Curiosidades do mundo animal

Por que os cachorros bocejam?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 28 julho 2023
Por que os cachorros bocejam?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

No campo do comportamento e da comunicação humana, o ato de bocejar está diretamente relacionado com os ciclos do sono. Nós, humanos, bocejamos principalmente quando nosso corpo nos pede um "descanso" para recuperar suas energias, ou quando acabamos de acordar e ainda estamos nos habituando ao estado de vigília. No entanto, quando focamos no universo canino, percebemos que são muitos os significados dos bocejos em cães. Portanto, quando queremos entender exatamente por que os cachorros bocejam em determinadas circunstâncias, é necessário prestar atenção em sua postura e em seu comportamento, assim como nos estímulos e eventos ao seu redor que antecedem os bocejos.

Se você sempre quis entender por que seu cachorro boceja, te convidamos a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal onde falaremos das principais causas desse comportamento e quando é necessário tomar alguma medida para preservar o bem-estar do seu melhor amigo e o vínculo entre vocês.

Aproveitamos para adiantar que, muitas vezes, o bocejo em cães é produzido como um sinal de calma para evitar conflitos com você ou com outros indivíduos presentes em seu ambiente. E essa é uma boa razão para que você conheça melhor a linguagem corporal de seu cachorro para otimizar a comunicação entre vocês e favorecer uma convivência harmoniosa dentro e fora do lar. Podemos começar?

Também lhe pode interessar: Por que os cachorros uivam?

Índice

  1. Como é o bocejo em cachorros?
  2. O que significa quando o cachorro boceja?
  3. Por que meu cachorro está bocejando muito?
  4. Meu cachorro não consegue bocejar, o que fazer?

Como é o bocejo em cachorros?

Antes de discutir sobre por que os cachorros bocejam, é interessante mencionar que bocejar, tanto em humanos como em cães e outros animais capazes de realizar esse ato, consiste em abrir involuntariamente a boca e realizar uma inalação profunda e prolongada de ar. Quando um indivíduo boceja, uma maior quantidade de ar entra em seu corpo, melhorando, por consequência, a oxigenação dos pulmões e do cérebro, e auxiliando no funcionamento de todas as células de nosso corpo.

Bocejar também implica um aumento da frequência cardíaca e permite renovar a energia, e é por isso que costumamos bocejar com mais frequência quando estamos com sono ou entediados e precisamos "acordar".

Além disso, estudos recentes apontam que os bocejos seriam úteis para "refrescar" o cérebro, pois o ato de bocejar leva à expansão e contração do seio maxilar, bombeando mais ar para o cérebro e reduzindo, por consequência, sua temperatura. Isso sugere que os significados dos bocejos e sua importância para o equilíbrio do corpo e da mente também podem ser maiores entre os humanos do que se tinha conhecimento até o momento.

Mas, voltando para como os cachorros bocejam, sabemos que são evidentes as diferenças morfológicas entre nossas espécies, mas os bocejos em cães parecem bastante com os nossos. Veremos que nosso cão abrirá bem a boca, fazendo com que seus olhos se fechem total ou parcialmente, e sua língua ficará para fora da boca, podendo até dobrar na ponta. Muitas vezes, os bocejos caninos também podem vir acompanhados de um som ligeiramente agudo, mas não muito alto.

Agora, dependendo do contexto em que ocorre o bocejo e do que nosso cão está tentando transmitir, podemos observar outros gestos, posturas ou vocalizações que acompanham os bocejos e que, assim como eles como, são meios de comunicação não verbal que os cães usam para expressar seu estado de ânimo e interagir com outros indivíduos e ambientes. Por isso, os bocejos em cães nem sempre ocorrem da mesma forma e veremos mais sobre esse tema no próximo tópico.

Por que os cachorros bocejam? - Como é o bocejo em cachorros?

O que significa quando o cachorro boceja?

A seguir, te contamos quais sinais você deve prestar atenção para entender por que seu cachorro boceja em diferentes contextos:

Cansaço ou preguiça

Assim como nós, os cães bocejam quando têm sono e necessitam descansar, assim como quando acordam e ainda se sentem um pouco preguiçosos. Em ambos casos, você verá sinais muito evidentes de que seu cão não está muito ativo ou brincalhão, e provavelmente estará mais interessado no conforto de sua cama ou em dormir com você, do que nos demais estímulos e recursos que o rodeiam. Seu comportamento deve ser bastante pacífico e calmo, sem nenhum sinal de que se prepara para qualquer tipo de conflito ou situação em que precise estar especialmente alerta.

Além disso, se seu cão acabou de acordar, provavelmente você o verá fazer uma série de "movimentos de alongamento" para estirar seus músculos e se preparar para desfrutar ao máximo o novo dia que está apenas começando. E se você gostaria de saber mais sobre os ciclos de sono dos cães, dê uma olhada neste artigo sobre se “Os cães têm pesadelos?”.

Estresse ou desconforto

Outro motivo muito comum porque os cães bocejam é para demostrar que estão se sentindo incomodados, desconfortáveis ou estressados ao serem expostos a certos estímulos. Nessas circunstâncias “negativas”, seu cão realizará certos gestos ou condutas para tratar de apaziguar a situação sem a necessidade de levar a um confronto, e também para controlar a ansiedade que esses estímulos lhe causam.

