Por que meu cachorro não gosta que lhe soprem?
Ver fichas de Cachorros
Algumas ações que podem parecer divertidas para os seres humanos, podem ser incômodas para o seu cachorro, como por exemplo soprar-lhe para sua cara ou orelhas. Com certeza que já notou que, quando faz isto o seu pet fica irritado, podendo inclusive ficar numa posição defensiva. Se já alguma vez se perguntou por que o seu cachorro não gosta que lhe soprem, neste artigo vamos explicar-lhe o que o seu cachorro sente quando faz isto, e porque é melhor não o fazer. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e fique conhecendo melhor o seu cão.
Soprando em seu cachorro
Soprar para a cara do seu cachorro pode parecer-lhe muito divertido, mas os cães não gostam muito disso. Se pensar bem, é algo que não faz a outras pessoas, inclusive quando tenta brincar com um bebê, este também se irrita.
Tendo isto em conta e sabendo que isto incômoda o seu cachorro, e que por vezes pode até tentar atacá-lo, não existe nenhum motivo para continuar a soprar nele. Os dois principais motivos pelos quais o seu cachorro se irrita quando lhe sopra são: o efeito que tem nos seus sentido e o incômodo que lhe causa.
Parece divertido mas não é...
Quando sopra para a cara do seu cachorro, três órgãos importantes podem ser afetados: o nariz, os olhos e as orelhas.
Em primeiro lugar, deve-se lembrar que o olfato do seu cachorro é um dos seus sentidos mais desenvolvidos, devido em grande parte ao seu nariz úmido. Graças ao seu nariz úmido e aos milhões de sensores que residem nele, o cachorro pode detetar cheiros a grandes distâncias, o que o ajuda a ter uma ideia bastante precisa do que o rodeia.
Quando sopra na sua cara o nariz dele seca, pelo que o cachorro pode sentir-se constrangido ao perder o panorama que tinha do que estava à sua volta, por isso é comum se tornar violento. Da mesma forma, ao soprar a sua cara pode secar de forma momentânea os seus globos oculares e, muito honestamente, quem é que gosta de receber uma corrente de ar direta nos olhos?
Por último, se soprar nas orelhas isto também será incômodo para ele, pois é outro dos sentidos que está muito mais desenvolvido que o dos seres humanos, pelo que percebe um som muito elevado e incômodo.
Respeito mútuo
O mais importante é que compreenda que, se o seu cachorro revelou mal-estar ou agressividade depois de soprar nele, significa que o incomoda e que não deve continuar a fazê-lo.
Os cães são animais sensíveis que permanecem fiéis aos seus donos, criando um forte vínculo afetivo com eles. A relação de ambos deve ser baseada no respeito mútuo, e isto inclui respeitar o espaço do seu cachorro e dar-se conta de quando algumas das suas atitudes lhe causam mal-estar.
Da mesma forma que corrige comportamentos desagradáveis no cachorro, você também deve retificar hábitos como este para conseguir uma convivência harmoniosa e feliz.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro não gosta que lhe soprem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.