Gato balançando a cauda quando recebe carinho: causas



Ver fichas de Gatos
Você sabia que os gatos não apenas odeiam que toquem sua barriga? O rabo e as extremidades são outras das partes mais sensíveis (ou avessas ao contato) de sua anatomia quando você interage com eles. Essas regiões estão cheias de terminações nervosas e, por isso, servem para que se comuniquem entre si e com o ambiente ao seu redor. Neste post do PeritoAnimal, queremos falar sobre o significado das posições do rabo do gato quando você o acaricia.
Apesar de terem desenvolvido o miado exclusivamente para se comunicar conosco, a linguagem corporal (incluindo os movimentos do rabo) é o recurso comunicativo mais genuíno e rico em detalhes do universo felino. Os gatos são os únicos felinos que caminham com o rabo erguido, e esse gesto indica predisposição para a interação. Essa posição sinaliza que o gato não é dominante e, portanto, não representa uma ameaça para os demais. Continue lendo e descubra conosco o que significa "gato balançando a cauda quando recebe carinho: causas".
Cauda levantada com ponta em forma de gancho: quer mais carícias
Se o gato levanta o rabo quando você o acaricia, com a ponta levemente arqueada, isso significa que ele está confortável com você. Ele está totalmente focado em receber mais carinho. Seu corpo está relaxado, ele pode arquear o dorso e até mesmo mostrar os genitais. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esse não é um comportamento sexual. Entre os gatos, mostrar os genitais é um sinal de confiança. Trata-se de um convite para cheirar e interagir.
Essa é uma das posturas mais amigáveis do rabo do gato e, por isso, não é surpreendente que ele a acompanhe de ronronados, amassamento de patas, cabeçadinhas ou até mordidinhas leves. Você pode se sentir sortudo, pois é evidente que seu gato gosta de você e deseja que continue acariciando-o. Ele pode manter o rabo totalmente erguido ou movê-lo lentamente de um lado para o outro.

Cauda levantada e vibrando: excitação e/ou marcação
O auge do prazer causado pelas suas carícias fica evidente quando o gato levanta o rabo e mantém a ponta em um movimento contínuo de zigue-zague (parecido com o de uma cascavel). Ele não consegue conter ou disfarçar sua emoção. Isso mostra que você o está acariciando da maneira certa e que ele quer mais. No entanto, essa postura também pode estar associada ao comportamento de marcação.
Se você perceber que, enquanto o acaricia, seu gato faz esse movimento com o rabo e, ao mesmo tempo, urina em você, não deve se irritar. Mesmo que ele seja castrado, pode agir assim impulsionado pelo instinto de deixar sua marca olfativa naquilo ou naqueles que considera parte de seu grupo. Portanto, embora nos pareça algo desagradável, no código de comunicação felino, isso é um sinal de confiança e carinho.
Neste outro artigo, falamos sobre a marcação: "Como os gatos marcam território?".

Rabo abanando: ele está irritado
Se você diz: "meu gato move o rabo quando o acaricio", mas percebe que ele faz isso de forma agressiva, batendo-o como um chicote, então é melhor parar e deixá-lo em paz. Esse é um sinal de que ele não gosta das suas carícias ou, pelo menos, do local onde você as está fazendo. Talvez essa região esteja dolorida ou ele simplesmente não esteja receptivo ao contato naquele momento. Embora esse desconforto não seja tão intenso quanto quando os pelos se eriçam, você deve respeitar o espaço dele.
Se você insistir, seu gato pode reagir de maneira mais agressiva, tentando arranhar ou até mesmo morder. Mais uma vez, não deve puni-lo, pois isso faz parte da comunicação felina, e ele já estava avisando com os movimentos do rabo. Neste outro artigo, ajudamos você a entender "Porque meu gato me morde".

Cauda enrolada no corpo: ele está desconfortável
Os gatos que envolvem as patas traseiras com o rabo enquanto estão sentados estão nos dizendo (mesmo que não saibamos interpretar) que são um pouco tímidos ou que identificaram algum estímulo – objeto, animal ou pessoa – que os deixa desconfortáveis ou inquietos. Se isso acontecer enquanto você o acaricia, o melhor é parar, pois ele não está à vontade. Como sempre repetimos, a primeira regra para se dar bem com um gato é respeitar seu ritmo e suas preferências.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gato balançando a cauda quando recebe carinho: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidados básicos.