Curiosidades do mundo animal

As 10 maiores serpentes do mundo

 
As 10 maiores serpentes do mundo

As cobras são animais fascinantes, suas cores chamativas, sua forma de locomoção curiosa e seu apetite voraz impressionam qualquer um. Desde a antiguidade, esses répteis têm feito parte da cultura de muitas sociedades, tornando-se um dos animais mais famosos e estudados pela ciência.

Existem milhares de espécies diferentes em todo o planeta, cada uma com suas características. Você já se perguntou alguma vez quão grandes elas podem chegar a ser? Se a resposta for sim, você está com sorte! No PeritoAnimal, trazemos para você esta lista com as 10 maiores serpentes do mundo. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Os 10 maiores animais do mundo

Índice

  1. Cascavel
  2. Cobra-real
  3. Surucucu
  4. Jiboia-constritora
  5. Morelia spilota spilota
  6. Sucuri-verde
  7. Píton-ametista
  8. Píton-africana
  9. Píton-indiana
  10. Píton-reticulada
Ver mais >>

1. Cascavel

Sob o nome de Crotalus encontra-se um gênero de serpentes venenosas localizadas principalmente na América do Norte. Elas habitam em regiões costeiras ou em florestas que apresentam áreas arenosas. Esta espécie é fácil de reconhecer devido ao seu chocalho, localizado na ponta da cauda, com o qual emite um som como um aviso para possíveis predadores. Elas podem medir até 2,5 metros de comprimento e pesar até 4 quilos, tornando-se uma das maiores e mais perigosas espécies de serpentes do mundo.

Para obter mais informações, consulte o artigo sobre as cobras mais venenosas do Brasil.

As 10 maiores serpentes do mundo - 1. Cascavel

2. Cobra-real

A cobra-real, também conhecida como Ophiophagus Hannah, é uma das cobras mais belas e impressionantes do mundo, pois suas diversas cores e seu grande tamanho a tornam um elegante exemplar do reino animal. Este réptil pode atingir até 3,7 metros de comprimento, embora existam exemplares de até 5 metros. Ela possui uma visão melhor do que o restante das cobras, o que lhe permite focar de maneira mais eficaz em suas presas.

As 10 maiores serpentes do mundo - 2. Cobra-real

3. Surucucu

A surucucu, ou Lachesis muta, é uma serpente venenosa encontrada na América Central e na América do Sul. Ela é famosa por ser uma das maiores víboras do mundo. Seu veneno é letal, mesmo nas cobras mais jovens, portanto, deve-se ter extremo cuidado ao manuseá-la ou quando encontrá-la. Sua pele é marrom com longas manchas negras na parte superior e uma cor creme na parte abdominal, enquanto sua cauda possui um pequeno chocalho que vibra quando ela se sente ameaçada.

A surucucu pode atingir até 3-4 metros de comprimento, embora seja mais comum que tenha cerca de 2 metros.

As 10 maiores serpentes do mundo - 3. Surucucu

4. Jiboia-constritora

A jiboia-construtora, de nome científico Boa constrictor, é uma serpente nativa das Américas. Ela é considerada uma das espécies mais populares entre os amantes de animais de estimação exóticos, embora seja desaconselhável criá-las em cativeiro, pois são muito perigosas. Em relação ao tamanho, os filhotes podem medir entre 30 e 40 centímetros de comprimento, alcançando um impressionante tamanho de até 5 metros quando adultos, tornando-se assim uma das maiores serpentes do mundo.

As 10 maiores serpentes do mundo - 4. Jiboia-constritora

6. Morelia spilota spilota

A Morelia spilota spilota é uma espécie nativa da Austrália que pode ser encontrada tanto em áreas costeiras quanto em regiões montanhosas. Ela possui uma cor verde-oliva intensa, com manchas de borda negra e centro amarelado. Seu tamanho varia entre 3 a 4 metros de comprimento, embora tenham sido encontrados alguns exemplares com até 6,8 metros.

As 10 maiores serpentes do mundo - 6. Morelia spilota spilota

6. Sucuri-verde

A sucuri-verde (Eunectes murinus) é uma serpente pertencente à família das Boas que pode ser encontrada em toda a América do Sul. É considerada a espécie mais pesada entre as serpentes, atingindo o peso máximo de 98 quilos. Devido a isso, prefere viver debaixo d'água.

Sua pele é verde-escura na parte superior, com manchas negras em forma de círculos que cercam todo o corpo. O tamanho varia dependendo do sexo: as fêmeas medem entre 4 e 5 metros, enquanto os machos atingem apenas de 2 a 3,5 metros. Portanto, ela é a serpente mais pesada do mundo, mas não a mais comprida.

As 10 maiores serpentes do mundo - 6. Sucuri-verde

7. Píton-ametista

A Simalia amethistina, ou píton-ametista, é uma serpente que atinge impressionantes 8,5 metros de comprimento. É nativa da Austrália, embora também possa ser encontrada na Nova Guiné. Essa espécie costuma descansar em locais elevados, como a copa das árvores. Como parte de sua dieta, é capaz de consumir animais quatro vezes maiores, como aves, cães, veados e até mesmo pessoas, tornando-se assim uma das maiores e mais temidas serpentes do mundo.

As 10 maiores serpentes do mundo - 7. Píton-ametista

8. Píton-africana

A Python sebae, também conhecida como píton-africana, é um réptil nativo da África e é a maior serpente daquele continente. Alimenta-se de cabras, gazelas, veados e outros animais. Pode atingir até 8 metros de comprimento e pesar cerca de 110 quilos.

As 10 maiores serpentes do mundo - 8. Píton-africana

9. Píton-indiana

A Python molurus, ou píton-indiana, é uma serpente escamosa que mede 6 metros de comprimento e pesa cerca de 95 quilos, o que a coloca na lista das 10 maiores serpentes do mundo. Ela habita áreas próximas a rios, passando a maior parte do tempo na água. No entanto, também é capaz de escalar árvores com agilidade. Sua dieta inclui pequenos crocodilos, aves, porcos e outros animais.

Com um tamanho e aparência semelhantes, encontramos também a píton birmanesa (Python bivittatus), que é encontrada principalmente no sudeste da Ásia e que pode atingir até 8 metros de comprimento, ainda que seja mais comum encontrá-la em tamanhos inferiores ao supracitado.

As 10 maiores serpentes do mundo - 9. Píton-indiana

10. Píton-reticulada

A píton-reticulada, ou Malayopython reticulatus, é uma serpente nativa do continente asiático que habita florestas tropicais úmidas ou áreas próximas à água. Pode medir até 8 metros de comprimento. São muito ágeis, o que lhes permite escalar árvores com facilidade e se deslocar em diversos tipos de terreno. Alimentam-se de animais relativamente grandes, como macacos, veados e até mesmo leopardos, sendo considerada a serpente mais comprida do mundo.

As 10 maiores serpentes do mundo - 10. Píton-reticulada

Se deseja ler mais artigos parecidos a As 10 maiores serpentes do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
As 10 maiores serpentes do mundo