Partilhar

Qual é a aranha mais venenosa do mundo?

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 8 janeiro 2020
Qual é a aranha mais venenosa do mundo?

Qual a aranha mais venenosa do mundo? Segundo especialistas, a aranha mais venenosa do mundo é um aracnídeo australiano conhecido como "aranha de Sydney", embora também seja chamada, erradamente, de "tarântula de Sydney". Esta é considerada uma das aranhas mais perigosas do mundo e é um dos animais mais perigosos da Austrália.

O veneno desta aranha pode provocar sérios problemas, inclusive a morte, embora não seja comum acontecer de forma instantânea, já que existe uma forma de sobreviver, assim como vamos explicar para você neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Aranhas mais venenosas do Brasil

Aranhas mais venenosas do mundo - TOP 10

10 – Aranha de Saco Amarelo

Seu veneno em contato com a pele humana pode causar sérias lesões, podendo necrosar a parte do corpo onde foi picada. No entanto, essa aranha raramente se aproxima dos humanos.

9 – Poecilotheria ornata (Tarântula ornamental)

A picada da tarântula é uma das mais dolorosas. Provoca danos significativos no local e ao entrar no organismo pode deixar o corpo fragilizado, pode chegar a ser caso de internação.

8 – Aranhas de Pássaro-Chinês

Suas picadas em pequenas quantidades podem ser mortais para alguns animais. Geralmente, são encontradas na Ásia e a potência do seu veneno ainda está sendo investigada.

7 – Aranha-rato

As fêmeas apresentam a cor preta e os machos, vermelha. Sua picada também pode levar à morte, caso não haja um atendimento médico de urgência.

6 – Aranha-violinista ou aranha marrom (Loxosceles reclusa)

Uma picada desse aranha pode causar grandes inchaços, tendo uma grande possibilidade de gangrenar. Suas presas são menores comparadas às das outras aranhas e isso pode dificultar a ingestão do veneno.

5 – Aranha de costas vermelhas

Da família das viúvas-negras, a aranha de costas vermelhas têm picadas poderosas que provocam infecções, inchaços, dores, febre, convulsões e até graves problemas respiratórios.

4 – Viúva-negra

Seu nome é devido ao fato de que a fêmea costuma comer o macho logo após a copulação. Seu veneno pode causar desde espasmos musculares até paralisia cerebral e espinhal.

3– Aranha-da-areia

Elas vivem em regiões distantes dos humanos e costumam se camuflar facilmente na areia. Seu veneno pode causar sangramento intenso, além de coágulos na pele.

2– Armadeira (Brazilian wandering spider)

Ela foi considerada uma das aranhas mais perigosas do mundo em 2010 pela Guinness World Records. Além de ser muito agressiva, a armadeira possui uma neurotoxina capaz de provocar problemas graves na respiração de quem for picado. Pode causar a morte por asfixia e também pode provocar a permanente impotência sexual, uma vez que sua picada causa ereções de longas durações.

1– Atrax robustos (Aranha de Sydney)

Suas picadas sempre têm veneno, diferente das outras aranhas que algumas vezes não soltam veneno. As toxinas em contato com o corpo humano causam sérios problemas, podendo levar à morte.

Qual é a aranha mais venenosa do mundo? - Aranhas mais venenosas do mundo - TOP 10

Aranha mais perigosa do mundo

A aranha de Sydney ou Atrax robustus é considerada a aranha mais perigosa não só da Austrália, mas também de todo o mundo. Ela pode ser encontrada num raio de 160 km ao redor de Sydney e, segundo os registros oficiais, já matou 15 pessoas num período de 60 anos, concretamente entre os anos 20 e 80.

Esta aranha é responsável por mais picadas do que a aranha de costas vermelhas (Latrodectus hasselti), da família das viúvas negras. Além disso, ela não é apenas conhecida pela picada, também é considerada a mais forte entre todas as aranhas e é também uma das mais agressivas.

Qual é a aranha mais venenosa do mundo? - Aranha mais perigosa do mundo

Porque é tão perigosa?

A aranha de Sydney é considerada a mais venenosa do mundo porque o veneno dela tem o dobro da potência do cianeto. O macho é muito mais perigoso do que a fêmea. Se compararmos, o macho é 6 vezes mais tóxico do que as fêmea ou do que as aranhas mais jovens, que ainda não possuem veneno.

A alta toxicidade desta aranha se deve a uma toxina chamada Delta atracotoxin (robustotoxin), um potente neurotóxico polipéptido. Os dentes afiados e finos destas aranhas podem penetrar as unhas e até a sola dos sapatos. A picada é muito dolorosa e o veneno ácido que as aranhas possuem provoca grandes estragos, já que as marcas que uma picada de aranha deixa são muito visíveis.

O veneno da aranha de Sydney ataca o sistema nervoso e afeta todos os órgãos do corpo. Apenas 0,2 mg por cada kg de peso são suficientes para acabar com a vida de uma pessoa.

Além disso...

Outro fator que pode ser letal é o fato de a aranha de Sydney continuar mordendo até que se separe da pele. Consequentemente, o aracnídeo pode injetar uma grande quantidade de veneno, provocando problemas de saúde gravíssimos ou mesmo a morte.

