Curiosidades do mundo animal

As maiores tartarugas do mundo

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 11 setembro 2023
As maiores tartarugas do mundo
Tartarugas de água

Ver fichas de  Tartarugas de água

Todas as tartarugas se agrupam na ordem Testudines, que é subdividida em duas subordens, Pleurodira e Cryptodira, as quais fazem referência a forma como as tartarugas dobram seus pescoços. As primeiras o fazem para o lado, enquanto que as segundas o fazem para dentro do casco.

As tartarugas estão amplamente distribuídas, umas são de hábitos terrestres, outras são semiaquáticas, algumas vivem na água doce e outras na água salgada. Independentemente dos hábitos ou da espécie, todos os membros da ordem Testudines são tartarugas, embora em alguns países aquelas que vivem na terra recebam outros nomes. Neste artigo do PeritoAnimal vamos apresentar as maiores tartarugas do mundo, então não deixe de ler e se surpreender.

Também lhe pode interessar: As maiores aranhas do mundo

Índice

  1. Tartaruga-das-galápagos (Chelonoidis niger)
  2. Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)
  3. Tartaruga gigante das Galápagos do vulcão do Cerro Azul (Chelonoidis vicina)
  4. Tartaruga-verde (Chelonia mydas)
  5. Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta)
  6. Tartaruga-leopardo (Stigmochelys pardalis)
  7. Tartaruga-aligator (Macrochelys temminckii)
  8. Tartaruga-de-esporas-africana (Centrochelys sulcata)
  9. Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata)
  10. Tartaruga-gigante-de-Aldabra (Aldabrachelys gigantea)
  11. Outras tartarugas gigantes
Ver mais >>

Tartaruga-das-galápagos (Chelonoidis niger)

Também chamada de tartaruga-gigante-das-Galápagos, era uma espécie endêmica das ilhas Galápagos, no Equador, mas lamentavelmente está extinta. No entanto, a mencionamos nesta lista das maiores tartarugas do mundo porque sua extinção é relativamente recente, já que ocorreu em meados do século XIX, e é provável que ainda existam alguns indivíduos, mas isso precisa ser confirmado, de acordo com o último relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O gênero Chelonoidis costumava ser considerado formado por várias subespécies, contudo, foi acordado, ao menos por uma parte da comunidade científica, que realmente são espécies separadas. Mas o interessante nesse dado é que no grupo encontramos diversas tartarugas gigantes. A tartaruga-das-galápagos é uma das tartarugas terrestres de maior tamanho que já existiu, com um tamanho de um pouco mais de um metro de comprimento e um peso de cerca de 200 kg.

As maiores tartarugas do mundo - Tartaruga-das-galápagos (Chelonoidis niger)

Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)

A tartaruga-de-couro é considerada a maior tartaruga do mundo viva. Ela está distribuída globalmente por todos os oceanos do mundo e nidifica nas areias das praias tropicais.

Está classificada como vulnerável com uma tendência populacional em declínio. O tamanho da tartaruga-de-couro supera um metro de comprimento e pode chegar a medir até 1,75 m. A faixa de peso está estimada entre 250 e 900 kg, embora até agora a tartaruga mais pesada oficialmente registrada até 2015 pesava 650 kg e media 2,13 m.

As maiores tartarugas do mundo - Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)

Tartaruga gigante das Galápagos do vulcão do Cerro Azul (Chelonoidis vicina)

É outra tartaruga gigante que é endêmica do equador e está classificada como em perigo de extinção. Ela tem um casco com formato abobadado, relacionada ao tipo de vegetação herbácea que se alimenta. Pode alcançar 1,10 m de comprimento e chegar a pesar 100 kg, um tamanho sem dúvida considerável.

Infelizmente, é uma espécie que não pode ser muito observada em estado selvagem, de forma que costuma ser estudada em cativeiro.

As maiores tartarugas do mundo - Tartaruga gigante das Galápagos do vulcão do Cerro Azul (Chelonoidis vicina)

Tartaruga-verde (Chelonia mydas)

É a segunda maior tartaruga marinha que existe e lamentavelmente está classificada como em perigo de extinção. Ela é altamente migratória e tem uma distribuição global, principalmente em águas tropicais e com menor presença em áreas subtropicais. A sua faixa de peso está entre 150 e 200 kg, e pode crescer de 1 m até cerca de 1,60 m de comprimento. Uma das tartarugas-verdes mais pesadas que se tem notícia alcançava os 395 kg.

As maiores tartarugas do mundo - Tartaruga-verde (Chelonia mydas)

Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta)

Também é uma das maiores tartarugas do mundo. Embora a média de peso seja cerca de 175 kg, já foram encontrados exemplares de cerca de 500 kg. O tamanho pode alcançar os 2,13 m de comprimento.

