Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?

Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?

A presença de sangue na urina do gato é um sintoma que costuma assustar muito os donos, e a maior parte das vezes com razão. A hematúria (como se denomina em linguagem médica) é um sintoma que pode estar relacionado com muitas condições e que precisa de uma avaliação imediato por parte do veterinário.

Para o informar e alertar do que pode estar acontecendo com o seu felino, neste artigo do PeritoAnimal vamos falar das principais causas de sangue na urina do gato. Preste atenção ao comportamento do seu companheiro peludo e confira se apresenta outro sintoma para dar ao veterinário todos os detalhes possíveis, visto que é fundamental identificar a tempo a condição para assegurar a recuperação do felino.

O que é a hematúria?

Como já referimos, a presença de sangue na urina (de glóbulos vermelhos) denomina-se medicamente como hematúria. No entanto, existem sintomas similares, como a presença de hemoglobina na urina, sendo conhecida como hemoglobinúria. A hemoglobina é a o pigmento que o glóbulo vermelho tem no seu interior, pelo que este tem de se romper antes e de forma massiva, e ser filtrado pelo rim para ser eliminado através da urina. É necessário distinguir um do outro e, isto pode ser feito através de uma análise de urina do gato que apenas o veterinário poderá realizar.

O que pode causar sangue na urina do gato?

Existem várias condições que se podem manifestar com hematúria e hemoglobinúria. No entanto, sempre que se tentar chegar a um diagnóstico costumam-se descartar primeiro as causas mais prováveis. Mas, deve se ter em conta que as causas mais prováveis podem variar com a idade do gato, a alimentação e os seus hábitos de vida.

As causas mais prováveis de sangue na urina do gato costumam ser:

  • Traumatismos. Costuma ser frequente quando o gato caiu de uma altura considerável, além de outros traumatismo, pode ter havido uma pequena hemorragia na bexiga, devido ao impacto.
  • Infecções. Costuma ser relativamente frequente a cistite em gatos, assim como balanite nos machos (infecção no pênis). Devido à posição de eliminação de urina, ou seja, urinar agachado, a zona anal e genital pode ficar manchada e ser esta a via de penetração de várias infecções, causando assim o aparecimento de sangue na urina do gato. Em gatos de pelo comprido costuma ser mais comum.
  • Cálculos biliares. No caso do gato, é porque é um animal que costuma beber pouca água, se a comida não for rica em água e ligeiramente ácida, pode ir formando pouco a pouco cálculos urinários ou urólitos. Estes friccionam e corroem toda a mucosa das vias urinárias, provocando pequenas hemorragias que podemos observar através da urina do felino.
  • Em gatos de pelo comprido é muito importante se certificar que o pelo não embaraça e não cria nós ao redor do pênis dos machos, visto que poderia dar lugar a infecções e necrose na zona.
  • Diferentes parasitas hemáticos. Costumam ser protozoários que são transmitidos através das pulgas e carrapatos. Quando destroem massivamente os glóbulos vermelhos, além de provocarem anemia, podem dar lugar a hemoglobinúria.
  • Tumores na bexiga. Não são muito frequentes no gato, mas podem ocorrer. Costumam ocorrer em animais de idade avançada e, devido à infiltração do tecido tumoral na parede vesical, pode dar lugar a sangramento abundante.
  • Doenças virais associadas a imunossupressão, como a imunodeficiência felina, etc. No animal costumam ser menos resistentes as doenças bacterinas, observando-se por exemplo cistite, que se apresentam com hematúria.
  • No caso das fêmeas não castradas, a piometra pode ocorrer com a expulsão de material hemorrágico-purulento através do orifício genital, sendo arrastado pela urina.

Consulte o veterinário

Depois de saber as principais causas de sangue na urina do gato, já pode perceber a importância de consultar um especialista. Será o veterinário que, através da informação que o dono lhe proporcionar, a exploração que realizar no animal e de outros meios diagnósticos (análise de urina e sangue, assim como radiografias e ecografias), vai determinar a doença que o gato tem e indicar o tratamento mais adequado.

Lembre-se que, tal como referimos no início do artigo, oferecer ao gato os cuidados básicos que precisa e proporcionar-lhe uma alimentação adequada podem ajudar notavelmente a evitar o aparecimento das condições causadoras da hematúria. Além disso, e especialmente se o felino for de idade avançada, será importante ter em dia o seu calendário de vacinas e desparasitação.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.