Curiosidades do mundo animal

Cachorro tem pesadelo?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 7 setembro 2023
Cachorro tem pesadelo?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Muitos tutores se perguntam se os cachorros têm pesadelos quando os observaram gemer, chorar e até soltar grunidos quando dormem. Você também? Assim como os humanos, os cachorros sonham quando conseguem alcançar o sono profundo, o REM (Rapid Eye Movement).

Sabendo disso, será que cachorro tem pesadelo? Sempre que eles têm espasmos, choram ou soltam ruídos quando dormem é porque estão tendo um sonho ruim? Neste artigo do PeritoAnimal te explicamos se os cachorros têm pesadelos e alguns outros detalhes relativos ao sono canino. Não perca!

Também lhe pode interessar: Cachorro tem sentimento?

Índice

  1. Quanto tempo os cachorros dormem?
  2. Com que os cachorros sonham?
  3. Cachorro tem pesadelo?
  4. Meu cachorro chora dormindo, é normal?
  5. Quando o cachorro tem pesadelo, é indicado acordá-lo?

Quanto tempo os cachorros dormem?

As horas de sono são essenciais para um cachorro, já que seu corpo e sua mente necessitam descansar para repor energia e manter um metabolismo equilibrado. Por isso, como tutores devemos assegurar-nos que nossos peludos contem com um ambiente positivo e tranquilo onde possam relaxar e dormir bem.

Não obstante, muitos tutores se perguntam se é normal que seus cachorros durmam muito. Realmente, os cães costumam dormir mais horas que os humanos, mas não de forma contínua e seguida. Assim mesmo, a quantidade de horas que cada indivíduo necessita varia segundo sua idade e alguns fatores ambientais, como o clima ou a época do ano.

Os cachorros podem chegar a dormir ao redor de 20 horas por dia durante seus primeiros três ou quatro meses de vida, para logo reduzir gradualmente suas horas de sono diárias. Um cachorro adulto costuma dormir entre 8 e 13 horas, dependendo de sua idade, metabolismo e também da época do ano, já que costumam dormir mais durante o inverno. Já tratando-se cachorros mais velhos, com mais de 8 ou 10 anos, segundo a raça, as horas de sono diárias voltam a aumentar variando entre 15 e 18 horas.

Cachorro tem pesadelo? - Quanto tempo os cachorros dormem?

Com que os cachorros sonham?

Agora que você já sabe que seu melhor amigo sonha, provavelmente você se perguntará como são os sonhos dos cachorros e a pergunta que não quer calar: cachorro tem pesadelo? Começaremos entendendo como se produzem os sonhos dos cachorros.

Como mencionamos na introdução, os sonhos dos cachorros ocorrem quando o cachorro adormecido entra na fase do sonho REM (Rapid Eye Movement). Como o nome sugere, nessa fase o cachorro registra movimentos oculares rápidos e aleatórios, seu corpo apresenta um tono muscular reduzido, isto é, seus músculos estão completamente relaxados.

Não obstante, se detecta uma elevada atividade cerebral que é a que permite a produção dos sonhos. Isto é, enquanto o cachorro sonha, seus neurônios seguem trabalhando e, por meio de um encefalograma, se pode observar este fenômeno pelo incremento da emissão de ondas do cérebro na fase do sonho REM.

Mas, por que os cachorros sonham?

O avanço da ciência permitiu que conheçamos mais sobre os sonhos dos cachorros, mas ainda há muito o que descobrir sobre seu conteúdo e ninguém pode definir com exatidão com o que os cachorros sonham. Entretanto, vários estudos demonstraram que os padrões de ondas cerebrais dos cachorros durante o sono não se distinguem muito daqueles observados nos seres humanos.

Isso indicaria que nos cachorros os sonhos têm a mesma função que nos seres humanos: assimilar ou fixar experiências e as aprendizagens vividas durante seus dias. Portanto, é muito provável que os cachorros sonhem com coisas que vivem no seu dia a dia, como seus passeios, as brincadeiras que compartilham com outros cachorros, a comida que comem, etc.

Então, se você estava se perguntando se o cachorro sonha com seu dono, pode se alegrar, porque a resposta é sim, já que seu tutor é seu humano favorito, com quem comparte sua rotina e desfruta estar em sua companhia.

Cachorro tem pesadelo?

Voltando ao tema principal do nosso artigo, tudo indica que, sim, cachorro tem pesadelo. No caso que tenha uma experiência negativa pode fixar-se durante o período onírico e sua recordação pode provocar um pesadelo, que nada mais seria que um sonho com conteúdo negativo ou não prazeroso.

Assim como nós, os cachorros podem passar por momentos difíceis ou frustrantes em sua rotina e isso é totalmente normal. Entretanto, se seu cachorro tem pesadelos todos os dias, este pode ser indício que seu ambiente e sua rotina estão afetando seu bem-estar. Além de observar seus movimentos no período onírico, também pode analisar em seu comportamento na vigília e as posições de seu cachorro ao dormir, já que elas costumam revelar muito sobre como se sente em seu entorno.

Se você adotou um cachorro recentemente e observa que os pesadelos são contínuos, ele pode ser um indício que seu novo melhor amigo tenha passado por situações difíceis e contextos negativos em seu passado ou que não tenha tido a oportunidade de socializar corretamente. Nesses casos também é recomendável prestar atenção em seu comportamento em estado de vigília, isto é, quando está desperto.

Se o peludo se mostra muito medroso, assustado ou inseguro ao interagir com outros cachorros ou pessoas, o ideal será consultar um educador ou etólogo canino, para verificar as causas dessas condutas e definir pautas específicas para ajudá-lo a recuperar sua confiança e desfrutar de uma vida saudável e positiva.

Cachorro tem pesadelo? - Cachorro tem pesadelo?

Meu cachorro chora dormindo, é normal?

Se seu cachorro chora dormindo, emite gemidos e tem espasmos, é provável que esteja experimentando um pesadelo. Ao reviver em seus sonhos uma experiência negativa, os cachorros costumam reproduzir a mesma reação que teriam no caso em que estivessem despertos, por isso podem gemer, choramingar e até latir durante os pesadelos.

Quando o cachorro tem pesadelo, é indicado acordá-lo?

Ao ver que seu cachorro adormecido está muito agitado e parece estar tendo uma má experiência, é normal que muitos tutores sintam impulso de despertar o cachorro que está tendo um pesadelo. Entretanto, não é aconselhável despertar os cachorros de forma brusca, já que pode ocasionar um sobressalto, causando estresse elevado e até uma reação inesperada, como uma mordida.

Se você observa que seu cachorro tem um pesadelo, o melhor é que observe e espere, porque não costumam durar muito tempo. Mas se você perceber que isso não acontece e seu melhor amigo segue muito agitado ou assustado, você pode falar em um tom de voz suave, uma vez que esteja desperto, fazer carinho com cuidado.

Se você quer evitar que seu cachorro tenha pesadelos, só necessita proporcionar-lhe cuidados essenciais para estabelecer uma rotina positiva, com a devida estimulação física e mental, uma boa educação e socialização logo cedo, uma nutrição completa e equilibrada e um ambiente enriquecido em que seu melhor amigo encontre vias positivas para canalizar sua energia e se divertir durante sua ausência. Ainda assim, não se esqueça que cachorro tem pesadelo de forma eventual e que isso é totalmente normal.

Cachorro tem pesadelo? - Quando o cachorro tem pesadelo, é indicado acordá-lo?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro tem pesadelo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • COREN, S. (2012). Do Dogs Dream?: Nearly Everything Your Dog Wants You to Know. WW Norton & Company.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cachorro tem pesadelo?