Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?

O olhar dos gatos é umas das características mais atractivas desta espécie. Não apenas devido às diferentes tonalidades de cor que pode apresentar a Íris, senão também pelo expressivos que podem ser devido ao seu grande tamanho. Todas estas características os tornam muito atraentes.

Talvez seja este o motivo pelo qual se criaram tantos mitos e superstições em volta do olhar do olhar felino. Há quem acredite que eles são capazes de sentir as presenças sobrenaturais, que têm o poder de ver a alma ou a aura das pessoas. Se você se põe pensando nisso, é normal que fique nervoso quando o seu gato o olha fixamente. Você gostaria se saber porque os gatos ficam olhando fixamente nos olhos do tutor? Continue lendo pois temos a resposta!

O olhar felino

Os grandes olhos dos gatos para além de servirem para verem tudo o que acontece à volta deles, também são fascinantes para os humanos. É impossível não ficar praticamente hipnotizado ao olhar fixamente para um gato e inclusive apreciar a maneira evidente de como aumentam e diminuem as pupilas de acordo com a quantidade de luz.

Se você conhece um pouco sobre o comportamento do seu felino, sabe que os olhos te ajudam "ler" parte das reações dele. A expressividade que revelam, junto com outros sinais, te dirão se ele está enjoado, pensativo, confortável, assustado, ameaçando, etc. Todo este conjunto de sinais é chamado de linguagem corporal.

Linguagem corporal dos gatos

Ao contrário do que muitos pensa, a linguagem corporal dos gatos é transparente. Apenas é preciso ler os sinais. As orelhas, a cauda e os olhos são o que permitem que você saiba como ele se sente. Um gato com o pelo eriçado está chateado e pronto a atacar, ou sente-se ameaçado. Se, por outro lado, as orelhas e o rabo estão levantadas, s sente feliz e animado.

Olhos muito abertos e orelhas rectas indicam diversão e curiosidade, enquanto que se olha para você com olhos semicerrados significa que se sente tranquilo contigo. Agora que você já conhece alguns truques para decifrar como se sente o seu gato, é hora de descobrir porque te olha fixamente em diferentes situações.

Meu gato me olha muito e mia

Existem várias razões para que o teu amigo peludo mie enquanto te olha fixamente nos olhos. Uma delas, é porque tem fome. Cada felino pede comida à sua maneira. Alguns ficam quietos junto do prato deles, silenciosamente, enquanto outros perseguem os tutores por toda a casa e alguns até decidem ir diretamente à cozinha procurar qualquer resto de comida abandonado em alguma mesa. Outros, ficam olhando fixamente nos olhos do tutor esperando que ele entenda a mensagem. Assim, se o teu gato te persegue e te está olhando o tempo todo, talvez seja hora de ver se falta alguma coisa no pote de comida dele.

Outro possível motivo é que sinta dor e mau estar e queira que você preste atenção nele. Embora alguns felinos se escondam e evitem qualquer tipo de companhia se estão doentes, uma vez que preferem evitar qualquer tipo de ameaça porque se sentem mais vulneráveis, outros preferem de imediato avisar o humano favorito deles. Isso é sinal de que o teu gato sente confiança suficiente em você e sabe que você fará o possível para cuidar e proteger ele.

Gato olhando fixamente para o dono

Se um gato se sente ameaçado, seja por você ou por outra pessoa, ele pode ter duas atitudes: se afasta para um canto e começa se lambendo, dando a entender que não procura nenhum tipo de conflito ou, se prepara para um possível ataque, olhando fixamente para o suposto atacante, grunhindo e bufando.

Estes sons são muito distintos dos que utiliza quando está miando para pedir comida ou mimos, porque o tom é muito mais agudo, evidenciando violência. Se isto acontecer, o melhor é que você saia do campo visual do seu gato, ou pestanejar várias vezes, movendo a cabeça de um lado para o outro (este sinal permite que o gato perceba que você está relaxado e que não tem intenções de o machucar).

Meu gato me fica olhando enquanto durmo

Os gatos são animais curiosos, o que faz com que quase tudo chame a atenção deles. É por isso que o seu gato gosta de te seguir pela casa e olhar fixamente para tudo o que você faz, porque tem interesse em saber o que faz o humano favorito dele. Cozinhar, fazer outros deveres, trabalhar e até a sua forma de dormir é um mistério para o felino e, por isso, ficar olhando para você é um dos passatempos favoritos dele.

Para além disso, se ele se junta a você na hora de dormir uma sesta, é muito possível que te olhe de uma maneira bem peculiar, que consiste em pestanejar de maneira preguiçosa. Se isto acontecer, parabéns! Isso significa que o teu gato te ama e que se sente incrivelmente confortável com você.

Este comportamento é típico de quando o gato se aninha para dormir com você ou quando esté recebendo mimos e carícias. O felino quer que você saiba que ele está relaxado e apenas dedica esse olhar aos seres com os quais se sente melhor. Ele adora a sua companhia, em poucas palavras, é sinal que te ama de verdade!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.