Curiosidades do mundo animal

Por que os gatos somem?

Por que os gatos somem?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais extremamente curiosos e independentes que gostam de explorar o seu território ao máximo, seja apenas para marcar sua presença e comunicar aos outros animais que é ele quem manda por ali, seja em busca de algum interesse amoroso.

É comum ouvirmos histórias de famílias que se mudam e, de um dia para o outro, o bichano some e retorna à antiga casa em que moravam. Isso acontece porque essa espécie de animal é muito atrelada ao seu espaço e, por vezes, é mais difícil para ele assimilar uma mudança do que para você. Mas, por que os gatos somem? E, quando fogem, eles voltam?

Confira algumas curiosidades sobre esse hábito peculiar dos felinos nesse artigo do PeritoAnimal.

Índice

  1. Por que os gatos fogem?
  2. Porque os gatos somem antes de morrer
  3. Gatos castrados fogem?
  4. Gatos quando fogem voltam?
  5. O que fazer quando o gato foge

Por que os gatos fogem?

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona a cabeça de um gato: para eles, o seu território não se resume apenas a casa que divide com sua família humana, na qual estão seus brinquedinhos e alimento. Esse seu domínio pode se estender em um raio de 8 km de distância, o que torna tudo bem mais amplo, não é?

Na cabeça dele, ele continua em casa mesmo que esteja à algumas quadras de distância e, por isso, é essencial que o dono do animal não se desespere caso ele não retorne após um passeio. É sempre bom verificar pela região e conhecer os locais que seu gato gosta de ficar quando está andando pela vizinhança, isso pode ajudar a entender o porque os gatos somem e o que fazer quando acontecer.

Porque os gatos somem antes de morrer

Muitas pessoas acreditam que os gatos fogem antes de morrer pois não querem ver seus donos sofrendo. Essa ideia provavelmente se originou de um hábito anterior à domesticação, desenvolvido por puro instinto de sobrevivência.

Assim como muitas espécies de animais, os gatos machucados tendiam a se esconder na natureza para que os predadores não os achassem e não os vissem como presas fáceis. Ou seja: é, na verdade, o instinto de sobrevivência do animal que o leva a disfarçar a dor e a sumir quando está machucado ou doente.

Nessas situações, é comum encontrar o bichano em lugares mais escuros e isolados, como de baixo do seu carro ou no alto de uma estante escondida na garagem.

Entretanto, não é porque o seu gatinho sumiu que está doente ou prestes a morrer. Fique atento a outros sinais que possam te ajudar a distinguir uma simples escapulida de algo mais grave, que necessite de atendimento veterinário. Quando estão doentes, os bichos costumam ficar apáticos, se preocupam menos com a limpeza do seu pelo e perdem a fome. Leia o nosso artigo completo sobre como saber se o gato está doente.

Gatos castrados fogem?

Se o seu gato costuma escapulir todas as noites, procurando outros felinos na vizinhança, a castração pode ajudar a resolver o problema. Com a queda dos hormônios, diminui a procura por um parceiro, o que deixa o bichano mais calmo. Esse é apenas um dos vários benefícios de castrar um gato. Entretanto, se for parte da personalidade do animal, o gato pode continuar fugindo, mesmo castrado, por isso, é importante conhecer o seu animal, entendendo seus hábitos, necessidades e cuidados.

Por que os gatos somem? - Gatos castrados fogem?

Gatos quando fogem voltam?

Os gatos são animais que possuem memória olfativa e visual bastante aguçadas, devido ao seu instinto de caça e sobrevivência. No geral, os gatos quando fogem voltam para casa após algumas horas, encontrando o caminho sozinhos.

Eles são capazes de memorizar um ambiente a partir de elementos simples, como árvores, bancos de praça ou determinados prédios. Assim, mesmo durante à noite, ele pode observar detalhes do caminho que está percorrendo para refazê-lo depois.

