Curiosidades do mundo animal

Meu gato faz xixi no lugar errado: por que e o que fazer?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 9 novembro 2023
Meu gato faz xixi no lugar errado: por que e o que fazer?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais extremamente limpos, com hábitos de higiene diários rigorosos. Além de se limparem por meio de lambidas, costumam enterrar sua urina e suas fezes, seja na terra ou na caixa de areia sanitária. O costume ajuda na limpeza do ambiente e evita que predadores sintam seu cheiro. A mãe, desde cedo, ensina seus filhotes a enterrarem suas excreções, sendo bem comum vermos gatinhos atrapalhados tentando enterrar seu cocô.

Considerando todo esse cuidado com a manutenção da limpeza do corpo e ambiental, os gatos se tornaram animais exigentes no ambiente doméstico. Eles não aceitam qualquer tipo de bacia ou areia sanitária. Além disso, caso não se sintam confortáveis com a localização da caixa de areia, poderão utilizar outro lugar da casa, o que pode causar transtornos aos tutores.

Um ambiente tranquilo e reservado é fundamental para que o gato se sinta à vontade e confortável para fazer suas necessidades, utilizando somente a bacia sanitária. Lugares agitados, com muitos animais, presença de cachorros e barulhos podem favorecer o uso de locais alternativos para fazer xixi, como móveis, armários, sofás, tapetes e até mesmo camas. Mas como saber se o gato está satisfeito com o seu banheiro? Tem como evitar que ele faça suas necessidades no lugar errado? Existe algum produto que ajude na educação do gato? Se você está passando por esse problema, não deixe de acompanhar este artigo do PeritoAnimal, onde daremos dicas de como fazer para o gato utilizar seu banheiro de forma adequada.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato dorme no meu travesseiro?

Índice

  1. Como fazer o gato parar de fazer xixi no lugar errado
  2. Qual é a melhor areia para gatos?
  3. Que produtos posso usar para o meu gato parar de fazer xixi no lugar errado?
  4. Qual cheiro o gato não gosta

Como fazer o gato parar de fazer xixi no lugar errado

Inicialmente, é necessário pesquisar o motivo dessa mudança de comportamento. Por que o gato passou a usar o lugar errado para fazer xixi? Vamos listar algumas causas para essa mudança de atitude do bichano:

  1. Estresse: os gatos são animais muito sensíveis a mudanças no ambiente, como alteração de rotinas, mudança de móveis de seus lugares de costume, visitas e barulhos novos. Qualquer alteração na sua vida pode gerar ansiedade e estresse, desencadeando comportamentos diferentes, como fazer xixi no lugar errado. Se esse for o caso do seu gatinho, tente voltar à normalidade, à rotina que ele está acostumado, deixando o ambiente tranquilo novamente.
  2. Mudança de areia sanitária: existem vários tipos de areias sanitárias para gatos, desde granulados ecológicos, biodegradáveis, até sílica. Alguns desses produtos possuem perfume, o que pode incomodar o gato na hora de utilizar o seu banheiro. Além disso, a troca de areia sanitária deverá ser gradual, pois a mudança repentina pode fazer com que o gato estranhe a nova areia e procure outros lugares para fazer xixi.
  3. Mudança do local da bacia sanitária: o banheiro do gato deverá ser reservado e ficar em lugar tranquilo, sem passagem de pessoas e outros animais. Lugares barulhentos tiram a privacidade do bichano, que gosta de sossego na hora de fazer suas necessidades. Além disso, os gatos não gostam de dividir a bacia sanitária com companheiros, sendo o ideal uma bacia para cada animal. No máximo, uma bacia para cada dois gatos, se for grande o suficiente para ambos.
  4. Limpeza: assim como as pessoas, os gatos não gostam de utilizar um banheiro sujo. Retire as fezes sempre que forem produzidas pelo gato e, se possível, a urina também. Algumas areias, como a sílica, vão ficando amareladas, mostrando que está na hora de ser trocada. Gatos não gostam de pisar em lugares úmidos, por isso, evite areias que forma uma espécie de pasta quando em contato com a urina.
  5. Problemas urinário: alguns problemas urinários, como a cistite, podem deixar o gato confuso, fazendo com que ele faça seu xixi em lugares errados. Pequenas poças de urina pela casa podem ser um sinal de que algo não está funcionando bem no corpo do gatinho. Ele pode estar sofrendo de cistite, urólitos, obstrução urinária e até mesmo uma infecção renal. Sempre procure orientação do médico veterinário nesses casos.
  6. Marcação de território: gatos machos, principalmente não castrados, costumam marcar o território com a urina. Muitos gatos no mesmo ambiente podem resultar em disputas de território, havendo marcação com urina pela casa toda. Geralmente, gatos castrados antes da puberdade não costumam marcar território, mesmo convivendo com outros gatos machos. Fêmeas no cio no mesmo ambiente podem agravar a situação, sendo indicada a castração dos animais, caso não haja interesse na reprodução.

