menu
Partilhar

Por que os cachorros comem grama?

 
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 30 abril 2022
Por que os cachorros comem grama?

Ver fichas de  Cachorros

Não existe um motivo único que explica por que os cachorros comem grama. Na verdade, os estudos mais recentes sugerem múltiplas causas. Eles também descartam alguns dos mitos mais comuns, tais como cães que ocasionalmente comem grama para vomitarem.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos analisar mais de perto por que os cães comem grama, com argumentos baseados em estudos científicos. Também explicaremos se faz bem ou mal para cachorro comer grama ou o que fazer se um cão come grama que contenha herbicida. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos comem grama?

Por que os cachorros comem grama?

O que significa quando o cachorro come mato? O consumo de grama e plantas é uma prática comum em cães domésticos (Canis lupus familiaris). Ao contrário dos gatos, que são exclusivamente carnívoros, os cachorros são capazes de retirar certos nutrientes de frutas e legumes recomendados para os cães. Mas você já se perguntou por que cachorro come capim? Ou por que cachorro come grama?

É preciso destacar que o consumo de vegetais também é comum em canídeos selvagens. Isto é evidente pela composição de suas fezes, que contêm entre 11 e 47% de restos vegetais. Eles ingerem o alimento semi-digerido do estômago de suas presas, na maioria animais herbívoros. Isto, combinado com a domesticação, fez com que os cães fossem cada vez mais capazes de assimilar este tipo de alimento. No entanto, por estar crua, os cães não conseguem digerir totalmente a grama.

Então, por que os cachorros comem grama? Algumas hipóteses ligam este comportamento à própria fisiologia do cão, que fica satisfeito com alguns dos nutrientes presentes no capim, grama ou fibra.

Os estudos mais recentes que consultamos mostram que este comportamento está diretamente relacionado com a saciedade, ou seja, os cachorros geralmente comem grama quando têm fome. Por outro lado, quando seu estômago está cheio, o consumo de grama é menos frequente. Portanto, a primeira razão sugere que os cães podem ver a grama como uma fonte de alimento.

Mas a grama também é muito útil para purgar os canídeos selvagens de parasitas intestinais. A matéria fibrosa presente na grama e nas plantas, aumenta as contrações intestinais, envolvendo também quaisquer vermes que possam estar infectando o animal.

É provável que os cães possam ser atraídos pelo sabor da grama ou de certas gramíneas, bem como pelo hábito de mastigá-las e ingeri-las. Por outro lado, alguns cães também podem desenvolver um comportamento obsessivo e estereotipado relacionado à mastigação de grama, embora isto seja muito raro.

Finalmente, é interessante notar que os cães que têm acesso direto à grama tendem a passar um mínimo de três minutos por dia consumindo-a e que os cães jovens o fazem com mais frequência.

Por que os cachorros comem grama? - Por que os cachorros comem grama?

Falsos mitos sobre a ingestão de grama por cachorros

Embora tenhamos mencionado que os cães podem procurar certos nutrientes em frutas e vegetais, não é verdade que isso esteja relacionado a deficiências nutricionais. Os cães estudados, tivessem ou não uma dieta suplementada com frutas e vegetais, consumiam praticamente a mesma quantidade de grama.

Por outro lado, outros falsos mitos sugerem que os cachorros comem grama para vomitar, mas apenas 8% dos animais estudados de fato vomitaram. Também não é verdade que cães doentes ou com dores de estômago não vomitam, pois todos os cães do estudo eram saudáveis e livres de parasitas.

Faz mal o cachorro comer grama?

Agora que você sabe por que os cachorros comem grama, mato ou capim, você provavelmente está se perguntando se faz bem ou mal para um cachorro comer grama regularmente e se isso pode causar problemas de saúde. Como já mencionamos, um cachorro que come grama o faz por ser um comportamento completamente normal e aceitável. Sob nenhuma circunstância deve ser considerado um problema de comportamento que deva ser reprimido.

Para prevenir certos problemas de saúde que podem surgir após comer grama em espaços públicos, como a transmissão de parasitas ou doenças virais, pode ser uma boa ideia colocar um vaso de grama em casa, para que o cão possa comê-la livremente e com segurança.