Que o olfato dos animais é mais potente do que o dos seres humanos nós já sabemos, mas, no caso dos gatos, essa característica se torna ainda mais evidente. Os bichanos vão registrando diversos cheiros em sua memória olfativa e, quando desejam voltar para casa, acionam essas lembranças, procurando por registros familiares.

Vale lembrar que o vento é capaz de mudar o rumo de um odor ou extingui-lo de vez e, por isso, pode influenciar no tempo que um gatinho demora para encontrar o caminho de casa. Dependendo da direção do vento, o animal pode acabar seguindo para um outro caminho, mas, com o tempo, irá notar uma sequência de odores e imagens desconhecidas, sendo capaz de retornar a sua trilha original.

Se o seu gato está acostumado a caminhar pela vizinhança, então ele tem um arsenal de cheiros e imagens familiares bem amplo, o que torna mais tranquilo o seu caminho de volta para casa. Agora, se o animal não está acostumado a sair de casa e sumiu, é essencial tentar refazer seus passos e conversar com vizinhos que possam tê-lo visto.

O que fazer quando o gato foge

Caso o seu bichano tenha sumido há algum tempo e ainda não retornou, tente manter-se calmo para procurá-lo. Repasse a rotina dele e analise se houve alguma mudança significativa que ele possa não ter gostado, como uma mudança de casa, um novo membro na família ou um novo bichinho. Nesses casos, o animal costuma dar sinais de sua insatisfação e é possível que tenha "adotado" mais uma casa como sua. Fique atento para saber se essas ausências não são recorrentes.

Caminhe pela vizinhança e veja se o seu gato não está no alto de alguma árvore ou em algum cantinho escondido do bairro pelo qual você passou sem prestar atenção. Vá de casa em casa, se possível, e pergunte pelo animal. É bem provável que alguém o tenha visto andando por aí.

Converse com os seus vizinhos que também tenham gatos e se certifique de que ele não passou por lá, nem ao menos para comer ou beber uma água. Em alguns casos, gatos se sentem mais à vontade próximos de sua própria espécie e podem procurar abrigo em casas que também tenham bichanos.

Se você tiver feito tudo isso e, mesmo assim, não sabe onde seu animal pode estar, faça anúncios com as fotos dele e espalhe pela região. Quanto mais gente de olho, melhor, certo? Veja o nosso artigo com todas as dicas para encontrar um gato perdido.

Manter a casa segura e cobrir os vãos por onde ele passar sem ser percebido também é uma boa medida de segurança.

Acima de tudo o mais importante é colocar um microchip. Este é o único método seguro para identificar o seu gato e que permite que rapidamente ele seja identificado em qualquer médico veterinário. Uma coleira com chapa de identificação pode ser perigosa. Existem diversos casos registados de estrangulamento e graves ferimentos nos felinos devido ao seu uso.

