Outros problemas de saúde

Picada de formiga em cachorro: sintomas e o que fazer?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 11 dezembro 2024
Picada de formiga em cachorro: sintomas e o que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Passear pela grama é um dos programas preferidos dos cachorros, e disso ninguém duvida! Além da sensação de liberdade, colocar os pés na grama e na terra aproxima o animal de seus instintos primitivos, conectando-o com a natureza. Somado a isso, um gramado abriga uma infinidade de insetos que despertam a curiosidade do cãozinho, deixando o passeio mais divertido ainda. No entanto, dentre esses bichinhos instigantes, podemos ter as formigas, insetos responsáveis por picadas ardentes e que podem causar alergia nos peludos.

Cachorros são animais curiosos, que gostam de desafios. Por isso, encontrar uma formiga pela rua ou mesmo um formigueiro inteiro pode parecer uma grande aventura para eles. Alguns até cavam a entrada do formigueiro para buscar mais formigas. Mas essa brincadeira pode acabar mal, com uma picada no nariz ou mesmo no corpo todo.

Mas a picada de formiga em cachorro pode ser perigosa? Para deixar o leitor mais tranquilo, o PeritoAnimal explica tudo sobre o assunto, além da dar dicas de como tratar o cãozinho curioso que mexeu com as formigas! Aproveite e fique informado sobre assunto! Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Infarto em cachorro: sintomas e o que fazer
Índice
  1. Picada de formiga em cachorro é perigoso?
  2. Sintomas de picada de formiga em cachorro
  3. O que fazer em caso de picada de formiga em cachorro?
  4. Remédios caseiras para picada de formiga em cachorro

Picada de formiga em cachorro é perigoso?

Sim, a picada de formiga no cachorro pode ser perigosa. Mas isso vai depender da quantidade de picadas, do tipo de formiga que picou e da sensibilidade do cachorro. Várias picadas ao mesmo tempo podem desencadear uma reação alérgica grave, chamada de reação anafilática. Neste caso, o cachorro pode ter edema de glote e ficar com falta de ar.

Também é um fator que influencia na intensidade da reação o número de vezes que o cachorro já foi picado pelo mesmo tipo de inseto durante a vida dele. Caso ele já tenha sofrido outros ataques de formigas, seu corpo pode ter produzido os anticorpos, fazendo com que a alergia seja mais rápida e intensa.

Mas na maioria das vezes, ele pode ficar apenas com o local da picada dolorido e inchado. Caso você perceba mais sintomas além de um leve inchaço, vermelhidão, dor leve e coceira no local, procure ajuda do médico veterinário, pois podem ser necessários antialérgicos, corticóides e analgésicos.

Sintomas de picada de formiga em cachorro

O principal sintoma de picada de formiga em um cachorro é o desconforto. O animal pode ficar lambendo o local, incomodado e visivelmente com dor. Alguns cachorros choram assim que são atacados pelas formigas, sendo fácil identificar a origem do problema. O local atingido fica inchado, avermelhado e bastante dolorido.

Algumas formigas são mais agressivas, e suas picadas podem até causar deformações no local atingido. Por exemplo, uma picada de formiga no nariz pode deixar o cachorro com o focinho muito edemaciado, ficando temporariamente deformado. Mas não se assuste! Isso tudo é temporário! Seu amigo peludo ficará bem assim que o corpo dele eliminar o veneno e o edema se resolver.

O que fazer em caso de picada de formiga em cachorro?

Primeiro, retire o cachorro do local onde foi picado, pois pode haver mais formigas lá e ele corre o risco de tomar outras picadas. Lave bem o local para que seja possível observar o que aconteceu, se foi apenas uma picada ou se foram várias.

Você pode utilizar uma pomada antialérgica ou com corticóide para diminuir a coceira. Caso o animal esteja muito incomodado, com dor, utilize um anti-inflamatório próprio para cães. Se o cãozinho ficar com dificuldades para respirar ou começar a ter urticária, procure ajuda do médico veterinário, pois ele pode ser alérgico ou ter tomado várias picadas de uma vez só.

Picada de formiga em cachorro: sintomas e o que fazer? - O que fazer em caso de picada de formiga em cachorro?

Remédios caseiras para picada de formiga em cachorro

Da mesma forma que costumamos fazer com as pessoas, podemos utilizar alguns remedinhos caseiros para aliviar o desconforto do cachorro que foi picado por formigas. Citaremos algumas opções para que você possa ajudar o seu amigo nesse momento:

  • Fumo em rolo com álcool: pegue um pedaço de fumo em rolo e coloque em um frasco com tampa com 100ml de álcool. Deixe tampado por um dia inteiro e já estará pronto para ser utilizado sempre que necessário. Você pode umedecer um algodão e colocar em cima da picada para aliviar a coceira. Pode ser utilizado em picadas de outros insetos também.
  • Gelo com camomila: faça um chá de camomila bem forte, deixe esfriar e coloque nas forminhas de gelo. Depois de congelado, enrole em um pano fino e ponha sobre a picada de formiga. Tenha sempre o cuidado de não deixar o gelo por muito tempo sobre a pele para não causar queimadura.
  • Casca de banana: esfregue a parte interna da casca da banana sobre a picada de formiga. Assim, o resíduo pode substituir com bastante eficiência as pomadas e cremes específicos, pois em alguns minutos, a picada vai desinchar, diminuindo, também, o incômodo. Além disso, a casca de banana é eficiente para estancar sangramentos e ajudar na cicatrização de feridas.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Picada de formiga em cachorro: sintomas e o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Barbosa, A.M.M. et al. Anafilaxia na medicina veterinária: implicações no perioperatório de pequenos animais. Faculdade de Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Campus Betim. Disponível em http://bib.pucminas.br:8080/pergamumweb/vinculos/00000c/00000c49.pdf. Acesso em 20/11/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Picada de formiga em cachorro: sintomas e o que fazer?