Esse conjunto de gestos e condutas apaziguadoras são conhecidos como "Sinais de calma”, e conhecê-los evitará vários problemas de comunicação e convivência com seu cão. Tenha em mente que, muitas vezes, você pode não ter nenhuma intenção de incomodar, estressar ou assustar seu cachorro, mas, por não conhecer a linguagem corporal e a comunicação canina, você acaba produzindo essas emoções negativas sem se dar conta.

Por exemplo, coisas tão simples, como forçar seu peludo a ser abraçado ou beijado, podem gerar grande estresse para o seu melhor amigo, que tentará lhe dizer "Por favor, pare!" em seu idioma, utilizando os sinais de calma para te "convencer" a deixar de fazer algo que não o faz sentir-se bem, sem propor um conflito direto. Então, se você sempre se perguntou por que seu cão te olha e boceja, ou se sempre quis entender por que seu cão boceja quando é repreendido, agora já conhece o motivo mais provável.

Mas, também é importante que você saiba que os sinais de calma podem aparecer nas interações entre dois cães e entre um cão e um outro indivíduo de qualquer espécie. Ou seja, não são "ferramentas" que os cães usam exclusivamente para se comunicarem com os humanos, mas são uma parte inerente e importante da natureza canina. Para continuar lendo sobre esse tema, te convidamos a descobrir as principais "posições que indicam que o cachorro está feliz".

Confusão ou frustração

"¿Por que meu cão boceja quando falo com ele?" é outro questionamento muito comum entre os tutores de cães. E se você é um deles, é importante que saiba que o mais provável é que seu melhor amigo esteja se sentindo confuso ou até mesmo frustrado por não conseguir entender o que você está tentando dizer ou pedir quando fala com você. Novamente, essas falhas na comunicação quase sempre ocorrem quando os tutores não têm conhecimentos básicos sobre as posturas e a comunicação dos cães, por isso que não sabem como atuar da melhor maneira para fazer com que seus peludos entendam clara e objetivamente suas intenções e expectativas ao falar com eles.

Uma situação em que isso costuma ocorrer, é quando um tutor decide começar a ensinar os comandos básicos de obediência ao seu cão, mas não sabe muito bem como conduzir uma sessão de adestramento canino, com o objetivo de favorecer a aprendizagem e evitar que o cachorro se sinta sobrecarregado ou desmotivado por não conseguir assimilar e reproduzir aquilo que está sendo ensinado para ele.

Se você está passando por algo assim, não deixe de aproveitar nossas dicas sobre como adestrar um cachorro.

Por que meu cachorro está bocejando muito?

Existem doenças e distúrbios metabólicos que podem causar sonolência ou cansaço excessivo, fazendo o cão bocejar com muita frequência porque ele se sente fraco ou esgotado, além de aumentar os níveis de estresse nos cães, favorecendo a produção contínua ou constante de sinais de calma, como bocejos, orelhas para trás, lambidas e olhares sem encarar o tutor, entre outros.

Neste último caso, cabe ressaltar que um cão que vive ansioso ou estressado, ou seja, que sofre de estresse crônico, também é mais propenso a desenvolver um padrão de comportamento destrutivo ou até mesmo autodestrutivo, por meio da realização de estereotipias que costumam levar a automutilação, como o ato de morder as patas ou a cauda de uma maneira frenética ou obsessiva.

Além disso, o estresse é um dos fatores de risco para um problema de comportamento muito complexo, que é a agressividade em cães. Se você perceber que seu cão boceja continuamente, o primeiro passo será levá-lo ao veterinário para descartar qualquer problema de saúde subjacente e verificar a necessidade de iniciar um tratamento. E caso não haja uma causa patológica, vale a pena revisar a rotina e o ambiente em seu cão vive para identificar as possíveis fontes desse estresse e fazer o melhor possível para eliminá-las ou controlá-las.

Para ajudar você, no PeritoAnimal contamos tudo sobre "Sinais de estresse em cães".

Meu cachorro não consegue bocejar, o que fazer?

Bocejar é uma conduta natural e saudável para os cães, mas isso não significa necessariamente que eles devem bocejar com muita frequência. Na verdade, quando levam uma rotina ativa em um ambiente rico em estímulos e desfrutam de um vínculo com seus tutores baseado na confiança e no respeito mútuos, o mais provável é que bocejem principalmente quando estão com sono ou acabaram de acordar.

É muito raro que um cão não consiga bocejar por motivos fisiológicos ou morfológicos. O mais provável é que eles tenham a necessidade de fazê-lo com pouca frequência e esses escassos bocejos podem passar despercebidos pelos tutores, principalmente se o cão é o primeiro da casa a acordar.

Contudo, se você realmente desconfia que seu cachorro não consegue bocejar em nenhum momento, ou se observa alterações em seus padrões de sono e vigília, vale a pena consultar um veterinário para descartar qualquer problema no sistema nervoso ou no cérebro que, talvez, esteja por trás dessas dificuldades. Lembre-se de que a automedicação é muito perigosa, tanto para nós como para nossos melhores amigos, mesmo quando se tratam de remédios caseiros.

Por outro lado, se o seu cão não tem problemas para bocejar, mas tem dificuldade em adormecer, a leitura seguinte é ideal para você “Meu cachorro não dorme à noite o que fazer?”.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros bocejam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que os cachorros bocejam?