Por que os gatos somem? - O que fazer quando o gato foge

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos somem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
73 comentários
A sua avaliação:
Lene
Minha gata fugiu a oito dias, hoje a vi em cima do muro de um terreno em abandono pertinho daqui de casa. Fui tentar resgatá-la, levei ração, sachê e ela apesar de me olhar e miar não quis descer do muro. tentei pegá-la mas ela pulou para dentro do terreno. Detalhe antes de ser castrada ela teve dois filhotes e os levou para esse terreno. Eles não sobreviveram. Estou muito preocupada e triste. O que faço?
A sua avaliação:
Antonia passos
Meu gato sumiu no dia 4 de março e ate agora nao achei ele gostava de escapa e fazia 6 meses de casa nova meu marido q deixou ele sair (😠 marido odeia bicho )eu ja andei em tudo ja voltei na casa antiga 😢😢😢😢mas nao desisto de procurar e tenho mas 3 gatos .
A sua avaliação:
Babi
Descobri que meu gato é FELV POSITIVO e estava com uma anemia profunda... Assim que voltei da veterinária ele se afastou de mim e hj pela manhã ele sumiu... Eu e minha família já procuramos em todo lugar, debaixo do carro, dentro do motor e nas rodas, nos telhados e arredores... Mas nada de encontrar. Acho que ele foi embora pra morrer 😢
A sua avaliação:
Leyla Clara
Bom dia meu gato tem 2 mês ontem a noite ele saiu até agora n volto só que ele nunca saiu será que ele vai volta para casa? Estou muito preocupada com ele
Kauana
Ele voltou?
A sua avaliação:
Gabi
Minha gata é castrada e sumiu e ela nunca fez isso de sumir e passar a noite fora de casa , não sei mais o q fazer já procurei em todos os locais que ela costuma ir.
Ela já está a 8 anos com a gente eu peguei ela bebê , somos de Itaquaquecetuba jardim carolina
Tatiana Cristina Almeida do Nascimento
Conseguiu achar?
A sua avaliação:
Alan Gomes
O meu era de rua, e não tenho como cercar todo o local onde moro.
É castrado e tem menos de 02 anos. A cada uns 3 ou 4 meses, meu gato some e fica 2 ou 3 dias sem dar sinais. Na última vez, ficou 4 dias.
Os gatos vizinhos continuam na mesma rotina, mas o meu, desaparece e reaparece do nada.

