Problemas oculares

Por que apenas uma pupila do gato dilata?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 7 fevereiro 2023
Por que apenas uma pupila do gato dilata?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Uma pupila dilatada do gato enquanto a outra está normal pode te indicar um problema de saúde. As pupilas se dilatam ou se contraem segundo a quantidade de iluminação do ambiente, bem como de emoções e medos do gato, mas ambas devem fazer isso com a mesma intensidade. Assim, quando o tamanho das pupilas dos gatos fica desigual, mesmo ao serem estimuladas com a mesma luz, há algo errado que deve ser diagnosticado e resolvido.

Neste este artigo do PeritoAnimal vamos te explicar por que apenas uma pupila do gato dilata, onde detalharemos os sintomas da anisocoria nos gatos, suas causas e tratamentos.Boa leitura.

Índice

  1. O que é a anisocoria em gatos
  2. Sintomas de um gato com pupilas dilatadas de maneira desigual
  3. Causas para o tamanho diferente das pupilas do gato
  4. Diagnóstico da anisocoria em gatos
  5. Como tratar as pupilas do gato com tamanho desigual
  6. Prognóstico da anisocoria em gatos

O que é a anisocoria em gatos

Anisocoria é um termo médico que define a assimetria no diâmetro das pupilas do gato, ou seja, é possível observar o tamanho desigual das pupilas do gato. As pupilas são a parte negra do olho que se encontra no centro da íris, a parte que dá cor aos olhos. Assim, a anisocoria ocorre quando o tamanho de ambas as pupilas do feline não coincide.

Se deve saber identificar qual das pupilas é a anormal e encontrar a causa que está produzindo. Cabe destacar que as causas não são sempre oftálmicas, mas também podem ter origem neurológica.

A anisocoria em gatos pode ser de dois tipos:

  • A anisocoria dinâmica: quando se após o estímulo de uma fonte de luz direta a contração da pupila estimulada é maior que a de outra pupila não estimulada, sendo isto o normal em gatos sem problemas.
  • A anisocoria estática: quando existe uma diferença de tamanho pupilar mesmo que ambas as pupilas recebam a mesma iluminação, sendo este tipo de anisocoria totalmente anormal.

Abaixo você pode ver uma foto da pupila dilatada do gato com anisocoria.

Por que apenas uma pupila do gato dilata? - O que é a anisocoria em gatos

Sintomas de um gato com pupilas dilatadas de maneira desigual

O sintoma indiscutível da anisocoria em gatos é a diferença no tamanho ou diâmetro das pupilas em um gato em condições iguais de iluminação, podendo ser de maior tamanho ou dilatação (maior midríase) ou de maior contração (maior miose).

Além disso você deve observar se o gato tem:

  • Alguma outra alteração nas estruturas oculares: como a posição ou forma das pálpebras, ou a cor do olho podendo se tornar mais azulado ou cinza, inflamação da conjuntiva ou secreções mucosas ou purulentas. Talvez você se interesse em visitar o seguinte post do PeritoAnimal sobre a Conjuntivite em gatos: causas, sintomas e tratamento.
  • Dor ou enxerga mal: o gato fica desorientado com uma pupila dilatada e se bate nos objetos.
  • Letargia.
  • Depressão.

Causas para o tamanho diferente das pupilas do gato

Se você se pergunta o que pode causar a anisocoria em gatos, saiba que ela pode ocorrer devido a vários tipos de problemas ou doenças.

As doenças que com maior frequência produzem anisocoria no gato são as seguintes:

  • Síndrome de Horner: consiste no conjunto de sintomas em consequência de alguma doença ou problema e que derivam de uma falta de irrigação simpática e que se manifesta com olhos fundos, um na midríase e outro em miose, ou seja, uma anisocoria bem como outros sintomas como prolapso da terceira pálpebra ou diferença de tamanho ocular.
  • Lesões da córnea: os danos a nível da capa superficial do olho podem produzir úlceras e por sua vez diferença no tamanho das pupilas por alteração no olho afetado.
  • Glaucoma: o aumento da pressão intraocular ou glaucoma provoca que o olho afetado se encontre um pouco mais dilatado o que provocará que uma das pupilas do seu gato seja maior que a outra.
  • Leucemia felina: o retrovírus da leucemia felina pode produzir diferentes sintomas e alterações sanguíneas nos gatos afetados, entre os sinais clínicos que podem aparecer podemos encontrar a diferença de diâmetro pupilar assim como outros como anemias, alterações bucodentais ou gengivites, febre, letargia, perda de peso ou infecções.

Outras causas para o tamanho desigual das pupilas dos gatos, são:

  • Traumatismos.
  • Uveíte ou inflamação da úvea do olho.
  • Tumores oculares.
  • Degenerações da íris.
  • Outros problemas a nível ocular: como as sinéquias, blefaroespasmos, pálpebras caídas ou irritações.
Por que apenas uma pupila do gato dilata? - Causas para o tamanho diferente das pupilas do gato

Diagnóstico da anisocoria em gatos

O diagnóstico da anisocoria em gatos é simples, pois ao observar a diferença de tamanho entre as pupilas você poderá saber se o gato está apresentando esse sinal clínico. No entanto, é mais complicado determinar qual é a origem desta anisocoria e poder tratá-la o quanto antes.

Entre as avaliações que seu veterinário deve realizar para buscar a causa da anisocoria em seu gato encontramos:

  • A exploração feral e a anamnese com o tutor.
  • A exploração exaustiva do olho.
  • A avaliação dos reflexos e a sensibilidade das pupilas à luz.
  • A produção de lágrimas.
  • O uso de colorantes para valorizar a presença de úlceras ou outros danos na córnea.

Também poderão ser necessárias técnicas de diagnóstico de imagem como ressonâncias, tomografias, ecografias e radiografias. Uma análise de sangue e urina também deve ser realizada para valorizar o estado geral de saúde do gato e um teste de leucemia/imunodeficiência felina e/ou PCR.

Como tratar as pupilas do gato com tamanho desigual

Uma vez estabelecida a causa da anisocoria, o veterinário aplicará o melhor tratamento para que o gato se recupere ou ao menos conserve uma boa qualidade de vida. Os tratamentos variarão desde o uso de fármacos tópicos e/ou sistêmicos até o uso de técnicas cirúrgicas ou de quimioterapia com ou sem radioterapia em alguns casos.

Você deve saber que alguns problemas como a leucemia felina são crônicos, seu gato não vai se recuperar dessa doença, a terá de forma latente e poderá ser reativada diante de estados de imunossupressão como algumas doenças ou estresse.

Por que apenas uma pupila do gato dilata? - Como tratar as pupilas do gato com tamanho desigual

Prognóstico da anisocoria em gatos

A anisocoria nos gatos é um sintoma de diversas doenças, não somente oftálmicas, por isso que o prognóstico no final vai depender de qual seja a doença específica que está afetando seu gato.

Enquanto que as pequenas infecções ou transtornos do olho tenham muito bom prognóstico em pouco tempo com o tratamento adequado, os tumores ou as doenças sistêmicas como a leucemia felina têm um prognóstico mais reservado, tudo depende de sua extensão e gravidade do quadro assim como do estado de saúde do seu gato.

Te contamos mais sobre as Doenças nos olhos dos gatos, aqui.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que apenas uma pupila do gato dilata?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Bibliografia
  • J. Oliver, N. Mitchell. (2021). Manual de oftalmología felina. Editorial Servet.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que apenas uma pupila do gato dilata?