Medicamentos

Omeprazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 13 maio 2019
Omeprazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O omeprazol é um medicamento antiácido de uso muito comum na medicina humana. No entanto, certamente você já se perguntou "posso dar omeprazol humano para cachorro?" A resposta é sim mas, você só deve administrar esse remédio ao cachorro se for prescrito pelo veterinário. Além disso, deve sempre respeitar a dose e os dias de tratamento prescritos por esse profissional.

Nesse artigo do PeritoAnimal, falaremos de omeprazol para cachorro, te explicando para que ele serve, os efeitos colaterais e se esse medicamento pode causar overdose. Naturalmente, por mais inofensivo que um medicamento pareça, você jamais deve usá-lo sem receita.

Índice

  1. Pode dar omeprazol para cachorro?
  2. Omeprazol para cachorro: para que serve?
  3. Como dar omeprazol para cachorro
  4. Omeprazol para cachorro: efeitos colaterais
  5. Ranitidina ou omeprazol para cachorro

Pode dar omeprazol para cachorro?

De fato, o omeprazol é um tratamento possível para alguns problemas caninos. O problema surge quando ele é utilizado sem receita veterinária. Por ser um remédio muito comum nos armários de medicamentos domésticos, não é de se estranhar que alguns cuidadores caiam na tentação de oferecê-lo a seus cachorros quando estes parecem ter sintomas característicos de tratamentos com omeprazol.

Medicar um cachorro por conta própria significa expô-lo a um risco. Neste caso específico, é difícil o omeprazol causar envenenamento grave, mas o que pode acontecer é que, enquanto você está dando esse medicamento, permaneceremos sem saber qual é o verdadeiro problema do cachorro. Por isso é tão importante ir sempre ao veterinário.

Além disso, não é incomum que muitas pessoas façam mau uso do omeprazol, usando-o sem receita médica toda vez que percebem algum desconforto gastrointestinal. Esta prescrição inadequada será dada ao seu cão e isso pode piorar os sintomas digestivos, retardando o diagnóstico e o tratamento adequado.

Omeprazol para cachorro: para que serve?

O omeprazol para cães atua basicamente a nível gástrico, reduzindo a produção de ácido. Mais tecnicamente, é uma droga do grupo de bloqueadores da bomba de prótons, que impede a formação de ácido clorídrico. É por esse efeito que consegue controlar a quantidade de ácido que se forma no estômago.

Um excesso de ácido pode causar úlceras gástricas em cachorros, lesões na mucosa gástrica de maior ou menor profundidade. Como veremos em mais detalhes na próxima seção, o omeprazol para cães será prescrito para distúrbios nos quais é necessário controlar a produção de ácido.

Omeprazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais - Omeprazol para cachorro: para que serve?

Como dar omeprazol para cachorro

O omeprazol para cachorro pode ser prescrito como parte do tratamento de diferente problemas, e além disso, também como prevenção em alguns casos. Dessa forma, é provável que o veterinário receite omeprazol para a gastrite em cães. A gastrite é uma irritação do estômago, que causa sintomas como vômitos intensos e letargia. Com o uso do omeprazol, o esperado é proteger o estômago enquanto ele se recupera, evitando o excesso de ácido.

O omeprazol também pode ser prescrito para diarreia em cachorros quando o diagnóstico é de enterite infecciosa aguda, uma infecção gastrointestinal que se caracteriza pela aparição de vômitos, diarreia, febre e apatia. É importante destacar que o omeprazol é apenas um dos medicamentos que devem ser prescritos nesse caso.

No entanto, o uso mais comum do omeprazol talvez seja para a prevenção. Esse medicamento é muito receitado nos casos em que o cachorro precisa tomar corticoide por períodos muito longos ou por toda a vida. Isso porque esse tipo de medicamento tem entre seus efeitos colaterais a formação de úlceras gastrointestinais.

Além disso, cachorros com alguma doença hepática, insuficiência renal, graves problemas de estresse ou gastrite crônica são mais propensos a desenvolver úlceras. Os tumores cutâneos mastocitomas também podem provocar úlceras, por isso, pode-se administrar o omeprazol para cachorro. Além disso, em casos de refluxo esofágico, em que o ácido sobe do estômago.

