Partilhar

Por que os gatos somem?

Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. 29 maio 2018
Por que os gatos somem?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais extremamente curiosos e independentes que gostam de explorar o seu território ao máximo, seja apenas para marcar sua presença e comunicar aos outros animais que é ele quem manda por ali, seja em busca de algum interesse amoroso.

É comum ouvirmos histórias de famílias que se mudam e, de um dia para o outro, o bichano some e retorna à antiga casa em que moravam. Isso acontece porque essa espécie de animal é muito atrelada ao seu espaço e, por vezes, é mais difícil para ele assimilar uma mudança do que para você. Mas, por que os gatos somem? E, quando fogem, eles voltam?

Confira algumas curiosidades sobre esse hábito peculiar dos felinos nesse artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos ronronam?

Por que os gatos fogem?

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona a cabeça de um gato: para eles, o seu território não se resume apenas a casa que divide com sua família humana, na qual estão seus brinquedinhos e alimento. Esse seu domínio pode se estender em um raio de 8 km de distância, o que torna tudo bem mais amplo, não é?

Na cabeça dele, ele continua em casa mesmo que esteja à algumas quadras de distância e, por isso, é essencial que o dono do animal não se desespere caso ele não retorne após um passeio. É sempre bom verificar pela região e conhecer os locais que seu gato gosta de ficar quando está andando pela vizinhança, isso pode ajudar a entender o porque os gatos somem e o que fazer quando acontecer.

Porque os gatos somem antes de morrer

Muitas pessoas acreditam que os gatos fogem antes de morrer pois não querem ver seus donos sofrendo. Essa ideia provavelmente se originou de um hábito anterior à domesticação, desenvolvido por puro instinto de sobrevivência.

Assim como muitas espécies de animais, os gatos machucados tendiam a se esconder na natureza para que os predadores não os achassem e não os vissem como presas fáceis. Ou seja: é, na verdade, o instinto de sobrevivência do animal que o leva a disfarçar a dor e a sumir quando está machucado ou doente.

Nessas situações, é comum encontrar o bichano em lugares mais escuros e isolados, como de baixo do seu carro ou no alto de uma estante escondida na garagem.

Entretanto, não é porque o seu gatinho sumiu que está doente ou prestes a morrer. Fique atento a outros sinais que possam te ajudar a distinguir uma simples escapulida de algo mais grave, que necessite de atendimento veterinário. Quando estão doentes, os bichos costumam ficar apáticos, se preocupam menos com a limpeza do seu pelo e perdem a fome. Leia o nosso artigo completo sobre como saber se o gato está doente.

Gatos castrados fogem?

Se o seu gato costuma escapulir todas as noites, procurando outros felinos na vizinhança, a castração pode ajudar a resolver o problema. Com a queda dos hormônios, diminui a procura por um parceiro, o que deixa o bichano mais calmo. Esse é apenas um dos vários benefícios de castrar um gato. Entretanto, se for parte da personalidade do animal, o gato pode continuar fugindo, mesmo castrado, por isso, é importante conhecer o seu animal, entendendo seus hábitos, necessidades e cuidados.

Por que os gatos somem? - Gatos castrados fogem?

Gatos quando fogem voltam?

Os gatos são animais que possuem memória olfativa e visual bastante aguçadas, devido ao seu instinto de caça e sobrevivência. No geral, os gatos quando fogem voltam para casa após algumas horas, encontrando o caminho sozinhos.

Eles são capazes de memorizar um ambiente a partir de elementos simples, como árvores, bancos de praça ou determinados prédios. Assim, mesmo durante à noite, ele pode observar detalhes do caminho que está percorrendo para refazê-lo depois.

Que o olfato dos animais é mais potente do que o dos seres humanos nós já sabemos, mas, no caso dos gatos, essa característica se torna ainda mais evidente. Os bichanos vão registrando diversos cheiros em sua memória olfativa e, quando desejam voltar para casa, acionam essas lembranças, procurando por registros familiares.