Depois de 10 ou 30 minutos da picada, a respiração e o sistema circulatório começam a funcionar mal, podendo ocorrer espasmos musculares, lacrimejamento ou disfunções do trato digestivo. Uma pessoa pode morrer em 60 minutos depois da picada, caso não seja socorrida a tempo.

Qual é a aranha mais venenosa do mundo? - Porque é tão perigosa?

Picada de aranha: o que fazer?

O antídoto da picada de aranha foi descoberto em 1981 e desde então, não existe ocorrência de mais vítimas mortais humanas. Como curiosidade, podemos ressaltar que são necessárias 70 extrações de veneno para conseguir uma única dose de antídoto.

Se a aranha morde uma extremidade do corpo, é muito importante barrar a circulação sanguínea, que devemos aliviar a cada 10 minutos para não pararmos totalmente o fluxo. Essa barreira pode provocar a perda dessa extremidade durante um período maior de tempo. Se for possível, você deve tentar apanhar a aranha e procurar ajuda médica o quanto antes.

Em qualquer caso, a prevenção é muito mais eficaz do que a aplicação primeiros socorros. Evite tocar em qualquer aranha cuja espécie você desconheça. Quando acampar nas férias, sacuda a tenda de camping antes de entrar dentro dela.

Qual é a aranha mais venenosa do mundo? - Picada de aranha: o que fazer?

Como identificar a aranha de Sydney?

A Atrax robustus é também conhecida como Aranha-teia-de-funil. O nome em latim desta aranha revela a sua constituição robusta, já que o aracnídeo é forte e resistente. Pertence à família Hexathelidae, da qual pertencem mais de 30 subespécies de aranhas.

As fêmeas desta espécie são consideravelmente maiores do que os machos, medindo cerca de 6 a 7 cm, enquanto que os machos rondam os 5 cm. Quanto à longevidade, mais uma vez as fêmeas ganham. Elas podem viver até 8 anos de idade, enquanto que os machos geralmente vivem menos.

Esta aranha é caracterizada por possuir um tórax e cabeça sem pelos, de cores preto azulado. Além disso, tem um aspecto brilhante e tem abdômen marrom, nos quais tem pequenas camadas.

É importante ressaltar que a aranha de Sydney possui um aspecto semelhante a outras aranhas Australianas, como por exemplo as que pertencem ao gênero Missulena, a aranha negra comum (Badumna insignis) ou as aranhas que pertencem à família Ctenizidae.

A aranha de Sydney produz uma picada dolorosa com coceiras intensas. Esta picada é típica das aranhas Mygalomosphae, que têm os dentes apontados para baixo (como as tarântulas) em vez do estilo de pinças cruzadas.

Qual é a aranha mais venenosa do mundo? - Como identificar a aranha de Sydney?

Aranha mais venenosa do mundo: outras informações

Habitat

A aranha de Sydney é endêmica da Austrália e podemos encontrá-la desde o interior de Lithgow até à costa de Sydney. Também é possível encontrar esta aranha em Nova Gales do Sul. É mais comum encontrar este aracnídeo no interior do que na costa, porque este animais preferem viver em zonas com areia que possam escavar.

Alimentação

É uma aranha carnívora que se alimenta de diferentes tipos de insetos como baratas, escaravelhos, caracóis ou centopeias. Por vezes, também se alimenta de rãs e lagartos.

Comportamento

Geralmente, os machos são mais solitários do que as fêmeas. Elas permanecem no mesmo lugar, formando colônias de mais de 100 aranhas, enquanto os machos preferem ter uma vida independente.

É uma aranha de hábitos noturnos, uma vez que não suporta bem o calor. Aliás, é importante ressaltar que não costumam entrar dentro de casas, a não ser que a toca delas seja inundada ou destruída por algum motivo. Se não oferecemos ameaça, a probabilidade de ataque dessas aranhas é muito baixa.

Você gostava de saber quais as aranhas mais venenosas do Brasil? Leia o nosso artigo sobre essa matéria.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual é a aranha mais venenosa do mundo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • CNN News. “Most Dangerous Spiders”. Acessado em 19 de dezembro de 2019. Disponível em: https://edition.cnn.com/2015/11/26/world/gallery/most-dangerous-spiders/index.html
  • Britannica News. “9 the worlds deadliest spiders”. Acessado em 19 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.britannica.com/list/9-of-the-worlds-deadliest-spiders

Vídeos de Qual é a aranha mais venenosa do mundo?

1 de 3
Vídeos de Qual é a aranha mais venenosa do mundo?

Escrever comentário sobre Qual é a aranha mais venenosa do mundo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Silvana simao da Silvasilva
Pergunta:
Fui picada de leve por uma aranha de sítio que estava dentro do meu sapato. O que devo fazer. Não ficou doendo. Foi só uma fisgadinha corro algum risco?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Silvana! Sem saber qual aranha te picou não conseguimos passar nenhum diagnóstico.
No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico para eliminar qualquer possibilidade de complicações.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Qual é a aranha mais venenosa do mundo?
1 de 6
Qual é a aranha mais venenosa do mundo?

Voltar ao topo da página