Omeprazol para cachorro: efeitos colaterais

Desde que você respeite a dose recomendada pelo veterinário de omeprazol para cachorro, raramente vai observar qualquer efeito colateral, uma vez que este é um medicamento seguro com um propósito muito específico no corpo. É claro que, se seu cachorro apresentar alguma hipersensibilidade a este medicamento, você não deve utilizá-lo. A dose de omeprazol é estabelecida com base na condição que se pretende tratar, portanto, apenas o veterinário poderá receitá-la.

Os efeitos colaterais do omeprazol para cães, quando acontecem, estão restritos ao sistema digestivo, causando diarreia, náusea, gases ou vômitos. A overdose de omeprazol em cachorros é muito rara. Se o cachorro já estiver tomando algum remédio, é necessário avisar o veterinário, pois há alguns medicamentos com os quais ocorrem interações.

Omeprazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais - Omeprazol para cachorro: efeitos colaterais

Ranitidina ou omeprazol para cachorro

A ranitidina é uma droga que atua de maneira semelhante ao omeprazol, interferindo na produção de ácido no estômago. De maneira geral, o omeprazol parece ter um efeito mais potente. Em todo caso, será o veterinário quem, avaliando cada caso específico, decidirá entre um medicamento e o outro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Omeprazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Jussara
Bom dia. Quanto posso dar de omeprazol humano 20mg para um gato com cerca de 5kg? A veterinária dele disse para dar inteiro mas eu achei muito. Obrigada. Ele está em tratamento para lipidose hepática
A sua avaliação:
Silvio
Tenho uma shih tzu, ela não quer mais ração, e estou dando peito de frango a duas semanas, hoje ela não quis comer nada e vomitou ou algo parecido com refluxo,, o que posso , posso da omeprazol humano ??
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Silvio. A automedicação nunca é a melhor opção, por isso é melhor levar sua cachorrinha a um veterinário para que ele investigue o que está acontecendo. Temos dois artigos que podem te ajudar a entender esses sintomas. Um deles é este sobre "seu cachorro não quer comer: o que fazer" - https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-o-que-fazer-22871.html.

Neste outro apresentamos alguns remédios caseiros para cachorro vomitando: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-22489.html.
Esperamos que sejam úteis!
A sua avaliação:
Sérgio
Notei em artigos científicos que omeprazol em cães pode baixar contagem plaquetária.
A sua avaliação:
MARCOS MOREIRA DA CRUZ
Posso dar omeprazol por meu cão e depois o gardenal.ou devo esperar uma meia hora...
A sua avaliação:
Carmen
Olá! Gostaria de saber se as informações também serveria para gatos, por favor. Se posso dar omeprazol humano para gato? Desde já, obrigada
A sua avaliação:
Vera
O veterinario mandou eu dar meio comprimido, de 10mg, pro meu cão. Acontece que na bula fala que o comprimido não deve ser mastigado ou esmagado. Meu cão tem 4 kg. Fiquei pensando se não seria melhor mandar manipular a dosagem exata. Será que posso?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Vera. Tudo bem? Neste caso, recomendamos que entre em contato com o veterinário que prescreveu o remédio para entender qual a maneira correta. De qualquer maneira, temos este outro post que talvez possa te ajudar com dicas para dar remédio para cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-dar-remedio-para-cachorro-21391.html
Esperamos que seja útil! 🐶
A sua avaliação:
Cris Togni
Depois de muitos exames caros e sem diagnóstico, descobri aqui no perito animal que a tosse seca da minha cachorrinha Pincher está sendo provocada por refluxo devido ao tratamento errado com corticóides. Segundo a veterinária era tosse alérgica. Estou no momento financeiramente indivídada pagando os caros exames. Gostaria de saber como tratar esse refluxo?? Ela tem 4kg e 7 anos, foi adotada.
A sua avaliação:
Rita Oliveira
Minha cachorra nao esta querendo comer e estava com diarreia mas parou ela esta fazendo barulhos na barriga acho que e gazes...eu a vi procurando mato para comer. Posso dar omeprazol para ela? Tem 11 kg qual a quantidade?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marcia Alfano
isso foi demais! Adore
1 de 3
Omeprazol para cachorro: doses, usos e efeitos colaterais