menu
Partilhar

As maiores aranhas do mundo

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 13 outubro 2021
As maiores aranhas do mundo

Os artrópodes formam um grupo muito variado e numeroso que inclui diferentes ordens, tais como as Araneae. As aranhas estão distribuídas por todo o mundo, exceto na Antártida, sendo assim um grupo cosmopolita. Existe uma grande diversidade de espécies.

Apesar do medo que costumam provocar em muitas pessoas, a maioria delas não é um perigo para os humanos, uma vez que apenas o veneno de algumas espécies pode nos ser prejudicial. Além disso, desempenham um papel muito importante nos ecossistemas. Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos a lista das maiores aranhas do mundo.

Também lhe pode interessar: Qual é a aranha mais venenosa do mundo?

Aranha-golias

A aranha-golias (Theraphosa blondi) é considerada a maior aranha do mundo. Sem dúvida, é uma aranha gigante. Tem um peso médio de 170 gramas e um comprimento médio de 13 cm, embora possa atingir uma envergadura de até 30 cm. Apesar de também ser conhecida como aranha-golias-comedora-de-pássaros, e poderia fazer isso se quisesse, sua dieta é baseada em roedores, insetos, rãs, vermes e até cobras, que caça com agilidade saltando sobre eles e inoculando seu veneno. Uma vez que a vítima está imobilizada, a leva para a sua toca.

O habitat desse aracnídeo está localizado no norte da América do Sul, nas matas e florestas tropicais do Brasil, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela. Tem hábitos predominantemente noturnos e o seu veneno é letal para os seres humanos.

As maiores aranhas do mundo - Aranha-golias

Aranha-caçadora-gigante

A aranha-caçadora-gigante (Heteropoda maxima) é uma espécie nativa do Laos e também é considerada uma aranha gigante porque tem as patas mais compridas do mundo. Seu corpo tem em média 4,6 cm, mas o comprimento das suas patas pode variar entre 25-30 cm, um tamanho realmente impressionante.

A localização dessa espécie é relativamente recente e foi encontrada em cavernas do Laos. Esta que está entre as maiores aranhas do mundo tem hábitos canibais, especialmente as fêmeas, que devoram os machos após a cópula.

As maiores aranhas do mundo - Aranha-caçadora-gigante
Imagem: d24ar.com

Caranguejeira-rosa-salmão-brasileira

A caranguejeira-rosa-salmão-brasileira (Lasiodora parahybana) é uma das maiores tarântulas do mundo. Os machos têm patas mais compridas do que as das fêmeas, atingindo quase 30 cm, ao passo que as fêmeas são mais volumosas, pesando perto de 100 gramas. Essa tarântula é uma espécie endêmica do Brasil e vive em matas brasileiras, no solo, debaixo de folhagens, dentro de troncos ou em tocas.

Não costuma ser agressiva no primeiro contato, mas caso se sinta ameaçada, não hesita em causar uma picada dolorosa. Caça as suas presas perseguindo-as e depois injetando seu veneno, alimenta-se principalmente de insetos, pequenos répteis e anfíbios.

Talvez você possa se interessar por este outro artigo sobre as aranhas mais venenosas do Brasil.

As maiores aranhas do mundo - Caranguejeira-rosa-salmão-brasileira

Tarântula babuíno gigante

Também conhecida como tarântula-babuíno-vermelho (Hysterocrates gigas), é nativa da África, especificamente dos Camarões, onde vive em florestas tropicais. Pode apresentar cores diferentes e o seu corpo tem, em média, cerca de 10 cm, com uma pata que chega a medir até 20 cm.

Como muitas tarântulas do Velho Mundo, o seu corpo está coberto de pelos que não queimam. É noturna e bastante agressiva. Caça vigorosamente as suas presas, mesmo na água. Tem uma dieta carnívora variada, alimentando-se de outros invertebrados, incluindo aranhas, roedores, répteis e peixes.

Tarântula-gigante-do-Sri-Lanka

Recentemente descoberta, a tarântula-gigante-do-Sri-Lanka (Poecilotheria rajaei) é sem dúvida uma das maiores aranhas do mundo. Nativa da Ásia, o comprimento de suas patas atinge 20 cm e, embora o seu veneno não seja letal para os humanos, é letal aos roedores, lagartos e pequenas aves. Tem hábitos arbóreos e faz movimentos rápidos e ágeis quando caça as suas presas. O seu futuro é incerto devido à degradação do seu habitat.

As maiores aranhas do mundo - Tarântula-gigante-do-Sri-Lanka

Aranha-lobo-do-deserto

É um aracnídeo de grande porte nativo da Europa, especificamente endêmico de Portugal. Devido ao seu tamanho, a aranha-lobo-do-deserto (Hogna ingens) é frequentemente chamada de tarântula, embora não pertença realmente a este grupo. Esses aracnídeos têm um comprimento de corpo entre 4-5 cm, sendo os machos ligeiramente menores que as fêmeas. A sua envergadura é normalmente de 7 cm, mas pode atingir até 12 cm. São carnívoras e até canibais, especialmente as fêmeas.

