Por que meu cachorro não gosta que lhe soprem?

Por que meu cachorro não gosta que lhe soprem?

Algumas ações que podem parecer divertidas para os seres humanos, podem ser incômodas para o seu cachorro, como por exemplo soprar-lhe para sua cara ou orelhas. Com certeza que já notou que, quando faz isto o seu pet fica irritado, podendo inclusive ficar numa posição defensiva. Se já alguma vez se perguntou por que o seu cachorro não gosta que lhe soprem, neste artigo vamos explicar-lhe o que o seu cachorro sente quando faz isto, e porque é melhor não o fazer. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e fique conhecendo melhor o seu cão.

Soprando em seu cachorro

Soprar para a cara do seu cachorro pode parecer-lhe muito divertido, mas os cães não gostam muito disso. Se pensar bem, é algo que não faz a outras pessoas, inclusive quando tenta brincar com um bebê, este também se irrita.

Tendo isto em conta e sabendo que isto incômoda o seu cachorro, e que por vezes pode até tentar atacá-lo, não existe nenhum motivo para continuar a soprar nele. Os dois principais motivos pelos quais o seu cachorro se irrita quando lhe sopra são: o efeito que tem nos seus sentido e o incômodo que lhe causa.

Parece divertido mas não é...

Quando sopra para a cara do seu cachorro, três órgãos importantes podem ser afetados: o nariz, os olhos e as orelhas.

Em primeiro lugar, deve-se lembrar que o olfato do seu cachorro é um dos seus sentidos mais desenvolvidos, devido em grande parte ao seu nariz úmido. Graças ao seu nariz úmido e aos milhões de sensores que residem nele, o cachorro pode detetar cheiros a grandes distâncias, o que o ajuda a ter uma ideia bastante precisa do que o rodeia.

Quando sopra na sua cara o nariz dele seca, pelo que o cachorro pode sentir-se constrangido ao perder o panorama que tinha do que estava à sua volta, por isso é comum se tornar violento. Da mesma forma, ao soprar a sua cara pode secar de forma momentânea os seus globos oculares e, muito honestamente, quem é que gosta de receber uma corrente de ar direta nos olhos?

Por último, se soprar nas orelhas isto também será incômodo para ele, pois é outro dos sentidos que está muito mais desenvolvido que o dos seres humanos, pelo que percebe um som muito elevado e incômodo.

Respeito mútuo

O mais importante é que compreenda que, se o seu cachorro revelou mal-estar ou agressividade depois de soprar nele, significa que o incomoda e que não deve continuar a fazê-lo.

Os cães são animais sensíveis que permanecem fiéis aos seus donos, criando um forte vínculo afetivo com eles. A relação de ambos deve ser baseada no respeito mútuo, e isto inclui respeitar o espaço do seu cachorro e dar-se conta de quando algumas das suas atitudes lhe causam mal-estar.

Da mesma forma que corrige comportamentos desagradáveis no cachorro, você também deve retificar hábitos como este para conseguir uma convivência harmoniosa e feliz.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro não gosta que lhe soprem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.