Curiosidades do mundo animal

Os maiores lagartos do mundo

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 28 março 2023
Os maiores lagartos do mundo

Qual é o maior lagarto do mundo? E quais lagartos gigantes existem? Os lagartos são animais agrupados taxonomicamente dentro dos répteis, especificamente na ordem Squamata ou "escamados", que compartilham com serpentes e lagartos de vermes. O termo "lagarto" não difere taxonomicamente do conceito de "lagartixa", mas é usado como um diminutivo para se referir a lagartos de tamanho menor. Portanto, associamos "lagarto" a répteis de maior tamanho.

Neste artigo do PeritoAnimal, mostramos os maiores lagartos do mundo. Quer conhecê-los? Então continue lendo e descubra mais sobre os lagartos gigantes!

Também lhe pode interessar: Os maiores roedores do mundo

Índice

  1. Dragão-de-Komodo (Varanus komodoensis)
  2. Lagarto-de-Salvadori (Varanus salvadorii)
  3. Lagarto-do-nilo (Varanus niloticus)
  4. Lagarto-monitor-rendado (Varanus varius)
  5. Iguana-comum (Iguana iguana)
  6. Monitor de Bengala (Varanus bengalensis)
  7. Varano-gigante (Varanus giganteus)
  8. Monitor-Argus (Varanus panoptes)
  9. Varano-terrestre-africano (Varanus exanthematicus)
  10. Varano-malaio (Varanus salvator)
  11. Outros tipos de lagartos grandes
Ver mais >>

Dragão-de-Komodo (Varanus komodoensis)

O dragão-de-Komodo é considerado o maior lagarto do mundo. É nativo de algumas ilhas da Indonésia, principalmente habitando florestas de savana tropical, embora também possa estar em outros tipos de ecossistemas. Seu tamanho é de pelo menos 3 metros de comprimento e peso médio de 70 kg, mas podem alcançar um peso superior.

Este lagarto gigante é um animal carnívoro e caçador ativo de diversas presas. Anteriormente, pensava-se que ele matava suas presas pelo efeito da saliva carregada de bactérias, mas agora sabe-se que é um animal venenoso. Infelizmente, está classificado como em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Os maiores lagartos do mundo - Dragão-de-Komodo (Varanus komodoensis)

Lagarto-de-Salvadori (Varanus salvadorii)

O lagarto-de-Salvadori, também conhecido como crocodilo das árvores, é outro dos maiores lagartos do mundo. É nativo da Indonésia e Papua-Nova Guiné e vive principalmente em ambientes costeiros de baixa altitude, florestas e manguezais. Seu tamanho geralmente é de 2,5 metros de comprimento, principalmente devido à sua longa cauda. Embora a média indique que é um animal menor, há indivíduos que podem até mesmo superar o dragão-de-Komodo em tamanho. Seu peso pode chegar a cerca de 90 kg. É classificado como de menor risco de extinção.

Os maiores lagartos do mundo - Lagarto-de-Salvadori  (Varanus salvadorii)

Lagarto-do-nilo (Varanus niloticus)

Também chamado de lagarto-monitor-do-Nilo, esta espécie é nativa da África subsaariana e se estende até o Egito pelo rio Nilo. Está presente em florestas, savanas, arbustos, mangues e pântanos, geralmente perto da água.

Os lagartos-do-nilo são os maiores lagartos da África, portanto, entram em nossa lista dos maiores lagartos do mundo, já que podem atingir um comprimento de 2,4 metros. Quanto ao peso, costuma variar muito de um indivíduo para outro, uma vez que alguns alcançam 3 kg, enquanto outros ultrapassam consideravelmente esse valor. É classificado como de menor risco de extinção.

Os maiores lagartos do mundo - Lagarto-do-nilo (Varanus niloticus)

Lagarto-monitor-rendado (Varanus varius)

O monitor-rendado é um tipo de lagarto endêmico da Austrália e que habita áreas florestais. Outro de seus nomes comuns é "goanna".

É considerado um lagarto grande, pois tem um tamanho de cerca de 2 metros de comprimento. Tem hábitos semi-arborícolas e geralmente se alimenta de aves e outros animais. É classificado como de menor risco de extinção.

Os maiores lagartos do mundo - Lagarto-monitor-rendado (Varanus varius)

Iguana-comum (Iguana iguana)

A iguana-comum é outro grande lagarto, e se estende originalmente do México até o Paraguai, embora seja uma espécie que foi introduzida em outras regiões. Vive principalmente em florestas tropicais úmidas, mas também pode ser encontrada em vários tipos de matas, incluindo áreas urbanas com vegetação, pois tem hábitos arbóreos e desce muito pouco ao solo.

Como dissemos, esse tipo de iguana é considerado um dos maiores lagartos do mundo pois pode medir cerca de 2 metros de comprimento e pesar entre 4 e 8 kg. É classificada como de menor risco de extinção.

Confira nosso artigo sobre doenças mais comuns em iguanas.