kauan
seu gato é bem selvagem então,ele deve sair pra caçar.
Diulia
O seu gato voltou? Hoje faz 4 dias que meu sumiu tô desesperada
A sua avaliação:
victoria
bom dia, minha gata ela so tinha 1 mês de vida , ela sumiu misteriosamente eu tinha saido e qnd voltei ela ja tinha sumido , nao e a primeira vez que isso acontece, mais qnd eu estou brigada com meu namorado eles simplismente some e nunca mais volta oque pode ser ?
alannis
olha deve ser por que ela não se sente confortável com seu namorado aí
A sua avaliação:
Gilberto Nascimento
Infelizmente aconteceu comigo. Minha gatinha estava comigo há três anos. Apareceu aqui em casa, pele e ossos. Ela é muito arisca e se escondia quando tinha visitas. Ela normalmente dormia comigo. Aí anteontem nós deitamos, ela ficou um pouco, e saiu da cama. Desde então não a vi mais. Sei que é pouco tempo e ainda tenho esperança que ela retorne.
alannis
ela voltou ?
A sua avaliação:
Jéssica Machado
Minha gatinha tem 1 ano e 4 meses, ela sumiu faz uns 18 dias e não retornou, criei ela na mamadeira desde quando ela tinha 3 dias de vida! Estou sofrendo muito. Me ajudem ,oque será que aconteceu ? Moro num sítio e as casas aqui são longe uma das outras...
Guter
Temos um sitio em quatinga, na cidade de mogi das cruzes, apareceu uma gata lá totalmente igualzinha a sua
alannis
oiê você achou ela ?
A sua avaliação:
Rosângela
Mudei faz um mês para uma casa com quintal, moro em apartamento, ele é castrado, logo no primeiro dia Já se ambientou, mas começou a ir para o telhado, na primeira vez consegui atraí lo com ração, mas hoje de manhã ele saiu e ainda não voltou já estou desesperada, ja chorei, meu grande amigo, dorme comigo, tenho medo dele não saber voltar porque só moro aqui há um mês, será que ele consegue reconhecer o caminho de volta? Tanto cuidado tenho com ele, mas não podia deixar ele trancado dentro de casa nesse calor que está fazendo, o vizinho disse que viu ele no seu quintal, espero que ele esteja escondido e volte hoje a noite, muito triste
Bruno
Ele voltou ?
alannis
é instinto do gato voltar para os seus donos, o meu sumiu por 5 dias mas voltou não se preocupe 💕
A sua avaliação:
Jerônimo Roberto Mendes
Minha gata deu cria em dois gatinhos. Eles têm 4 meses e um é mais apegado a mim, chega até a ronronar. Justamente esse mais apegado sumiu há 3 dias. Moro em uma chácara e a vizinhança é um pouco mais distante> Pergunta: É possível um gatinho de apenas 4 meses desaparecer assim para aventura, afinal é um filhote?
Obrigado.
alannis
oi Jerônimo, ele pode está com ciúmes dos outros gatos, com 4 meses o meu tava começando a escalar os muros rsrs é normal
A sua avaliação:
Erika Iorio
Meu gato saia todos os dias para fazer xixi e cocô fora, apesar de termos o canto de areia dele. Mas faz uns 40 dias que ele simplesmente nao sai mais de casa e tem medo até de ir perto da janela por onde ele saia. Que trauma terá acontecido ?
alannis
alguém pode ter machucado ele ou assustado, fica atenta aos sinais não é normal um gato ter medo.
A sua avaliação:
Andressa
Sair de casa e voltei na segunda,deixei comida água a vontade, quando voltei cadê meu BB tenho três gatos todos velhos e castrados,ele não tinha o costume de sair, fiquei a noite inteira procurando e chamando por ele,e nada no outro dia encontramos o corpo😭 na rua de baixo, até agora me sinto culpada por ter deixado eles sozinhos,o rapaz disse q ele estava em um muro e tinha uns cachorros latindo, no outro dia de manhã ele já estava morto,oq vcs acham q aconteceu,estou desesperada choro a dias,nem consigo dormi esperando ele volta,mesmo sabendo q não vai😔 ele está comigo a mais de quinze anos e me deixou assim sozinho,gente q tristeza vcs não imaginam
Enne
Meu gato sumiu ontem. Moro em apartamento telado. Meu gato é castrado. Eu vi ele escapulindo pela porta e simplesmente perdi. Estou me sentindo culpada e procurando também. Te entendo.
Edma
Boa noite Andressa; não só entendo sua tristeza como compartilho fisicamente.
Perdi vários gatos ao longo da minha vida por vários motivos; porém o mais o intrigante nessa história toda de perdas foi o estágio dos últimos dois anos, em que perdi 5 gatos. maioria castrado (os que não foram não estava no tempo ainda), bem cuidados e com carinho em demasia; e nessa de dar uma voltinha, não voltaram mais.