Esta tartaruga é uma das mais conhecidas, posto que ela tem uma ampla distribuição oceânica, sendo encontrada no Pacifico, Índico e Atlântico, em águas subtropicais e temperadas. Está classificada como vulnerável e uma de suas principais ameaças é o ser humano, já que é comum que ela colida contra embarcações ou fique presa nas redes de pesca. Felizmente, existem fundações que se dedicam ao resgate de animais como a tartaruga-verde para tratá-los e devolvê-los ao seu habitat em perfeitas condições, sempre que seja possível. Um exemplo é o Projeto TAMAR, o mais conhecido do Brasil.

As maiores tartarugas do mundo - Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta)

Tartaruga-leopardo (Stigmochelys pardalis)

É nativa do leste e sul da África, e é considerada como a quarta maior tartaruga do mundo. Isso só é válido quando comparada com o gênero Chelonoidis e não com cada uma das espécies desse gênero. Ela têm hábitos terrestres e se desenvolve em arbustos, savanas e pastagens, entre outros. Os pesos e tamanhos mais altos registrados são de 54 kg e 70 cm, respectivamente. Está classificada como de menor preocupação.

As maiores tartarugas do mundo - Tartaruga-leopardo (Stigmochelys pardalis)

Tartaruga-aligator (Macrochelys temminckii)

É uma espécie endêmica dos Estados Unidos que vive em rios que desaguam no Golfo do México e alguns reservatórios. Ela é classificada como vulnerável. É a maior tartaruga de água doce do mundo, já que mede aproximadamente 1 m de comprimento e pesa entre 70 e 80 kg. É do grupo de tartarugas mordedoras com uma aparência primitiva.

Descubra tudo sobre a anatomia das tartarugas neste artigo.

As maiores tartarugas do mundo - Tartaruga-aligator (Macrochelys temminckii)

Tartaruga-de-esporas-africana (Centrochelys sulcata)

Está classificada como em perigo de extinção e é nativa de várias regiões da África, embora atualmente sua distribuição seja muito fragmentada. É uma das maiores tartarugas terrestres do mundo que existem e a que possui maior tamanho que vive na África. O seu peso pode passar dos 100 kg e o seu tamanho pode ultrapassar o um metro de comprimento. Ela habita em arbustos, dunas e áreas com córregos.

As maiores tartarugas do mundo - Tartaruga-de-esporas-africana (Centrochelys sulcata)

Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata)

A tartaruga-de-pente está classificada como em perigo crítico de extinção. Ela está distribuída em águas tropicais e em menor medida em áreas subtropicais do Atlântico, Índico e Pacífico. Sua maior ameaça tem sido a matança da espécie para comercializar sua pele, por isso que nós, do PeritoAnimal, pedimos aos nossos leitores que não comprem produtos feitos de pele de tartaruga.

Embora não seja considerada uma das maiores tartarugas do mundo, ela pode estar nesse grupo devido às suas dimensões, já que a de maior peso encontrada tinha 127 kg. O peso médio é de 80 kg e o comprimento gira em torno de 1 m.

As maiores tartarugas do mundo - Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata)

Tartaruga-gigante-de-Aldabra (Aldabrachelys gigantea)

É endêmica de várias ilhas do oceano Índico, ao leste da África continental. O seu casco é abobadado, geralmente pesa cerca de 250 kg e mede 1,22 m de comprimento. Está classificada como Vulnerável. É o maior animal que existe em seu ambiente e vive em áreas de pastagens e ervas.

Tartarugas têm dentes? Descubra neste artigo.

As maiores tartarugas do mundo - Tartaruga-gigante-de-Aldabra (Aldabrachelys gigantea)

Outras tartarugas gigantes

Além das espécies mencionadas, apresentamos a seguir outras espécies de tartarugas gigantes. Algumas com certeza têm tamanhos maiores do que as mencionadas anteriormente, mas precisamos nos lembrar que elas pertencem ao mesmo gênero e apresentamos informações sobre algumas outras das maiores tartarugas do mundo de outras espécies:

  • Tartaruga-gigante-de-pinta (Chelonoidis abingdonii).
  • Tartaruga-gigante-do-vulcão-Wolf (Chelonoidis becki)
  • Tartaruga-gigante da Fernandina (Chelonoidis phantasticus).
  • Tartaruga-gigante-de-São-Cristobal (Chelonoidis chathamensis).
  • Tartaruga-gigante-do-vulcão-de-Darwin (Chelonoidis microphyes).

Se deseja ler mais artigos parecidos a As maiores tartarugas do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: https://animaldiversity.org/
  • IUCN (2023). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-2. Disponible en: https://www.iucnredlist.org
  • McClain, C. R., Balk, M. A., Benfield, M. C., Branch, T. A., Chen, C., Cosgrove, J., ... & Thaler, A. D. (2015). Sizing ocean giants: patterns of intraspecific size variation in marine megafauna. PeerJ, 3, e715.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
As maiores tartarugas do mundo