Curiosidades do mundo animal

Por que os cachorros cavam o sofá?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 15 novembro 2023
Por que os cachorros cavam o sofá?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O cachorro tem se associado com o homem há mais tempo que qualquer outro animal doméstico e seu processo de domesticação foi um fator muito importante para o desenvolvimento da sociedade humana. Com essa convivência tão próxima com as pessoas, os cães vão deixando de expressar seu comportamento instintivo, já que vivem tentando agradar seu tutor. Como isso, surgem alguns problemas de comportamento nesses animais e atitudes consideradas indesejadas pelos tutores.

Os cães são animais predadores que vivem em grupos familiares extensos, com uma complexa organização social. No entanto, o cão se tornou um membro da família atual, e não mais um habitante do quintal da residência. Com isso, os tutores podem não saber quando um comportamento é considerado normal para a espécie, classificando certas atitudes como distúrbios ou até mesmo esperando atitudes humanizadas de seus cães.

Reações como cavar buracos, esfregar-se nos móveis, nas paredes, cavar o sofá, ficar andando em círculos antes de deitar são atitudes comuns na espécie, mas que podem causar certa estranheza no tutor desinformado. Até mesmo o comportamento agressivo, em alguns casos, é normal e faz parte do repertório comportamental do animal, sendo necessário para sua sobrevivência. Mas por que os cachorros cavam? O que eles estão tentando nos dizer com essa atitude? É normal o cachorro cavar o sofá? Se você ficou com vontade de entender mais sobre esse comportamento do seu amigo peludo, não deixe de ler este artigo até o final! Boa leitura!

Por que cachorros cavam?

Cavar é um comportamento normal para os cachorros. Ao longo dos anos, o cão (Canis lúpus familiaris) é o animal doméstico que mais se associou ao homem, e acredita-se que esta relação tenha surgido há aproximadamente 15.000 anos atrás, conforme alguns estudos. Os lobos cinzentos (Canis lupus), antecessores primitivos dos cães, foram animais responsáveis por uma importante reserva genética, a qual se sabe que os cães e lobos se assemelham em 71 de 90 padrões comportamentais.

No decorrer da evolução dos cães, os animais que não tinham tanto potencial para a caça acabaram se aproximando dos assentamentos humanos, para se alimentar dos restos de comida despejados nas proximidades. Com isso, os lobos mais calmos e menos temerosos ao convívio foram escolhidos e acolhidos para viver em sociedade, adotando o humano como líder da matilha, dando início ao processo de domesticação.

No entanto, algumas pessoas exigem comportamentos dos cães que não são típicos da sua espécie, e sim dos humanos. A isso damos o nome de humanização ou antropomorfismo, que é o ato de atribuir comportamentos humanos a animais não humanos, característica muito presente entre os tutores de cães. Com isso, os tutores tendem a não enxergar o cão como sendo de uma espécie diferente da sua, e as suas necessidades básicas acabam não sendo supridas de forma adequada, dando margem ao surgimento de transtornos, deficiências na comunicação com a própria espécie e colocando em risco a saúde e bem-estar do animal.

Diante disso, temos que considerar o comportamento natural do nosso amigo antes de chamar sua atenção ou proibi-lo de fazer algo, como por exemplo, cavar o sofá. Vários são os motivos que podem levar um cão a cavar buracos na terra ( e quem não tem terra, cava no sofá!):

  1. Aparar as unhas: cães que vivem em ambientes com cerâmica não têm o desgaste natural das unhas, tendo necessidade de cavar para gastá-las. Caminhadas em pisos mais ásperos, como cimento, ajudam a “lixar” as unhas, eliminando a necessidade de cortá-las.
  2. Fazer um ninho para se deitar: os cães gostam de dormir na terra, que os mantém aquecidos. Eles costumam cavar buracos para passarem a noite e, quando o calor está excessivo, também aproveitam para se deitar nessas valas, usufruindo da terra fresquinha.
  3. Enterrar o que sobrou da sua comida: ossos, restos de comida, brinquedos, caças, tudo que der vontade de guardar e proteger poderá ser enterrado.
  4. Gastar energia acumulada: o ambiente pode estar pobre de opções para o cachorro gastar energia. Cães precisam se exercitar diariamente, principalmente quando mais jovens. Ficar muitas horas confinado pode deixá-lo ansioso, estressado, sendo necessário gastar o excesso de energia de alguma forma. Cães que não fazem atividade física constante tendem a destruir os objetos da casa com maior frequência.
Por que os cachorros cavam o sofá? - Por que cachorros cavam?

Como fazer o cachorro parar de cavar o sofá?

Como cavar o sofá é um comportamento normal para o cachorro, inserido no seu instinto, de início, ele não entenderá o porquê de não continuar com a brincadeira. A rotina do cachorro e do seu tutor terá que ser revista e analisada. O cachorro fica muito tempo sozinho em casa? Ele tem brinquedos? Faz caminhadas ou corridas? Está praticando algum esporte (corrida, natação, agility)? Todas essas perguntas devem ser feitas por você, antes de qualquer atitude.

A rotina corrida e mais agitada das pessoas faz com que os cães permaneçam cada vez mais presos em apartamentos, em ambientes restritos e sozinhos, o que é muito diferente do que seria no seu ambiente natural. O animal passa a não conseguir expressar os comportamentos característicos da sua espécie. O isolamento e inatividade de animais que permanecem por muito tempo sem a devida atenção de seus tutores podem resultar em comportamentos inadequados, como atitudes destrutivas, ansiedade generalizada, síndrome de ansiedade de separação, comportamentos estereotipados (correr atrás do próprio rabo, caçar as sombras ou insetos imaginários, lambedura excessiva no flanco ou nas patas, podendo resultar em automutilação), comprometimento no estado físico, mental e emocional, apresentando sintomas comparados aos sentimentos humanos como as depressões

Muitas vezes, o cachorro só precisa de um pouco mais de atenção do tutor, de passeios e contato com a natureza. Deixe o amigo peludo caminhar pela grama (sem sapatos, claro), cavar a terra ou a areia dos parques, brincar de correr, interagir com outros cães e, consequentemente, fazer mais exercícios. A possível solução pode ser mais simples do que se imagina: atenção do tutor e exercícios constantes! A meta é gastar a energia acumulada!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros cavam o sofá?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Cunha, E.Z.F.C. Emoções e Estresse de Animais. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://animaiscomdireitos.ufpr.br/wp-content/uploads/2020/06/emocao-e-estresse-de-animais.pdf. Acesso em 26/10/2023.
  • Amara, R.M.A. Bem-estar de cães e gatos. Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia, n.67, 2012. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://vet.ufmg.br/ARQUIVOS/FCK/file/editora/caderno%20tecnico%2067%20Bem%20Estar%20Animal%20ok.pdf. Acesso em 16/10/2023.
  • Alves, P. F. Impacto da humanização no bem-estar canino. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, 2019. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/203084/Paola%20de%20Freitas%20Alves%20-%202019_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 30/10/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que os cachorros cavam o sofá?