Na época, de início minha nova casa não tinha muro e na construção aprenderam a subir nele por vários obstáculos;
Então, concordam perfeitamente com o texto acima e também pelas experiências vividas que os gatos usam de seus instintos ´para regressar pra casa, eles voltam realmente; se não fosse por um "porém": eles voltam, mas nem sempre chegam, porque nem sempre o caminho de volta está livre de perigo.
No meu caso, todos os gatos estavam voltando pra casa, mas no caminho 3 foram devorados por cachorros, 1 envenenado e outro sem explicação até hoje.
Dessa forma discordo completamente do texto que diz que "não precisa o dono se desesperar se o eu gato sumiu", tem que impedir de ir, é preciso conter, os animais domésticos por mais inteligentes e sagazes que sejam por instinto, são seres irracionais, e especialmente são docemente inocentes, incapazes de compreender a maldade humana principalmente.
Cuide de seu gato, não o deixe ir.
Aprendi com a dor.
A sua avaliação:
Ester Moura
Depois que ele teve experiência fora de casa parece que quer sair sempre. Deixei mas ele está fora de casa há dois dias andando pelos telhados dos vizinhos e fica deitado me olhando e mesmo chamando-o não vem. Isso dói meu coração. Queria que retornasse e voltasse a dormir comigo e seus outros amigos gatos que moram em casa. Ele fica nos telhados ou no terreno de plantas que tem no quarteirão. Por que ele não rettorna para casa? Está magoado? Morávamos em apartamento e depois que me mudei para outra cidade e casa há dois gatos que são curiosos e querem sair para outros locais diferentemente dos outros gatos que tenho. depois "daquela sumida e retorno" ele quer sair, e acho que agi errado deixando-o sair novamente pois agora está passeando nos telhados, chove, passou noite e não voltou ainda para casa. Sabe que fico literalmente doente com isto? Ataca minha depressão. Acho que quando conseguir com que retorne para dentro de casa não vou mais deixá-lo sair, aluguei a casa com fundo fechado mas tudo de concreto. Vou fazer caixas e prateleiras e em menos de um ano vou me mudar novamente para uma casa e quero ter áreas verdes, plantas e tudo fechado. Quero que ele seja feliz mas em casa comigo, com segurança, meu amor e cuidados..
A sua avaliação:
EDITE NUNES DE SOUZA
Adotei dois gatinhos machos mandei castrar, depois de 6 meses adotei mais duas gatinhas, também mas eu castrar -las , durante um anos mil maravilhas todos si dava muito bem, conforme foi crescendo um dos gatos começou rosnar para as gatinhas nao aceitar mais perto, aquele amor, parece ter acabado, ele só aceitava o irmão dele , passou a ficar o dia inteiro fora, so parecia de manhã para comer, dá as uma semana que mudei se casa, consegui trazer os 4 gatos, deixei trancados por 2 dias na nova casa depois deixei sair para o quintal, durante uma semana todos queria ficar mais dentro de casa do explorar o ambiente, sempre eles dorme dentro de casa, de manhã abri a porta para eles sair para o quintal ficar livre, o gato, aproveitou deu seu passeio e voltou ficou no telhado do vizinho miando, durante um dia e uma noite eu jogava comida para ele ele comia, e ficava miando, fui pegar, me arranjou todo meu braço, trouxe para casa ele ficou comeu deitou no no quintal depois entrou comeu e deitou na minha cama fiz carinho dormiu a noite inteira fiquei super feliz, abri a casa , e depois de. uma hora cadê meu gato sumiu, o dia inteiro, de noite voltou de novo no telhado da vizinha, e fica miando ele consegue pular para minha casa porque ja fez, mas parece que ele nao quer, fico chacoalhando a ração e chamando para ele vir, mas ele só mia e nao quer vir, talvez ele quer que jogo de novo ração como fazia antes, resolvi nao jogar deixar com fome quem sabe ele vem comer, hoje ele ficou miando incomodam o vizinho para ele parar joguei um pouco de água nele, meu coração doeu por ter que fazer isso, parou de miar e saiu andado pelos telhados do vizinho. fico pensando será que um dia ele vai voltar para mim, junto com o irmão dele , deixo ração e agua no quintal quem sabe ele vem só para comer! Dói mas decidi deixar ele livre para vir para casa ou não .



