Curiosidades do mundo animal

Os mamíferos mais venenosos do mundo

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 15 maio 2023
Os mamíferos mais venenosos do mundo

Embora pareça mentira, o ornitorrinco, o loris lento maior, a doninha-fedorenta, o loris lento pigmeu e o almiqui de Cuba, entre outros, são alguns exemplos de mamíferos venenosos. Os mecanismos de defesa são muito comuns no mundo animal, já que a vida das diversas espécies que habitam o planeta depende deles. Esses mecanismos são muito variados entre os grupos de animais e alguns são muito mais eficazes e perigosos do que outros. Entre eles, encontramos a presença de veneno, que é muito comum em animais como serpentes, lagartos, aracnídeos, certos insetos, anfíbios e alguns peixes. No entanto, o veneno não se restringe apenas a esses tipos de animais, mas também é encontrado, ainda que menos frequentemente, nos mamíferos.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça os detalhes sobre os mamíferos mais venenosos do mundo.

Também lhe pode interessar: Os polvos mais venenosos do mundo

Índice

  1. Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)
  2. Loris lento maior (Nycticebus coucang)
  3. Loris lento pigmeu (Nycticebus pygmaeus)
  4. Doninha-fedorenta (Mephitis mephitis)
  5. Almiqui de Cuba (Solenodon cubanus)
  6. Musaranho de cauda curta do norte (Blarina brevicauda)
  7. Musaranho-de-água (Neomys anomalus)
  8. Musaranho da água da Eurásia (Neomys fodiens)
  9. Morcego-vampiro (Desmodus rotundus)
  10. Rato-de-crista-africano (Lophiomys imhausi)
  11. Otros mamíferos venenosos
Ver mais >>

Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)

O ornitorrinco é uma espécie de mamífero venenoso endêmico da Austrália, de hábitos semi-aquáticos e atualmente classificado como quase ameaçado de extinção. Sem dúvida, é uma raridade no mundo animal, pois, embora seja um mamífero, tem um bico semelhante ao de um pato, uma cauda semelhante à dos castores e patas traseiras com membranas.

No entanto, sua característica mais peculiar é que, embora sejam mamíferos, põem ovos, como poucos outros do grupo. Esses animais têm esporas nas patas traseiras que, no caso dos machos, possuem glândulas venenosas e produzem uma toxina composta de proteínas. Eles podem causar danos significativos em outros animais e em pessoas, causando dor extremamente intensa e a formação de edema na área afetada.

Deixamos mais informações sobre este mamífero venenoso no seguinte artigo sobre o ornitorrinco: características e habitat.

Os mamíferos mais venenosos do mundo - Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)

Loris lento maior (Nycticebus coucang)

É um mamífero da ordem dos primatas, nativo da Ásia, especificamente da Indonésia, Malásia, Singapura e Tailândia, classificado como em risco de extinção. É um animal pequeno, medindo entre 27 e 38 cm, pesando entre 600 a 685 gramas. Este pequeno mamífero venenoso produz uma toxina no nível do seu cotovelo que pode depois lamber e acumular com sua saliva e posteriormente transferi-la se morder uma presa, embora isso seja raro de ocorrer.

Além disso, as fêmeas cobrem seus filhotes com essa toxina, o que pode ajudá-los a repelir predadores. A toxina é composta por uma proteína semelhante a um alérgeno, que pode matar ratos, pequenas aves ou répteis. Se um ser humano consumir carne de loris lento maior, pode ter efeitos adversos.

Os mamíferos mais venenosos do mundo - Loris lento maior (Nycticebus coucang)

Loris lento pigmeu (Nycticebus pygmaeus)

Outro pequeno primata, classificado também como em risco de extinção e nativo do Camboja, Laos e Vietnã. Pesam de 120 a cerca de 500 gramas e medem de 15 a 25 cm de comprimento. As glândulas sudoríparas do cotovelo foram modificadas e produzem uma toxina perigosa para as pessoas, pois assim como a espécie anterior, eles lambem e transformam sua saliva em um composto venenoso. Embora seja muito raro que mordam alguém, se isso acontecer, o veneno pode causar um choque anafilático, havendo pelo menos um caso confirmado.

Os mamíferos mais venenosos do mundo - Loris lento pigmeu (Nycticebus pygmaeus)

Doninha-fedorenta (Mephitis mephitis)

A doninha-fedorenta é nativa do Canadá e dos Estados Unidos, tendo baixo risco de extinção. Este exemplo de mamífero venenoso distingue-se por sua cor preta com uma faixa branca que percorre todo o centro superior do corpo. Pesa entre 700 gramas e 3 quilos, enquanto seu tamanho varia de 45 a 80 centímetros. Sua defesa consiste na produção de um forte odor em sua glândula anal, que pode ser expelido até 2 metros de distância, que não é apenas malcheiroso, mas se entrar em contato com os olhos de uma pessoa, pode causar cegueira temporária.

Os mamíferos mais venenosos do mundo - Doninha-fedorenta (Mephitis mephitis)

Almiqui de Cuba (Solenodon cubanus)

Esta espécie de mamífero venenoso é semelhante a um roedor, com um focinho longo e patas com dedos bem diferenciados e garras longas. Está classificado como em risco de extinção e faz parte da fauna de Cuba. Tem uma massa média de 1 kg e o tamanho varia entre 28 a cerca de 40 cm. Este pequeno animal possui glândulas submaxilares que produzem veneno, que pode ser excretado entre os dentes e é capaz de matar suas presas e até mesmo outros membros da espécie.