Os maiores lagartos do mundo - Iguana-comum (Iguana iguana)

Monitor de Bengala (Varanus bengalensis)

Este lagarto é nativo da Ásia, de países como Afeganistão, Bangladesh, Camboja, China, Índia, Indonésia, Sri Lanka e Tailândia, entre outros. Tem hábitos terrestres e vive em florestas, plantações, áreas úmidas e secas. É outro dos grandes lagartos, já que pode atingir dimensões de até 1,7 metros de comprimento e cerca de 7 kg de peso.

Infelizmente, está classificado como quase ameaçado de extinção.

Os maiores lagartos do mundo - Monitor de Bengala (Varanus bengalensis)

Varano-gigante (Varanus giganteus)

É um tipo de lagarto-monitor endêmico da Austrália, que vive em zonas áridas e pântanos, mas geralmente é muito esquivo, escondendo-se em fendas e áreas rochosas, tornando-o um pouco difícil de ser visto. É um lagarto grande, geralmente medindo entre 1,5 a 2 metros, mas alguns indivíduos podem crescer um pouco mais. Pesa cerca de 15 kg e por isso está na lista dos maiores lagartos do mundo. Como se sabe mais recentemente, este gênero possui glândulas que produzem veneno. Está classificado como de menor risco de extinção.

Os maiores lagartos do mundo - Varano-gigante (Varanus giganteus)

Monitor-Argus (Varanus panoptes)

Conhecido como monitor-Argus, é nativo da Austrália, Indonésia e Papua-Nova Guiné, estando presente em planícies aluviais, áreas ribeirinhas, zonas costeiras, florestas, savanas, mangues e ambientes urbanos. Existem três subespécies reconhecidas:

  • V. p. panoptes Storr;
  • V. p. rubidus;
  • V. p. horni.

As fêmeas têm cerca de 90 cm de comprimento, mas os machos alcançam entre 1,2 e 1,5 metro, podendo ser até mesmo um pouco maiores. O peso médio é de cerca de 7 kg. Este lagarto grande está classificado como de menor risco de extinção.

Os maiores lagartos do mundo - Monitor-Argus (Varanus panoptes)

Varano-terrestre-africano (Varanus exanthematicus)

Esta espécie é nativa da África, estando presente em países como Camarões, Chade, Congo, Costa do Marfim, Etiópia, Níger, Nigéria e Uganda, entre outros. Também considerado um dos maiores lagartos do mundo, vive em pastagens, áreas agrícolas, certos bosques que estão dentro da savana e florestas ribeirinhas. Está em nossa lista das maiores espécies de lagartos do mundo, uma vez que, dependendo da fonte, pode medir de 1,5 a 2 metros de comprimento e pesar entre 17 e 70 kg (embora tenham sido relatados exemplares muito maiores), sendo, portanto, um lagarto robusto. É classificado como de menor risco de extinção.

Os maiores lagartos do mundo - Varano-terrestre-africano (Varanus exanthematicus)

Varano-malaio (Varanus salvator)

O varano-malaio é um lagarto nativo da Ásia. Alguns dos países em que habita são Camboja, China, Índia, Indonésia, Malásia e Taiwan, entre outros. É uma espécie com hábitos semiaquáticos, vivendo em vários tipos de florestas e manguezais perto de riachos, pântanos e lagos.

Comumente, esses lagartos medem entre 1,5 e 2 metros de comprimento e pesam cerca de 20 kg, embora indivíduos de tamanho maior já tenham sido relatados, o que sem dúvida também o torna um dos maiores lagartos do mundo. Seu status de conservação é de menor risco de extinção.

Quer conhecer mais répteis com hábitos aquáticos? Não deixe de ler nosso artigo sobre répteis aquáticos - características e exemplos.

Os maiores lagartos do mundo - Varano-malaio (Varanus salvator)

Outros tipos de lagartos grandes

No PeritoAnimal, sempre gostamos de apresentar o máximo de informações possível. Por isso, a seguir, mencionamos outros dos maiores lagartos do mundo:

  • Lagarto-de-contas (Heloderma horridum): 90 cm de comprimento;
  • Iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus): 1,3 m de comprimento. É o que está representado na imagem;
  • Iguana-azul (Cyclura lewisi): 1,5 m de comprimento;
  • Leguaan, likkewaan, ou monitor de garganta negra (Varanus albigularis): 1,5 m de comprimento;
  • Iguana-terrestre-das-galápagos (Conolophus subcristatus): 1,5 m de comprimento.

Agora que você já sabe qual é o maior lagarto do mundo (dragão-de-komodo) e conheceu diversas espécies de lagartos gigantes, não perca nosso artigo sobre os tipos de lagartos que existem.

Os maiores lagartos do mundo - Outros tipos de lagartos grandes

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os maiores lagartos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 20 de março de 2023.
  • IUCN 2022. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-1. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 20 de março de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
Os maiores lagartos do mundo