Também é importante fazer check-ups veterinários regulares, seguindo o cronograma de vacinação para cães e desparasitação regular para detectar, prevenir e tratar qualquer problema de saúde.

Além disso, após analisar um estudo realizado pela empresa Advance sobre parasitose intestinal em cães e o uso de ervas na dieta, observamos que o tratamento natural pode oferecer inúmeras vantagens. Elas são seguros, não deixam resíduos perigosos, criam menos resistência, são sustentáveis e têm uma base ecológica.

Aqui estão alguns dos benefícios das ervas para cachorros que foram estudadas:

  • Alho (Allium sativum) e pimenta-Caiena (Capsicum minimum): têm propriedades antibacterianas significativas.
  • Funcho (Foeniculum vulgare): ajuda a proteger contra ácaros.
  • Tomilho (Thymus vulgaris): é muito eficaz contra os parasitas intestinais.

Outras plantas que cachorro pode comer estudadas foram a canela (Cinnamomum zeylanicum), a amoreira (Galium aparine), a hortelã-pimenta (Mentha piperita), olmeiro (Ulmus rubra), a quassia (Picrasma excelsa) e a urtiga (Urtica dioica).

Naturalmente, o uso desses produtos deve ser sempre oferecido em quantidades específicas e seguras, sempre prescritas por um veterinário.

O que fazer se meu cachorro comer grama com herbicida?

Existem situações de risco, por exemplo, quando o cachorro come grama que foi tratada com pesticidas, herbicidas ou fertilizantes. Nesses casos, o consumo de grama pode ser muito prejudicial e até letal. Os sinais de alerta podem ser quando o cão come grama e vomita sangue.

Se você suspeitar que o cachorro tenha sido envenenado por pesticidas, você deve consultar um veterinário com urgência. O profissional avaliará o estado de saúde do cão e seguirá o procedimento que ele considerar mais apropriado para tratar o quadro clínico, que dependerá diretamente da substância. Será importante informar ao profissional quaisquer sintomas que possa ter observado, como o cachorro comendo grama e defecando sangue, tentando fornecer o máximo de informações possíveis, como o produto que foi ingerido.

Além disso, se você se preocupa com a saúde de seu melhor amigo após a demonstração de sintomas negativos após comer grama, aconselhamos que verifique nosso artigo sobre primeiros socorros para cães envenenados para saber o que fazer enquanto você vai ao hospital veterinário.

Por que os cachorros comem grama? - O que fazer se meu cachorro comer grama com herbicida?

Agora que você já sabe por que cachorro come grama, capim ou mato em geral, não perca o vídeo a seguir em que também falamos sobre este tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros comem grama?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Bjone, S. J., Brown, W. Y., & Price, I. R. (2007). Grass eating patterns in the domestic dog, Canis familiaris. Recent Adv Nutr Aust, 15, 45-49.
  • Sueda, K. L. C., Hart, B. L., & Cliff, K. D. (2008). Characterisation of plant eating in dogs. Applied animal behaviour science, 111(1-2), 120-132.
  • Stanley Coren. (Posted Dec 18, 2014). Why Dogs Eat Grass—a Myth Debunked. 2019, de Psychology Today. Disponível em: <https://www.psychologytoday.com/intl/blog/canine-corner/201412/why-dogs-eat-grass-myth-debunked>. Acesso em 21 de abril de 2022.
  • Michael Goldberg. A Vet’s Take On Why Dogs Eat Grass. 2019, de Modern Dog Magazine Sitio web: Disponível em: <https://moderndogmagazine.com/articles/vet-s-take-why-dogs-eat-grass/297>. Acesso em 21 de abril de 2022.
  • PETER R MESSENT, MA, D PHIL EXTERNAL CONSULTANT, IPSWICH, UK // ANNA SALAS, PhD // LLUÍS VILASECA, DVM, MSC // DEPARTAMENTO R&D, AFFINITY PETCARE S.A. // . (2012). Parásitos intestinales del perro y el uso de hierbas en la dieta. 2019, de Research Reports Advance

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que os cachorros comem grama?
1 de 3
Por que os cachorros comem grama?

Voltar ao topo da página