EDITE NUNES DE SOUZA
Hoje domingo 24 de outubro, joguei um pouco de ração, logo de manhã, porque tinha que sair para resolver as coisas, quando cheguei de noite percebi que nao tinha mexido na ração, e nao vi meu gato, será que ele foi embora?
Estou sofrendo muito, sempre dei carinho , dava tudo, a única coisa que ele nao gostava e dos comprimido de verme, que quando percebia que tinha verme dava, dei vacina contra raiva, , fazia tudo para ver -lo com saúde, dava banho, cuidava para nao ter pulgas,
fico pensando será que ele esta bem. não esta com fome, estou muito triste ate sonho com ele voltando, quando acordo nao vejo, é muito triste., cuidei dele desde filhotes
Ester Moura
Oi. Talvez ele tenha ficado magoado e ache que vc o rejeitou. Estou com o mesmo problema. Vá nas redondezas e o chame, "fala com outros gatos para dizer a ele para voltar pára casa, não se assuste, funciona", chame-o carinhosamente, assobie, faça sons que ele reconheça ser seu. Ele tem de saber que quer ele de volta. fiz tudo isso, ele me observava emiava e não vinha ao meu encontro. Um dia o achei no terreno do quarteirão e o encarei, deixei um pouqueinho de carne, mais tarde ekle viria para casa comer, então deixei a gatoeira armada. deu certo.
A sua avaliação:
Davi
Minha gata castrada sumiu há 1 dia, ela saiu só umas 4x de casa em 2 anos de vida, tou com saudades dela, já chamei ela pelo quintal e nada, divulguei foto na internet e até agora nada, procurei em volta das estradas pra ver se ela não tinha sido atropelada e graças a Deus não, agora só me resta saber se ela foi roubada ou envenenada 💔
Tânia
to na mesma situação, se. Sabe o que aconteceu com meu gato
A sua avaliação:
Tatiane
Apareceu dois gatinhos recém nascidos aqui em casa, como não tinha mãe começamos a cuidar deles. Dávamos comida, água e eles moravam no nosso quintal. Agora já estão com 4 meses.
Só que hoje o fat8nho macho sumiu, eu estou desesperada, será que ele volta? Ele é apegado a irmã dele que ficou aqui, sempre estavam juntos. Será que aconteceu algo com ele?
SILAS NOBERTO CARDOSO DA SILVA
Seu gatinho voltou?
A sua avaliação:
Katarina
meu gatinho foi atropelado ontem ,não sabemos quem fez isso,ele chegou em casa meio estranho e notei que n conseguia andar ,tava sentindo muita dor e eu coloquei ele na cama, mas ele não ficava. Descobri depois que ele queria sair da cama pq queria fazer xixi, ele urinou sangue mas ainda sentindo tanta dor,ele ainda se importava com as regras que a gente ensinou. Chamei o veterinário desesperada, ele disse que era algo interno e precisava de exames ,mas que pra passar a noite ele ia dar uns comprimidos. Isso aconteceu de umas sete horas,de umas duas meu gatinho que eu tinha deixado deitadinho na cama dele perto do meu quarto,chega se arrastando e gritando de dor ,provavelmente agoniado com tudo .peguei ele no colo,dei outro comprimido e ele dormiu. De três horas, quando fui dormir ele estava completamente dopado. De sete quando acordei,ele tinha sumido,simplesmente sumiu, procurei a casa toda e não achei ,mas ontem ele n conseguia nem se arrastar pelo chão que gritava de dor,n entendo como conseguiu chegar até a porta da sala,que é relativamente longe de onde ele estava. Ele é um bichano extremamente inteligente e ainda não entendo muito bem a situação. (Outro detalhe, antes de dormir eu tranquei tudo)
A sua avaliação:
mauricio
Nossa que saudade meu pai saiu pra trabalhar e falou que uma gata aparece e meu gato foi seguir mais ele era castrado saiu dia 8 e não voltou procurei na redondezas nada fiquei triste ele era um gato amigão mais tenho esperança de ver novamente ele tem 2 ano de vida
Mauricio
Graças a Deus hoje dia 11 do nada ele passou no telhado chegou na porta e pra minha supressa ele estava muito alegre e feliz agora tomar cuidado para ele não sair e fugir com amor e carinho com seu gato ele não esquecer da sua casa e nunca desisti de procurar mais estou muito alegre
SILAS NOBERTO CARDOSO DA SILVA
Graças a Deus ele voltou
A sua avaliação:
Luana
Minha gata é castrada cuidamos muito bem adotamos ela porque apareceu aqui em casa com muita fome e machucada. após algum tempo ela ficou gravida de 5 filhotes doamos 4 e ficamos com um. Enfim faz uns 4 anos que ela está com nós e sempre se deu bem com o filho dela. Mas ela sumiu na terça de manhã de 28/04 e não apareceu mais estou mal e triste é bem dificíl. A unica vez que ficou mais tempo fora foi de 24 horas. Mas de uns tempo pra cá apareceu um gato macho aqui em casa e estamos acolhendo ele e ela não gostava muito porém ele não tem acesso dentro de casa fica sempre na áreas mas sei lá. Não sei mais o que fazer só queria ela de volta.
MARINA
Oi, ela voltou?
1 de 3
Por que os gatos somem?