Estas aranhas gigantes, que estão entre as maiores aranhas do mundo, são caçadoras ativas, consumindo principalmente outros invertebrados, tais como besouros e milípedes, mas também são capazes de se alimentar de outros insetos e lagartos. O veneno da aranha-lobo pode ser prejudicial para os humanos. Dada a sua situação populacional atual, é considerada em risco crítico de extinção.

As maiores aranhas do mundo - Aranha-lobo-do-deserto

Tarântula-rei-babuíno

Esta espécie pertence às verdadeiras tarântulas, que são geralmente aranhas de grande porte. É também conhecida como tarântula-babuíno-laranja e é nativa da África. É muito agressiva. Apesar de não ser letal para os humanos, a sua picada é muito dolorosa.

As fêmeas da tarântula-rei-babuíno (Pterinochilus murinus) são maiores do que os machos, com uma envergadura de 15 cm. Os machos chegam a medir metade do tamanho das fêmeas. Têm o corpo coberto de pelos, uma característica comum no grupo, no entanto, ao contrário das espécies americanas, estas não queimam. É um animal frequentemente mantido de forma inadequada como animal de estimação devido às cores atrativas exibidas pelas variedades da espécie e é considerada uma das maiores aranhas do mundo.

As maiores aranhas do mundo - Tarântula-rei-babuíno

Cerbalus aravensis

Esta espécie de aranha de grande porte, identificada há pouco mais de dez anos, vive em Israel, numa área das dunas de Arava. O corpo das fêmeas mede aproximadamente 3 cm, enquanto o dos machos é ligeiramente menor. No entanto, o comprimento da envergadura com as patas pode chegar a 14 cm. Os seus hábitos são noturnos e são mais ativas nos meses mais quentes. O futuro da espécie, que é uma das maiores aranhas do mundo, é incerto, uma vez que as dunas onde vivem estão sofrendo uma redução considerável devido às atividades humanas.

As maiores aranhas do mundo - Cerbalus aravensis
Imagem: Reprodução/Universidad de Haifa

Aranha-bananeira

Dentro deste gênero encontram-se várias espécies também conhecidas como aranhas errantes. São originárias da América do Sul e caracterizam-se por serem altamente venenosas. O seu nome comum deve-se ao fato de normalmente serem encontradas em plantações de bananeiras e são uma das maiores aranhas do mundo.

A aranha-bananeira (Phoneutria fhera) em particular está presente em vários países, tais como Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname e Uruguai. O corpo dessas aranhas tem cerca de 5 cm de comprimento, mas a distância entre as patas chega aos 17 cm, no caso das fêmeas. São muito agressivas e geralmente causam acidentes devido à sua terrível picada.

As maiores aranhas do mundo - Aranha-bananeira

Caranguejeira-negra-brasileira

A caranguejeira-negra-brasileira (Grammostola pulchra) é, claro, nativa do Brasil e mostra uma cor preta característica quando adulta. Esta que é uma das maiores aranhas do mundo habita lugares semiáridos, geralmente tocas que escava, mas nas quais não fica por muito tempo, pois desloca-se regularmente. As fêmeas são maiores que os machos, com patas de até 16 cm de comprimento.

Agora que você já conhece as maiores aranhas do mundo, sabe se elas são insetos? Descubra lendo nosso artigo se a aranha é inseto.

As maiores aranhas do mundo - Caranguejeira-negra-brasileira

Se deseja ler mais artigos parecidos a As maiores aranhas do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Fiocruz. Araneídeos. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/araneideos.htm>. Acesso em 13 de outubro de 2021.
  • Bushell, M., Allen, C., Capel, T., Clarke, D., Cliffe, A., Cooke, N., Dick, G., Gotts, J., Howard, C., Mitchell, J., Robinson, P., Solan, C. y Stringer, R. (2018). Best Practice Guidelines for Desertas Wolf Spiders. Disponível em: <https://www.eaza.net/assets/Uploads/CCC/2018-Hogna-ingens-EAZA-BPG-Approved.pdf
  • Lallanilla, M. (2013). «Conoce a la tarántula tan grande como tu cara». Disponível em: <https://www.livescience.com/28433-tarantula-poecilotheria-rajaei.html>. Acesso em 13 de outubro de 2021.
  • Lewis, Tanya (2016). «Goliat Birdeater: imágenes de una araña colosal». Ciencia viva. Disponível em: <https://www.livescience.com/56525-goliath-birdeater-spider-photos.html>. Acesso em 13 de outubro de 2021.
  • Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2014: e.T58048571A58061007. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2014-2.RLTS.T58048571A58061007.en>. Acesso em 13 de outubro de 2021.
  • Szalay, J. «Araña cazadora gigante: araña más grande del mundo por tramo de pierna». Disponível em: <https://www.livescience.com/41428-huntsman-spider.html>. Acesso em 13 de outubro de 2021.
  • Universidad de Haifa (2010). «La nueva especie de araña es la más grande de su tipo en Oriente Medio». Ciencia diaria. Disponível em: <www.sciencedaily.com/releases/2010/01/100111102534.htm>. Acesso em 13 de outubro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

As maiores aranhas do mundo
Imagem: d24ar.com
Imagem: Reprodução/Universidad de Haifa
1 de 10
As maiores aranhas do mundo

Voltar ao topo da página