Vale lembrar que o vento é capaz de mudar o rumo de um odor ou extingui-lo de vez e, por isso, pode influenciar no tempo que um gatinho demora para encontrar o caminho de casa. Dependendo da direção do vento, o animal pode acabar seguindo para um outro caminho, mas, com o tempo, irá notar uma sequência de odores e imagens desconhecidas, sendo capaz de retornar a sua trilha original.

Se o seu gato está acostumado a caminhar pela vizinhança, então ele tem um arsenal de cheiros e imagens familiares bem amplo, o que torna mais tranquilo o seu caminho de volta para casa. Agora, se o animal não está acostumado a sair de casa e sumiu, é essencial tentar refazer seus passos e conversar com vizinhos que possam tê-lo visto.

O que fazer quando o gato foge

Caso o seu bichano tenha sumido há algum tempo e ainda não retornou, tente manter-se calmo para procurá-lo. Repasse a rotina dele e analise se houve alguma mudança significativa que ele possa não ter gostado, como uma mudança de casa, um novo membro na família ou um novo bichinho. Nesses casos, o animal costuma dar sinais de sua insatisfação e é possível que tenha "adotado" mais uma casa como sua. Fique atento para saber se essas ausências não são recorrentes.

Caminhe pela vizinhança e veja se o seu gato não está no alto de alguma árvore ou em algum cantinho escondido do bairro pelo qual você passou sem prestar atenção. Vá de casa em casa, se possível, e pergunte pelo animal. É bem provável que alguém o tenha visto andando por aí.

Converse com os seus vizinhos que também tenham gatos e se certifique de que ele não passou por lá, nem ao menos para comer ou beber uma água. Em alguns casos, gatos se sentem mais à vontade próximos de sua própria espécie e podem procurar abrigo em casas que também tenham bichanos.

Se você tiver feito tudo isso e, mesmo assim, não sabe onde seu animal pode estar, faça anúncios com as fotos dele e espalhe pela região. Quanto mais gente de olho, melhor, certo? Veja o nosso artigo com todas as dicas para encontrar um gato perdido.

Manter a casa segura e cobrir os vãos por onde ele passar sem ser percebido também é uma boa medida de segurança.

Acima de tudo o mais importante é colocar um microchip. Este é o único método seguro para identificar o seu gato e que permite que rapidamente ele seja identificado em qualquer médico veterinário. Uma coleira com chapa de identificação pode ser perigosa. Existem diversos casos registados de estrangulamento e graves ferimentos nos felinos devido ao seu uso.

Por que os gatos somem? - O que fazer quando o gato foge

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos somem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que os gatos somem?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
lidiane
achei uma gatina na rua estava com 3meses com u ferimento na pata o qual estava trantando na clinica veterinaria,agora ela com 6 meses sumiu de casa,por um descuido meu filho deixou a porta aberta sumiu no dia 06/11/2018,hoje completa 3 dias,estou desesperada,ja perguntei por toda vizinhança e nada,meu marido acredita que ela está no cio.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lidiane, algumas dicas que podem ajudar a encontrar a gatinha: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-encontrar-um-gato-perdido-21380.html
Céline
Talvez esteja com o ciu e apeteceu-lhe voltar para a rua... :/
Espero que volte rápido!
O meu fugiu hoje, de novo... já voltou para casa mas esconde-se de mim... não é normal..parece estar com medo.
thomas
Uma gata apareceu na minha casa ai cuidei dela por mais ou menos duas semanas , ela era siamesa muito carinhosa e apegada amim , so que quando ela tava sentada no meu colo ela saiu derepente pra fora e sumiu faz 16 dias hj. nao apareceu o que aconteceu com ela por que ela sumiu?
Gislene
Meu gato sumiu faz 12 dias, já procurei....estou desesperada. O engraçado e que ele e castrado e sumiu junto com uma gata que ficava aqui em casa. Tem 4 anos que tenho ele. Estou triste demais ....

Por que os gatos somem?
1 de 3
Por que os gatos somem?

Voltar ao topo da página