Os mamíferos mais venenosos do mundo - Almiqui de Cuba (Solenodon cubanus)

Musaranho de cauda curta do norte (Blarina brevicauda)

Este musaranho é classificado como de menor risco de extinção e é nativo do Canadá e dos Estados Unidos. É um animal pequenino, medindo entre 7,5 e 10 cm de comprimento, e pesando cerca de 18 a 30 gramas. Tem uma cor cinza, praticamente uniforme em todo o corpo.

As glândulas submaxilares produzem uma substância tóxica que o musaranho pode injetar quando morde. É capaz de matar suas presas, que podem ser maiores, como salamandras, cobras, aves e sapos. Nos humanos, essa substância pode causar uma forte dor por dias, mas só mordem um humano se forem agarrados.

Os mamíferos mais venenosos do mundo - Musaranho de cauda curta do norte (Blarina brevicauda)

Musaranho-de-água (Neomys anomalus)

Esta espécie de mamífero venenoso é classificada como de menor risco de extinção e está presente em países da Europa e alguns da Ásia, podendo-se citar Áustria, Bélgica, Irã, Portugal, França, Espanha, Rússia e Ucrânia, entre outros. Mede de cerca de 10 a 1,65 cm e pesa de 7 a 16 gramas. Possui glândulas que produzem uma toxina do tipo narcotizante, útil para adormecer suas presas, que são invertebrados de que se alimenta. Não são conhecidos efeitos sobre os seres humanos.

Os mamíferos mais venenosos do mundo - Musaranho-de-água (Neomys anomalus)

Musaranho da água da Eurásia (Neomys fodiens)

É uma espécie de mamífero venenoso amplamente distribuído por países da Europa e Ásia, classificada como de menor risco de extinção. Seu pelo superior é de cor escura, mas a região da barriga é clara. Mede entre 0,6 e 10 cm de comprimento e pesa de 10 a 20 gramas. Devido aos seus hábitos semiaquáticos, seu corpo possui uma série de adaptações que lhe permitem se mover habilmente na água. Assim como a espécie anterior, sua saliva é misturada com uma substância narcotizante.

Os mamíferos mais venenosos do mundo - Musaranho da água da Eurásia (Neomys fodiens)

Morcego-vampiro (Desmodus rotundus)

Esta espécie de morcego se estende do México até a Argentina, e seu estado de conservação o coloca na categoria de menor risco de extinção. Este tipo de morcego é de cor marrom acinzentado com a barriga mais clara, com pesos de 15 a 50 gramas. Embora esse mamífero voador não produza veneno, sua alimentação é baseada no consumo de sangue de vertebrados, predominantemente gado, mas também pode se alimentar de cobras, lagartos, sapos, crocodilos e até mesmo humanos.

Para se alimentar, ele usa seus dentes adaptados como uma navalha para romper a pele da vítima e drenar o sangue, mas como sua saliva contém um composto anticoagulante, o sangue continuará a sair enquanto o morcego-vampiro estiver sugando.

Nós explicamos mais sobre os tipos de morcegos e suas características neste outro post.

Os mamíferos mais venenosos do mundo - Morcego-vampiro (Desmodus rotundus)

Rato-de-crista-africano (Lophiomys imhausi)

É uma espécie de roedor nativo da África, de países como Eritreia, Etiópia, Quênia, Somália, Sudão, Uganda, entre outros. Mede cerca de 32 a 46 cm e pesa cerca de um quilo. Possui projeções ósseas no crânio que o tornam único. Esses mamíferos venenosos possuem glândulas que produzem mau cheiro, e por muito tempo pensou-se que produziam uma substância venenosa, porque já houve relatos de cães convulsionando após comer um rato-de-crista-africano.

No entanto, já se sabe que esse animal tritura uma planta venenosa e depois se unta com ela, o que é uma ótima estratégia para dissuadir seus predadores de atacá-lo.

Os mamíferos mais venenosos do mundo - Rato-de-crista-africano (Lophiomys imhausi)

Otros mamíferos venenosos

Além dos mamíferos venenosos mencionados anteriormente, a seguir, mencionamos outros:

  • Loris lento de Bengala (Nycticebus bengalensis);
  • Lóris-delgado-vermelho (Loris tardigradus);
  • Solenodonte-haitiano (Solenodon paradoxus);
  • Morcego-vampiro-de-perna-peluda (Diphylla ecaudata);
  • Morcego-vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi).

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os mamíferos mais venenosos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: https://animaldiversity.org/
  • BBC NEWS. (2013). La rata que se unta con veneno para defenderse. Disponível em: https://www.bbc.com/mundo/noticias/2011/08/110803_rata_crestada_veneno_am
  • Rofes, Juan & Cuenca-Bescós, Gloria. (2007). Paleontología. Pequeños pero feroces: mamíferos venenosos. Naturaleza Aragonesa. 19. 4-9. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236021209_Paleontologia_Pequenos_pero_feroces_mamiferos_venenosos
  • IUCN. (2022). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-1. Disponível em: https://www.iucnredlist.org
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Os mamíferos mais venenosos do mundo