Qual é a melhor areia para gatos?

A areia ideal vai depender de cada gato e de suas exigências pessoais. Gatos que são acostumados a utilizar terra, quando têm acesso à rua, preferem areia de verdade, dessas que vemos na praia mesmo. Mas nada impede que ele se acostume a utilizar uma bacia sanitária. Alguns granulados formam uma espécie de pasta quando umedecidos com a urina, o que pode incomodar muito os gatos ao pisarem nessa mistura. Além disso, o bichano vai sair com os pés sujos, marcando a casa inteira com “laminha” de granulado com xixi.

As areias também não devem fazer muita poeira, pois isso pode provocar alergia e até mesmo crises de asma, em gatos alérgicos e mais sensíveis. Algumas pessoas utilizam farinha de rosca, mas, além de não neutralizar os odores, pode causar reações alérgicas nos bichanos. A sílica é uma boa opção, sendo comercializada no formato fino e grosso. A escolha dependerá da preferência do gato. Além de boa absorção dos odores, não deixa o gato molhar os pés, podendo ser trocada quinzenal ou mensalmente. Já as areias ecológicas e biodegradáveis possuem a vantagem de poderem ser descartadas no próprio vaso sanitário da residência.

Meu gato faz xixi no lugar errado: por que e o que fazer? - Qual é a melhor areia para gatos?

Que produtos posso usar para o meu gato parar de fazer xixi no lugar errado?

Os cães são mais suscetíveis ao uso de produtos repelentes do que os gatos. Esses produtos exalam odores que repelem os animais, que procurarão outro lugar para urinar. No entanto, a maioria dos gatos não se importa muito com esses odores e continua fazendo xixi no lugar que escolheram. Outro inconveniente desses artefatos é que o odor desaparece em pouco tempo, sendo necessária a aplicação várias vezes ao dia. Esses produtos podem ser encontrados com facilidade em lojas para pets.

Você também pode produzir o seu próprio repelente caseiro para gatos, utilizando uma solução de alecrim ou de vinagre, limão e água. Basta borrifar nos lugares onde o bichano não deve utilizar para fazer xixi e aguardar a reação dele. Certamente ele procurará outro local e é nesse momento que você deverá apresentar a ele uma bacia com areia sanitária de qualidade, sem perfume, que não grude nos pés depois de molhada e em um lugar da casa bem reservado. Alguns gatos adaptam-se bem a banheiros fechados, como se fossem uma casinha, de material plástico e com uma bacia sanitária dentro.

Qual cheiro o gato não gosta

Os gatos não gostam de lugares muito perfumados, com cheiro forte de desinfetantes ou de outros produtos de limpeza. O uso de vinagre também costuma repelir os gatos, sendo indicado pingar algumas gotas do tempero no lugar onde ele não deve fazer xixi. Outros temperos que afastam os gatos são: canela, pimenta e cominho. Geralmente eles não toleram esses cheiros, podendo ser utilizados em algumas situações, até que a causa do problema seja esclarecida.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato faz xixi no lugar errado: por que e o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Meu gato faz xixi no lugar errado: por que e o que fazer?