha 3 gatos, infelizmente dois dos meus gatos sumiram, o primeiro que sumiu já tinha dois anos de vida, sumiu já tem em torno de um mês e o segundo sumiu já faz alguns dias.
Sinto tanto a falta deles, pra piorar fico com receio de ter acontecido algum ruim com eles, um dos que sumiram já tinha perdido a visão de um olho, creio eu que alguém que fez isso com ele( inclusive ele foi adotado, ele chegou lá em casa com o olho assim e eu resolvi adotar). Não sei mais o que fazer, ninguém viu eles e eles já eram adultos, nunca fizeram isso antes, será que alguém os mataram? :(
No momento só tenho um e irei castra ló, para evitar que ele saia de casa, porém esse gatinho é muito ativo sai sem mesmo está no cio.
A sua avaliação:
Adriana Hanashiro
Minha mãe tem uma gata se chama "Preta" mas é malhada rs tem uns 4/5 anos tomava injeção e um certo dia minha mãe achou ela estranha e achou melhor não dar remédio e no mesmo mês ela pariu um filhote kkk linda a Misha* foi um alegria pois tínhamos perdido um macho por doença, enfim a Misha crescendo dominou o ambiente, tem personalidade forte é hiperativa muito brincalhona e ciumenta rs e a própria mãe Preta* não aguentou, rejeitou a própria filha assim que desmamou... brigava, E começou a sumir...dias e voltava, mas da última vez sumiu 20 dias!!! 😲 Realmente achamos que tinha morrido, alguém matou seila, todos tristes
em casa ... E de repente apareceu magra, ronronando faminta, comeu e dormiu.. e ficou uns dias logo sumiu mas uma semana já voltou...q estranho ! Será por causa da filha dela ?
Luísa Savala
Oi Adriana! Como mencionamos no artigo, existem várias causas para um gato sumir. De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!

Por que os gatos somem?
1 de 3
Por que os gatos somem?

Voltar ao topo da página